Agora que os reforços dos três grandes começam a mostrar aquilo que valem (mais ou menos bem), podem começar a desenhar-se já aguns retratos (pitorescos, é certo) do que poderão ser FC Porto, Benfica e Sporting durante a época 2011/2012.
O Benfica tem tido os jogos mais exigentes, optando por começar logo a rodar com nomes europeus mais sonantes, como o PSG ou o Anderlecht. No entanto, os resultados não têm sido famosos e continua a haver muitas dúvidas sobre o onze inicial. De entre mais de 30 jogadores, é natural que tal aconteça.
No FC Porto, as mudanças não são muitas, a não ser na equipa técnica. E que mudança! Aparentemente, Vítor Pereira ainda não conseguiu ter mão na geração de ouro que ainda
mostra muitos resquícios 'villas-bonenses'. Além disso, os dragões também enfrentam dúvidas; ainda não se sabe quem sai do clube e, por conseguinte, quem entra.
Os únicos que têm mostrado competência e organização na sua estrutura - algo que não víamos há já alguns anos - foram os homens de leão ao peito. Domingos Paciência terá conseguido reconstruir de raiz o clube de Alvalade e, por agora, tem demonstrado uma equipa regular nas exibições e exigente no esforço. Resultado disso são as três vitórias na Holanda, com 14 golos marcados e nenhum sofrido.
O Sporting poderia partir como outsider para esta época, mas a verdade é que está a surpreender e está a colocar os seus rivais directos em sentido. Ainda assim, depois de haver trabalho feito na Luz e no Dragão, teremos um campeonato renhido e disputado, de novo, pelos três clássicos.