segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Análise: A 16ª jornada da Liga portuguesa

Tanaka. O herói improvável.

A jornada 16 do campeonato começou com um empate na Amoreira entre Estoril e Moreirense (1-1) e terminou com vitória do Sporting (Clube de Portugal) diante do outro Sporting, o de Braga, na Pedreira (0-1).
Esta jornada trouxe o Gil Vicente de novo à luta pela manutenção. A equipa de Barcelos conseguiu a primeira vitória da temporada e soma agora 9 pontos, menos 2 e 3 pontos que Penafiel e Académica respectivamente.
No que toca ao topo da tabela, tudo na mesma. Porto e Benfica venceram os seus adversários por 3-0 e mantêm a distância de 6 pontos. Nesta jornada nota positiva também para o Nacional da Madeira que regressou às vitórias. Por seu turno a Académica de Coimbra continua a decepcionar. Novo empate na recepção ao Paços de Ferreira cedido aos 90+4.


Em alta:
Sporting – Aí vão seis vitórias nos últimos seis jogos! Os Leões conseguiram na Pedreira uma vitória arrancada a ferros com Tanaka a marcar de livre directo no último minuto. Este Sporting está em fase ascendente e já alcançou o 3º lugar.

Outros destaques:
Gil Vicente – Finalmente uma vitória para os galos de Barcelos! A equipa de José Mota venceu pela primeira vez no campeonato ao fim de... 16 jogos! Concerteza que a moral de todo o plantel melhorou e veremos até que ponto pode ainda este Gil Vicente reentrar na luta pela manutenção.

Nacional da Madeira – Semana muito positiva para a equipa insular ao conseguir o apuramento para a meia-final da Taça de Portugal no terreno do Marítimo e com o regresso às vitórias para o campeonato, 2-1 sobre o Boavista na Choupana.

Desilusão:
Académica – A equipa Paulo de Sérgio esteve muito perto de conquistar a segunda vitória no campeonato mas o Paços de Ferreira empatou no quarto minuto de descontos. A Briosa destaca-se como equipa com mais empates, são já nove! A única vitória aconteceu em Arouca à mais de três meses e os os adeptos já mostraram o descontentamento mais que uma vez. Tempos dificeis para Paulo Sérgio.

Negativo:
Sp. Braga – O Braga perdeu na recepção ao Sporting (0-1) e soma já duas derrotas consecutivas no campeonato, o que atrasou a equipa arsenalista na luta pelo 3º lugar levando já 5 pontos de atraso para os leões.

Estoril Praia – Exibição muito pobre na recepção ao Moreirense. Mesmo tendo várias baixas, esperava-se mais deste Estoril que até então tem sido uma das desilusões do campeonato.

Treinador da jornada:
Marco Silva – Marco Silva novamente como treinador da jornada. É verdade que a poeira começa agora a assentar mas foram semanas muito complicadas no reino do leão com muita indefinição no futuro do técnico. Mas à margem de tudo o que se passava, Marco Silva conseguiu sempre manter a equipa competitiva e leva já 6 vitórias consecutivas...

Jogador da jornada:
Tanaka (Sporting CP) – Como escreve o facebook oficial do Sporting: “Matheus fez um golpe de Kung Fu a Tanaka e na resposta o japonês pôs o Braga KO.” Tanaka pelo golo e pela importância desse mesmo golo, tornou-se o jogador da jornada deixando os adeptos com curiosidade em o ver jogar mais minutos tendo em conta que tem sido pouco utilizado por Marco Silva.


Golo da jornada:
Tanaka- Sporting



Sem comentários: