quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Edição de Novembro - Já nas bancas!


A edição de Novembro da revista FUTEBOLISTA já está disponível nas bancas!

Este mês damos especial destaque a Diego Costa, avançado do Chelsea que está a pulverizar recordes na Premier League, justificando, e de que maneira, a exigência de Mourinho para contar com ele nos 'blues'.

Igualmente a não perder: Danny Welbeck nos Galácticos, entrevista exclusiva a Zeca, do Panathinaikos, análise ao trio argentino do Benfica composto por Enzo, Salvio e Gaitán; reportagem sobre o desempenho dos argelinos Brahimi e Slimani, um artigo sobre Chicharito, um 'Frente a Frente' entre Tévez e Higuaín e muito, muito mais!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Taça de Portugal: Sorteio da 4ª Eliminatória


Foi hoje realizado o sorteio da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, com os 32 clubes participantes a conhecerem os seus adversários, sendo de destacar a deslocação do Sporting a casa do Sporting de Espinho, a receção do Benfica ao Moreirense, bem como o duelo minhoto entre V. Guimarães e Sporting de Braga.

Os embates estão agendados para o próximo dia 23 de novembro.

Confira os 16 jogos:

Nacional (L) - Ribeirão (CNS) 
Famalicão (CNS) - Fafe (CNS) 
Feirense (L2) - Chaves (L2) 
Paços de Ferreira (L) - Riachense (CNS) 
Penafiel (L) - Aves (L2) 
Sporting de Espinho (CNS) - Sporting (L) 
Vitória SC (Guimarães) (L) - SC Braga (L) 
Atlético CP (L2) - Marítimo (L) 
Oriental (L2) - Vitória FC (Setúbal) (L) 
Trofense (L2) - Belenenses (L) 
Vieira (CNS) - Freamunde (L2) 
Benfica (L)- Moreirense (L) 
Gil Vicente (L) - Varzim (CNS) 
Santa Maria (CNS) - Santa Eulália (CNS) 
Vizela (CNS) - Operário dos Açores (CNS) 
Rio Ave (L) - Oliveirense (L2)

NOTA: L: Primeira Liga; L2: Segunda Liga; CNS: Campeonato Nacional de Seniores.

Vai dar que falar: Hildeberto Pereira



Este jovem jogador da formação de juniores do Benfica é um avançado que pode atuar em qualquer uma das posições do ataque. Ora em zona mais central, ora descaído para uma das alas, é um jogador absolutamente imparável. De resto, alguns comparam-no a Hulk e em boa verdade, a sua intensidade e robustez física fazem lembrar um pouco o avançado do Zenit. 
É muito forte fisicamente, muito difícil de parar e bastante rápido. É destro, tem um bom nível técnico e a sua intensidade no jogo é sempre elevada. Como avançado que é, deverá tornar-se um pouco mais frio na hora de finalização, pois tem um remate muito forte, mas por vezes a melhor opção passa por colocar apenas a bola e necessita de apurar esse discernimento. Será porventura essa a característica a trabalhar, ganhar maior lucidez no campo que poderá fazer dele um jogador melhor, pois tem tendência a "levar tudo à frente" quando por vezes tem melhores opções no jogo. 
É, no entanto, um jogador interessante que deve trabalhar para melhorar os seus pontos mais débeis e poderá tornar-se um avançado com lugar no melhores clubes da nossa liga.



A ficha:
Nome: Hildeberto Pereira
Data de nascimento:02/03/1996
Local de nascimento: Portugal
Altura: 1,75 m
Peso: 75 kg
Posição: Avançado


EM AÇÃO:



sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O que é feito de… Jimmy Hasselbaink


Passou por vários países como, por exemplo, Portugal, Espanha ou Inglaterra e foi um dos melhores jogadores holandeses que brilharam nos últimos tempos. O seu nome é Jimmy Floyd Hasselbaink e era um ponta-de-lança com faro pelo golo, fisicamente possante e que deixou muitas saudades. 

