quarta-feira, 30 de julho de 2008

Benfica: Demasiada Indefinição

A pouco menos de um mês do início do campeonato, os clubes nacionais continuam a preparação das suas equipas, com vista à realização de uma época 2008-09 positiva. Pode dizer-se que ainda há tempo mais que suficiente para tomar as decisões pendentes e clarificar as dúvidas que ainda subsistem acerca da constituição dos plantéis. Não deixa, no entanto, de causar uma certa estranheza o substancial atraso do Benfica, principalmente quando comparado com os principais rivais FC Porto e Sporting. O facto de o clube encarnado ter contratado um novo treinador, o espanhol Quique Flores, e entrar num novo ciclo (como diria Luís Filipe Vieira), pode justificar, em parte, esse atraso, mas a ideia que transparece é que as indefinições são exageradas para esta altura. Será que a pré-época benfiquista está a ser bem conduzida?

Desde logo, sabe-se que, não obstante a mudança de treinador, o Benfica foi o último dos três grandes a iniciar os trabalhos, bem como aquele que mais férias concedeu aos seus internacionais. O primeiro jogo de preparação, com o Estoril, devido à utilização de um número anormal de júniores, não serviu para quase nada. No recente Torneio do Guadiana, as experiências foram imensas e fazer um esboço definitivo do plantel neste momento é uma tarefa bastante ingrata. Ao invés de estar a afinar a 'máquina', a conceber um modelo, testar sistemas e experimentar estratégias, Quique Flores está ainda na fase de conhecer os jogadores e decidir entradas e saídas. Repito que essa é uma situação compreensível pelo facto de ele ainda agora ter chegado, mas não seria suposto que já houvesse menos confusão?

Algumas contratações já foram feitas, algumas dispensas efectuadas, mas a verdade é que o elenco benfiquista continua extremamente 'gordo' e é certo que ainda entrarão mais 2 ou 3 novos elementos. É sabido que Quique é adepto do 4-4-2 clássico e que quer contar com cerca de 25 jogadores. Assim, julgo que, em nome do equilíbrio e existência de soluções, dois elementos para cada posição são o mais aconselhável, à excepção do guarda-redes e dos médios-centro (para poder ter sistemas alternativos) que devem ter três. Olhando para o panorama actual, há situações que não serão pacíficas mas que urge solucionar.

Para guarda-redes, Quim e Moreira são as opções naturais. Falou-se recorrentemente do interesse no espanhol Codina. Contudo, Moretto juntou-se agora aos trabalhos, pelo que a contratação de Codina e respectivo custo associado me parecem escusados.

No sector defensivo, faltam ainda aclarar algumas situações, pois continua a existir gente a mais. Sepsi e Zoro acabam de ser dispensados, sendo que no caso do romeno não concordo - teria valor suficiente para ficar, o que dispensava a contratação de Jorge Ribeiro, um jogador que não me agrada particularmente. Dos que ainda estão na Luz, talvez seja correcto dispensar Luís Filipe e Edcarlos, ficando a defesa formada por oito homens: Nélson, Maxi Pereira, Luisão, David Luíz, Sidnei (5 milhões de euros por metade do seu passe foi um exagero), Miguel Vítor, Léo e Jorge Ribeiro. De qualquer forma, não estou certo que este sector tenha a categoria exigida por um clube que quer lutar por títulos.

No meio-campo, mais indefinições. Se o sistema escolhido for o 4-4-2 clássico, então há escassez de flanqueadores, para já apenas Balboa e Di Maria, com a agravante de o argentino estar ao serviço da sua selecção. Daí ter achado um erro emprestar, simultaneamente, Freddy Adu e Fábio Coentrão. É uma prioridade contratar pelo menos um ala (Mark González tem sido ventilado como hipótese). O outro poderá ser Nuno Assis, no caso de Quique achar, tal como eu, que o inteligente e versátil médio português tem condições para ficar. Petit foi negociado com o Colónia a custo zero - decisão discutível - e é menos uma opção para o miolo, que, diga-se, está demasiado preenchido e a pedir outra saída. Katsouranis (se não sair), Carlos Martins e Aimar têm lugar assegurado, mas a tendência é para que tenha de ser dispensado um de entre Binya, Yebda, Rúben Amorim e Fellipe Bastos. Deve considerar-se que, na eventualidade de Katsouranis recuar para central, o meio-campo fica claramente enfraquecido e não sei até que ponto não seria boa política contratar um médio experiente e com provas dadas, ainda mais agora que Petit partiu.

No ataque, falta ainda um reforço, estando Rui Costa a tentar encontrar uma solução, que pode ou não passar pelo espanhol Luís Garcia. Esta procura de mais um avançado faz todo o sentido, dado que Cardozo, Nuno Gomes e Urreta são insuficientes para dotar o conjunto de poder de fogo. Makukula e Mantorras, por diferentes razões, não têm categoria para integrar o plantel e o mais acertado é receberem a guia de marcha. Falta saber se o técnico espanhol é da mesma opinião.

Tenho muitas reservas sobre se o 4-4-2 clássico é o melhor sistema para a matéria-prima existente e se é aquele que potencia as inúmeras qualidades do argentino Aimar. Colocá-lo como médio-centro poderá ser perigoso para a equipa, pois o 'Palhaço' não é reconhecido pela intensidade de jogo ou pelos seus predicados defensivos, sim pela criatividade, talento e capacidade técnica. Colocá-lo como um dos avançados poderá 'retirá-lo' do jogo e aí será mais complicado comandar o futebol ofensivo da equipa. Um 4-4-2 losango talvez fosse o esquema óptimo, mas se as ideias de Quique se mantiverem, o meio-campo em linha será mesmo uma realidade.

