domingo, 30 de maio de 2010

O FUTSAL NO MUNDO!

O Futsal começa a ser, nos dias de hoje, uma parte do quotidiano desportivo da população Mundial. Nas escolas, nos clubes, na televisão, na imprensa... De repente, o "modesto" futebol de 5 entra nas nossas casas e conquista, a pouco e pouco, um grupo de admiradores.

Uns rendem-se à singularidade inegável da modalidade, à sua intensidade e dinamismo; enquanto, outros apreciam as suas semelhanças com o futebol de 11. Na verdade, ainda existem muitos adeptos do futsal [entenda-se treinadores, atletas, apreciadores da modalidade...] que não o conseguem ver como uma modalidade distinta do futebol. Ainda existem muitas pessoas que acreditam que o Futsal é, na verdade, uma versão mais "compacta" do futebol tradicional.

Esta sequência de artigos tem, por esse motivo, como objectivo principal fazer uma apresentação do Futsal, como modalidade única e distinta, aos leitores em geral.

• As Origens do Futsal:

Tudo começou no Uruguai em 1930. O país festejava a conquista do Primeiro Campeonato do Mundo da FIFA, com uma bola em cada campo de Montevidéu. Era a "febre da bola" que consumia uma nação inteira, especialmente as crianças. Estas, devido à falta de campos de futebol na cidade, juntavam-se nos campos de basquetebol e lá faziam as suas "peladinhas". Reparando neste cenário, Juan Carlos Ceriani, um professor de Educação Física argentino que morava na cidade, teve uma "visão" de uma nova modalidade... Eis o pai do Futsal!

Pólo Aquático, andebol e basquetebol. As regras base destas modalidades foram os ingredientes usados por Ceriani para "cozinhar" os regulamentos do Futebol de 5. Este rapidamente se difundiu pela América do Sul, sendo criada em 1965 a Confedração Sul-Americana de Futebol de Salão. Quem eram os seus Membros? Uruguai, Paraguai, Peru, Argentina e Brasil, o maior apaixonado pela modalidade.

Da América do Sul para a Europa foi um "saltinho". Imigrantes espanhóis e portugueses, que habitavam no Sul do continente Americano, foram os responsáveis por trazer o Futsal na Bagagem! E ainda bem que o fizeram!

Em 1971, em S. Paulo, é fundada, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), da qual faziam parte a Argentina, a Bolívia, o Brasil, o Paraguai, o Peru, o Uruguai e Portugal (o único membro Europeu).

• O Nascimento de mais um Fenómeno Mundial

O "bébé" de Ceriani cresceu de tal forma que, em 1985, J. Blatter (na época, secretário Geral da FIFA) e João Havelange (então Presidente da mesma organização) decidiram incorporar o Futsal na grande família do Futebol Mundial.
Os dirigentes da FIFA encarregaram Galán Torres e José Bonetti, de dar andamento ao projecto. Estes concluiram porém, numa primeira reunião, que as regras para a modalidade definidas por Ceriani não eram muito precisas, assim como a estrutura do campo e a própria bola.

Em Janeiro de 1986, Torres e Bonetti colocaram mãos à obra: partiram das Regras do Jogo de Futebol, nas ideias da FIFUSA e do Hóquei no gelo e adaptaram-nas à realidade do Futsal. Para além disso, decidiram aplicar as medidas do campo e baliza do Andebol. Após um longo ano de trabalho, finalmente foram criadas as regras provisórias.

Parte do trabalho estava feita, contudo, era preciso testar na prática estas regras. Para isso, Porta Bussons (Presidente da Real Federação Espanhola de Futebol e membro do Comité Executivo da FIFA) após ter recebido " Luz verde"da FIFA, convenceu Gyorgy Szepezi (Federação Hungara) a organizar o primeiro desses testes. O resultado desta avaliação foi um verdadeiro sucesso! As regras revelaram-se funcionais e a Hungria sagrou-se grande vencedora do torneio, onde participaram também a Espanha, a Bélgica, a Holanda, o Perú, o Brasil, os EUA e a Itália.

Dado o primeiro passo, sucederam-se os testes e as reuniões de revisão do regulamento (tendo sempre em mente os acontecimentos registados nos torneios). La Coruña, El Ferrol e Santiago de Compostela (Fevereiro de 1987) e o Brasil (Setembro de 1987) foram os palcos que sucederam à Hungria. Espanha e Paraguai, respectivamente, os "novos" Campeões.

As regras revelaram-se além das expectativas e foram finalmente oficializadas. Junto com o regulamento final, Galán "entregou" a sugestão de organizar um Campeonato Mundial para "oficializar" a modalidade. Blatter gostou da ideia e apoiou a organização do Primeiro Mundial de Futsal da FIFA.

• E assim surge o Campeonato do Mundo de Futsal!

A Holanda foi a primeira anfitriã da prova rainha do Futsal, tendo "caído" na Final frente ao Brasil. Tudo aconteceu em Janeiro de 1989, nas cidades de Amesterdão, s'Hertogenbosch, Arnhem, Leeuwarden, Utrecht e Roterdão (que recebeu a final).
Desde essa altura, o Brasil sagrou-se Campeão do Mundo em 1992 (Hong Kong) e em 1996 (Espanha) e em 2008 (Brasil). Para além destes, outra grande potência da modalidade é a Espanha, vencedora de dois Mundias, em 2000 (Guatemala) e 2004 (Taipé).
Por tudo isto, o Campeonato do Mundo de Futsal é hoje o 4º torneio mais antigo da FIFA.

Então, mas e a evolução do Futsal na Europa? E em Portugal? É este o ponto final da História do Futsal? Não... O resto fica guardado para o próximo artigo...

1 comentário:

Diana J. disse...

Parabens Alexandra, fica à espera do proximo post ;) Espero que escrevas tambem sobre o futsal feminino, pois não sei nada do que se passa em portugal