domingo, 16 de maio de 2010

Futebol de Formação

Iniciaram-se este fim-de-semana as fases finais dos campeonatos nacionais de iniciados e juniores, os quatro intervenientes são exactamente os mesmos em ambos os escalões, FC Porto e Vitória de Guimarães da zona norte e SL Benfica e Sporting CP da zona sul, equipas que repetem também a presença na fase final do nacional de juvenis que se inicia mais tarde devido à presença da selecção nacional na fase final do Europeu de Sub 17.

No nacional de juniores o Benfica recebeu o Sporting no Caixa Futebol Campus e as duas equipas empataram a 3 golos num jogo louco (2-2 aos 25 minutos…). Em Guimarães o Vitória bateu o Porto por 2-0, foi talvez a primeira meia surpresa desta fase final, um golo em cada metade e a expulsão do adjunto dos dragões (Capucho) valeu o topo da classificação aos minhotos!

No nacional de iniciados o Benfica não se deixou surpreender em Guimarães, vencendo por 1-0 e o Porto derrotou os jovens leões por 2-0 no Olival. Na próxima jornada teremos um clássico no Seixal entre Benfica e Porto enquanto os jovens leões tentarão regressar às vitórias frente ao Vitória na Academia Puma.

Iniciamos também hoje a apresentação do ranking desta fase final, atribuindo uma ponderação de 0.50 pontos ao nacional de iniciados, 0.75 pontos ao nacional de juvenis e 1 ponto ao nacional de juniores, bem como 0.2 pontos por cada jogador na fase final do Europeu Sub 17 e 0.4 pontos por cada jogador na fase final do Europeu de Sub 19:


O Vitória, a única equipa com vitórias na fase final de Juniores assume a liderança nesta primeira semana, mesmo após a presença de 10!! jogadores do Sporting na fase final do Europeu de Sub 17.

3 comentários:

Edu disse...

Excelente post! São poucos os sites/blogs que falam de futebol jovem, por isso os meus parabens!!!

Juvenal disse...

Bonito ver o Guimarães a bombar. Formação não é só os 3 grandes. Aliás, os 3 grandes vão "roubar" mts miudos acima dos 15/16 anos aos "pequenos" clubes.

Fausto disse...

Grande jogo o deste fds entre Sporting e Benfica no Seixal. Além de terem havido seis golos não houve problemas entre os adeptos nem entre os jogadores. No final era ve-los a cumprimentarem-se todos. Um exemplo para os mais velhos, sobretudo para aqueles que no ano passado quiseram roubar o campeonato ao Benfica! Assim se vê onde estão os arruaceiros!