segunda-feira, 28 de julho de 2014

Mesut Ozil: O génio intermitente

fifa.com
Se há jogador que fica bem no resumo de qualquer jogo ou numa compilação de momentos é Mesut Ozil. Passes extraordinários, visão de jogo fantástica e pormenores de excelência.
               
No entanto, um jogo não se esgota num resumo. Uma compilação de momentos é apenas uma amostra enviesada da real capacidade de um jogador. O médio-ofensivo germânico é um exemplo clássico.

A sua imagem percecionada não é real. Trata-se de um jogador que se desliga durante muito tempo do jogo durante os 90 minutos, pouco se dá por ele e parece estar muito apagado. No entanto, em um, dois ou três raros momentos, faz um passe que jamais alguém imaginaria e entrega um golo feito a um colega. Cristiano Ronaldo e Olivier Giroud que o digam.

No final da temporada, coleciona assistências e poucos o superam no panorama europeu. Aí surge o dilema que tem acompanhado José Mourinho, Arsène Wenger e Joachim Low. Que fazer a um futebolista que deveria estar a ter muito mais influência no jogo e que as coisas não lhe estão a correr bem? Substitui-lo? E quando se trata de Ozil, que em 90 minutos pode ter apenas um bom momento, mas ser nesse lance que a partida se resolve?

Quantas vezes foi visto a estar bem desde o pontapé de saída até ao apito final? A genialidade reconhecida vai disfarçando os seus sucessivos apagões, mas aos 25 anos, já se exige que apresente maior consistência e que apareça mais a assumir um papel fundamental na organização de jogo das equipas representa. Mas que não deixe de entregar golos feitos, claro.

Sem comentários: