quinta-feira, 30 de abril de 2009

VAI DAR QUE FALAR: Maicosuel

Formado no Guarani, Maicosuel assinou o seu primeiro contrato profissional em 2004, quando representava o Atlético de Sorocaba. Pelo 'Galo', actuou em 28 partidas e apontou 18 golos. O seu talento era por demais evidente e o Paraná avançou para a sua contratação. Aos 19 anos era já apelidado de 'Maicoshow', e o seu contributo foi vital para a conquista do Campeonato Paranaense 2006 e para a primeira qualificação do 'Tricolor da Vila' para a Copa Libertadores.

As suas exibições despertaram a atenção de grandes clubes 'canarinhos', e Maicosuel seria comprado pelo Cruzeiro (em parceria com o Flamengo, que acabou por não cumprir a sua parte do acordo), onde nunca se conseguiu impôr. Cerca de um ano e meio 'encostado' na equipa mineira, o médio criativo foi contratado por um grupo de investidores chamado Traffic Sports, que cederia os seus préstimos ao Palmeiras. Na sua estreia pelo 'Verdão', Maicosuel fez um dos golos da vitória frente ao Fluminense. Contudo, o resto da época não correu de feição e Vanderlei Luxemburgo anunciou que não contaria com o 'meia' para 2009.

Em Janeiro de 2009, aos 22 anos, iniciaria uma nova etapa na sua carreira, ao serviço do Botafogo. Estreou-se em grande pelos alvinegros, bisando contra o Boavista. 'Maicoshow' renasceu das cinzas e realizou um Campeonato Carioca fantástico, apontando 12 golos. Devido a lesão, está afastado da segunda partida da final do Cariocão, frente ao Flamengo, que se irá disputar no próximo domingo.

Ficha Técnica



Nome: Maicosuel Reginaldo de Matos
Data de nascimento: 16/06/1986 - 22 anos
Naturalidade: Cosmópolis, Brasil
Altura: 1.78m
Peso: 59kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: Botafogo





Drible fantástico de Maicosuel sobre Juan, no primeiro jogo da final do Cariocão 2009

Não perca na edição de Maio...

Sprint final
Quem será o campeão, quem vai às competições europeias, quem vai conseguir manter-se no escalão principal, quem vai jogar na Segunda Divisão na próxima temporada? Eis as questões que colocam a Liga Sagres ao rubro na entrada para a sua derradeira fase!

Tiago: ‘Il ritorno del trequartista’
O início da aventura em Turim não lhe correu de feição, mas Tiago parece ter renascido das cinzas e assume-se cada vez mais como peça-chave na equipa de Claudio Ranieri.

Bendita Crise!!!
O mundo está a passar por uma das maiores crises económicas da História e, como todos os negócios, também o futebol tem sido fortemente afectado. No entanto, esta crise também tem tido o seu lado positivo! Estranho? À primeira vista até pode parecer, mas seguramente que jogadores como Tiago Pinto, Ruben Micael ou Orlando Sá, não podiam estar mais felizes com ela.

Nani em exclusivo
Em pouco mais de um ano, Nani adquiriu um palmarés impressionante ao serviço do Manchester United, conquistando títulos como a Liga dos Campeões e a Liga Inglesa. No entanto, apesar do sucesso, esta época o jovem português tem sido menos utilizado por Sir Alex Ferguson. O técnico escocês impõe a mesma lei a Nani que fez a Cristiano Ronaldo nos primeiros anos no clube inglês. Nada que impeça contudo o jogador de continuar a trabalhar com o objectivo de um dia ser o substituto de CR7 nos ‘red devils’.

‘Fenómeno’ Ronaldo, parte III
‘O fenómeno’ está de volta. Depois de ter ficado praticamente acabado para o futebol devido às lesões, Ronaldo recuperou, uma vez mais, e voltou, desta feita com as cores do Corinthians, para fazer o que sabe melhor: marcar golos. O avançado brasileiro vive a terceira juventude na sua terra natal.


Capitais do futebol: Roma
É a origem da arte antiga, o culminar de um país supersticioso, o lugar onde a gastronomia e o desporto estão directamente ligados, a expressão do domínio mediante a sua monumentalidade, Se é verdade que todos os caminhos vão dar a Roma, como poderia deixar de lá ir ter o do futebol?!

Lendas: Romário, o 'baixinho' goleador
Sendo o golo a essência do futebol, Romário tem de ser, obrigatoriamente, uma referência para quem ama o desporto rei. Com qualidades futebolísticas inconfundíveis mas, igualmente, com uma personalidade muita própria, o ‘baixinho’ foi grande em tudo o que representou para o futebol da década de 90 e, para o bem ou para o mal, ninguém lhe conseguiu ficar indiferente.

E mais...
Na edição de Maio da Futebolista, poderá ainda encontrar o capitão do Chelsea, John Terry, como galáctico do mês, bem como entrevistas ao goleador brasileiro do momento, Grafite, ao guardião do V. Guimarães, Nilson e ao técnico do Leixões, José Mota.

O'Shea resolve!

