A jornada que encerrou o primeiro terço do campeonato não podia ter corrido melhor ao Benfica. Os 'encarnados' conseguiram vencer, ontem, a Naval na Luz, aproveitando da melhor forma as derrotas de Braga e FC Porto, bem como novo empate do Sporting.
O Sp.Braga foi a primeira formação a entrar em acção nesta ronda. 
Num dos dérbis mais escaldantes da Liga Sagres, os 'arsenalistas' foram no sábado a Guimarães perder (1-0) com o Vitória local. Este foi um jogo em que os comandados de Domingos Paciência nunca foram capazes de mostrar a qualidade evidenciada diante do Benfica, na jornada anterior, e acabaram por ser derrotados com um golo solitário de Desmarets (30'). Desta forma, o Sp.Braga perdeu a condição de única equipa invicta nesta edição da liga e recebeu a companhia do Benfica na liderança da tabela classificativa.
Num dos dérbis mais escaldantes da Liga Sagres, os 'arsenalistas' foram no sábado a Guimarães perder (1-0) com o Vitória local. Este foi um jogo em que os comandados de Domingos Paciência nunca foram capazes de mostrar a qualidade evidenciada diante do Benfica, na jornada anterior, e acabaram por ser derrotados com um golo solitário de Desmarets (30'). Desta forma, o Sp.Braga perdeu a condição de única equipa invicta nesta edição da liga e recebeu a companhia do Benfica na liderança da tabela classificativa.No domingo, o FC Porto deslocou-se aos Barreiros e perdeu com o Maritimo
por 1-0. Em mais uma noite pouco inspirada dos 'dragões', Rolando (30') marcou na própria baliza o único golo do encontro. A opção de deixar Belluschi no banco, bem como a irregularidade de Hulk ou a má forma de Rodriguez, retiram aos campeões nacionais a criatividade necessária para bater adversários, teoricamente, mais fracos no campeonato e banalizam o futebol da equipa comandada por Jesualdo Ferreira. Esta foi a segunda derrota na edição 2009/10 da Liga Sagres, tantas como em todo o ano passado, e deixou os 'azuis e brancos' a 5 pontos da liderança.
No mesmo dia, o Sporting foi a Vila do Conde empatar a duas bolas. Em mais uma exibição muito pouco consistente, os 'verde e brancos' conseguiram efectuar uma bela primeira parte e foram para o intervalo a vencer por 0-2. Matias Fernández (21') e João Moutinho (45+2'), de grande penalidade, deram vantagem aos 'leões' e conferiram justiça ao marcador da primeira metade. Na etapa complementar, o Rio Ave apareceu transfigurado e mostrou porque razão tem sido uma das boas surpresas da competição. Por intermédio de um 'bis' de João Tomás (57' e 60'), pois claro, os vila-condenses chegaram ao empate final da partida. Este foi o quarto empate consecutivo do conjunto de Alvalade no campeonato e o primeiro após a demissão de Paulo Bento.Com toda esta conjuntura, o grande beneficiado acabou por ser o Benfica. Numa partida mais complicada do que se esperava, os 'encarnados' ganharam à Naval por 1-0. Javi Garcia (89'), 
perto do final da partida, deu alguma lógica (se é que ela existe no futebol...) ao resultado de um jogo de sentido único, onde as 'águias' mereceram claramente a vitória. Uma grande exibição de Peiser (guarda-redes forasteiro), os postes, e uma boa organização defensiva de toda a equipa da Naval acabaram por dificultar a tarefa aos visitados que fizeram de tudo para vencer o encontro. Este resultado coloca a formação da Luz no topo da tabela, exequo com o Braga, e aumenta a distância para os rivais de sempre: FC Porto e Sporting.
perto do final da partida, deu alguma lógica (se é que ela existe no futebol...) ao resultado de um jogo de sentido único, onde as 'águias' mereceram claramente a vitória. Uma grande exibição de Peiser (guarda-redes forasteiro), os postes, e uma boa organização defensiva de toda a equipa da Naval acabaram por dificultar a tarefa aos visitados que fizeram de tudo para vencer o encontro. Este resultado coloca a formação da Luz no topo da tabela, exequo com o Braga, e aumenta a distância para os rivais de sempre: FC Porto e Sporting.Nas restantes partidas o destaque vai para a pesada derrota do Belenenses em casa e para novo 
desaire do Leixões. No jogo que abriu a ronda, o Belenenses recebeu o Paços de Ferreira e foi derrotado por claros 0-3, prolongando assim o seu mau momento. O Leixões foi derrotado em casa pelo Nacional (2-4), mas João Capela, árbitro do encontro, teve uma influência decisiva no resultado final verificado. Em Leiria, a equipa local e a Académica empataram a uma bola. André Vilas Boas continua a dar cartas e os 'estudantes' conseguiram conquistar 1 ponto num campo muito complicado. Por último, o V.Setúbal empatou a zero com a Olhanense em casa. Se Manuel Fernandes parece ter devolvido nova vida ao conjunto sadino, Jorge Costa parece não conseguir contrariar esta tendência de empates no campeonato.
desaire do Leixões. No jogo que abriu a ronda, o Belenenses recebeu o Paços de Ferreira e foi derrotado por claros 0-3, prolongando assim o seu mau momento. O Leixões foi derrotado em casa pelo Nacional (2-4), mas João Capela, árbitro do encontro, teve uma influência decisiva no resultado final verificado. Em Leiria, a equipa local e a Académica empataram a uma bola. André Vilas Boas continua a dar cartas e os 'estudantes' conseguiram conquistar 1 ponto num campo muito complicado. Por último, o V.Setúbal empatou a zero com a Olhanense em casa. Se Manuel Fernandes parece ter devolvido nova vida ao conjunto sadino, Jorge Costa parece não conseguir contrariar esta tendência de empates no campeonato.Classificação:
1ºSp. Braga 10jogos/25pontos
2ºBenfica 10/25
3ºF.C. Porto 10/20
4ºNacional 10/17
5ºMarítimo 10/15
6ºRio Ave 10/15
7ºU. Leiria 10/14
8ºSporting 10/14
9ºV. Guimarães 10/10
10ºP. Ferreira 10/10
11ºNaval 10/10
12ºV. Setúbal 10/8
13ºOlhanense 10/8
14ºBelenenses 10/8
15ºLeixões 10/8
16ºAcadémica 10/7

3 comentários:
E para a prox jornada Benfica será lider isolado!
O Benfica so tem caga nos jogos que ganha.
Para quem gosta e sabe ver futebol sabe que o Benfica está a praticar um estilo de jogo muito atractivo que nada tem a ver com o dos anos (e treinadores) anteriores. Consistência defensiva e ataque que tem uma mistura de "samba" e "tango" dão um novo colorido ao ímpeto atacante dos encarnados.
Um futebol que já não é aos repelões, mas que faz circular a bola a largura do terreno. Não querendo (mas ao mesmo tempo não evitando), parece-me que em relação aos seus adversários mais directos o Benfica tem a vantagem de estar com a sua cotação, bem como a dos atletas em alta, o que lhes permite partir para os jogos com confiança acrescida e interiorizar o processamento táctico de Jorge Jesus.
Desta forma parece a meu ver "imaturo" (passe a expressão) falar em sorte, quando o que está em causa é o sistema de jogo, a forma como os jogadores o processam e se dispõem em campo pa inverter o resultado quando este se encontra desfavorável. E o que tem acontecido com a formação da luz na minha opinião.
Enviar um comentário