
Este estudo baseia-se no valor efectivo de mercado que tem cada jogador das diferentes equipas europeias e certamente que o ano avassalador de 2009 da formação 'blaugrana' - venceram seis títulos - estará directamente relacionado com a conclusão verificada.
Segundo este estudo, o valor total dos 21 jogadores utilizados por Guardiola é de 514 milhões de euros. Em seguida aparecem Real Madrid (473), Chelsea (436), Manchester United (374), Inter (360), Liverpool (321), Arsenal (304), Juventus (266), Milan (251) e Bayern Munique (239).

Outro aspecto interessante desta análise é que a Premier League é considerado o campeonato mais valioso do momento, já que a soma do valor de todos os jogadores perfaz um total de 3,2 biliões de euros. Só depois aparecem La Liga (2,6), Serie A (2,4), Bundesliga (1,6) e Ligue 1 (1,5). Para isto muito contribuem os plantéis de Chelsea, Manchester United, Liverpool, Arsenal, Manchester City e Tottenham que ultrapassam os 200 milhões de euros. Em Espanha isto só acontece com Barcelona, Real Madrid, Valência e Sevilha e em Itália este valor só é atingido por Inter, Juventus, Milan, Roma e Fiorentina.
Para terminar falta referir uma nota importante. Este estudo não tem por base, obviamente, as astronómicas cláusulas de rescisão com que os clubes tentam 'blindar' os jogadores. Os valores associados a cada atleta são atribuídos tendo em

1 comentário:
esta equipa do barça é das melhores de sempre!
Enviar um comentário