terça-feira, 11 de março de 2014

Craques 2ª Liga: Éder Díez, o 'homem-golo' do Desp.Chaves

Chegou na época passada ao Desportivo de Chaves, vindo de Espanha, e ainda ajudou a equipa a subir à Segunda Liga. Praticamente, chegou como um desconhecido, mas tornou-se um “herói” para o Desportivo de Chaves. O seu nome é Éder Díez.

Por João Nobre

Esteve na II Divisão B espanhola, ao serviço do Athletic Bilbao B e do Celta de Vigo B, por exemplo, e ingressou no Desportivo de Chaves, na época passada, para ajudar o clube a subir à Segunda Liga – objetivo que foi conseguido. O seu nome é Éder Díez, nasceu em Barakaldo, em Espanha, no dia 15 de Julho de 1987.

INÍCIO NO CD BASKONIA  
Éder Díez começou a sua carreira no mundo do futebol no modesto clube espanhol, CD Baskonia, onde partilhou o balneário com jogadores que viriam a ser muito conhecidos no futuro como, por exemplo, Markel Susaeta, Beñat Etxebarria, Mikel San José, Iñigo Pérez, Ander Iturraspe ou Borja Ekiza. Ao serviço do modesto CD Baskonia, Díez não ganhou nenhum título de renome. Éder Díez permaneceu três épocas no CD Baskonia, nomeadamente 2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008.

CHEGADA A BILBAO


Na época 2007/2008, depois de abandonar o CD Baskonia, Éder Díez viajou para a cidade de Bilbao, no País Basco, para ingressar no Athletic Bilbao, onde jogou na equipa B do clube basco. Na primeira época, na equipa B, do Athletic Bilbao, Éder Díez realizou 12 jogos, mas não marcou qualquer golo para equipa secundária do clube basco. Na temporada seguinte, em 2008/2009, Éder Díez permaneceu na equipa B do Athletic Bilbao onde conseguiu jogar 20 jogos, mas apontou, apenas,1 golo. Na sua passagem por Bilbao, Díez partilhou o balneário da equipa B do Athletic com jogadores como Aitor Ramos, Igor Angulo, Isma López ou Iker Muniain – que começava a despontar no clube basco. No total, Éder Díez jogou 32 jogos, pela equipa B do Athletic Bilbao e marcou 1 golo. Díez teria uma nova aventura em Espanha.

INGRESSO NO SESTAO 
Depois de sair do Athletic Bilbao, Éder Díez ingressou num modesto clube espanhol, o Sestao River Club, na época 2009/2010. Pela equipa do Sestao, Éder Díez jogou 24 jogos e marcou 4 golos. Enquanto permaneceu no Sestao, Díez foi colega de equipa de futebolistas como Gaizka Bergara, Izurza ou Bonilla. Acabou por ficar só uma época no Sestao River Club, mas não ganhou nenhum troféu desportivo que pudesse aparecer no seu palmarés.

O REGRESSO A UMA EQUIPA B 
Depois da experiência no Athletic Bilbao, mais concretamente na equipa B do clube basco, e no Sestao, Éder Díez rumou até à Galiza, para assinar contrato com o Celta de Vigo, onde ingressou na equipa B do clube galego. Na equipa B do Celta de Vigo, Éder Díez foi companheiro de equipa de jogadores como Mikaël Gaffoor, Dyego de Assis, Lévy Madinda ou Ikechi Anya. Pela equipa B do Celta de Vigo, na II Divisão B, Éder Díez jogou 27 jogos e marcou 1 golo para equipa galega. No fim da época 2010/2011, Éder Díez abandonou o Celta de Vigo e rumou a outro clube em Espanha.

PRÓXIMA PARAGEM: LEMONA
Depois de sair do Celta de Vigo, Éder Díez continuou por Espanha, mas decidiu assinar contrato com o clube espanhol Lemona, que militva na 3ª Divisão espanhola. No Lemona, Éder Díez partilhou o balneário e o relvado com futebolistas como Eneko, Unai Calvo, Rebollo ou Urko Vera. Como jogador do Lemona, o avançado espanhol Éder Díez jogou 11 jogos e apontou 2 golos. Ainda na época 2010/2011, Éder Díez terminou a aventura no modesto Lemona.

CHEGADA AO OURENSE E O PRIMEIRO TROFÉU GANHO 
Na temporada 2011/2012, Éder Díez assinou contrato com um novo clube, o Ourense, que militava também na 3ª Divisão espanhola. No Ourense, Éder Díez partilhou o balneário e o relvado com jogadores de futebol como o guarda-redes uruguaio Pato, Germán, Matthew Crowell, Amilton ou Iago Sanginés. Mas o melhor momento de Éder Díez chegou nesta precisa época no Ourense: na temporada 2011/2012, o avançado espanhol acabou por conquistar o título de campeão da 3ª Divisão espanhola, que garantiu a subida à II Divisão B espanhola. A conquista do título de campeão da 3ª Divisão espanhola foi o primeiro momento de alegria de Éder Díez. Depois da permanência no Ourense, Éder Díez teve a sua primeira experiência no estrangeiro.

A PRIMEIRA AVENTURA NO ESTRANGEIRO
Depois de ter contribuído para o título de campeão da 3ª Divisão espanhola com o Ourense, Éder Díez rumou, pela primeira vez, para o estrangeiro. E o clube que ele foi representar foi o Desportivo de Chaves, atualmente na Segunda Liga. Éder Díez chegou ao Desportivo de Chaves com a missão de fazer golos para levar a equipa “nortenha” para a Segunda Liga. Na época de estreia em Portugal, em 2012/2013, Éder Díez jogou 27 jogos e marcou 8 golos, suficientes para conquistar o título de campeão da II Divisão portuguesa pelo Desportivo de Chaves e alcançar a tão desejada subida à Segunda Liga. Na primeira época como jogador “flaviense”, Éder Díez partilhou o balneário com jogadores como Paulo Ribeiro, Ricardo Chaves, Clayton ou Kuca (este último já não está em Chaves, ao contrário dos outros).

Na primeira época como jogador do Desportivo de Chaves, Éder Díez foi treinado por três treinadores. Primeiro foi treinado por Hélder Fontes, depois seguiu-se Pedro Monteiro e depois acabou a época 2012/2013 a ser treinado por João Pinto, treinador que levou o clube à Segunda Liga.

PERMANÊNCIA EM CHAVES E ESTREIA NA SEGUNDA LIGA
Depois de uma boa primeira época no Desportivo de Chaves que culminou com a conquista da II Divisão e a subida à Segunda Liga, Éder Díez permaneceu no Desportivo de Chaves e esta época leva já 20 jogos pela turma “flaviense” e 3 golos apontados, primeiro sob a orientação de João Eusébio, que sucedeu a João Pinto que foi demitido ainda na pré-época, e agora sob a orientação de Quim Machado. Esta época, Éder Díez apresenta alguns números interessantes na segunda passagem pelo Desportivo de Chaves: na Taça de Portugal, o avançado espanhol jogou 2 jogos e apontou 2 golos, na Taça da Liga realizou 4 partidas, mas não marcou nenhum golo e na Segunda Liga, até ao momento, jogou 14 jogos e marcou, apenas, 1 golo. Esta época, a luta pela manutenção na Segunda Liga está nos pés de um avançado espanhol que dá pelo nome de Éder Díez. ■

A FICHA
Nome: Éder Díez Sánchez
Data e Local de Nascimento: 15/07/1987 – Barakaldo, Espanha
Altura: 1,87m   Peso: 81 kg
Posição: Ponta-de-Lança
TRAJETÓRIA
2005/2006: CD Baskonia 
2006/2007: CD Baskonia
2007/2008: CD Baskonia
2007/2008: Athletic Bilbao B
2008/2009: Athletic Bilbao B
2009/2010: Sestao River
2010/2011: Celta de Vigo B
2010/2011: Lemona
2011/2012: Ourense
2012/2013: Desportivo de Chaves
2013/2014: Desportivo de Chaves
PALMARÉS
1 Campeonato da 3ª Divisão espanhola (2011/2012)

1 Campeonato da II Divisão (2012/2013)        


Sem comentários: