sexta-feira, 17 de agosto de 2012

BOLA AO MEIO: Antevisão da Liga Zon Sagres 2012/2013





Os relvados estiveram em pousio durante as férias mas a Liga Zon Sagres está de volta e as portas dos estádios voltam-se a abrir (com dificuldade em encherem face à crise), com muita emoção à mistura!

É já hoje que podemos começar a ver os dribles de Capel, a força de Hulk, a eficácia de Cardozo, a verticalidade de Alan, a experiência de Alex, a irreverência Sami, entre outros protagonistas que marcarão presença nesta edição de 2012/2013. O mercado só fecha dia 31 e ainda existem muitas indefinições quanto a entradas e saídas mas para já foquemo-nos nos actuais plantéis.

Porto, o campeão


O Porto, actual detentor do troféu, já conquistou o seu 1º título oficial esta época, ao bater a Académica por 1-0 com golo de Jackson Martínez aos 90 minutos, que desta forma apontou o seu primeiro golo oficial com a camisola azul e branca, possibilitando aos dragões a conquista da 19ª Supertaça Cândido Oliveira. As atenções estarão viradas para os pupilos de Vítor Pereira e até mesmo para o técnico do Porto, uma vez que o ano passado foi muito contestado apesar de ter vencido o campeonato. Muito se fala das possíveis saídas de Álvaro Pereira, João Moutinho e Hulk mas a verdade é que o Porto sabe unir-se e dar a volta à situação quando perde jogadores fundamentais como foi o caso de Deco, Quaresma e Lucho.

Fabiano Freitas e Jackson Martínez foram as contratações mais sonantes dos campeões nacionais que até ao momento apenas conta com a saída de Djalma para o Kasimpasa. Miguel Lopes, Abdoulaye, Castro, Kelvin e Atsu tentam reenvidicar um lugar no plantel depois de na época passada terem sido emprestados.

O técnico dos dragões terá um grande desafio pela frente, depois do fracasso nas competições internacionais, Vítor Pereira terá que mostrar competência na Liga dos Campeões para apagar a má imagem da época passada e a nível interno não faltará vontade e motivação para a defesa do título.

Benfica, outro candidato

Nos últimos anos o Benfica tem-se afigurado como um sério candidato ao título juntamente com o Porto mas acaba sempre por caducar as aspirações dos seus adeptos a partir de Fevereiro, Março. Até ao momento ainda não foi consumada nenhuma saída relevante ao contrário das entradas. Ola John e Salvio foram os escolhidos para aumentar as opções nas alas.

Jorge Jesus vai para a quarta temporada ao serviço dos encarnados e a sua imagem está desgastada a nível interno uma vez que em 3 épocas apenas venceu o campeonato por uma vez.

A época anterior serviu para mostrar que o Benfica tinha grandes lacunas na sua faixa esquerda, nomeadamente, no que toca ao seu defesa-esquerdo. Emerson e Capdevila não contam para esta época e o espanhol até já rumou ao Espanhol de Barcelona. Esta temporada o plantel do Benfica padece do mesmo problema com Luisinho e Melgarejo a serem opções mas a não darem grandes garantias pelo facto de serem adaptações.

Braga de Peseiro


3ª época, 3º treinador! É este o balanço do Braga. Depois de Domingos Paciência e Leonardo Jardim, é agora a vez de José Peseiro assumir o comando dos bracarenses.

Mudam-se os rostos mas o discurso mantém-se inalterado. Em discurso de antevisão do embate frente ao Benfica, o técnico português assumiu que o Braga não era candidato ao título embora lutassem por ele.

Beto, Haas, Ismaily, Rúben Micael e Éder foram os reforços da turma do Minho. Jogadores com rodagem no campeonato português e que se afiguram como uma mais-valia para a equipa liderada por Peseiro.

O Braga tentará esta época marcar a sua posição a nível internacional com a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões mas para isso terá de deixar para trás os italianos da Udinese.

Sporting, a esperança é verde


O Sporting foi a equipa que mais se movimentou neste mercado de transferências. No que toca a saídas: Matías Fernández rumou ao Fiorentina, João Pereira ao Valência, Evaldo ao Deportivo, Rodríguez ao Rio Ave e Luis Aguiar ao San Lorenzo. Relativamente a entradas, Rojo, Boulahrouz, Pranjic, Viola, Gelson Fernandes, Labyad, Adrien, Cédric e Wilson Eduardo reforçam os leões na tentativa de voltarem aos títulos, depois da derrota com a Académica na época passada na final da Taça. 

Uma equipa jovem e ambiciosa que é liderada por Sá Pinto e que já demonstrou bons pormenores no decorrer da pré-época ao vencerem o Albufeira Summer Cup e o Troféu 5 Violinos.

Nos últimos anos, faltou consistência ao Sporting que nos momentos cruciais acabaria por caducar e não saber dar a volta às adversidades. Esta época com um plantel mais equilibrado, Sá Pinto tem uma grande oportunidade de mostrar o seu valor enquanto técnico e encaminhar o Sporting para as vitórias.

Marítimo no caminho da Europa

O Marítimo foi a equipa sensação da época transacta ao conseguir o apuramento para a Liga Europa, ficando em 5º lugar. Neste momento a equipa orientada por Pedro Martins eliminou o Asteras Tripolis ao empatar a uma bola na Grécia e a registar um nulo em casa. Para chegar à fase de grupos o Marítimo terá de eliminar o FC Dila da Geórgia, caso o consiga fazer será um grande feito para a equipa insular.

Peçanha, Roberto Sousa, Pouga e Benachour abandonaram a Madeira mas Adilson, Rodrigo António, Rúben Brígido, Semedo, Márcio Rosário e David Simão fizeram o caminho contrário. Pedro Martins perdeu jogadores de grande qualidade mas já demonstrou na época passada que tem qualidade e fará de tudo para confirmar as expectativas que incidem sobre esta equipa do Marítimo.

Rúben Ferreira é um jogador a seguir com atenção. Numa altura em que carecem defesas-esquerdos de qualidade, pode estar aqui uma solução de futuro. Português, 22 anos e internacional Sub-21.

Primodivisionários


O Estoril e o Moreirense estão entre a elite do futebol português. Marco Silva (na imagem) foi a grande revelação ao pegar no Estoril a meio da época e a tornar a equipa da linha campeã da Liga Orangina.

Estes dois clubes foram os mais consistentes ao longo da temporada anterior e como prémio conseguem atingir o grande escalão.

Do lado do Estoril há que destacar o ingresso de Mano e Hugo Leal assim como João Coimbra, Tony Taylor e Licá que muito ajudaram o Estoril a garantir a promoção.

Em relação à equipa de Moreira de Cónegos, liderada por Jorge Casquilha, podemos destacar a permanência de Ghilas e Ricardo Fernandes. Além destas permanências o Moreirense garantiu a contratação de Rafael Lopes, Pablo Olivera, Diego Gaúcho, entre outros.

Será interessante ver a maneira como estas equipas irão abordar a subida de divisão. Para já a liga começa com um Olhanense-Estoril, hoje às 20:15.

Que role a bola!

Sem comentários: