terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Parabéns 'King'!

Eusébio da Silva Ferreira celebra 69 anos de idade. O 'King' vai ser homenageado esta noite na 'Gala Eusébio', que terá lugar no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, pelas 22 horas. Para além do aniversário do 'Pantera Negra', vão comemorar-se os 50 anos da chegada de Eusébio a Portugal. Figuras do desporto, da música, da televisão e da política estarão presentes na merecida homenagem ao maior símbolo do futebol português.


Reveja alguns dos lances que eternizaram o Rei:


ENTREVISTA - Jorge Teixeira: «Quero voltar a jogar na Liga dos Campeões»

A REVISTA FUTEBOLISTA regressa à Suíça para conhecer de perto a “aventura futebolística” de mais um emigrante lusitano. Hoje falamos com Jorge Teixeira, defesa de 24 anos que veste a camisola do FC Zurich, emblema que o acolheu na presente temporada depois de em 2009/10 o ter visto na montra mais reluzente do futebol planetário a nível de clubes: a Liga dos Campeões. E quando olha para o futuro imediato o jovem jogador formado nas escolas do Sporting não tem dúvidas em apontar para o caminho do regresso à Champions.

REVISTA FUTEBOLISTA (RF): Cumpre a sua primeira época no FC Zurich, como têm sido estes primeiros meses ao serviço deste clube?
JORGE TEIXEIRA (JT): É verdade, estou no primeiro ano de um contrato de 4 anos que assinei com o FC Zurich e posso dizer que até agora a época tem estado a correr muito bem, quer em termos individuais quer em termos colectivos. No plano individual devo dizer que nos primeiros três jogos efectuados apontei três golos, e tirando um mês e meio em que estive lesionado tenho sido titular. A nível colectivo estamos em 3º lugar a 2 pontos do 1º classificado, o FC Lucerna.

RF: Esta não é a sua primeira experiência no estrangeiro, em 2008/09passou pelo campeonato do Chipre e o ano passado esteve em Israel ao serviço do Maccabi Haifa, quer falar um pouco destas suas duas experiências anteriores?
JT: Sim, depois de ter estado no Fátima numa época (2007/08) em que provocámos sensação na Taça da Liga ao eliminar o FC Porto e vencido um jogo da eliminatória com o Sporting decidi – na época seguinte – que era tempo de arriscar. Foi então que resolvi aceitar um convite de uma equipa que tinha acabado de subir à primeira liga do Chipre, o Atromitos, onde fiz uma excelente primeira volta. Assim sendo em Janeiro fui transferido para o AE Paphos, também do Chipre, onde acabámos por fazer uma boa segunda volta e onde me sai também muito bem. Até que depois recebi o convite do Maccabi Haifa, campeão de Israel em título, onde estive uma época (2009/10).

RF: Ao serviço do Maccabi participou na Liga dos Campeões, a maior “montra” ao nível das competições de clubes a que um jogador pode aspirar. Que recordações lhe trazem essa presença na Champions?
JT: Jogar na Champions foi uma experiência magnífica. Ouvir aquele hino antes dos jogos é algo que nunca vou esquecer, nem tão pouco o ambiente proporcionado pelos adeptos nas viagens entre hotel e o estádio em dias de jogo. Aliás, jogar em Israel surpreendeu-me muito, não só pelo ambiente em redor dos jogos como também pelo bom futebol que lá se pratica, e um bom exemplo disso é a derrota do Benfica (0-3) já esta época ante o Hapoel Tel-Aviv.

RF: Agora está na Suíça, onde o futebol é vivido e jogado de uma forma mais morna do que em Israel, por exemplo, ou até mesmo do que em Portugal…JT: Sim, mas o campeonato suíço é muito competitivo, é muito forte no jogo fisico e apesar disso aqui também se pratica muito bom futebol. Em relação a Portugal penso que a principal diferença reside no nível técnico, pois o nosso futebol é muito mais técnico que o suíço. Agora, em relação a Israel, e na forma como o futebol é vivido, podemos dizer que é totalmente diferente daqui. Em Israel é um prazer jogar naqueles estádios, ouvir os adeptos entoar cânticos com o teu nome, seres reconhecido na rua ou quando vais a um shopping e seres adorado pelos adeptos… é uma sensação incrível.

RF: Sentiu por isso alguma dificuldade de adaptação à Suíça?
JT: Não, fui muito bem recebido pelos dirigentes, pelos adeptos e pelos meus colegas, todos me ajudaram e acarinharam muito, algo que foi muito importante na minha adaptação. Aliás, posso agora dizer que sou um dos jogadores mais acarinhados por todos.

RF: Neste momento, e como já disse, o FC Zurich está em 3º lugar da Superliga suíça, a dois pontos do 1º classificado. Quais são os vossos objectivos para o que resta jogar de campeonato?
JT: Temos vindo a realizar um bom campeonato, com uma equipa muito jovem mas com excelentes jogadores. Neste momento estamos no 3º lugar mas o nosso principal objectivo é chegar ao 1º e sermos campeões, tal como na Taça da Suíça, prova que também queremos vencer. Aliás, vencer é sempre um objectivo deste grande clube.

RF: Antes de emigrar o Jorge percorreu durante três épocas os escalões secundários do nosso futebol. Primeiro ao serviço do Casa Pia, depois viajou para o Odivelas, e por fim esteve no Fátima. Que memórias guarda deste percurso?
JT: Foram experiências muito importantes. Tive sempre excelentes treinadores, como o Jorge Paixão, o Rui Gregório e o Rui Vitória, cada um deles acabou por me ensinar coisas diferentes mas importantes que serviram para agora estar onde estou e tornar-me num jogador mais completo e ambicioso. Destaco também os excelentes companheiros que tive. Aliás, o companheirismo e união que existiram nestas equipas foram sempre aspectos magníficos.

RF: O que faltou para subir o último degrau, isto é, passar para a 1ª Liga portuguesa?
JT: Faltou o mesmo que falta a todos os jogadores da minha idade, ou seja, a falta de coragem de certas equipas apostarem em jovens. Temos realmente excelentes jogadores nas divisões inferiores e é uma pena que os clubes da 1ª Liga não vejam isso. E é por isso que cada vez mais jogadores portugueses se sentem na obrigação de tentar a sua sorte fora de Portugal. É uma pena ver que as equipas de fora apostam muito em nós e em Portugal acontece o contrário.

RF: Fez a sua formação no Sporting, na famosa Academia de Alcochete, foram anos importantes para ser aquilo que é hoje enquanto jogador?
JT: Passei lá anos excelentes da minha vida, aprendi muito em termos de formação. Tive excelentes pessoas em meu redor, relembro em particular os “misters” Leonel Pontes e Paulo Bento que apostaram em mim numa época importantíssima para a minha carreira, e com eles aprendi muito numa altura em que mudei a minha mentalidade em termos de trabalho. Recordo que com eles fomos campeões nacionais de juniores, numa equipa em que tive como colegas o Miguel Veloso, o Nani, o Yannick Djálo, o Carlos Saleiro, o Emídio Rafael, o João Moutinho, entre outros, todos grandes amigos meus e que estão agora em grande quer a nível nacional quer internacional.

RF: Costuma espreitar o campeonato português?
JT; Sim, claro que vejo sempre todos os jogos da Liga portuguesa. Este ano o Porto esta fortíssimo, a jogar um excelente futebol com um excelente treinador. Mas penso que apesar do Porto se estar a destacar o campeonato deste ano está muito mais competitivo, onde as equipas denominadas mais pequenas estão a crescer, algo que é muito bom para Portugal, pois aumenta o nível competitivo.

RF: Há pouco definiu-se como sendo um jogador ambicioso, pergunto-lhe por isso que ambições tem o Jorge Teixeira por esta altura?
JT: Neste momento sé penso em ser campeão suíço, ganhar a taça e jogar novamente na Liga dos Campeões. Quanto ao futuro vou tentar chegar a uma das denominadas grandes ligas da Europa.

RF: E voltar a Portugal não cabe dentro das suas ambições?
JT: Sim porque não? Mas penso que por agora estou muito bem aqui, quero ficar mais alguns anos fora de Portugal, mas no futuro nunca sabemos o que pode vir a acontecer e se for bom para mim porque nao regressar? Mas como já disse por agora não tenciono fazê-lo, visto que tenho uma certa reputação aqui na Suíça, além de que quero melhorar ainda mais o meu futebol.

Sporting vence Marítimo (3-0) no fecho da jornada

» Rui Patrício
O Sporting venceu o Marítimo por 3-0, nos Barreiros, no jogo que encerrou a 17ª jornada da Liga ZON Sagres. Zapater e Rui Patrício foram os heróis da partida: o primeiro porque voltou a bisar, o segundo porque fez uma mão cheia de defesas decisivas, precisamente no estádio onde se estreou como profissional ao serviço dos leões.

O primeiro golo surgiu já em cima do intervalo: Vukcevic centrou para a marca de penálti e Zapater desviou, de cabeça, para o primeiro tento da partida. Já na segunda parte, Zapater aproveitou uma bola perdida na área insular, tirou um adversário do caminho e bateu o guardião Marcelo pela segunda vez na noite (68'). A quinze minutos do fim, um passe com selo de golo de Valdés permitiu a Liedson fechar o placar.

O resultado acaba por ser pesado para a equipa de Pedro Martins, isto porque o Marítimo criou inúmeras ocasiões de golo, que só esbarraram num muito inspirado Rui Patrício. Com esta vitória, o Sporting mantém-se isolado na terceira posição, com 31 pontos, e o Marítima permanece na 11ª, com 19.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

David Luiz muito perto do Chelsea

David Luiz está cada vez mais perto de abandonar a Luz e rumar a Stamford Bridge. O empresário do internacional 'canarinho', Giuliano Bertolucci, continua a negociar com os dirigentes dos 'blues', que oferecem 25 milhões de euros mais o passe de um jogador jovem do clube. Os médios Gael Kakuta e Nemanja Matic são alguns dos nomes em cima da mesa.
 

Tomás Costa cedido ao Universidad Católica

Tomás Costa, médio argentino do FC Porto, está de regresso à América do Sul, desta vez para representar o Universidad Católica do Chile. Tommy estava cedido ao Cluj da Roménia, mas os 'dragões' resgataram o jogador de 25 anos e emprestaram-no agora aos chilenos, que vão disputar a Taça Libertadores.

Kanu no Standard de Liége

O defesa-central Kanu está de saída do Beira-Mar. O jogador brasileiro estava nas cogitações de vários emblemas europeus, inclusivamente do Braga, e ruma agora sexto classificado da Jupiter League, que tem Sérgio Conceição como treinador-adjunto.

Academia de Futebol de Hagi negoceia com PSV o seu primeiro “diamante”

Aurelian Chitu é o nome do primeiro talento dado a conhecer ao Mundo pela escola de futebol criada e liderada pela antiga estrela internacional romena Gheorghe Hagi. Segundo a imprensa romena de hoje o jovem médio de 19 anos irá nos próximos dias rubricar um contrato com o PSV Eindhoven, clube onde esteve à experiência nas últimas semanas.
Este é o primeiro “diamante” produzido na Academia de Futebol “Gica Hagi”, fundada em 2009 e integrada no FC Vittorul de Constanza, clube adquirido na altura por Hagi, sendo já por muitos considerada como umas das maiores e melhores escolas de futebol do leste europeu.

Manchester City faz proposta milionária a Daniel Alves


O Barcelona está com dificuldades em renovar o contrato que o liga a Daniel Alves e uma das explicações pode estar nas alegadas investidas do Manchester City. O jornal Sport dá conta este domingo de uma oferta citizen de 26 milhões de euros ao Barça pelo lateral, ao qual seria proposto um ordenado de 9,4 milhões de euros/ano no clube inglês.
Dani Alves chegou a Barcelona proveniente do Sevilla e na altura quase jurou «amor eterno» aos catalães. Contudo, as conversas em volta da renovação entre o lateral brasileiro e o emblema blaugrana arrastam-se há meses e esta semana houve nova «nega» da parte do jogador em aceitar as condições sugeridas. O contrato actual expira em Junho de 2012.
Segundo as informações que circulam em Espanha, ganhar seis milhões de euros por ano, à imagem de Puyol e Piqué, não chega ao ala direito. O objectivo de Dani Alves passará por ter um ordenado semelhante aos das estrelas Xavi e Iniesta e isto porque o tecto salarial dos culé é exclusivo e tem o nome do número 1 do mundo: Lionel Messi.
Atento aos bons valores e de carteira recheada está o Manchester City, já várias vezes falado como possível destino do lateral canarinho. Este domingo foi a vez do jornal Sport, geralmente bem informado sobre o que passa no Barça, a avançar com a existência de uma proposta milionária dos citizens para colocar Dani Alves na sua fileira de craques.
O periódico catalão diz que o Manchester City está disposto a pagar qualquer coisa como 9,4 milhões de euros por ano a Dani Alves e a recompensar o Barcelona pela sua perda por valores à volta dos 26 milhões. A confirmar até dia 31.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Top 10: Irmãos no mundo do futebol

(Pequena nota relativa a rúbrica que inicia hoje: algumas listas, como esta, são de opinião e desse modo estarão assinaladas com a devida label, ao passo que outras como a lista de jogadores mais bem pagos serão um dado adquirido. Qualquer um dos dois tipos poderá ser contemplado futuramente.)

No passado já foi possível observar como o futebol às vezes fica em família. Quem não se recorda dos irmãos Laudrup ou dos gémeos de Boer? E hoje, quem são os melhores irmãos a praticar futebol por esse mundo fora?

Fica aqui o meu top 10...

10. Giovani e Jonathan dos Santos (Tottenham e Barcelona)

Giovani, o irmão mais velho, brilhou ao serviço da selecção mexicana de sub-17 e sub-20 e cedo lhe apontaram um futuro brilhante ao serviço do Barcelona, mas desde que se transferiu para o Tottenham no Verão de 2008 que a sua carreira tem vindo a cair. Jonathan é um jogador que tem vindo a ser lentamente trabalhado nos culés e que continua a aguardar por mais oportunidades na equipa principal.

9. Jerry, Johnson e Wilson Palacios (Sem clube, Olimpia e Tottenham)

Wilson é sem dúvida o mais conhecido dos irmãos Palacios, mas Jerry e Johnson merecem também uma referência pela participação histórica no Mundial 2010 ao serviço das Honduras, algo que nunca antes havido sido conseguido por um trio de irmãos. Curiosamente, existe ainda um quarto irmão internacional, Milton, que joga no Olimpia.

8. Xabi e Mikel Alonso (Real Madrid e Tenerife)

Ambos foram formados na Real Sociedad, mas Xabi viu a sua carreira despontar com a transferência para o Liverpool, onde a sua visão e inteligência complementaram Gerrard na perfeição. Actualmente, é peça imprescindível no onze do José Mourinho, ao passo que o seu irmão Mikel Alonso actua na 2ª liga espanhola.

7. Jérôme e Kevin-Prince Boateng (Manchester City e AC Milan)

Dois irmãos, dois internacionais, duas selecções distintas. Jérôme transferiu-se para o Manchester City e é internacional alemão enquanto Kevin-Prince optou pelo Gana após ver as suas hipóteses de actuar na Mannschaft reduzidas. Ainda assim, e após um período menos positivo em Inglaterra, Kevin-Prince tem relançado a sua carreira no AC Milan para onde se transferiu no Verão.

6. Hamit e Halil Altintop (Bayern Munique e Eintracht Frankfurt)

Duo internacional turco que fez a carreira na Alemanha, tendo inclusive jogado junto no Schalke 04. Hamit revelou-se um jogador importante ao serviço do Bayern, tendo recentemente ganho o Troféu Puskas para melhor golo de 2010.

