sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quarto círculo: Um orgulho racional

É bem verdade que as paixões nos toldam os sentidos de uma tal forma que, por vezes, até somos levados a fazer loucuras por elas. No entanto, o futebol não deve ser uma delas. O desporto-rei é uma paixão para ser amada de forma saudável e com a sua quota-parte de racionalidade. Há poucos dias, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol colocou o FC Porto como o terceiro melhor clube do mundo, mesmo atrás do Barcelona e do Real Madrid.

Todos temos as nossas preferências clubísticas, é certo, mas uma tal classificação só pode ser motivo de orgulho para os portugueses, por muito que não se goste do emblema, dos dirigentes ou de um ou outro jogador do clube da Invicta. Quando as equipas portuguesas jogam lá fora e são reconhecidas internacionalmente, elas estão não só a dar a sua própria cara, mas também levam a bandeira de Portugal ao peito. Seria, portanto, algo tonto da nossa parte estar contra aquilo que é nosso. No futebol, como em tudo na vida.



3 comentários:

andre disse...

ha pois e, temos que ter amor a patria hehehe grande porto, estou kontigo

Russo disse...

Estes rankigs sao uma treta.. aki à tempos saiu um ranking da IFFHS que dizia k o campeonato argentino e brasileiro eram melhores k alguns dos melhores campeonatos europeus..

Comunidade Online disse...

Pessoal se gostam de futebol juntem-se a esta comunidade/site que é uma especie de fusão entre facebook e jogo, é um espetáculo!

http://www.erepublik.com/en/referrer/HugodePayens