quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Taça da Portugal: Benfica vence no Dragão (0-2)


» Coentrão brilhou, Hulk esteve em mau plano
O Benfica venceu, esta noite, no Estádio do Dragão por 0-2, em jogo a contar para a primeira-mão das meias finais da Taça de Portugal. A equipa de Jorge Jesus mostrou-se superior à formação orientada por Villas Boas e está perto de garantir a presença no Jamor. O técnico portista surpreendeu ao deixar Fucile na bancada e ao apostar em Sereno na lateral esquerda, enquanto que o técnico benfiquista colocou César Peixoto no meio campo, prescindindo de Aimar.

Foi logo aos 6' minutos de jogo que o Benfica começou a construir o seu triunfo. Maicon, que aparentava ter o lance controlado, deixou-se ultrapassar infantilmente por Coentrão e o português só teve de desviar a bola do alcance de Hélton. Silvestre Varela foi o único jogador do FC Porto a conseguir criar perigo para a baliza adversária, mas sempre sem conseguir concretizar.

O segundo golo do Benfica (26') nasce após novo erro defensivo do FC Porto: Fernando brindou Javi Garcia com um auto-passe e o médio espanhol rematou, ainda longe da grande área, para o fundo das redes de Hélton, que ficou mal na fotografia.

Foi já perto do intervalo que o FC Porto fez o único (!) remate à baliza durante todo o jogo. Hulk rematou fortímisso, mas Júlio César defendeu por com relativa dificuldade. O «Incrível», de resto, teve uma das piores performances da temporada, tendo perdido inúmeras bolas e raramente ultrapassou a defensiva encaranda.

Já na segunda parte, Fábio Coentrão viu o segundo cartão amarelo e deixou o Benfica a jogar com 10 durante a última meia hora de jogo. Contudo, os «encarnados» exibiram uma notável coesão defensiva, não deixando os «azuis e brancos» rematarem uma única vez à baliza de Júlio César. O Benfica podia mesmo ter feito o terceiro do jogo, a 10' minutos do fim, mas Óscar Cardozo, após passar por três defesas do Porto, viu Hélton defender o seu remate por instinto.

Com esta vitória, o Benfica tem pé e meio na final do Jamor. Para seguir em frente, o FC Porto terá de vencer por três golos de diferença na Luz.

Guarda-redes marca golo da vitória aos 90'... e parte joelho

Do céu ao inferno num par de segundos. Saulo, guarda-redes de 21 anos que actua no Sport Recife (Brasil), viveu, esta terça-feira, o momento mais paradoxal possível. O jogo frente ao Vitória estava empatado a uma bola e já se jogava o período de descontos. O Sport Recife beneficiou de um livre directo e o técnico Geninho enviou toda a equipa para a grande área adversária, inclusive o jovem guardião de... 1,98m.

Ora, a «monstruosa» estatura de Saulo evidenciou-se no lance. O guarda-redes cabeçeou como mandam as regras, de cima para baixo, e atirou para o fundo das redes, para delírio dos milhares de adeptos presentes no recinto. Contudo, o pior e o mais inesperado aconteceu: quando se preparava para festejar o golo, Saulo colocou mal o pé no chão e sofreu uma rotura dos ligamentos cruzados. Resultado: operação imeditada e pelo menos seis meses de paragem.

Veja o melhor/pior momento de Saulo:

Pandiani: «C. Ronaldo tem um parafuso a menos»

Continua a polémica em torno do jogo que opôs o Osasuna ao Real Madrid no passado domingo. O avançado Walter Pandiani teceu fortes críticas a Cristiano Ronaldo, depois de ambos terem travado uma acesa discussão em pleno campo: «É ele quem arranja os problemas todos os fins-de-semana e tem de ser punido. O melhor que ele tinha a fazer era olhar para o melhor do Mundo e aprender mais alguma coisita. Tem um parafuso a menos. Tem de ser mais humilde».

O uruguaio de 34 anos afirmou ainda que o internacional português prejudica o Real Madrid: «Há jogadores do Real Madrid que não merecem um trato digno, mas pagam pelas atitudes dos outros. Ao Barcelona, pelo contrário, aplaudem-no. O Real Madrid está a pagar pela atitude impertinente de Cristiano».

Ricardo Gomes vai treinar o Vasco da Gama

Ricardo Gomes, que enquanto jogador passou grande parte da sua carreira em Portugal ao serviço do Benfica, é desde hoje o novo treinador do Vasco da Gama. O técnico de 46 anos sucede no comando do emblema carioca a Paulo César Gusmão, o qual, recorde-se, foi despedido na passada semana em virtude dos maus resultados averbados no Campeonato Carioca, onde os vascaínos somam quatro derrotas em outros tantos encontros realizados.
A título de curiosidade acrescente-se que esta será a terceira “aventura” do ex-defesa ao leme de um clube do Rio de Janeiro, depois de em 2004 ter orientado o Fluminense e o Flamengo.