5. Anton e Rio Ferdinand (Sunderland e Manchester United)

Rio dispensa apresentações; formado no West Ham, transferiu-se para o Leeds United e posteriormente para Manchester, onde é actualmente uma figura muito importante na defesa e no balneário da equipa. O seu irmão mais novo, Anton, começou também nos Hammers, mas não evoluiu da mesma maneira, embora jogue no Sunderland, actual 6º classificado da Premier League.

4. Fábio e Rafael da Silva (Manchester United)

Os gémeos da Silva, lateral direito e esquerdo, mudaram-se do Fluminense para Old Trafford em 2008, tendo sido apontados como os “novos” irmãos Neville. Rafael tem tido mais impacto que o irmão, sendo actualmente, o dono do lado direito da defesa, mas ambos poderão ter um grande futuro ao serviço dos Red Devils.

3. Diego e Gabriel Milito (Inter e Barcelona)

Não fossem às graves lesões que afectaram Gabi e o aparecimento tardio de Diego e esta dupla estaria ainda numa melhor posição. Ainda assim, ambos contam com 1 medalha de vencedor da Liga dos Campeões e ambos actuaram pela selecção das pampas.

2. Gary e Phil Neville (Manchester United e Everton)

Pelo número de anos ao mais alto nível, os incontornáveis irmãos Neville teriam que estar nesta lista e nesta posição. Gary foi o lateral direito de eleição da equipa de Sir Alex Ferguson durante muitas épocas, sendo hoje uma voz da experiência no plantel. Já Phil nunca teve a mesma importância na equipa e, por esse motivo, acabou por se transferir para o Everton em 2005, sendo hoje capitão dos Toffees.

1. Kolo e Yaya Touré (Manchester City)

Incrível a história dos irmãos Touré que começaram no minúsculo ASEC Mimosas da Costa do Marfim e jogam hoje juntos no Manchester City. Kolo foi uma aposta de Wenger e revelou-se um central de enorme qualidade durante as 7 épocas que esteve ao serviço do Arsenal. Yaya teve um percurso diferente, tendo actuado pelo Olympiacos e Mónaco antes de rumar a Camp Nou. Em Barcelona, mostrou todo o seu talento mas acabou por ser vendido ao Manchester City no Verão passado. Hoje é o 4º jogador mais bem pago do mundo.

AC Milan cimenta liderança na Serie A

O AC Milan continua no comando da Liga Italiana, após ter derrotado esta noite o Cesena por 2-0. A equipa rossoneri chegou à vantagem em cima do intervalo através de um auto-golo de Pellegrino. O resultado final seria feito pelo sueco Ibrahimovic, ao minuto 90. Com este triunfo os milaneses somam 44 pontos mais quatro, sobre o segundo classificado Nápoles, que esta tarde venceu fora o Bari por 0-2 com golos de Lavezzi e Cavani.

Na terceira posição aparece agora a Roma com 38 pontos, depois de já ontem havia batido o Cagliari por 3-0, beneficiando da derrota da Lázio na tarde de hoje no terreno do Bolonha por 2-1. Quem se atrasou ainda mais foram os outros dois grandes de Itália, o campeão Inter de Milão teve a sua primeira derrota no "reinado" de Leonardo, autor da proesa a Udinese, que derrotou os nerazurri por 3-1, que com este desaire somam 35 pontos, os mesmos que a Juventus, que não foi além de um empate a zero no reduto da Sampdória.

Benzema dá vitória ao Real Madrid

O Real Madrid venceu esta noite o Maiorca por 1-0, mantendo assim os quatro pontos de distância para o Barcelona. José Mourinho fez alinhar os portugueses Ricardo Carvalho e Cristiano Ronaldo, mas foi o "mal amado" Karim Benzema que garantiu o triunfo dos merengues. O golo do avançado francês surgiu em cima da hora de jogo, depois de uma assistência de Granero, Benzema tirou um defesa adversário do caminho e rematou forte para o fundo das redes. Cristiano Ronaldo tentou chegar ao golo, mas desta vez os livres do camisola 7 passaram ao lado da baliza.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Liga ZON Sagres: Guimarães é 4º, Braga escorrega

» João Tomás já soma 11 golos
Num jogo com três grandes penalidades, dois «bis» e emoção até ao final, o Vitória de Guimarães venceu o Rio Ave por 3-2 e isolou-se no 4º lugar da Liga. Na cidade berço, a equipa da casa adiantou-se no marcador aos 9' minutos, através de uma grande penalidade convertida por Edgar, e manteve a vantagem até ao intervalo.

A segunda parte abriu com o empate do Rio Ave, também de grande penalidade, convertida por João Tomás. A meio do segundo tempo a cabeça de Douglas devolveu a vantagem aos vimaranenses, mas João Tomás voltaria a empatar a partida, a 15' minutos do final. Já ao cair do pano, uma nova grande penalidade assinalada, na área do Rio Ave, deu a Edgar a oportunidade de dar o triunfo à equipa de Manuel Machado. A onze metros da vitória, Edgar não perdoou.

O Vitória de Guimarães (4º) soma 28 pontos - está em igualdade pontual com o Sporting (3º), que tem menos um jogo - e o Rio Ave é 14º... com 14 pontos.

Setúbal segura empate em Braga (2-2)
Num jogo também marcado pela emoção, Sp. Braga e Vitória de Setúbal empataram a dois golos. A equipa de Manuel Fernandes surpreendeu os arsenalistas na primeira parte e chegou ao intervalo a vencer por 2-0, golos de Djikiné (17') e de Cláudio Pitbull (20').

Na segunda parte a equipa de Domingos Paciência conseguiu reagir e reduziu a desvantagem por intermédio de Hélder Barbosa (57'), que tem ganho espaço na equipa. Os sadinos viram a sua tarefa dificultada a meio do segundo tempo, culpa da ordem de expulsão para Ney, por duplo amarelo. A jogar com 10, o Setúbal recuou no terreno e o Braga aproveitou para chegar ao empate, conseguido por Guilherme, com um belo remate (73'). Diego, guarda-redes sadino, foi o responsável pela manutenção do empate até ao final da partida.

O Sp. Braga está na 7ª posição, com 24 pontos, e o Setúbal permanece no 13º lugar, com 17 pontos.

Leiria empata na Mata Real ao cair do pano (1-1)
Após uma primeira parte sem golos, a equipa do Paços de Ferreira adiantou-se no marcador na recepção à União de Leiria, por intermédio do promissor Pizzi (50'). Contudo, já em tempo de descontos, a formação leiriense conseguiu chegar ao empate, por intermédio de Vinícius. O Paços é 10º, com 20 pontos, e a União de Leiria divide o 5º posto com o Nacional, ambos com 25 pontos.

Olhanense bate Académica (2-1)
Em Olhão, uma reviravolta no marcador valeu ao Olhanense um importante triunfo ante a Académica. Os «estudantes» adiantaram-se no marcador por intermédio do reforço Adrien (18'), mas Nuno Piloto empatou a partida pouco depois (22'). Na segunda parte foram os da casa a chegar ao triunfo, por intermédio do capitão Rui Duarte (72'), na conversão de um penálti. O Olhanense está na 9ª posição, com 22 pontos, mais três que a Académica, 12ª.

Naval empata com Portimonense ao cair do pano (1-1)
Um golo a abrir, outro a fechar. Na Figueira da Foz, Ivanildo deu vantagem ao Portimonense aos 4' minutos da partida, mas o francês Previtali devolveu a igualdade ao marcador em cima do minuto 90'. As duas equipas continuam abaixo da linha de água. A Naval é 16ª, com 9 pontos, menos um que a equipa de Portimão, 15ª.

A 18ª jornada da Liga ZON Sagres conclui-se na segunda feira, com o Marítimo vs Sporting.