Um golo do defesa John O’Shea (17') garantiu ontem uma vitória magra, face ao domínio exercido, do Manchester United sobre o Arsenal, na primeira mão da meia-final da Liga dos Campeões. Um vencedor justo com um resultado injusto, pois durante os 90 minutos a equipa de Cristiano Ronaldo fez o suficiente para marcar mais golos.
Na melhor fase do United, a primeira meia hora, valeu ao Arsenal o guarda-redes Almunia. Nesse espaço de tempo o espanhol efectuou seis defesas, todas de grande qualidade, sendo o principal responsável pela fraca expressão do marcador. Duas dessas paradas aconteceram no mesmo minuto (28’), ambas a remates de Cristiano Ronaldo. Almunia só não susteve mesmo a ‘pedrada’ de O’Shea na sequência de um lance de grande envolvimento ofensivo do Manchester United.
A segunda parte foi mais contida. A velocidade baixou (tinha de baixar) e o encontro ficou menos atractivo. Teve o seu ponto alto aos 68 minutos, quando Giggs entrou em campo para o seu 800º jogo pelos 'red devils'. Segundos depois, Ronaldo quase dava seguimento à exaltação do momento, com um fabuloso remate, ao jeito do golo ao FC Porto, que bateu na barra. Teria sido um minuto de ouro.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Vídeo da Semana: Fintas para todos os gostos


Chelsea 'empata' Barcelona

Um Chelsea ultra-defensivo saiu incólume (0-0) de Barcelona e deixou tudo em aberto para o jogo da segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, em Londres (6 de Maio).
O domínio do Barça começou desde o primeiro minuto, mas também a disposição táctica dos ingleses cedo permitiu antever que ia ser difícil furar a ‘muralha’ montada por Guus Hiddink. Demonstrando grande respeito pelo adversário, o técnico montou o ‘autocarro’ no meio-campo, com Essien à direita, de modo a equilibrar a contenda de Ivanovic com Henry e Abidal, recebendo Mikel e Ballack ordens para travar as subidas de Iniesta e Xavi.
Os catalães não se intimidaram e tentaram resolver a ‘equação’ com rápidas triangulações no corredor central, delegando nos flanqueadores, Messi e Henry, a tarefa de romper o sistema contrário. Sempre à defesa, o Chelsea podia, mesmo assim, ter chegado ao golo, num falhanço de Marquez, mas Drogba rematou à figura de Valdez.
O panorama não se alterou no reatamento. O Barça, porém, acusou o desgaste e o árbitro ajudou à festa ao não sancionar um penálti de Bosingwa sobre Henry. Nos minutos finais, Bojan e Hleb desperdiçaram ainda duas grandes oportunidades.
Hoje (19h45) disputa-se o segundo duelo destas meias-finais, num confronto que irá opor o Manchester United ao Arsenal, em Old Trafford.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Bosingwa preparado para travar Messi

O internacional português Bosingwa vai ter hoje um dos maiores desafios da sua carreira: marcar o astro argentino Messi na primeira-mão da meia-final da Liga dos Campeões. Devido à ausência forçada de Ashley Cole (castigado), Bosingwa irá ser adaptado a defesa-esquerdo, mas o ex-jogador do Porto mostrou-se confiante, em declarações ao 'The Daily Telegraph': «Messi é uma estrela a nível mundial, mas é possível travá-lo se tiver calma e paciência. É necessário mantê-lo sempre sob pressão. Tenho alguma experiência de marcar grandes jogadores quando jogava no FC Porto, na selecção nacional e agora no Chelsea. Não tenho medo de marcar Messi».

O Barcelona vs Chelsea, primeira partida das 'meias' da Champions, tem pontapé de saída marcado para as 19.45, com transmissão televisiva na RTP1.

Uruguaio Alvaro Pereira seguido pelo Benfica

Companheiro de Maxi Pereira na selecção do Uruguai, Alvaro Pereira está na órbita do Benfica. O defesa/médio esquerdo do Cluj brilhou na última edição da Liga dos Campeões, tendo sido titular indiscutível no clube romeno. Aos 23 anos, 'El Palito' passou pelo Miramar (Uruguai), Quilmes e Argentino Juniors (Argentina), tendo rumado ao Cluj em 2008 por uma verba a rondar os 2,5 milhões de euros.

Em Espanha, os media continuam a apontar Kameni às 'águias'. O guarda-redes camaronês está em final de contrato e não vai renovar com o Espanhol. Por Terras de Sua Majestade, a imprensa britânica insiste no interesse do Benfica no ponta-de-lança brasileiro Afonso Alves. O Middlesbrough está disposto a abrir mão do jogador de 28 anos por 7 milhões de euros.

Liga Sagres: 26ª jornada

Esta foi uma jornada que não trouxe grandes novidades na tabela classificativa. A nota de maior destaque, deste fim-de-semana, foi o facto de o Belenenses ter assumido um dos lugares de despromoção, enquanto que o FC Porto reduziu, ainda mais, a margem de manobra dos seus mais directos perseguidores.

O FC Porto recebeu e venceu o Vitória de Setúbal por 2-0, com um 'bis' do argentino Lisandro Lopez. Depois de uma semana em que se especulou muito sobre como reagiriam os 'dragões' à ausência de duas das suas referencias deste ano, Lucho e Hulk, Lisandro decidiu puxar protagonismo para si e acabou por resolver um problema que parecia complicado. A equipa do Setúbal apresentou um sistema muito defensivo, com marcações muito cerradas aos dianteiros contrários, e só um lance de génio de 'licha' conseguiu abrir caminho para a vitória portista. Ainda assim, este foi um FC Porto, nitidamente, mais enfraquecido e que poderá ter muitas dificuldades para passar no ‘caldeirão’ dos Barreiros na próxima jornada.


O Sporting bateu, em casa, o Estrela da Amadora por 2-1. Este foi um jogo em que os leões foram claramente superiores, mas um golo fantástico de Marcelo Goianira acabou por trazer dificuldades inesperadas. No entanto, o 'levezinho' voltou a resolver e deu a vitória à equipa da casa, que havia marcado em primeiro lugar por intermédio do regressado Helder Postiga. Com isto, a equipa de Alvalade mantém-se a 4 pontos do Porto e, igualmente, mantém o Benfica à mesma distância.



Os 'encarnados' que também venceram, em casa, o Marítimo por 3-2. A equipa da Luz parecia embalada para repetir a goleada da primeira volta (0-6), nos Barreiros, já que aos 38 minutos de jogo ganhava por 3-0, com um golo de David Luiz e dois de Cardozo. A equipa visitante não se deixou atemorizar por isto e, perto do intervalo, Marcinho reduziu a vantagem encarnada na partida. Na segunda metade do jogo, os 'verderubros' conseguiram fazer o segundo golo por intermédio de Bruno, na conversão de uma grande penalidade, muito duvidosa, cometida por Maxi Pereira. Esta vitória alimenta a crença dos comandados de Quique de estarem presentes na próxima edição da Liga dos Campeões.



Mais abaixo na tabela, destaca-se a derrota do Belenenses em casa, diante do Nacional, que afundou ainda mais a equipa de Jaime Pacheco na classificação. E a vitória importantíssima do Rio Ave na Figueira, diante da Naval, que retirou os 'vilacondenses' da zona de despromoção por troca com os 'azuis' do Restelo.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Futebol Internacional: Resumo do fim-de-semana

Espanha

No país vizinho está relançado o campeonato. Com o empate do Barcelona em Valência (2-2) e a vitória do Real Madrid na deslocação ao terreno do Sevilha (4-2), com direito a ‘hat-trick’ do eterno Raúl, que colocou os ‘merengues a apenas 4 pontos dos ‘blaugrana’, a Liga ganhou nova vida. E no próximo fim-de-semana pode mesmo ficar ao rubro, ou não houvesse um escaldante Real Madrid - Barcelona!
Realce ainda nesta 33ª ronda para o português Simão, que marcou um golo e foi expulso no triunfo caseiro do Atlético de Madrid frente ao Sporting Gijón (3-1).

Itália

No ‘Calcio’, o Inter de Milão perdeu em Nápoles por uma bola a zero, e viu o Milan, que recebeu e venceu o Palermo por 3-0, reduzir a diferença para 7 pontos. Não se apresentando em bom plano, mormente na segunda parte, a equipa de José Mourinho viu Zalayeta apontar o único golo da partida à passagem do minuto 73. Já a Juventus, não foi além de um empate no terreno da Reggina (2-2) e mantém-se no terceiro posto.
Destaque ainda na 33ª Jornada da Liga italiana, para a goleada imposta pela Fiorentina à Roma (4-1) e que colocou os de Florença mais perto da Liga dos Campeões.

Inglaterra

Na 34ª ronda da ‘Premier League, o Manchester United derrotou o Tottenham por 5-2, depois de ter recolhido ao intervalo a perder por 0-2. 20 minutos loucos permitiram aos ‘red devils’ operar a reviravolta no marcador e defender-se dos seus perseguidores que também venceram nesta jornada. Ronaldo marcou 2 golos, e afastou-se na liderança da lista de melhores marcadores. Nos jogos dos restantes rivais do United, o Chelsea venceu o West Ham por 0-1, o Liverpool derrotou o Hull City por 1-3 e o Arsenal recebeu e venceu o Middlesbrough por 2-0.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

VAI DAR QUE FALAR: Douglas Costa

O Grémio é uma das escolas mais produtivas do Brasil. Ronaldinho, Lucas Leiva, Anderson ou Carlos Eduardo são alguns dos craques que saíram da cantera tricolor. O próximo diamante a emergir da mina porto-alegrense dá pelo nome de Douglas Costa. O médio criativo chegou ao Grémio aos 13 anos de idade, e o sucesso esteve sempre de mãos dadas com o seu talento. Recentemente, foi peça fundamental nas conquistas da Copa Santiago de Futebol Juvenil, Taça Belo Horizonte de Juniores e da Copa Lupi Martins (integrando a equipa do Grémio B).

Apesar do seu ídolo ser o médio Carlos Eduardo, jogador do Hoffenheim, é comparado a Ronaldinho Gaúcho. Estreou-se na equipa principal do Grémio em Outubro de 2008, e actualmente, com 18 anos, é seguido por grandes clubes como Manchester United, Barcelona, Real Madrid, Juventus e Inter. Para evitar uma saída prematura da sua nova coqueluche, o 'tricolor das pampas' renovou com Douglas até 2013, com uma cláusula de rescisão a rondar os 26 milhões de euros.

Figura habitual nas selecções jovens do Brasil, Douglas Costa fez parte da selecção canarinha que disputou o último Campeonato Sul-Americano de sub-20. Com 3 golos, o médio foi uma das estrelas do torneio, contribuindo decisivamente para a conquista do 10º título em 24 edições da competição organizada pela CONMEBOL.

Ficha Técnica



Nome: Douglas Costa de Souza
Data de nascimento: 1990/09/14 - 18 anos
Local de nascimento: Sapucaia do Sul, Brasil
Nacionalidade: Brasileira
Altura: 1.73 m
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: Grémio




Pepe sancionado com 10 jogos

O internacional português Pepe foi sancionado com 10 jogos de castigo pelos incidentes ocorridos no Real Madrid vs Getafe da última terça-feira. O Comité de Competições da Federação Espanhola aplicou oito jogos de suspensão pelas agressões a Casquero e Albín (quatro por cada), um pelo vermelho directo e ainda outro por insultos à equipa de arbitragem. O Real Madrid já anunciou que vai recorrer da decisão, dad0 que tal castigo impede Pepe de participar no sprint final da corrida pelo título espanhol.

Portugueses tiveram uma noite para esquecer...

A noite de quinta-feira foi péssima para alguns portugueses que brilham por essa Europa fora. Simão Sabrosa e José Mourinho viveram, certamente, um dos piores momentos desta época e, para o jogador português, talvez um dos piores da sua carreira.

O Atlético de Madrid, equipa onde jogam Simão e Maniche (que não jogou), sofreu ontem uma humilhante derrota (5-1) no campo do Racing Santander. Os 'colchoneros' voltaram a mostrar muitas fragilidades defensivas e permitiram que a equipa da casa conseguisse uma vitória bastante folgada, provando, mais uma vez, que são uma equipa muito inconstante. Apesar de contarem com uma frente de ataque de luxo, onde se destacam: Forlán, Simão, Aguero e Maxi Rodrigues, a equipa madrilena tem tido um péssimo registo defensivo esta temporada que tem contribuido, decisivamente, para a irregularidade demonstrada nos resultados obtidos. Desta vez, o pesadelo teve o El Sardinero (estádio do Racing) como palco e os lugares europeus começam agora a parecer nada mais do que um sonho.

Em Itália, Mourinho teve sorte diferente na partida de ontem frente à Sampdória, mas infortúnio parecido no que à eliminatória diz respeito. A equipa do Inter venceu, em casa, a 'Samp' por 1-0, em jogo a contar para a 'segunda mão' da Taça de Itália. Os 'nerazurri' fizeram de tudo para tentar inverter o 3-0 da 'primeira mão', mas esbarraram num guardião adversário muito inspirado e na tranquilidade de toda a equipa visitante. Injustiça ou não, certo é que só Ibrahimovic conseguiu facturar no Giuseppe Meazza e, desta forma, Mourinho disse adeus à tão ambicionada 'dobradinha', restando-lhe somente o campeonato para salvar uma época em que se esperava mais de 'Il speciale'.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mourinho interessado em Lisandro

O Inter de Milão está interessado no avançado argentino do FC Porto Lisandro Lopez. Segundo o Tuttosport, 'Licha' é visto como a contratação ideal para reforçar o ataque dos nerazzurri na próxima época, numa altura em que as saídas de Júlio Cruz, Hernan Crespo e Adriano estão praticamente garantidas.

Pelé e CR7 vão lançar anel oficial do Mundial 2010

Um dos melhores jogadores de sempre e o melhor futebolista do mundo na actualidade, Pelé e Cristiano Ronaldo, vão ser as caras da apresentação do anel oficial do Mundial 2010. A jóia está a ser elaborada por joalheiros colombianos, e o preço vai variar entre os mil e 24 mil dólares. A peça será produzida em diversos materiais (ouro/prata, ouro branco/esmeraldas, modelo económico/souvenir), e vai ostentar uma bola de futebol.

Final nortenha no Jamor

FC Porto e Paços de Ferreira obtiveram, ontem, o passaporte para a final da Taça de Portugal. Com Nacional e Estrela da Amadora a ficarem pelo caminho, teremos duas equipas do norte do pais a lutarem pela conquista do segundo troféu mais desejado nas competições nacionais.

Apesar de partir em desvantagem para a 'segunda mão' das meias-finais (por ter empatado 2-2 em casa), a equipa da capital do móvel conseguiu arrancar uma brilhante vitória (2-3) no terreno do Nacional da Madeira. A eliminatória teve empatada, a 4 golos, até muito perto do fim, mas uma grande penalidade permitiu a Pedrinha fazer história, já que é a primeira vez que o Paços chega à final do Jamor. Os outros marcadores dos golos foram Pedrinha (que marcou ambos os golos de 'penalty') e Rui Miguel, para os ‘pacenses’, enquanto que Luiz Alberto e Mateus marcaram para os ‘alvinegros’.

Na Reboleira, o Estrela tinha a tarefa complicada de virar a eliminatória, depois de ter perdido 2-0 na casa do FC Porto. Jesualdo Ferreira apresentou de inicio alguns jogadores que não são habitualmente titulares e foi uma dessas apostas, Farias, que inaugurou o marcador para os campeões nacionais. Este golo parecia ter sentenciado a eliminatória, mas o treinador dos visitados, Lázaro Oliveira, lançou Rui Varela no jogo e o avançado português foi determinante na reacção da sua equipa. Rui Varela, em ano de estreia na I Liga, acabou por ser o autor do primeiro golo dos 'tricolores' e assistir Anselmo para a reviravolta no resultado, tudo na primeira parte. Na segunda metade, os visitantes foram obrigados a fechar as suas linhas e defender o resultado, sendo que a nota de maior destaque, desta segunda parte, foi a lesão grave de Hulk, que pode significar o fim de época antecipado para o brasileiro.

Seja como for, teremos uma festa inédita, este ano, no Jamor. Apesar das diferenças óbvias de qualidade entre as duas formações, este é um jogo de desfecho imprevisível e onde a motivação dos comandados de Paulo Sérgio poderá vir a surpreender os 'dragões'. Veremos quem serão os últimos a rir...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Pepe 'perde a cabeça' e agride Casquero

O internacional português Pepe foi ontem a figura do Real Madrid vs Getafe, pela negativa. À passagem do minuto 87, o luso-brasileiro cometeu uma grande penalidade sobre Casquero, agredindo-o de seguida com dois pontapés, tendo ainda tempo para dar um murro a Albin...

A atitude de Pepe valeu-lhe o consequente vermelho directo e o central arrisca-se a uma sentença pesada. Consciente do acto, Pepe apressou-se a pedir desculpas, assim que terminou a partida: «Estou muito triste, decepcionado com a minha atitude. Estava com a cabeça quente. Sou um ser humano e tenho direito ao erro. Mas o importante é que reconheci o erro. Peço desculpa aos adeptos, ao Real Madrid, a Casquero e à sua família».

O presidente do Getafe, Angel Torres, pede «no mínimo 10 jogos de suspensão», enquanto que Juande Ramos, treinador dos 'merengues', afirmou que o jogador não tinha a intenção de acertar no colega de profissão... No que mais interessa, o Real venceu o Getafe por 3-2, com o argentino Higuain a ser o herói do jogo, apontando o golo da vitória no terceiro minuto do tempo de compensação.




Jovem argentino na órbita do 'Dragão'

A imprensa argentina dá conta do interesse do FC Porto no jovem Javier Pastore. O médio de 19 anos actua no Huracán, e tem rubricado excelente exibições no Torneio Clausura. Palermo e Manchester United também estão de olho em Pastore.

Arshavin faz 'poker' contra o Liverpool

Jogo frenético ontem à noite na cidade dos Beatles. O russo Andrey Arshavin foi a figura do Liverpool vs Arsenal, jogo a contar para a 33ª jornada da Premier League. O ex-companheiro de Danny no Zenit apontou um 'poker', marcando todos os golos da sua equipa no empate a 4 bolas, que impediu os 'reds' de se isolarem no comando da liga inglesa (o Manchester United tem, no entanto, dois jogos em atraso). Fernando Torres e Yossi Benayoun bisaram e fizeram os restantes golos da partida, que ao intervalo registava 0-1 no marcador...

Eis os melhores momentos do jogo:




Watch Liverpool v Arsenal in Sports View More Free Videos Online at Veoh.com

O Jamor é já ali...

Disputam-se hoje as meias-finais da Taça de Portugal. FC Porto e Nacional da Madeira são favoritos a marcar presença na final da prova, defrontando agora Estrela da Amadora e Paços de Ferreira, respectivamente.
Na Reboleira, os azuis-e-brancos, líderes isolados da Liga, vão defender uma vantagem de dois golos (2-0), pelo que dificilmente não voltarão a marcar presença no Jamor, depois de terem perdido a final do ano passado para o Sporting.
Na outra meia-final, a eliminatória ainda não está resolvida, mas pende ligeiramente para o Nacional, quarto classificado na Liga e terceiro melhor ataque, que empatou 2-2 na capital do móvel e, por isso, nem precisa de ganhar na Choupana.
Por seu turno, os pacenses precisam de vencer, ou então igualar o resultado da primeira mão para levarem o encontro a prolongamento ou empatarem por mais golos, seguindo então em frente.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Diego (ex-Benfica) pode ser suspenso até 540 dias

Diego Souza, médio que já passou pelo Benfica, pode ser punido entre 120 a 540 dias de suspensão. O jogador do Palmeiras foi expulso no decorrer do encontro do 'verdão' com o Santos, depois de se envolver com o defesa Domingos. Diego já admitiu que não teve uma atitude correcta mas pede justiça: «Minha atitude não foi correta e devo pegar alguns jogos do Paulista. Falar em 120, 140 ou 540 dias é exagerar demais. Estou tranquilo, pois temos um jogo decisivo e estou focado. Por tudo o que envolve, tem de repensar no que vão fazer comigo. Punição vai acontecer, mas tem de ser justa. Fui expulso injustamente, fui provocado, fugi da provocação e no pós-expulsão eu tive uma atitude errada».




Marselha sonda centrais 'portugueses'

O líder do campeonato francês está já a preparar a próxima época. O Marselha pretende reforçar o sector defensivo, e prepara-se para 'atacar' o mercado português. Luisão, Bruno Alves e Maicon (Nacional) são os alvos dos marselheses.

Moutinho até 2014

João Moutinho renovou ontem contrato com o Sporting até 2014, passando desta forma a ter vínculo por quatro épocas, para além desta.
Com a renovação de contrato, fica estabelecida uma nova cláusula de rescisão, fixada agora em 22,5 milhões (era de 25 milhões) de euros. Para além disso, Moutinho prescindiu do direito de receber dez por cento de uma futura transferência.
O capitão abdicou também do direito de receber dez por cento de uma qualquer proposta superior a quinze milhões de euros que fosse feita (e não aceite) ao Sporting. Recorde-se que no último Verão, o Everton andou perto de uma oferta por esse valor.

