terça-feira, 3 de setembro de 2013

Vai dar que falar: Halilovic


Internacional A, figura importante no clube mais titulado do seu país e acaba de movimentar cerca de 15 M€ numa transferência. Tais dados seriam usuais num futebolista a partir dos 21/22 anos (também há exceções à regra, evidentemente), mas, neste caso, trata-se de um jogador de 17 (completados à pouco mais de dois meses): Alen Halilovic.


Nascido em Dubrovnik, Croácia, em 1996, Alen completou toda a sua formação como futebolista no Dínamo Zagreb. Porém, o jovem "queimou" etapas, já que aos 16 anos, ao invés de seguir o curso natural e representar os sub-17, já estava a lutar "taco-a-taco" com os melhores na liga croata sagrando-se, nessa mesma época, campeão participando, ainda, na Liga dos Campeões (realizou 3 partidas). O saldo foi deveras positivo, uma vez que aos 20 jogos (10 a titular) somou 2 golos e excelentes exibições. Com estes registos, aliado a um potencial tremendo, foi com naturalidade que vários emblemas de nomeada o tentaram contratar. Primeiro, foi veiculado o interesse do Manchester City, mas haveria de ser o Tottenham a levar a melhor pelo concurso do talentoso médio, desembolsando 20 M€ (no negócio também estava incluído Tim Jedvaj), se bem que apenas rumará a Londres na próxima temporada, quando perfizer 18 anos.

Já comparado a Luka Modric, seu antecessor no Dinamo Zagreb e nos spurs, o camisa 19 atua preferencialmente como médio ofensivo (tal como o companheiro de seleção), apesar de também poder atuar mais descaído para a direita. Dono de um pé esquerdo absolutamente fantástico, pese o seu aspeto franzino (algo que tem de melhorar, embora seja próprio da idade), Alen possui um vasto reportório de recursos técnicos, que lhe permite fintar com grande qualidade, destacando-se também no capítulo do passe (como bom organizador de jogo que é). Embora seja constantemente acareado a Modric, também vejo neste centrocampista semelhanças com Robert Prosinecki (principalmente no capítulo do passe), uma das principais figuras dos Balcãs na década de 90 (vencedor da Liga dos Campeões, debutou por Real Madrid e Barcelona), igualmente um exímio "maestro". 

Com o futuro próximo selado (já tem o tal acordo com o conjunto de Villas-Boas), Halilovic tem tudo para singrar no futebol mundial.

       Ficha técnica















Nome: Alen Halilovic
Data de nascimento: 1996-06-18
Local de nascimento: Dubrovnik, Croácia
Altura:1,70 m
Peso: 61 kg
Posição: Médio ofensivo e médio direito
Clube: Dínamo Zagreb (emprestado pelo Tottenham)

3 comentários:

joao disse...

estas a brincar certo? Primeiro, halilovic é esquerdino! Segundo, o Prosinecki usava um drible menos rapido, grande controle de bola mas menos correrias. Destacava-se sobretudo pelo passe e por saber segurar e proteger a bola como poucos. Ja este Halilovic é um rapaz que gosta de arrancar com bola. Nao ha ponta por onde se pegue para a comparaçao. Nem com Modric existe...

Enfim, tu na verdade nunca o viste jogar e quiseste dar uma de esperto em fazer uma comparaçao mais rebuscada, e assim pareceres mais culto futebolisticamente. Mas so enganas quem nao pesca nada disto.

Fernando Martinho Machado disse...

Antes de mais, obrigado por expressar a sua opinião, joão mas, na verdade, já vi, por diversas vezes, Halilovic jogar, bem como Prosinecki e, sinceramente, creio que têm pontos em comum (no artigo não comparei a forma como driblam). Agora, esta é apenas a minha opinião, e as comparações valem o que valem (ainda por cima fala-mos de um jogador retirado e de um jovem em início de carreira). Além do mais, há que referir o facto de Halilovic estar em fase de "lapidação", ainda melhorará a forma como joga. Por fim, destaco que as comparações são sempre perigosas (também já se comparou o Cristiano Ronaldo com o Fábio Paim...).

Amadeu disse...

Eu também acho que há algumas parecenças entre o Halilovic e o Prosinecki (principalmente nos passes).