As 10 transferências mais caras do mercado de Inverno

» 'El Niño' é a transferência de Inverno mais cara de sempre
Chelsea e Liverpool foram os clubes que mais dinheiro movimentaram no mercado de transferências de Inverno. Foi precisamente na Premier League que se verificaram seis dos dez negócios mais caros do defeso. David Luíz, transferido para o Chelsea por 25 milhões de euros, foi a quinta contratação mais cara da lista. A surpresa, contudo, vai mesmo para o investimento do Chelsea em Fernando Torres (58 M€) - passou a ser o 6º negócio mais caro de sempre, apenas superado por Luís Figo (58,5 M€), Kaká (67,2 M€), Ibrahimovic (74,2 M€), Zidane (76,5 M€) e Cristiano Ronaldo (94 M€).

Eis as 10 transferências mais caras do defeso:
1º. Fernando Torres, ex-Liverpool » Chelsea - 58 M€
2º. Andy Carroll, ex-Newcastle » Liverpool - 40 M€
3º. Edin Dzeko, ex-Wolfsburg » Manchester City - 37 M€
4º. Luís Suarez, ex-Ajax » Liverpool - 26,5 M€
5º. David Luíz, ex-Benfica » Chelsea - 25 M€
6º. Darrent Bent, ex-Sunderland » Aston Villa - 21 M€
7º. Luíz Gustavo, ex-Hoffenheim » Bayern Munique - 15 M€
8º. Andrea Ranocchia, ex-Génova » Inter de Milão - 12,5 M€
9º. Giampaolo Pazzini, ex-Sampdória » Inter de Milão - 12 M€
10º Giuliano, ex-Internacional » Dnipro - 10 M€

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Man. United, Arsenal e Chelsea vitoriosos

Começou sem qualquer surpresa a 25ª jornada da Liga Inglesa, Manchester United, Arsenal e Chelsea venceram os respectivos encontros, ficando tudo na mesma no que diz respeito à classificação. Os red devils receberam em Old Trafford o Aston Villa e triunfaram por 3-1, logo aos 49' segundos Van der Sar fez um longo passe que apanhou Richard Dunne em contrapé e Rooney isolado fuzilou Brad Friedel. O segundo surgiu já em cima do intervalo, grande jogada pela direita de Nani e o cruzamento perfeito a encontrar o pé direito de Rooney, para o bis do avançado inglês. No regresso dos balneários, Darren Bent ainda reduziu, mas Rooney em noite de grande inspiração assistiu o central Vidic, que rematou sem hipóteses para o 3-1 final. Com esta vitória o Man. United soma 54 pontos, mais cinco que o Arsenal.

Os gunners também derrotaram em casa o Everton por 2-1, mas foi a equipa de David Moyes a colocar-se em vantagem por intermédio de Saha, num lance em que o avançado francês estava claramente em fora-de-jogo. Para a segunda parte estava guardada a reviravolta, ao minuto 70' Arshavin fez o empate e cinco minutos depois Koscielny fez o 2-1. A equipa de Arsene Wenger tem agora 49 pontos, mantendo os cinco de vantagem sobre o Chelsea.



A formação londrina foi ao reduto do Sunderland vencer por 2-4, Bardsley deu vantagem aos da casa, mas Lampard de penalty igualou o encontro e Kalou completou a cambalhota no marcador, que foi desfeita graças ao 2-2 feito por Richardson. Os blues consomariam o triunfo na segunda parte com golos de Terry e Anelka já em cima do minuto 90'. O Chelsea tem agora 44 pontos, sendo que os londrinos tal como o Arsenal e Manchester United têm menos uma partida.

Hulk eleito Melhor Jogador de Dezembro / Janeiro

Hulk foi eleito o Melhor Jogador do Mês no troféu que a Liga Portugal instituiu para premiar os melhores jogadores da LIGA Zon Sagres. Para a eleição deste troféu votam os adeptos registados no site da Liga Portugal e os treinadores da Liga Zon Sagres. São considerados elegíveis os jogadores que tiverem cumprido 50% dos minutos disponíveis de jogos oficiais para esse mês, ou período correspondente às jornadas em questão. Neste caso, o troféu refere-se às jornadas realizadas nos meses de Dezembro 2010 e Janeiro 2011.

Com 17 golos marcados nesta época, o avançado portista continua a ser o que reúne as preferências da maioria, conquistando 30,57%, seguido de dois jogadores do Benfica, Salvio com 12,23% e Saviola com 10,35%

O troféu de Dezembro / Janeiro vai ser entregue no próximo domingo, dia 6 de Fevereiro, momentos antes do desafio Porto – Rio Ave.

Primo de Messi vai jogar no Girona

Foi mesmo em cima do fecho do período de transferências do mercado de inverno que Leo Messi ficou a saber que irá passar a ter a companhia do seu primo Emanuel Biancucchi no futebol espanhol. O Girona, emblema da Liga Adelante – o equivalente à “nossa” Liga Orangina – é a nova casa de Biancucchi, médio de 22 anos que chega à Catalunha vindo do TSV 1860 Munique, da Alemanha.

Principais 'mexidas' do mercado de Janeiro

Encerrou ontem à meia-noite a janela de transferências de Janeiro. O Benfica foi o clube que mais investiu em Portugal, tendo pago cerca de 3 milhões de euros por Jardel, Fernandez e Carole. O U. Leiria foi o emblema que mais jogadores contratou, 7 no total. Lá fora, o Chelsea foi o mais gastador, contratando Fernando Torres por 58 milhões e David Luiz por 25 (valor que pode chegar aos 35 milhões).

Confira as principais contratações do mercado de Janeiro

Nacional:

Fernández - Racing Av./Benfica
Jardel - Olhanense/Benfica
Carole - Nantes/Benfica
Cristiano - PAOK/Sporting
Vinícius - Olhanense/Braga
Marco Ramos - Lens/Braga
Ukra - Porto/Braga
Kaká - Hertha/Braga
Douglas - Ipatinga/Guimarães
Rafael Crivellaro Americana/Guimarães
Renan Silva - São Paulo/Guimarães
Tony - Cluj/Guimarães
João Pedro - Palermo/Guimarães
Manuel Iturra - Univ. Chile/Leiria
Lavric - Sturm Graz/Leiria
João Silva - Everton/Leiria
Cacá - Odense/Leiria
Luiz Carlos - Inter Porto Alegre/Leiria
Benachour - Málaga/Marítimo
Igor Pita - Doxa/Marítimo
Arthur Henrique - Grémio Prudente/Nacional
Darko Bodul - Ajax/Nacional
Cristian Suárez - U. San Felipe/Olhanense
Esteban Carvajal - U. San Felipe/Olhanense
Dady - Bucaspor/Olhanense
Oblak - Beira Mar (emp. Benfica)/Olhanense
Tiero - CSKA Sofia/Olhanense
Adrien Silva - Maccabi Haifa (emp. Sporting)/Académica
Brasão - Santa Cruz/Setúbal
William - Vit. Guimarães/Setúbal
Bruno Moraes - Gloria Bistrita/Naval
Diego Silva - Braga/Naval
Ozeia - Grémio Porto Alegre/Paços de Ferreira
Vilas Boas - Marítimo/Portimonense
Hélder Castro - Universitatea Cluj/Portimonense
Patrick - At. Paranaense/Portimonense
Mourad - Tromso/Portimonense
Lionn - V. Guimarães/Rio Ave
Ricardo Fernandes - Rapid Bucareste/Rio Ave
Élio Martins - Doxa/Beira-Mar
Yartey - Fátima (emp. Benfica)/Beira-Mar

Internacional:

Fernando Torres - Liverpool/Chelsea
David Luiz - Benfica/Chelsea
Andy Carroll - Newcastle/Liverpool
Luis Suarez - Ajax/Liverpool
Adebayor - Man. City/Real Madrid
Rakitic - Schalke 04/Sevilha
Giovani Dos Santos - Tottenham/Racing Santander
Darren Bent - Sunderland/Aston Villa
Mauro Formica - Newell's Old Boys/Blackburn
Robbie Keane - Tottenham/West Ham
Daniel Sturridge - Chelsea/Bolton
Sessegnon - PSG/Sunderland
Matri - Cagliari/Juventus
Barzagli - Wolfsburgo - Milan
Legrottaglie - Juventus/Milan
Dídac Vilà - Espanhol/Milan
Giampaolo Pazzini - Sampdória/Inter
Nagatomo - Cesena/Inter
Davide Santon - Inter-Cesena
Behrami - West Ham/Fiorentina
Giuseppe Mascara - Catania/Nápoles
Amauri - Juventus/Parma
Bergessio - St. Etienne/Catania
Ryan Babel - Liverpool/Hoffenheim
Patrick Helmes - Leverkusen/Wolfsburgo
Tuncay Sanli - Stoke/Wolfsburgo
André - D. Kiev/Bordéus
Ricardo - Bétis/Leicester
Liedson - Sporting/Corinthians


Rio Ferdinand reage às movimentações do mercado

Rio Ferdinand, central do Manchester United e ávido utilizador do popular Twitter, resumiu da melhor maneira a loucura que tomou conta do mercado britânico nos últimos, quando partilhou o seguinte tweet:

Quanto não valeriam Messi, Ronaldo ou....EU hoje neste mercado louco? Mais de 100 milhões!

Ironia à parte (Ferdinand posteriormente admite que ele não valeria), dá que pensar nos números astronómicos que Liverpool e Chelsea pagaram por Andy Carroll, Luis Suárez e Fernando Torres. E isto em tempos de crise...