Rui Costa e Quique Flores têm ainda um longo caminho a percorrer e o facto é que os adeptos benfiquistas não se mostram, para já, muito optimistas. Algumas opções, tanto entradas como saídas e a sua envolvente financeira, têm sido questionadas e a aparente confusão na definição do plantel tem gerado alguma desconfiança. O futuro irá ditar a sua lei, resultando claro que, para já, qualquer juízo de valor - positivo ou negativo - acerca do trabalho deste duo será prematuro e desajustado.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

FC Porto ‘namora’ Moutinho?

Casual ou não, o certo é que aconteceu mesmo. Segundo avança o 'Correio da Manhã', João Moutinho ter-se-á encontrado com Pinto da Costa no passado domingo, algures num hotel da cidade do Porto. O diário diz mesmo que os dois chegaram a almoçar com o empresário de Moutinho, Pini Zahavi, mas certo, certo, é que se cruzaram e até trocaram cumprimentos.
Ao que parece, o empresário de Moutinho teria marcado uma reunião com o líder portista, precisamente para o mesmo local onde também teria combinado reunir-se com o médio do Sporting, daí ter acontecido o supostamente inesperado encontro entre ambos.
O Sporting já sabe do caso, e logicamente não gostou nada do que ouviu, mas não acredita, até pelas boas relações com os tricampeões nacionais, que possam existir quaisquer tipo de manobras menos claras.
É verdade que é bastante improvável que esta história venha a ter maiores desenvolvimentos, mas em contraponto temos também dois factos indesmentíveis: Pinto da Costa tem uma grande admiração por João Moutinho e o médio do Sporting tem uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros. A partir daqui...

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Sidnei, Urreta e Jorge Ribeiro apresentados

O Benfica apresentou esta tarde Jorge Ribeiro, Urretavizcaya e... Sidnei. Se os dois primeiros já aguardavam pela apresentação oficial há algum tempo, o brasileiro Sidnei foi a grande surpresa. Num negócio quase secreto (há muito que não se via o Benfica a contratar um jogador que a imprensa não adiantasse há várias semanas...), os encarnados resgataram o promissor central ao Internacional de Porto Alegre, pagando 5 milhões de euros por 50 % do seu passe. Sidnei rubricou um contrato válido para as próximas 5 temporadas, com uma cláusula de rescisão fixada em 25 milhões de euros. O internacional sub-20 não escondeu a sua felicidade: «Estou muito contente. Jogar no Benfica é o concretizar de um sonho. É um grande clube, com uma grande torcida e espero ter sucesso». Quanto a Jorge Ribeiro, afirmou «que a vida dá muitas voltas. É uma grande oportunidade jogar onde fui formado». O jovem Urretavizcaya, mais conhecido por Urreta, deu a entender que não pretende ser emprestado: «Quero jogar aqui, num clube muito importante». Rui Costa deixou bem claro que vão sair jogadores, uns emprestados, outros vendidos, e que Quique Flores vai contar com mais três reforços neste defeso. Com a contratação de Sidnei, é certo que Edcarlos ou Miguel Vitor rumem a outras paragens.

Mossoró assina pelo Braga

Mais um presente para Jesus. O médio ofensivo Márcio Mossoró é o mais recente reforço do Sp. Braga. O ex-jogador do Marítimo assinou por 4 épocas, tendo o emblema bracarense pago cerca de um milhão de euros pelo seu passe. O brasileiro de 25 anos espera jogar a curto prazo na Taça UEFA ou Liga dos Campões: «Estou muito satisfeito por ter um novo desafio na minha carreira. Espero fazer coisas boas, se possível melhor do que fiz no Marítimo. O objectivo é chegar à Taça UEFA ou mesmo à Liga dos campeões.»

Mossoró é a 13ª (!!!) contratação do Braga neste defeso, e Jorge Jesus ainda espera por um avançado, que poderá ser Meyong, Renteria (o Porto procura colocação para o colombiano) ou mesmo Pedro Mantorras, avançado que deverá ser dispensado por Quique Flores. Os arsenalistas apostam forte na próxima época, e o plantel será dos mais competitivos dos últimos tempos.

Sidnei reforça Benfica

O Benfica assegurou a contratação do defesa central Sidnei, internacional sub-20 brasileiro. O jogador já se encontra em Portugal e também já realizou testes médicos, desconhecendo-se ainda a data da sua apresentação.
Sidnei Rechel da Silva Junior tem 19 anos (nasceu a 23 de Junho de 1989) e representava o Internacional de Porto Alegre, onde se estreou em 2007 pela mão de Abel Braga. Deixou o clube no final de Junho, depois de ter sido noticiado no Brasil que o seu passe foi adquirido pela Gestifute, empresa de Jorge Mendes.

'Incrível Hulk' a caminho do Dragão

Givanildo Vieira de Souza, conhecido no mundo do futebol por ‘Hulk’, deverá ser reforço do FC Porto para a próxima temporada. O avançado brasileiro alinha no Tokyo Verdy do Japão.
Trata-se de um jogador ainda jovem (completa amanhã 22 anos), mas com sérios indicadores de qualidade, sobretudo pela facilidade como cria espaços e finaliza. Esta época soma já sete golos em 13 jogos na J-League One, o principal campeonato japonês, e quando jogou na Liga secundária nipónica facturou 62 golos em 80 jogos.
Devido à sua grande capacidade física e por vestir o verde do Tokyo Verdy, Givanildo ganhou a alcunha de ‘Hulk’, um super herói bem conhecido dos amantes do cinema de ficção.
O ponta de lança brasileiro deverá chegar a tempo de ser apresentado no próximo sábado, durante a cerimónia de apresentação do FC Porto aos seus associados.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Jogadores merengues querem Ronaldo no Real

Para além do presidente Ramón Calderón, vários jogadores do Real Madrid já manifestaram o desejo em ter Cristiano Ronaldo como colega de equipa. Fernando Gago afirmou que o português «é um jogador muito bom e tem as portas do clube abertas», ainda que, para o argentino, o melhor jogador do Mundo não é Ronaldo, mas sim Messi. O capitão Raúl diz que «o Real é o melhor que pode acontecer a Ronaldo», um dos jogadores que «mais desiquilibra no futebol actual». Guti foi o merengue que mais elogiou o craque madeirense: «Ronaldo é o melhor jogador que o Real Madrid pode contratar. Ficaríamos encantados se ele viesse. Com ele podemos vencer muitos títulos». Por quanto tempo resistirá o Manchester United?

Belletti tem "via verde" para ingressar no Benfica

O lateral-direito Belletti poderá reforçar o Benfica nos próximos dias. Luiz Felipe Scolari não convocou o brasileiro para a digressão asiática, e a forte concorrência para a sua posição (com os portugueses Bosingwa e Paulo Ferreira em clara vantagem) diminui drasticamente as hipóteses de continuar nos Blues. Com 32 anos de idade (e tanto se discutiu a idade de Leo...), Belletti pretende continuar a jogar na Europa mais 2 ou 3 épocas. Em declarações à Rádio Renascença, o irmão e empresário do jogador admitiu que o Benfica seria uma boa solução para o futuro: «O Belletti está disponível para ouvir todas as propostas que possam surgir. O Benfica é um grande clube europeu e pode ser uma alternativa».

Celsinho de "coração aberto no Estrela"

O Sporting emprestou Celsinho ao Estrela da Amadora até ao final da época, com uma cláusula que permitirá restagar o brasileiro da Reboleira em Janeiro. O ala/médio ofensivo de 19 anos rejeitou o rótulo de craque da equipa e afirmou estar de «de coração aberto e de livre vontade no Estrela». António Oliveira apresentou Celsinho juntamente com o central Filipe Figueró, que chega por empréstimo do Criciúma.

Selecção Nacional: Nova Era

Depois do decepcionante Euro'2008, a Selecção Nacional entra agora numa era completamente nova. Sai Luíz Felipe Scolari, entra Carloz Queiroz (4 anos de contrato), e com ele uma mentalidade e um conceito de selecção amplamente diferentes. A avaliação desta opção por Queiroz só futuramente poderá ser feita com propriedade, mas creio, à partida, que foi uma óptima solução aquela que a FPF encontrou.


O REGRESSO DE QUEIROZ

Muito se discutiu acerca do perfil ideal do sucessor de 'Felipão'. Aos que defenderam um técnico com conhecimento ao nível da formação e trabalho de base, ripostaram outros, a quem só agradava um grande nome, que se preocupasse apenas com a Selecção A. Nunca fui de opiniões extremas e uma espécie de junção entre estas duas vertentes parece-me ajustada à realidade do futebol português e suas necessidades. É nesta lógica que aplaudo o regresso do Professor. É dos técnicos mundiais mais competentes em termos de formação (dois títulos mundiais de sub-20 falam por si), sendo, simultaneamente, um homem conceituado, estudioso, actualizado, conhecedor das exigências do futebol moderno, além da enorme vantagem de estar por dentro do futebol nacional.

Tem-se debatido se a opção por Queiroz, vista como potenciadora das camadas jovens, não significará um decréscimo de qualidade da equipa principal e um retrocesso ao nível dos resultados ultimamente alcançados. Como é sabido, até há uma década atrás, Portugal sempre foi um país periférico no contexto do futebol mundial (com algumas excepções como o Mundial'66, o Europeu'84 ou o Europeu'96), e só mais recentemente logrou alcançar elevadas performances de modo continuado. A pergunta mais ouvida é: será que, com Queiroz, não vamos assistir a um indesejável regresso ao passado? A minha resposta é negativa.

Carlos Queiroz deve, quanto a mim, dar total prioridade ao desempenho da equipa principal, dando continuidade ao salto qualitativo verificado nos últimos anos. No entanto, a sua experiência na planificação de toda uma estrutura integrada, desde as categorias de base até aos AA, não deve ser esquecida e desprezada. Seria um desperdício. Deve existir total ligação entre as selecções das diversas faixas etárias - se possível, usar-se um modelo de jogo e sistema táctico comuns -, aproveitando-se o capital de conhecimento de Queiroz nessa área e mantendo os técnicos competentes já existentes, sempre com duas ideias orientadoras bem presentes: garantir o sucesso da Selecção A e acautelar o futuro do nosso futebol.


A MATÉRIA-PRIMA EXISTENTE

Sem ser um treinador muito perspicaz tacticamente, a verdade é que a herança deixada por Scolari é bem pesada, pois conseguiu atingir dos melhores resultados de sempre da selecção portuguesa. O grande desafio de Queiroz é manter e talvez melhorar o que foi conseguido. A primeira grande meta é a qualificação para o Mundial'2010, é nisso que deve concentrar esforços ao longo dos próximos dois anos. Para tal, conta com o vasto e valoroso naipe de jogadores portugueses. Se a Selecção Nacional é hoje vista como uma das melhores, isso resulta sobretudo da crescente melhoria de qualidade dos executantes lusos. Ao ex-adjunto do Manchester United cabe detectar quais os jogadores chegados ao fim da linha, quais os que ainda têm algo para dar e quais os que se perfilam como estrelas de futuro.

Guarda-redes
Com a saída de Scolari, talvez tenha chegado ao fim o reinado de Ricardo. Nuno e Quim são as opções que mais garantias darão no imediato. A idade, porém, não perdoa e penso ser prudente começar a encontrar-se novas soluções para a baliza das quinas. Eduardo, Beto e Daniel Fernandes acumulam já alguma experiência e serão três nomes a ter em conta. Moreira continua a ter o problema de não jogar no Benfica, mas se o conseguir fazer, terá sempre a sua oportunidade; assim como Rui Patrício e Ricardo Baptista, dependendo do que conseguir agarrar a titularidade no Sporting. Ventura, do FC Porto, tem enorme potencial, mas está ainda no começo, pelo que uma possível chamada demorará sempre mais alguns anos.

Defesa
Exceptuando a lacuna histórica de lateral-esquerdo, em que se vislumbram apenas Paulo Ferreira e Antunes, o sector defensivo não será problema significativo. Bosingwa é garantia de categoria por vários anos e as segundas escolhas Miguel e Nélson são também de bom nível. No centro da defesa, Ricardo Carvalho e Pepe, se nada de anormal acontecer, prometem continuar de pedra e cal, numa posição onde Fernando Meira e o azarado Jorge Andrade - já para não falar em Ricardo Rocha e Tonel - talvez comecem a perder terreno para jogadores mais jovens como Bruno Alves, Manuel da Costa e Zé Castro ou talentos emergentes como Rolando e Daniel Carriço.

Meio-campo
No miolo, é possível que Petit deixe de ser a primeira opção para médio-defensivo, em favor de Miguel Veloso. Raúl Meireles, Tiago e João Moutinho são incontornáveis num futuro próximo, algo que será benéfico, não só pela qualidade de cada um, mas até pela polivalência que ostentam, característica sempre importante para qualquer treinador. Pelé, do Inter, é um dos 'trincos' mais promissores do futebol europeu, não devendo faltar muito para ser seleccionado. Adrien Silva, Manuel Fernandes e Rúben Amorim, entre outros, são igualmente susceptíveis de aparecer, consoante a evolução que registarem nos seus clubes. Maniche é provável que perca este comboio. A posição de organizador de jogo continua bastante deficitária e esse é um dos principais desafios de Queiroz: encontrar alternativas credíveis ao mágico, mas a caminho dos 31 anos, Deco. Carlos Martins e Hugo Viana seguem como hipóteses, mas a intermitência das suas carreiras causa, invariavelmente, muitas dúvidas. Por outro lado, é pena que um talento da estirpe de Danny continue esquecido no distante campeonato russo. Num futuro mais distante, vejo o sportinguista Diogo Rosado como uma potencial vedeta, o necessário é apostar-se em quem, de facto, demonstra valor.

Ataque
O sistema táctico a utilizar é ainda uma incógnita, mas a abundância de extremos e a escassez de avançados, quase que obriga à exploração das faixas laterais. Assim, a quantidade e qualidade de extremos deve deixar Queiroz optimista. Desde Cristiano Ronaldo a Quaresma, passando por Simão e Nani, todos serão figuras de proa da selecção lusa nos tempos vindouros. Há ainda jogadores que esperam pacientemente uma aposta mais firme no seu talento, casos de Hélder Barbosa, Fábio Coentrão, Vieirinha e Bruno Gama. Outros nomes que poderão surgir, mas bem mais tarde: João Ribeiro (se entretanto der o salto da Naval para um clube com maiores aspirações), Candeias, André Carvalhas e Miguel Rosa. No centro do ataque é que o panorama não é tão animador, para não dizer que é desolador. Postiga, Hugo Almeida e quiçá Yannick Djaló são manifestamente pouco para uma selecção que anseia chegar ao topo. Nuno Gomes já passou a sua melhor fase, Makukula é muito fraco e Vaz Tê continua encostado em Inglaterra. Há sempre a alternativa de colocar Ronaldo em cunha, embora essa alternativa limite a fantasia do prodígio madeirense. Espera-se que o futuro possa gerar um ou outro avançado com o potencial necessário.


Depois de um 2º lugar no Europeu'04, um 4º lugar no Mundial'06 e uma presença nos 'quartos' no Europeu'08, a Selecção Nacional entra agora num novo ciclo. Carlos Queiroz tem pela frente a maior prova de fogo da sua carreira, tentando emendar a não qualificação para o Mundial'94 e, por outro lado, fazer regressar a prosperidade ao nosso futebol jovem. A sua competência é indiscutível, a matéria-prima existente oferece boas perspectivas; oxalá a porcaria na FPF já tenha sido limpa ou faça por não se notar.

Se calhar Paulo Bento até tinha razão...

A colocação de Stojkovic continua a ser um problema para o Sporting. O guarda-redes sérvio, que não faz parte dos planos de Paulo Bento, deveria ter treinado à experiência no Everton na semana passada, mas logo no primeiro dia em que esteve nas instalações dos ‘toffes’(quarta-feira), retirou-se após uma hora sem dar quaisquer explicações. Ian Ross, relações públicas da equipa inglesa, referiu estar informado do "feitio difícil" do guarda-redes "leonino", mas adiantou que o clube ficou surpreendido com a atitude tomada por Stojkovic.

Meira assina pelo Galatasaray

Fernando Meira é o mais recente reforço do Galatasaray. O internacional português assinou por três épocas, mais uma de opção, e irá receber 1,2 milhões de euros anuais ao serviço do campeão turco, que pagou ao Estugarda 2,5 milhões de euros pelo seu passe.
Meira, que ao serviço do clube alemão (onde foi capitão) venceu a Bundesliga 2006/07, saiu em litígio com o treinador Armin Veh e volta agora a ter a oportunidade de jogar na Liga dos Campeões, embora a equipa de Istambul ainda seja obrigada a passar a terceira pré-eliminatória da prova.

terça-feira, 22 de julho de 2008

FC Porto 'trai' Guimarães e cede Alan ao Sp. Braga

Alan, do FC Porto, foi contratado pelo Sporting de Braga para as próximas três épocas, tendo sido já hoje apresentado. Apesar de ter feito parte da pré-epoca nos ‘azuis e brancos’ e de ter participado em vários jogos realizados até ao momento, Jesualdo Ferreira não ficou convencido mais uma vez e decidiu dispensar o jogador. Ainda assim, nada que pareça ter abalado a confiança do mesmo, pelo menos a julgar pelas suas palavras na hora da apresentação com a camisola dos ‘bracarenses’: «Estou muito feliz por continuar a carreira ao serviço de um grande clube», afirmou. Já o presidente do Braga, António Salvador, assegurou que Alan «não terá dificuldade em se adaptar», já que é «um jogador de grande qualidade», acrescentou o dirigente máximo dos ‘arsenalistas’. Recorde-se que o jogador brasileiro tinha sido emprestado na temporada passada ao Vitória de Guimarães, assumindo-se mesmo como uma das peças nucleares da equipa e os ‘vitorianos’ ainda equacionavam a hipótese de voltar a ter o jogador por empréstimo do FC Porto. Assim sendo, esta transferência acaba pro representar uma grande ‘machadada’ na vontade de Manuel Cajuda, que ainda ontem afirmou que seria um jogador com o qual gostaria muito de contar e sobretudo, porque vai reforçar o ‘maior’ rival do Guimarães.

João Vieira Pinto pendura as botas

O "menino de ouro" anunciou hoje o final da sua carreira. João Manuel Vieira Pinto tinha várias propostas para continuar a jogar futebol, mas considerou ser a altura ideal para pendurar as botas: «Tive propostas, mas decidi pôr um ponto final, era o momento indicado. A minha condição física já não me permite continuar. Tenho quase 37 anos». JVP agradeceu a todos os futebolistas, treinadores e dirigentes com quem trabalhou, e salientou o orgulho com que vestiu a camisola dos clubes por onde passou. Bi-campeão mundial de sub-20 (foi eleito o melhor jogador na competição de 1991, em Lisboa) sob o comando do agora Seleccionador Carlos Queiroz, João Pinto teve uma carreira recheada de sucessos. Foi campeão nacional por duas vezes, a primeira ao serviço do Benfica (302 jogos, 90 golos), a segunda defendendo as cores do Sporting (142 jogos, 32 golos). O seu fantástico golo de cabeça frente à Inglaterra no Euro 2000 foi eleito o melhor golo de cabeça das fases finais dos Europeus. João Pinto somou 81 internacionalizações e 23 golos pela Selecção das Quinas.

Obrigado João.


Drenthe pretendido pelo Benfica

Royston Drenthe, jogador holandês do Real Madrid, poderá vir a ser o substituto de Cristian Rodriguez no onze do Benfica. O defesa/extremo esquerdo não entra nos planos de Bernd Schuster para a próxima temporada, e o Real vê com bons olhos um empréstimo do jovem que irá participar nos Jogos Olímpicos de Pequim. Segundo os media espanhóis, a Juventus e a Fiorentina estão na corrida pela contratação do jogador, mas o Real Madrid não admite vendê-lo. As boas relações entre encarnados e merengues poderão facilitar a vinda de Drenthe para Portugal.

Everton insiste em Moutinho

Se já há proposta ou não, ainda não se sabe, mas certo é que o nome de João Moutinho está no topo das preferências do Everton para reforçar o seu meio-campo, como já foi aliás confirmado publicamente por dirigentes do clube inglês.
Nesse sentido, o empresário de Moutinho, Pini Zahavi, esteve reunido em Lisboa no passado sábado com responsáveis do Sporting, mais propriamnete com o administrador da SAD, Ribeiro Teles, e com o director desportivo, Pedro Barbosa. Não terá sido apresentada qualquer proposta pelo médio leonino, mas circula a informação de que os 'toffes' poderão avançar em breve com 22,5 milhões de euros para tentar levar o '28' de Alvalade. A ver vamos...



E Milão ali tão perto...

Falta pouco, muito pouco, para Ricardo Quaresma se tornar jogador do Inter de Milão e assim se juntar a Mourinho, Figo e Pelé, na armado lusa dos 'nerazzurri'.
O jogador já foi inclusive dispensado pelo FC Porto durante dois dias para resolver o futuro e o seu empresário, Jorge Mendes, também já se encontra em Milão, onde está a ser negociada a transferência do médio entre os dois clubes.
Em virtude da crise que também abrange o mercado futebolístico, a transacção deverá envolver valores um pouco abaixo dos 30 milhões de euros, números ainda distantes da cláusula de rescisão do internacional português, que se cifra nos 40 milhões.



Adu emprestado ao Mónaco

O Benfica confirmou ontem a cedência de Freddy Adu ao Mónaco por uma temporada.
Pouco utilizado na sua primeira época de águia ao peito, onde participou em apenas 17 jogos, o internacional norte-americano ruma agora até França, onde será orientado pela antiga glória dos encarnados, Ricardo Gomes.
No final do empréstimo, o clube monegasco fica com direito de opção em relação ao passe do jogador por cerca de um milhão e meio de de euros, sendo que Adu só se irá apresentar no Mónaco depois de terminada a sua participação nos Jogos Olímpicos.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

UEFA mais perto

O Sp. Braga venceu ontem o Sivasspor, na Turquia, por 2-0, em jogo da Taça Intertoto, e praticamente garantiu a passagem à segunda pré-eliminatória da Taça UEFA. Roland Linz, em período de descontos da primeira parte, e Moisés, aos 78 minutos, fizeram os golos que permitiram aos bracarenses partir com uma vantagem de dois golos para o jogo da segunda-mão, que se disputa no próximo domingo em Braga.
Ficha de jogo:
Estádio 4 Eylul, em Sivas Árbitro: Douglas McDonalds (Escócia) Assistentes: James Dee e Lawrence Kerrigan
Sivasspor: Volkan; Dereli, Bilica, Diallo e Hayrettin; Sylla (Sérgio Pacheco, 64m); Onur, Dagasan e Aydin (Hervé Tum, 53m); Yildiz e Balili (Bayar, 73m). Suplentes não utilizados: Vardar, Ummak, Aytaç Ak e Ayhan.

Sp. Braga: Eduardo; João Pereira, Moisés, Leone e Evaldo; Frechaut; Vandinho, Luís Aguiar (Matheus, 73m) e Wender (Filipe Oliveira, 90m); Paulo César (Stélvio, 46m) e Linz. Suplentes não utilizados: Kieszek, Madrid, Paulo Jorge e Rodriguez.

Golos: Roland Linz (45m) e Moisés (78m). Disciplina: cartão amarelo a Hayrettin (13m), Sylla (29m), Yildiz (54m) e Diallo (74m).

Muito trabalho pela frente...

Benfica, FC Porto e Sporting deram este fim-de-semana seguimento à preparação da nova temporada. Se bem que nenhum dos três tenha vencido os respectivos encontros, já se observaram algumas indicações interessantes, principalmente da parte dos azuis e brancos, que iniciaram os trabalhos mais cedo que os rivais lisboetas.
A ‘acção’ começou no sábado, com o Benfica a deslocar-se à Amoreira, para apadrinhar a apresentação do Estoril aos seus associados. Num jogo que marcou a estreia de Quique Flores no banco dos encarnados, o clube da Luz não foi além de uma igualdade a uma bola, numa partida onde o técnico espanhol aproveitou essencialmente para observar jogadores, muitos dos quais de saída do plantel benfiquista.
Por essa razão, não seriam de esperar muitas indicações de uma equipa que que se apresentou com muitas novidades, mas ainda sem Aimar, Nuno Gomes, Katsouranis, Petit, Luisão, entre outros.
Ainda assim sobressaíram os reforços Carlos Martins, a assumir muitas vezes a condução de jogo, o veloz Balboa e o possante francês Yebda, o autor do primeiro golo do jogo, a elevar-se entre os centrais do Estoril e a corresponder, de cabeça, a um cruzamento do médio português que militava no Recreativo Huelva.
No segundo tempo, e em virtude dos muitos jovens utilizados pelo Benfica, o Estoril foi mais dominador, acabando por empatar aos 63 minutos por intermédio de Nuno Sousa.

Benfica: Moreira, Luís Filipe, Edcarlos, Miguel Vítor, Léo, Balboa, Carlos Martins, Yebda, Nuno Assis, Dabao e Maukukula. Jogaram ainda: Ruben Amorim, Sepsi, André Carvalhas, Binya, Urretavizcaya, Nelson Oliveira, João Pereira e Miguel Rosa.

No Domingo foi a vez de FC Porto e Sporting entrarem em campo.
Os dragões terminaram o estágio na Alemanha com um empate a um frente ao Bochum, equipa que actua na Bundesliga.
Tal como Quique Flores, também Jesualdo Ferreira não apresentou o seu melhor onze. Fez alinhar uma mescla de titulares e de não titulares, desfalcando o ataque das unidades que constituem primeira opção, ao fazer alinhar Alan e Ernesto Farías, o lado do reforço Rodríguez, que ontem teve uns laivos de classe. O uruguaio garantido ao Benfica é, sem dúvida, uma tremenda mais-valia. Realce também para Sapunaru, que se mostrou muito seguro na defesa e para Guarín e Fernando, que voltaram a distinguir-se no meio-campo.
Surpreendidos pelo golo madrugador dos alemães no começo da segunda parte, os tricampeões pecaram acima de tudo na finalização. Ainda assim destaque para as boas entradas de Lisandro e Lino, que aos 84 minutos estabeleceu o empate final, através da cobrança perfeita de um livre directo. O lateral brasileiro foi uma das boas surpresas do estágio.
Não muito positivas foram as exibições de Nelson Benítez, Bolatti e Stepanov, que teve novamente responsabilidades no golo sofrido pelos portistas. O lateral esquerdo argentino continua muito ‘envergonhado’, já Bollati, sempre muito lento, tarda em demonstrar as qualidades que levaram o FC Porto a recrutá-lo na temporada passada.

F. C. Porto: Helton (Ventura, 2.ª parte), Sapunaru (Fucile, 2.ª parte), Pedro Emanuel (Rolando, 2ª parte), Bruno Alves (Stepanov, 2.ª parte), Benítez (Lino, 62), Fernando (Bolatti, 2.ª parte), Guarín, Tomás Costa (Lucho, 2.ª parte), Rodríguez (Mariano, 2.ª parte), Alan (Candeias, 62) e Farías (Lisandro, 2.ª parte).

O último grande a entrar em campo foi o Sporting, que na noite de ontem se viu derrotado em Albufeira pelos ingleses do Sunderland. 3-1, foi o resultado de um jogo onde os leões demonstraram estar ainda bastante ‘presos’ e onde evidenciaram, especialmente na segunda parte, pouca coesão defensiva.
O maior destaque vai para Fábio Rochemback, que enquanto teve forças, foi o grande motor do jogo leonino. Por ele passavam todas as iniciativas ofensivas, e era ele também o primeiro obstáculo à construção de jogo da equipa inglesa. No primeiro tempo, e além da ‘bomba’ de Ronny num livre directo, que deu vantagem aos pupilos de Paulo Bento à passagem dos 28 minutos, destaque também para o russo Izmailov, que apresentou já movimentações bastante interssantes.
Na segunda parte os leões efectuaram algumas alterações, mas a qualidade de jogo, que já não era grande coisa, piorou bastante. Tudo começou aos 55 minutos, altura em que o Sunderland restabeleceu a igualdade no marcador, num lance muito consentido pela defesa verde e branca. (Caneira, em especial, esteve numa noite muito infeliz). A partir daqui a perda de ritmo e clarividência foi notória ao longo do segundo tempo, com especial enfoque na movimentação defensiva. Tonel falhou no lance do segundo golo - quando os ingleses estavam já reduzidos a 10 elementos. E o terceiro dos britânicos foi ainda mais revelador do desentendimento no sector, o que denotou algum cansaço na transição ataque-defesa.

Sporting: Tiago, Abel, Polga, Carriço, Ronny, Adrien, Pereirinha, Izmailov, Rochemback, Derlei e Yannick. Jogaram ainda: Pedro Silva, Tonel, Caneira, Romagnoli, Vukcevic, Tiuí e Grimi.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Rui Costa passa o testemunho a Pablo Aimar

O novo reforço do Benfica, Pablo Aimar, foi ontem apresentado no Estádio da Luz. Na conferência de imprensa, o argentino explicou a razão que o levou a assinar pelos encarnados: «Estou aqui porque o Rui me convenceu, porque conheço o treinador e a equipa técnica e, sobretudo, por que este é um dos maiores clubes do mundo». Questionado sobre a sua condição física (sofreu várias lesões na época transacta), "El Mago" afirmou estar em boas condições e que irá ficar melhor quando começar a trabalhar com Pako Ayestaran. O novo 10 da Luz prometeu dar o máximo para «fazer a melhor Liga possível e o mesmo na Taça UEFA». Aimar revelou ainda que tem uma grande admiração por Rui Costa, e que é um orgulho herdar a sua camisola.

"Colchoneros" querem "El Comandante" já em Agosto

Depois de ter "desviado" Paulo Assunção da Invicta, o Atlético de Madrid pretende contratar Lucho Gonzalez a todo o custo. Segundo o diário espanhol "As", os "colchoneros" querem garantir os serviços do nº 8 antes de 7 de Agosto, a tempo de o jogador ser inscrito na Liga dos Campeões e ajudar o Atlético a ultrapassar a 3ª pré-eliminatória da competição.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Aimar apresentado na Luz às 20h

A novela "Aimar" chegou ao fim. Foi um final feliz para Rui Costa, que teve de se deslocar a Saragoça para garantir de uma vez por todas a contratação do "10" argentino, após três semanas de negociações. À chegada a Lisboa, onde desembarcou ao lado de Rui Costa no aeródromo de Tires, Aimar mostrou-se radiante: «É uma alegria muito grande. O Benfica foi buscar-me. Conheço o treinador, a equipa técnica conhece-me. Espero jogar, desfrutar, ajudar, se possível ganhando títulos». "El Mago" espera herdar a camisola nº 10 do seu novo director-desportivo.

O Benfica pagou cerca de 6,5 milhões de euros ao Saragoça, emprestando o jovem Fábio Coentrão (esteve a um passo do Feyenoord) ao clube aragonês. Aimar assinou por 4 temporadas, estando a cláusula de rescisão fixada nos 20 milhões de euros. O jogador de 28 anos vai auferir 1,2 milhões de euros/ano.


A apresentação do reforço mais sonante do Benfica 2008/09 está marcada para as 20 horas de hoje, e o Estádio da Luz estará aberto (acesso pela porta 32) a todos os adeptos que queiram dar as boas vindas a Pablito Aimar.

Ricardo Baptista assina pelo Sporting

O guardião português Ricardo Baptista assinou ontem por 3 épocas com os "leões". O internacional sub-21 vai lutar pela titularidade com o colega de selecção Rui Patricio, tanto na selecção como no Sporting. O ex-jogador do Fulham afirmou ser "o dia mais feliz da sua carreira, pois é do Sporting desde pequenino". Os verde-e-brancos pagaram cerca de 150 mil euros pelo passe do guarda-redes.

Porto vence PAOK de Fernando Santos

O FC Porto venceu ontem o PAOK de Salónica por 1-0, naquele que foi o primeiro teste com equipas mais competitivas, depois das goleadas impostas ao Ribeirão e Gutersloh. Cristian Rodríguez foi titular e um dos melhores em campo. Sapunaru e Guarin também se estrearam, deixando boas indicações. O golo da vitória foi marcado por Lucho Gonzalez, na marcação de uma grande penalidade, aos 3 minutos de jogo. Nuno também foi herói, ao defender uma grande penalidade desperdiçada por Bakayoko.

Ricardo Quaresma não saiu do banco, o que antevê que o extremo esteja muito próximo do Inter de José Mourinho. "El Comandante" continua a ser bastante cobiçado, e surgem ecos de Espanha que dão conta do interesse do Barcelona e do Atlético de Madrid na sua contratação.


No PAOK de Fernando Santos, destaque para Vieirinha (emprestado pelos "dragões", Sérgio Conceição e Pablo Contreras, jogadores bem conhecidos do futebol português.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

ÚLTIMA HORA: Aimar já é jogador do Benfica

«Pablo Aimar já é jogador do Benfica, terminando assim um longo processo negocial e que passou mesmo por um impasse. O argentino já deixou mesmo o estágio do Saragoça e assina pelo Benfica por quatro anos. De acordo com fontes por nós contactadas em Espanha, as negociações terminaram esta tarde com sucesso para o Benfica, depois de várias reuniões mantidas nas últimas horas por Rui Costa com o clube espanhol e empresários do jogador. As mesmas fontes garantiram a Bola Branca que o negócio se efectuou por 7,5 milhões de euros. Aimar deve ser apresentado amanhã, como jogador do Benfica». In Rádio Renascença

Queiroz feliz por voltar a casa

Carlos Queiroz foi hoje oficialmente apresentado como o novo Seleccionador Nacional. Depois de Gilberto Madaíl ter afirmado que o português foi a sua primeira e única escolha, Queiroz mostrou-se feliz por regressar a uma casa que bem conhece, e agradeceu "a oportunidade de voltar a servir o futebol português". O ex-adjunto do Manchester United prometeu "dedicar todo o seu empenho para corresponder aos anseios da Federação e às expectativas dos adeptos".