Patric certo na Luz

A cinco jornadas do final do campeonato, 0 Benfica já prepara a época 2009/2010. Os 'encarnados' já garantiram a contratação do jovem lateral brasileiro Patric, que está actualmente emprestado ao São Caetano.
Apesar de estarem ainda a lutar pelo 2º lugar do campeonato, Rui Costa e Quique Flores já preparam a próxima temporada. Do Brasil, para garantir que Maxi terá concorrência, vem um jovem de 20 anos que promete vir a ser um dos principais reforços da próxima época. Patric é um lateral direito muito rápido, muito forte tecnicamente e que pode desempenhar, também, as posições de interior ou ala direito. Este jovem brasileiro terminou a sua formação no Criciúma e, actualmente, está a representar o São Caetano, por empréstimo. É uma das grandes promessas do futebol brasileiro e é, habitualmente, comparado a Maicon, lateral do Inter de Milão (considerado por muitos o melhor lateral direito do momento). Os contornos do negócio ainda não são conhecidos, mas sabe-se que já existe acordo entre a empresa detentora do passe do jogador, Energy Sports, e o Benfica, mas o anúncio oficial desta transacção só será efectuado no final da temporada. Com esta contratação o Benfica resolve uma das principais lacunas do seu plantel, já que apenas contavam com Maxi Pereira para a posição que, apesar da boa época que tem feito, foi adaptado ao lugar.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Liga Sagres: 25ª jornada

O grande destaque do fim-de-semana, na Liga Sagres, foi a mudança de 'lanterna vermelha' da competição. Os 3 grandes venceram os seus desafios, com mais, ou menos, dificuldades, enquanto que o Rio Ave passou a 'batata quente' para as mãos do Trofense, que é agora o último da competição.

Comecemos pelo início. No Sábado à noite, o Sporting foi o primeiro a entrar em acção. Numa deslocação sempre complicada ao D. Afonso Henriques, os leões defrontaram um Vitória de Guimarães determinado a complicar, ainda mais, a perseguição ao FC Porto. Os vimaranenses tiveram a vencer grande parte do jogo, com um golo de Roberto, ainda na primeira parte, mas a equipa de Alvalade conseguiu dar a volta ao resultado mesmo ao cair do pano. Derlei e, claro, Liedson foram os autores da reviravolta que permite ao Sporting alimentar o sonho do título por mais algum tempo.

O FC Porto jogou, ontem ao final da tarde, contra a Académica. A equipa de Domingos Paciência trazia uma estatística respeitável, sendo a equipa que menos perdeu em casa esta época, e complicou muito a vida aos 'dragões', que só na segunda parte conseguiram mostrar a sua superioridade. No entanto, esta foi uma partida marcada por decisões polémicas por parte do árbitro da partida, Olegário Benquerença. No final de uma das piores primeiras partes dos comandados de Jesualdo esta temporada, Raúl Meireles cortou um lance, com o braço, dentro da sua área e o árbitro da partida, que estava muito bem posicionado, nada assinalou. Esta decisão, ou falta dela, acabou por ter influência directa num jogo que, com uma grande penalidade, no final da primeira parte, a favor dos visitados, poderia não ter terminado 0-3 para os visitantes. Os golos dos actuais campeões nacionais foram marcados por Rolando, Lisandro e Mariano, este último foi resultado de nova má decisão da equipa de arbitragem, já que o lance foi precedido de fora-de-jogo.

O Benfica teve uma deslocação que, tradicionalmente, é difícil para os 'encarnados'. A equipa da Luz foi jogar, ao Bonfim, contra um Vitória de Setúbal muito fragilizado pelos problemas financeiros que atravessa. Os visitantes resolveram a partida ainda na primeira parte, com os dois avançados da equipa, Cardozo e Nuno Gomes, a mostrarem serviço. Nuno Gomes inaugurou o marcador e Cardozo bisou, tudo na primeira parte. Para a segunda metade do jogo ficou o 'bis' do capitão encarnado no jogo e uma série de oportunidades falhadas por parte da equipa de Quique, contra um Vitória de Setúbal que apenas rematou duas vezes à baliza adversária, em todo o jogo.

Nas restantes partidas, Nacional e Braga empataram, 1-1, num confronto directo pela 4ª posição, enquanto o Rio Ave venceu o Trofense por 2-1, em Vila do Conde, num jogo que marcou a fuga dos ‘vilacondenses’ à última posição da liga, por troca com a equipa da Trofa.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

VAI DAR QUE FALAR: Ishmael Yartey

Ishmael Yartey é um extremo-esquerdo talentoso apelidado de 'Giggs do Gana'. O jovem africano chegou ao Benfica em finais de 2007, numa altura em que era disputado por diversos emblemas, como Ajax, Lille, Mónaco, Barcelona e Sporting. O arqui-rival dos 'encarnados' tentou levar Yartey para Alcochete, mas os All Blacks, clube ganês onde militava o jogador, aceitou a proposta do Benfica, por ser mais vantajosa, como confirmou Abdul-Hayye Yartey, irmão e empresário do jovem, ao jornal DN: «Sporting e Benfica contactaram o anterior clube do Ishmael. O que se passou foi que a proposta apresentada pelo Benfica foi ligeiramente superior à do Sporting, o que fez com que os responsáveis dos All Blacks decidissem aceitar a oferta do Benfica».

Quando chegou a Lisboa, aos 17 anos, o ganês esteve a treinar com os juniores sem poder competir, pois só pôde assinar contrato em Janeiro de 2008, quando completou 18 anos de idade. O vínculo contemplava um ano de empréstimo com opção de compra, que foi exercida com o aval de Rui Costa.

Yartey saltou para a ribalta depois das fantásticas exibições que realizou no Mundial de sub-17 na Coreia do Sul, onde a sua selecção terminou em quarto lugar. O extremo, que também pode actuar a lateral ou a médio-interior, soma 20 internacionalizações e 12 golos pelos sub-17 e 3 presenças e 1 tento nos sub-20.

Actualmente com 19 anos, Ishmael Yartey é chamado regularmente aos treinos do plantel principal.

Ficha Técnica



Nome: Ishmael Yartey
Data de nascimento: 1990/01/11 - 19 anos
Local de nascimento: Swedru, Gana
Nacionalidade: Ganesa
Altura: 1.67 m
Peso: 69 kg
Posição: Extremo-esquerdo
Clube: Benfica (juniores)




quinta-feira, 16 de abril de 2009

Taça UEFA: ucranianos e alemães nas 'meias'

Já são conhecidas as equipas que irão disputar as meias-finais da Taça UEFA 2008/09. Hugo Almeida é o único português que permanece na luta pelo troféu, depois do seu Werder Bremen ter empatado a três bolas no terreno da Udinese. O internacional luso esteve em campo até aos 86 minutos, altura em que foi substituído por Roserberg. Com dois golos e um penalty falhado, Diego foi o homem do jogo. Pizarro fez o terceiro tento dos germânicos. Para os italianos marcaram Inler e Quagliarela (2).

Nas restantes partidas, o Hamburgo perdeu em casa do Manchester City por 2-1, mas o resultado que trazia da primeira mão (3-1), garantiu a qualificação dos pupilos de Matin Jol. Shakhtar e Dínamo Kiev venceram os seus jogos, 1-2 e 3-o, respectivamente, e eliminaram as equipas gaulesas da competição, PSG e Marselha.

Com estes resultados, a Ucrânia ultrapassa Portugal no ranking da UEFA, e teremos duas equipas ucranianas contra duas equipas germânicas nas 'meias' da Taça UEFA.

Resultados e marcadores:

Udinese-Werder Bremen - 3-3 (4-6)
(Inler 15', Quagliarella 30' e 38'; Diego 28' e 60', Pizarro 73')

Manchester City-Hamburgo - 2-1 (3-4)
(Elano 16' gp, Caicedo 50', Guerrero 12')

Marselha-Shakhtar - 1-2 (1-4)
(Ben Arfa 43'; Fernandinho 30', Luiz Adriano 90'+3)

Dínamo Kiev-PSG - 3-0 (3-0)
(Bangoura 4', Landreau 15' p.b., Vukojevic 61')

Lucho operado ao joelho esquerdo

A lesão contraída por Lucho Gonzalez na partida de ontem frente ao Manchester United é mais grave do que se julgava. 'El comandante' foi hoje operado ao menisco do joelho esquerdo, pelo que o Porto não poderá contar com o seu capitão nas próximas semanas.

Ronaldo nomeado para os Laureus

Cristiano Ronaldo continua a colher frutos da magnífica época que realizou em 2007/08. Desta vez, o melhor jogador do mundo para a France Football e FIFA integra a lista dos seis nomeados para Desportista do Ano dos prémios Laureus. Lewis Hamilton, Valentino Rossi, Usain Bolt, Michael Phelps e Rafael Nadal são os restantes candidatos ao galardão.

Manchester Utd e Arsenal passam às meias da 'Champions'

Depois de uma bela exibição em Old Trafford, o FC Porto não conseguiu repetir a proeza, desta feita a jogar em casa, e os 'red devils' garantiram a passagem às meias-finais da 'liga milionária'. No outro jogo dos quartos, o Arsenal bateu, com demasiada facilidade, o Villareal de Manuel Pelegrini que, diga-se, mostrou-se muito receoso em relação ao seu adversário.

Os FC Porto não foi capaz de repetir a exibição de há uma semana atrás e acabou por perder (0-1) o jogo, no Dragão, com um golo fantástico de Cristiano Ronaldo. O português cometeu uma pequena 'traição' à pátria e, a cerca de 30 metros da baliza, disparou um verdadeiro míssil, não dando qualquer hipótese de defesa a Hélton. O golo acabou por coroar uma bela entrada dos ingleses no jogo e um, consequente, adormecimento da equipa portuguesa durante os 15minutos iniciais da partida. Apesar de ter dominado, territorialmente, o jogo até final, o Porto não teve grandes oportunidades de golo flagrante e os comandados de Ferguson deram sempre a ideia de ter o jogo controlado. Esta passagem do Manchester United à próxima fase da competição pode ter alguns contornos de injustiça, se analisarmos o conjunto das duas mãos, mas o jogo de ontem mostrou que a equipa de Cristiano, Rooney, Ferdinand e companhia, é muito mais experiente e, em termos gerais, tem mais qualidade que os 'dragões'. Ainda assim, fica uma excelente réplica dos comandados de Jesualdo que, mais uma vez, colocaram Portugal na ribalta do futebol europeu.


