segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Análise: A 13ª jornada da Liga portuguesa

(Lima - o herói do clássico)
A 13ª jornada do campeonato português resume-se em poucos golos. Nenhuma equipa foi capaz de marcar mais de dois golos e só o Benfica conseguiu vencer por uma margem de dois. Após o termino da ronda, verifica-se um Benfica cada vez mais líder e um Gil Vicente cada vez mais último. Os encarnados venceram o clássico do Dragão (0-2) e dilataram a vantagem para 6 pontos sobre FC Porto e Vitória de Guimarães. Na outra ponta da classificação, José Mota continua sem saber o que é vencer ao leme do Gil Vicente e não foi além de um empate na recepção à Académica que atravessa também um momento controverso. Destaque positivo para o Boavista que somou a primeira vitória fora de portas no terreno do Setúbal que ao mesmo tempo acentuou a crise sadina que já leva 4 derrotas consecutivas sem marcar qualquer golo. O destaque negativo vai para o Sporting que não conseguiu ir além de um empate caseiro frente ao Moreirense e vê agora a luta pelo título cada vez mais distante.

Em alta:
Benfica – Jorge Jesus venceu pela primeira vez no Dragão para o campeonato e leva agora uma vantagem mais tranquila para o restante campeonato. Após a saída precoce das competições europeias era importante para o Benfica não perder no Porto e a equipa não tremeu e tem agora o campeonato à sua mercê.

Outros destaques:

Sp. Braga – A equipa de Sérgio Conceição somou nova vitória fora de portas ao vencer em Belém poucos dias antes da deslocação ao Estádio da Luz para a Taça de Portugal.

Moreirense – A equipa de Moreira de Cónegos continua a fazer o seu melhor arranque de sempre. Um empate que acaba por saber a pouco em Alvalade a ser cedido apenas aos 92 minutos.

Penafiel – A equipa de Rui Quinta saiu pela primeira vez da zona de despromoção com a vitória sobre o Nacional, a segunda consecutiva no campeonato.

Boavista – A equipa de Petit conseguiu a primeira vitória fora de portas. Até ao momento ainda só tinha conquistado um ponto, no Dragão.

Desilusão:

FC Porto – A jogar em casa, com 3 pontos de desvantagem para o Benfica, exigia-se outra exibição. O FC Porto de Lopetegui volta a perder um clássico em casa e a distância de 6 pontos para a liderança aumentou a descrença entre os portistas na conquista do título.

Negativo:

Sporting – Em dia de clássico a equipa de Marco Silva não podia facilitar e teria de tentar aproveitar para se chegar mais à frente na classificação. Exibição muito pobre a contrastar com o resultado.

Vit. Setúbal – Quatro jogos consecutivos a perder e sem marcar qualquer golo. Soa o alarme para Domingos Paciência que vê a zona de despromoção cada vez mais perto.

Treinador da jornada: Jorge Jesus
Perante as desconfianças existentes após os maus resultados europeus e por nunca ter vencido antes no Dragão para o Campeonato, Jorge Jesus montou bem uma equipa que mesmo sem a sua “nota artística” venceu justamente.

Jogador da jornada: Lima
O atacante brasileiro vive o pior arranque de época desde que chegou ao Benfica, mas pode ter aqui um ponto de viragem. Jorge Jesus mostrou confiança e Lima não desiludiu. Dois golos a decidirem o clássico. 

Sem comentários: