sexta-feira, 18 de julho de 2014

Bola de Ouro para Neuer, sff!

fifa.com
Durante este ano, nomeadamente com a montra que é o Campeonato do Mundo, o alemão Manuel Neuer deixou de ser um candidato a melhor guarda-redes do planeta para se afirmar como o mais completo guardião à face da terra.
             
Nunca se ouviu tanto falar em 1x4x3x3 para se caracterizar uma equipa. Neuer é isso, o líbero que protege as costas da defesa com uma rapidez felina a sair da baliza e o primeiro homem da fase de construção, mostrando um à vontade impressionante a jogar com os pés.

Nas saídas aos cruzamentos exibe grande imponência em intercetar a bola no ar e agarrá-la com uma segurança de altíssimo nível. Quando é impossível agarrar o esférico, certifica-se que a soca para bem longe, não a deixando jogável para um adversário. É destemido nestas ações, e Higuaín que o diga.

É um líder nato, que comanda a sua defesa, e capaz de intervenções fantástica, fazendo lembrar um guarda-redes de andebol pelos reflexos ou até um jogador de voleibol pela forma acrobática com que impede que o esférico atinja o seu alvo.

Por muito ágeis e simpáticos que sejam Petr Cech, Gianluigi Buffon, Iker Casillas ou Thibaut Courtois, nenhum deles reúne todas estas características. Manuel Neuer é, por isso, o melhor e mais completo guarda-redes do mundo.

Tudo isto somado leva-nos a pensar há quanto tempo não se assistia a um guardião que primasse por roçar a perfeição em todos os aspetos, e de que forma se o pode condecorar para além da Luva de Ouro que recebeu no último Mundial.

Com o fracasso de Cristiano Ronaldo no Mundial, a intermitência de Lionel Messi e o problema disciplinar de Luis Suárez, será à altura ideal para devolver o prémio de melhor jogador do mundo a um guarda-redes?

Para além das exibições fantásticas, estamos a falar de um guardião que ganhou tudo em 2013/14 à exceção da supertaça alemã e da Liga dos Campeões e que, até confirmar o título germânico pelo Bayern, tinha apenas 13 golos sofridos em 26 jogos.

3 comentários:

Tobias disse...

Dificilmente a Bola de Ouro irá para um guarda-redes. Normalmente, são os goleadores que costumam ganhar o tão prestigiado prémio.

MESSI FOREVER!!!

Adjunto disse...

É verdade que hoje em dia um GR dificilmente ganha a Bola de Ouro. Mas faz sentido apontar Neuer como candidato, ainda para mais quando fez uma grande época pelo Bayern (apenas foi vergado pelo Real Madrid na Champions) e conquistou o título mundial pela Alemanha.

Anónimo disse...

Acho piada que na vossa edição especial sobre o Mundial o tenham apresentado como um dos pontos fracos da Alemanha ahah