Jimmy Floyd Hasselbaink nasceu a 27 de março de 1972, na cidade de Paramaribo, situada no Suriname. O ponta-de-lança holandês começou no modesto Telstar, mas ao fim de apenas uma temporada assinou pelo AZ Alkmaar, onde jogou, na totalidade, 46 jogos e marcou 5 golos. Ficou no AZ Alkmaar durante três temporadas consecutivas (1990/1991, 1991/1992, 1992/1993). Nos dois anos seguintes Hasselbaink ficou sem equipa, pelo que se dedicou a representar equipas não profissionais, nomeadamente o Neerlandia/SLTOVV. 
    

CHEGADA A PORTUGAL 
Na temporada 1995/1996, Jimmy Floyd Hasselbaink rumou até Portugal para assinar contrato com o modesto clube alentejano Campomaiorense. No clube de Campo Maior, Hasselbaink partilhou o balneário com jogadores como, por exemplo, o sueco Michael Brundin, o sérvio Goran Stevanovic, o búlgaro Stanimir Stoilov, ou os portugueses Paulo torres, Beto ou Nuno Afonso. Ao serviço do Campomaiorense, o ponta-de-lança holandês jogou 31 partidas e marcou cerca de 12 golos, pelo clube alentejano, mas tal não foi suficiente para manter o clube no escalão principal. Ainda assim, a sua força, velocidade e capacidade de finalização levaram-no até ao Porto, mais precisamente para o Boavista onde, ao lado de nomes como, por exemplo, o guarda-redes Ricardo, Bobó, Rui Bento, Martelinho, Nuno Gomes ou Tulipa, deu continuidade à sua subida na carreira, apontando 24 golos em 36 jogos, tendo ainda conquistado 1 Taça de Portugal. No final dessa época, o seu parceiro de ataque Nuno Gomes rumou ao Benfica que, teoricamente, estaria interessado em levar também o holandês, mas os valores mais altos postos em cima da mesa por parte do Leeds United levaram Jimmy até Inglaterra onde construiu uma história de sonho.

    
INGLATERRA – PARTE I
Na época 1997/1998, Jimmy viajou então para Inglaterra para representar o Leeds United, a troco de mais de três milhões de euros, e passou então a ser conhecido apenas por Hasselbaink. Em Leeds jogou com jogadores como, por exemplo, Harry Kewell, Alan Smith, Bruno Ribeiro ou Tomas Brolin e na sua passagem por Elland Road, Hasselbaink realizou, no total, 87 jogos e apontou 42 golos. O avançado da Holanda ficou no Leeds United durante duas épocas (1997/1998, 1998/1999), conseguindo na segunda alcançar o título de melhor marcador da Premier, juntamente com Michael Owen e Dwight Yorke, todos com 18 golos apontados. Apesar disso, o poderoso avançado recusou a proposta de renovação e o clube colocou-o no mercado, surgindo o Atlético de Madrid no seu encalce, contratando-o por quase 15 milhões de euros.



PASSAGEM POR MADRID
Apesar de se ter adaptado muito bem ao estilo espanhol, numa equipa que contava com Hugo Leal, Gamarra, Aguilera, Jordi Lardín ou Santiago Solari, a verdade e´que os ‘colchoneros’ viviam um período de grande instabilidade, tendo conhecido nessa época quatro treinadores diferentes. Assim, os seus 24 golos em 34 jogos e 32 tentos no total, de nada valeram para que a equipa da capital conseguisse evitar a descida de divisão. A consequência lógica foi a debandada das suas principais estrelas e Hasselbaink não fugiu à regra, regressando a Inglaterra, onde desta vez assinou pelo Chelsea.



INGLATERRA – PARTE II
Em Stamford Bridge, Jimmy Floyd Hasselbaink foi encontrar uma equipa que estava a começar a apostar em grandes estrelas estrangeiras e acabou por partilhar balneário com grandes jogadores como, por exemplo, Tore André Flo, Gianfranco Zola, William Gallas, Emmanuel Petit, Eidur Gudjohnsen, Frank Lampard, Hernán Crespo ou Joe Cole. Como jogador dos Blues, Hasselbaink jogou 177 jogos e marcou 88 golos, tendo festejado a conquista de 1 Community Shield. O goleador holandês permaneceu quatro temporadas em Londres (2000/2001, 2001/2002, 2002/2003, 2003/2004), sendo que depois de brilhar em Stamford Bridge, Hasselbaink assinou a custo zero pelo Middlesbrough, onde privou com jogadores como Mark Schwarzer, Michael Reiziger, Gareth Southgate ou Gaizka Mendieta. Ao serviço do Middlesbrough, Hasselbaink realizou 86 jogos e marcou 44 golos, tendo contribuído decisivamente para ajudar o ‘Boro’ a chegar à final da Taça UEFA, que acabaria por perder por 4-0 para o Sevilha, no segundo ano. No final dessa época Gareth Southgate ascendeu ao cargo de treinador e libertou o avançado nascido no Suriname. Inicialmente a ideia passava por ingressar no Celtic, mas uma vez mais acabaria por permanecer na Premier League, desta feita com as cores do Charlton Athletic, onde jogou 29 jogos e onde marcou, apenas, 4 golos.



TERMINAR NO PAÍS DE GALES
Ao fim de uma época, Hasselbaink voltou a mudar de clube, e apesar de tudo apontar para que continuasse em Inglaterra, desta feita no Leicester, acabou por seguir viagem para o País de Gales, ainda no Reino Unido, e assinou contrato com o Cardiff City. O responsável por isso foi o presidente do clube, Peter Ridsdale, que tinha trabalhado com o avançado no Leeds e que queria que ele fizesse dupla com Robbie Fowler. Contudo, apesar de ter participado em 44 jogos pelo clube, apenas marcou 9 golos, sendo que, devido à idade, raramente conseguia terminar uma partida, pelo que acabou por ‘pendurar as chuteiras’ no clube galês, na temporada 2007/2008, aos 36 anos.    

POUCO PRODUTIVO PELA ‘LARANJA MECÂNICA’
Apesar de ter nascido no Suriname, Jimmy Floyd Hasselbaink acabou por representar a seleção da Holanda, à semelhança de outros jogadores oriundos do mesmo país, como Clarence Seedorf. No entanto, não conseguiu ganhar a mesma projeção já que, fruto da forte concorrência, registou apenas 23 internacionalizações (9 golos), ainda que tenha marcado presença no Campeonato do Mundo de 1998 (França), na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2004 e na fase de qualificação para o Mundial de 2002.


Atualmente, com 42 anos, Jimmy Floyd Hasselbaink enveredou pela carreira de treinador, apesar de se encontrar atualmente sem clube, depois de ter treinado, na época passada, os belgas do Royal Antwerp e de ter iniciado a sua carreira como adjunto no Nottingham Forest.

A FICHA
Nome: Jerrel Floyd Hasselbaink
Data de Nascimento: 27/03/1972
Local de Nascimento: Paramaribo, Suriname
Altura: 1,78m
Peso: 75 kg
Posição: Ponta-de-Lança

TRAJETÓRIA
1989/1990: Telstar
1990/1993: AZ Alkmaar 
1993/1995: Neerlandia/SLTOVV
1995/1996: Campomaiorense
1996/1997: Boavista
1997/1999: Leeds United
1999/2000: Atlético de Madrid
2000/2004: Chelsea
2004/2006: Middlesbrough
2006/2007: Charlton Athletic
2007/2008: Cardiff City

PALMARÉS
1 Taça de Portugal (1996/1997)
1 FA Community Shield (2000)


EM AÇÃO
Recorde aqui alguns dos melhores momentos do avançado holandês:


Fora de Campo: Bilhetes para jogos com desconto de 50%!


Está de volta o Dia das Compras na Net! O VTICKETS (www.vtickets.pt) volta a juntar-se este ano à ACEPI (Associação do Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva) e à pioneira iniciativa, que decorre esta sexta-feira.

Assim, durante todo dia de hoje, 24 de Outubro, terá a possibilidade de comprar bilhetes para vários jogos com um desconto de 50% sobre o preço final! O processo é rápido e simples, semelhante às habituais compras na plataforma. Depois de ter escolhido o jogo para o qual pretende adquirir bilhetes, terá apenas de aplicar o código #DCN2014, preencher os campos destinados aos dados de facturação, escolher o modo de pagamento e finalizar a compra. Ao aplicar o código #DCN2014 o valor cobrado sofre de imediato um abatimento de 50%!

Eis os jogos que pode adquirir com 50% de desconto:

• SC Braga x SL Benfica
• Sporting x CS Marítimo
• FC Porto x CD Nacional
• Estoril x Belenenses
• Vitória FC x Vitória SC
• Boavista FC x P. Ferreira
• CD Nacional x Académica
• FC Porto x Rio Ave

VÍDEO: Monumental golo de Lamela!



O Tottenham bateu ontem em casa o Asteras Tripolis, em jogo do Grupo C da Liga Europa, por contundentes 5-1. Se o resultado já seria motivo de satisfação para os londrinos, a verdade é que o momento alto da noite pertenceu ao argentino Erik Lamela, ao apontar um extraordinário golo... de 'rabona'. O tento do ex-jogador da Roma colocou o marcador na altura em 2-0 favorável aos ingleses, sendo que o jovem de 22 anos ainda viria a bisar na partida.


Para ver e rever:


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Craques 2ª Liga: Tobias Figueiredo


É mais uma jovem promessa que vai brilhando na Equipa B do Sporting Clube de Portugal, enquanto espera por uma chamada de Marco Silva para a equipa principal 'verde e branca'. O seu nome é Tobias Figueiredo e é a nova coqueluche que brilha na equipa secundária dos 'leões'.  

DO PENALVA PARA O SPORTING CP  
Irmão de Cristiano, guarda-redes da Académica de Coimbra, Tobias Pereira Figueiredo nasceu no dia 2 de fevereiro de 1994, em Sátão. Tobias Figueiredo começou a sua carreira no futebol no modesto Sport Clube Penalva do Castelo, onde integrou as camadas jovens do clube. Depois de dar nas vistas pelo Penalva, Tobias Figueiredo assinou contrato com o Sporting aos 11 anos, integrando as camadas jovens dos 'leões' em 2005. E rapidamente começou a dar nas vistas, destacando-se como um central muito forte no aspeto físico e com argumentos técnicos que o fizeram jogar muitas vezes num escalão acima do seu. A sua evolução estava a acontecer de forma muito rápida, mas na época 2011/12 sofreu uma grave lesão que o afastou dos relvados durante quase toda a temporada. Ainda assim, ainda recuperou a tempo de fazer parte da equipa de juniores que venceu o Campeonato Nacional dessa época, relegando inclusivamente para o banco Tiago Ilori.


Ainda com idade de júnior, foi chamado a integrar a equipa B na temporada 2012/2013, dividindo as suas prestações entre os dois escalões e a verdade é que não defraudou as expetativas na 2ª Liga, participando em 18 partidas (mais 11 nos juniores). Perante este cenário, a ideia para a temporada passada passava por cimentar a sua posição na equipa secundária dos 'leões', mas o jovem defesa central não conseguiu manter o nível e depois de alguns problemas disciplinares, acabou por realizar apenas sete partidas em meia época.



RODAGEM NO REUS
Desta forma, em janeiro de 2014, o Sporting decidiu-se pela cedência de Tobias Figueiredo, a título de empréstimo, aos espanhóis do CF Reus, da 2ª Divisão B de Espanha. O central, na altura com 19 anos, viajou juntamente com o companheiro de equipa Alexandre Guedes (cedido a título definitivo, com o Sporting a ficar com 40% de uma futura transferência), sendo que o objetivo passava por lhe dar mais minutos de competição, tendo terminado a época com 13 jogos (um golo) efectuados.





REGRESSO AOS B'S
Terminado o período de empréstimo e mediante o seu desempenho no Torneio de Toulon durante o verão, Tobias Figueiredo foi chamado a regressar ao Sporting para a nova época, mas integra, até ao momento, a Equipa B 'leonina', onde se assume como totalista nos primeiros nove jogos na Segunda Liga portuguesa, tendo até apontado um golo. De qualquer das formas, a esperança depositada no jovem leão é grande, e prova disso mesmo é o facto de recentemente o defesa central ter renovado o seu contrato com o Sporting até 2019, com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.


Assim, atendendo ao seu trajeto e às suas qualidades, a sua promoção à equipa principal será apenas uma questão de tempo, quiçá até já no reinado de Marco Silva. É que o jovem defesa-central português, de 20 anos, é um jogador forte no jogo aéreo, devido aos seus 1,88 metros, dono de um excelente sentido posicional, muito forte a nível físico e nunca dá um lance ou uma bola como perdida, assumindo-se igualmente como um líder natural pelas várias equipas por onde tem passado.

PROMESSA PARA A SELEÇÃO  
Pelas camadas jovens da Seleção, Tobias Figueiredo tem demonstrado sempre um enorme potencial, somando já cerca de 50 internacionalizações nos vários escalões. De resto, o jovem defesa-central português marcou presença no Campeonato da Europa de Sub-17 de 2010 e no Campeonato da Europa de Sub-19 de 2013, bem como na fase de qualificação para o Euro’2013 de Sub-19, sendo atualmente o capitão da seleção de Sub-20.




A FICHA
Nome: Tobias Pereira Figueiredo    
Idade: 20 anos
Data de Nascimento: 2/02/1994
Local de Nascimento: Sátão, Portugal
Altura: 1,88 m
Peso: 82 kg
Clube: Sporting CP

TRAJETÓRIA
2003/2005: Penalva
2005/2012: Sporting CP
2012/2014: Sporting CP (Equipa B)
2013/2014: CF Reus (empréstimo)
2014/2015: Sporting CP
2014/2015: Sporting CP (Equipa B)

PALMARÉS
1 Campeonato Nacional de Juniores A – 1ª Divisão (2011/2012)

Por João Nobre

Vai dar que falar: Raphael Guerreiro





Raphael Guerreiro nasceu a 22 de Dezembro de 1993 em França. Filho de pai português e mãe francesa, este jovem lateral esquerdo fez o seu percurso no Centro Nacional de Treinos de Clairefontaine. Era desejado para representar a equipa gaulesa mas optou por defender as cores de Portugal.

Começou a dar nas vistas no Caen, clube da sua terra natal e foi inclusivamente considerado o melhor lateral esquerdo da Ligue 2. Vários clubes demonstraram então interesse na sua contratação, acabando por assinar pelo Lorient a troco de 2,5 milhões de euros.

Desde então assumiu-se como titular indiscutível na principal liga francesa e tem sido também uma peça basilar na selecção portuguesa de Sub-21. É um lateral muito ofensivo, que faz da sua velocidade a principal arma. Possui grande intensidade no jogo e faz todo o corredor, defensivamente é um jogador aguerrido, raramente faz falta  procura antecipar-se aos adversários ou ganhar posição sobre os mesmos para ganhar a bola. Tem qualidade de passe e cruzamento e parece sempre muito concentrado no jogo.

Todos estes feitos não passam despercebidos a potenciais interessados e entre muitos clubes a que já foi associado destacam-se o FC Porto e o Benfica, clubes grandes portugueses que parecem dispostos a fazê-lo brilhar no país da selecção que representa.


A ficha
Nome: Raphaël Guerreiro
Data de nascimento: 22/12/1993
Local de nascimento: Le Blanc-Mesnil – França
Altura: 1,70 m
Peso: 63 kg

Posição: Defesa (Defesa Esquerdo) / Médio (Médio Esquerdo)

EM AÇÃO:


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O que é feito de… Tarik Sektioui

Jogava como extremo-direito ou esquerdo, era um jogador bastante veloz, tinha uma técnica impressionante e possuía uma enorme capacidade de drible. Jogou duas vezes em Portugal e quase toda a sua carreira foi feita Holanda. É marroquino e o seu nome é Tarik Sektioui. 

INÍCIO NO MAGHREB FEZ  
Tarik Sektioui nasceu no dia 13/05/1977, na cidade marroquina de Fez e iniciou a carreira futebolística ao serviço de um clube modesto de Marrocos – o Maghreb Fez. Depois de dar nas vistas no Maghreb Fez, Tarik Sektioui rumou até França para assinar contrato com o Auxerre. No Estádio Abbé-Deschamps, Tarik Sektioui partilhou o balneário com jogadores como, por exemplo, o togolês Kuami Agboh ou o francês Sabri Lamouchi, mas ao longo das duas temporadas e meia em que representou o Auxerre, entre 1997 e 1999, Tarik Sektioui jogou apenas 2 jogos e não marcou qualquer golo. 

PRIMEIRA PASSAGEM POR PORTUGAL
A meio da temporada de 1998/1999, Tarik Sektioui rumou até à ilha da Madeira para rubricar um contrato com o Marítimo. No Estádio dos Barreiros, o extremo marroquino foi colega de equipa de jogadores de futebol como, por exemplo, Nélson, Ariel González, Alex Bunbury ou Briguel, tendo sido treinado, primeiro, por Nelo Vingada e, depois, por Augusto Inácio. Contudo, o extremo marroquino também não foi feliz na equipa ‘verde rubra’ tendo jogado novamente apenas 2 jogos. 


DA SUÍÇA PARA A HOLANDA 
Depois de uma passagem curta pela ilha da Madeira, Tarik Sektioui rumou, na época 1999/2000, até à Suíça, onde assinou contrato com o Neuchâtel Xamax, onde jogou, apenas, 2 partidas e onde não faturou por nenhuma vez. A meio da época 1999/2000, Tarik Sektioui viajou até à Holanda para representar o Willem II, onde privou com jogadores como, por exemplo, Joris Mathijsen, Denny Landzaat ou o compatriota Youssef Mariana. Tarik Sektioui jogou, pelo Willem II, um total de 78 jogos e apontou 17 golos na Eredivisie, tendo permanecido no clube durante cinco temporadas consecutivas (1999/2000 a 2003/2004). Após a passagem pelo Willem II, Tarik Sektioui decidiu mudar de ares, mas manteve-se na Holanda, e rumou até à cidade de Alkmaar, onde assinou contrato com o clube local – o Alkmaar Zaanstreek-combinatie. No AZ Alkmaar, Tarik Sektioui jogou ao lado de Henk Timmer, Jan Kromkamp, Ron Vlaar ou Robin Nelisse, tendo sido treinado por dois grandes treinadores como Co Adriaanse e Louis van Gaal. Ao serviço do AZ Alkmaar, Tarik Sektioui jogou 63 jogos e apontou 13 golos. O jogador marroquino permaneceu em Alkmaar durante duas temporadas (2004/2005, 2005/2006), sendo que na primeira época defrontou o Sporting CP nas meias-finais da Taça UEFA. 


PORTUGAL - PARTE II
Na temporada seguinte, em 2006/2007, Tarik Sektioui regressou a Portugal, mas para assinar pelo FC Porto, onde privou com grandes nomes do futebol português como, por exemplo, Vítor Baía, Pepe, Ricardo Costa, Lucho González, Lisandro López ou Ricardo Quaresma, tendo sido treinado, primeiro, por Co Adriaanse e, depois, por Jesualdo Ferreira. Na primeira época no Estádio do Dragão, Tarik Sektioui jogou 5 jogos e apontou, apenas, 1 golo. A meio da temporada 2006/2007, Tarik Sektioui saiu para a Holanda, onde assinou pelo modesto RKC Waalwijk. No Waalwijk, Sektioui jogou, na totalidade, 9 jogos e não apontou qualquer golo no campeonato holandês. 

MAIS SUCESSO NO PORTO 
Depois de uma passagem pouco feliz pelo RKC Waalwijk, Tarik Sektioui regressou ao FC Porto, onde privou com outros grandes jogadores dos ‘azuis e brancos’ como Hélton, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Raul Meireles, Hélder Postiga, Hulk, Aly Cissokho ou Rolando. Nas três épocas em que defendeu as cores do FC Porto (2006/2007, 2007/2008, 2008/2009), Tarik Sektioui jogou, na totalidade, 57 jogos e marcou 12 golos, tendo conquistado 3 Campeonatos portugueses, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça de Portugal. 


PASSAGEM PELOS EMIRADOS E TERMINAR EM ‘CASA’ 
Depois do sucesso obtido ao serviço do FC Porto, Tarik Sektioui, na época 2009/2010, despediu-se do Estádio do Dragão e rumou até aos Emirados Árabes Unidos para defender as cores do Ajman Club, onde privou com o togolês Mohamed Touré – que passou por clubes como Parma, Sochaux ou Servette. Ao serviço do Ajman, Tarik Sektioui jogou 2 partidas e apontou, apenas, 2 golos no deserto. Na temporada 2010/2011, Tarik Sektioui regressou a Marrocos para jogar no Maghreb Fez, clube onde começou a jogar futebol e onde acabou por ‘pendurar as botas’ e encerrar a sua carreira no futebol.  


POUCO REGULAR PELA SELEÇÃO 
Pela Seleção de Marrocos, Tarik Sektioui registou 15 internacionalizações e apontou 3 golos. Apesar da fraca regularidade na seleção marroquina, Sektioui conquistou uma Taça das Confederações da zona africana, em 2011, e participou no Campeonato do Mundo de Sub-20, em 1997, na Taça das Nações Africanas, em 2008, e na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010, que se realizou na África do Sul. 
Atualmente, com 37 anos, Tarik Sektioui tem estado afastado das lides do futebol. 



A FICHA
Nome: Tarik Sektioui 
Idade: 37 anos 
Data de Nascimento: 13/05/1977 
Local de Nascimento: Fez, Marrocos 
Altura: 1,81m 
Peso: 73 kg 
Posição: Extremo-Direito/Extremo-Esquerdo 
Internacionalizações: 15 jogos – 3 golos 

TRAJETÓRIA 
1996/1997: Maghreb Fez 
1997/1998: Auxerre 
1998/1999: Auxerre 
1999/2000: Marítimo 
1999/2000: Neuchâtel Xamax 
1999/2000: Willem II
2000/2001: Willem II 
2001/2002: Willem II 
2002/2003: Willem II 
2003/2004: Willem II 
2004/2005: AZ Alkmaar 
2005/2006: AZ Alkmaar 
2006/2007: FC Porto 
2006/2007: RKC Waalwijk 
2007/2008: FC Porto 
2008/2009: FC Porto 
2009/2010: Ajman 
2010/2011: Maghreb Fez 

PALMARÉS 
1 Taça das Confederações CAF (2011)
3 Campeonatos portugueses (2006/2007, 2007/2008, 2008/2009) 
1 Taça de Portugal (2008/2009) 
1 Supertaça de Portugal (2006)  


EM AÇÃO
Recorde aqui alguns dos melhores momentos do extremo marroquino:


Por João Nobre

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

VÍDEO: Football Manager, o documentário

O mítico 'FM' é um dos jogos mais apaixonantes para os amantes de futebol, que o jogam desde há já várias décadas. Nesse sentido, e numa altura em que está prestes a ser lançado Football Manager 2015 surgiu o documentário 'Football Manager: an alternative reality' (Football Manager: uma realidade alternativa), onde podemos ficar a conhecer muitas histórias e curiosidades dos seus jogadores, dos adeptos, mas também dos próprios criadores do jogo.

São 50 minutos que ajudam a perceber o porquê deste ser o mais viciante jogo de gestão futebolística.


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Vai dar que falar: Rúben Macedo



Rúben Daniel Fonseca Macedo nasceu a 9 de março de 1996 em Amarante. Integrou a escola do F.C. Porto ainda sub-13, proveniente do clube da sua terra, o Amarante. É um avançado que actua como extremo, ora à esquerda, ora à direita, mas é destro de natureza. 

É irreverente, rápido e possui uma boa capacidade de mudança de velocidade. Tem bom nível técnico e remata bem de longa distância. Quando à esquerda, procura com regularidade o espaço interior para remate; por sua vez, à direita procura mais o cruzamento, devendo no entanto aprimorar este aspecto para ser mais eficaz no mesmo. É forte no 1x1, não só pela sua velocidade como já referido, mas pela sua técnica aprumada.

 Tem uma excelente capacidade de progressão com bola e em velocidade. Na equipa de júniores do F.C. Porto é titular indiscutível e poderá ter algumas chamadas à equipa B. É internacional jovem pro portugal e mais um talento a crescer no Olival.




Nome: Rúben Macedo
Data de Nascimento: 1996-09-03 (18 anos)
Local de Nascimento: Portugal
Altura: 171 cm
Peso: 62 kg
Posição: Extremo Esquerdo / Direito
Clube: FC Porto

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

SELEÇÃO: Fernando Santos surpreende na 1ª convocatória

A primeira convocatória do novo seleccionador nacional Fernando Santos, tendo em vista os compromissos com a França (de preparação, mas integrado na programação UEFA) e com a Dinamarca (segundo encontro do grupo I da fase de apuramento para o Euro-2016, já é conhecida. As surpresas são várias, sendo de destacar os regressos de Ricardo Carvalho, Tiago, Danny e Quaresma, assim como Ivo Pinto, José Fonte ou João Mário, ou as ausências de João Pereira, Raul Meireles, Veloso, 

Confira a lista final:

Guarda-redes - Anthony Lopes (Lyon), Beto (Sevilha) e Rui Patrício (Sporting)
Defesas - Antunes (Málaga), Bruno Alves (Fenerbahçe), Cédric (Sporting), Eliseu (Benfica), Fábio Coentrão e Pepe (Real Madrid), Ivo Pinto (Dínamo Zagreb), José Fonte (Southampton) e Ricardo Carvalho (Mónaco)
Médios - Adrien, João Mário e William Carvalho (Sporting), André Gomes (Valência), João Moutinho (Mónaco) e Tiago (Atlético Madrid)
Avançados - Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Danny (Zenit), Éder (SC Braga), Nani (Sporting), Ricardo Quaresma (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo)

Vai dar que falar: Martin Odegaard


Este jovem jogador de 15 anos tem já inúmeras conquistas na sua carreira de futebolista. Desde já, convém salientar que no decorrer desta época estreou-se pela principal equipa do seu país, a Noruega. E, no passado mês de Agosto, defrontou o nosso país no escalão de Sub-21, tendo sido uma agradável surpresa para todos aqueles que ainda não o conheciam. 

É um médio ofensivo que, com 14 anos, já se treinava regularmente com a equipa principal do Stromsgodset, sendo que, com os actuais 15 anos, se estreou em jogos oficiais, tornando-se o mais jovem jogador de sempre a actuar na principal competição do país, a Tippeligaen. 

Caracteriza-se pro ser um médio de acções ofensivas, esquerdino e com grande qualidade de passe em ruptura. Tem um nível técnico acima da média e é um jogador veloz na tomada de decisão e execução das suas acções. Deve ganhar maior agressividade sem bola, pois parece por vezes abdicar das acções defensivas. Mas assim que ganha a posse, o jogo ganha logo outro ritmo e velocidade, sendo um jogador mágico e com um potencial enorme. Já esteve em testes em alguns clubes grandes da Europa que vão seguindo atentamente o seu percurso e parece-me que a breve prazo dará o salto para um clube / competição com um nível superior.




Nome: Martin Odegaard
Data de Nascimento: 1998-12-17 (15 anos)
Local de Nascimento: Noruega
Altura: 170 cm
Peso: 60 kg
Posição: Médio Ofensivo
Clube: Stromsgodset