Os 'gunners', por seu lado, cumpriram o seu papel e bateram confortavelmente um ‘submarino amarelo’ que deixou alguns dos principais titulares no banco de suplentes. Ibagaza, Nihat e Llorente iniciaram o jogo no banco e esta falta de audácia por parte de Pellegrini pode, muito bem, ter-lhe custado a eliminatória. Os golos de Walcott, Adebayor e Van Persie acabaram por resolver um jogo que nem o próprio Wenger, treinador do Arsenal, pensou que pudesse ser tão fácil.
Com isto, teremos uma meia-final inglesa, entre Manchester e Arsenal, e, por certo, pelo menos uma equipa inglesa estará na final de Roma, senão vierem mesmo a estar duas, provando o domínio do futebol europeu, nos últimos anos, por parte dos clubes da Premier League.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

'Blues' e 'Reds' deram espectáculo!

Chelsea e Liverpool proporcionaram ontem um grande espectáculo em Stamford Bridge, ao empatarem 4-4 num jogo alucinante. No Allianz Arena, Bayern e Barcelona cumpriram calendário, com o placard final a registar o empate a 1 bola.

Confira os melhores momentos dos dois jogos:


Watch Chelsea v Liverpool in Sports View More Free Videos Online at Veoh.com


Watch Bayern Munchen v Barcelona in Sports View More Free Videos Online at Veoh.com

Tragédia de Hillsborough foi há 20 anos

A maior tragédia de que há memória no futebol inglês ocorreu à 20 anos, a 15 de abril de 1989. Liverpool e Nottingham Forest jogavam para a meia-final da Taça de Inglaterra no estádio Hillsborough, casa do Sheffield Wednesday. A superlotação do estádio levou à queda de uma das bancadas, provocando a morte a 96 adeptos dos 'reds'. Desde então, o dia 15 de Abril é lembrado todos os anos em Anfield Road. Na última partida do Liverpool para a Premier League, frente ao Blackburn, foi cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas de Hillsborough.

Segurem os 'diabos'!

A ambição, classe e competitividade do FC Porto têm mais um teste internacional exigente hoje no Dragão (19h45) frente ao 'super' Manchester United, na decisão de uma vaga nas meias-finais da Liga dos Campeões.
Depois do empate 2-2 em Inglaterra, com uma exibição de encher o olho, os 'dragões' estão agora em posição favorável para voltar a afastar os 'red devils' (foi assim em 2003/04 no caminho para o segundo título europeu portista) e reforçar a ilusão de disputar a final de Roma, a 27 de Maio.
Atitude e confiança não têm faltado ao tricampeão português, que, agora, perante o seu público, deve voltar a exibir as capacidades que o têm destacado na Liga milionária, a única forma de afastar a equipa de Cristiano Ronaldo e Nani, um conjunto repleto de 'estrelas' e construído com muitos mais 'milhões'.
Em Londres, Arsenal e Villarreal tentam desempatar (1-1) a primeira 'mão', com vantagem natural para os ingleses, mais experientes e a jogar em casa: deste embate sairá o adversário de FC Porto ou Manchester.

CHELSEA E BARÇA NAS MEIAS-FINAIS

O Chelsea dos portugueses Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Quaresma e Hilário apurou-se ontem para as meias-finais da Liga dos Campeões, depois de empatar em casa (4-4) com o Liverpool. Num jogo electrizante, os blues estiveram a perder por 2-0, mas recuperaram e beneficiaram da vitória (3-1) no desafio da primeira mão. Apesar da eliminação, os jogadores do Liverpool foram aplaudidos pelos adeptos. Os londrinos defrontam agora o Barcelona, que empatou (1-1) em Munique com o Bayern. Os blaugrana tinham goleado os alemães (4-0) na Catalunha.


terça-feira, 14 de abril de 2009

Ronaldo nomeado para Jogador do Ano em Inglaterra

Cristiano Ronaldo integra a lista dos seis nomeados para o Jogador do Ano em Inglaterra para a Associação dos Futebolistas Profissionais. Os colegas de equipa Van der Sar, Ferdinand, Vidic e Giggs, e o capitão do Liverpool, Steven Gerrard são os restantes candidatos. O português poderá sagrar-se o primeiro jogador a conquistar o troféu por três ocasiões, depois de ter vencido em 2007 e 2008.

Nacional venceu um Trofense com 'dupla personalidade'

A equipa do Nacional da Madeira venceu, ontem à noite, o Trofense por 1-2. Num jogo em que as duas equipas tinham objectivos bem diferentes, a equipa da Trofa acabou por dar uma parte de avanço ao seu adversário.
A equipa proveniente da ilha da Madeira mostrou muita qualidade e segurança de jogo durante a primeira parte do encontro. Com muita certeza no passe e transições rápidas para o ataque, os comandados de Manuel Machado conseguiram marcar dois golos através de um ‘bis’ do melhor marcador da Liga, Néné, ainda no decorrer da primeira metade do jogo. Na segunda parte, a equipa da Trofa apareceu completamente transfigurada e complicou muito a vida dos visitantes. Com muito mais vontade do que qualidade, Tulipa, treinador da equipa visitada, conseguiu que a sua equipa ‘empurrasse’ o adversário para junto da sua baliza e, através de Hugo Leal, conseguiu reduzir distâncias no marcador. Quase no final da partida, Charles Chad, ainda introduziu a bola na baliza de Bracalli, mas o golo foi invalidado pelo árbitro do encontro, Cosme Machado.
Com esta vitória, o Nacional ultrapassou o Braga na tabela classificativa e fica, somente, a 4 pontos do 3º classificado, o Benfica. Tendo em conta que Braga e Nacional se defrontam na próxima jornada e que ‘os encarnados’ ainda têm de se deslocar à Choupana, é normal que os 'alvinegros' ainda ambicionem muito neste campeonato.