"Dragões" no Sado

O Vitória de Setúbal recebeu o último "dragão" que faltava: Leandro Lima. Depois da chegada dos "três Brunos" (Moraes, Gama e Vale), os sadinos recebem assim o 4º reforço vindo do FC Porto por empréstimo. Daúto Faquirá também conta com o "leão" Carlos Saleiro, emprestado igualmente por uma temporada.

Ronaldinho junta-se a Kaká no AC Milan

Ronaldinho Gaúcho, melhor jogador do Mundo em 2004 e 2005, assinou pelo AC Milan. O craque brasileiro acaba assim com o pesadelo que vivia no Barcelona. O jogador chegou esta manhã a Milanello, e foi recebido em apoteose por cerca de 4 mil adeptos. O Milan pagou cerca de 21 milhões de euros pelo passe de Ronaldinho, valores que podem subir mais 4 milhões de euros, caso os rossoneri se classifiquem para a Liga dos Campeões 2009/10. Na próxima época, os amantes do futebol poderão ver Kaká e Ronaldinho na... Taça UEFA!

Benfica resolve situação de 7 jogadores

Ainda à espera da chegada dos internacionais e de mais 3 ou 4 reforços, o Benfica acertou a dispensa de 7 jogadores. Apontado como a maior promessa da cantera encarnada dos últimos tempos, André Carvalhas vai rodar no Rio Ave, clube que subiu este ano à Liga Sagres. Os jovens Ruben Lima, Romeu Ribeiro e Miguel Rosa vão, também por empréstimo, para o D. Aves (Liga Vitalis). Paulo Jorge, Manu e João Coimbra rescidiram os respectivos contratos com os encarnados e rumaram ao Marítimo, tendo sido contratados por 2 épocas. O Benfica salda assim uma dívida que tinha com os madeirenses relativas às transferências de Manduca e Makukula.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Taça Intertoto: Braga joga domingo na Turquia

O Braga defronta no próximo domingo os turcos do Sivasspor, na 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Taça Intertoto. A equipa bracarense viaja no sábado para a cidade de Sivas, e entra em campo no dia seguinte às 19 horas (17h em Portugal). A 2ª mão está marcada para dia 26, no Estádio Axa. A equipa turca terminou o campeonato em 3º, com os mesmos pontos do 2º, o Fenerbahce. Para chegar à 3ª pré-eliminatória, o Sivasspor eliminou os montenegrinos do Grbalj Radanovici.

Manchester United quer Paulo Bento

O treinador do Sporting é apontado como o preferido dos responsáveis do Manchester United para suceder a Carlos Queiroz no cargo de adjunto de Alex Ferguson.
Segundo o Correio da Manhã, os dirigentes do clube inglês são esperados na próxima semana em Lisboa para apresentarem o projecto a Bento e avaliarem as possibilidades de sucesso na concretização da operação. De acordo com fonte citada pelo diário, o United vai propor ao técnico leonino um contrato na ordem dos 1,8 milhões de euros por ano, o que será uma proposta muito tentadora face aos 700 mil que Paulo Bento aufere actualmente em Alvalade. «Paulo Bento está na linha da frente para suceder a Queiroz na próxima época», revela a mesma fonte, acrescentando que a próxima semana «será decisiva». O treinador dos 'leões' é tido como tendo «o perfil que pretendemos, mas não será fácil chegar a acordo porque ele é técnico principal de um bom clube em Portugal».

TAS confirma FC Porto na Champions

O Tribunal Arbitral do Desporto decidiu rejeitar os recursos do Benfica e do Vitória de Guimarães, mantendo-se assim o FC Porto na próxima edição da Liga dos Campeões. Em comunicado o TAS limitou-se a anunciar que «os recursos do Benfica e Vitória de Guimarães, apresentados no dia 26 de Junho contra a decisão da Comissão de Apelo da UEFA, a 13 de Junho, foram recusados», acrescentando que irá revelar mais tarde a fundamentação da decisão, enquanto que a UEFA, através do seu director de comunicação William Gaillard, declarou à Lusa que «a UEFA reconhece o TAS e aceita a decisão. Não temos mais nada a acrescentar sobre este assunto»
Por seu lado, da parte do FC Porto, a reacção à decisão foi feita através de um comunicado enviado à CMVM.

Eis o comunicado na íntegra:
«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º do Código dos Valores Mobiliários, ter sido informada da deliberação do Tribunal Arbitral do Desporto sobre os recursos apresentados pelo Sport Lisboa e Benfica Futebol, SAD e Vitória Sport Clube da decisão proferida a 13 de Junho de 2008 pelo Comité de Apelo da UEFA».

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Sapunaru com cláusula de 25 milhões de euros

O FC Porto já reportou à CMVM a compra do romeno Cristian Sapunaru. Os azuis-e-brancos pagaram 2.5 milhões de euros por 60% do passe do defesa-direito. O contrato é válido para as próximas 5 épocas e a cláusula de rescisão está fixada em 25 milhões. Sapunaru é esperado hoje em Marienfeld, para se juntar aos novos companheiros.

Eis dois dos últimos golos do romeno ao serviço do Rapid Bucareste:





Aimar esperado amanhã

É esta a perspectiva dos responsáveis encarnados e, sobretudo, de Rui Costa e Quique Flores, os grandes artífices da contratação do médio argentino. A consumação do negócio deverá finalmente ficar concluída hoje, com a ida do director desportivo do Benfica a Espanha para desbloquear os últimos detalhes que têm impossibilitado a contratação do '10' mais desejado para os próximos três anos e que se prendem com a forma de pagamento e as comissões aos empresários (que exigem cerca de 1 milhão de euros). Pablo Aimar já nem deve seguir para o estágio do Saragoça, que inicia hoje os trabalhos de pré-época, e é possível que já marque presença no treino de manhã à tarde, na Caixa Futebol Campus.

FC Porto goleia na estreia

O FC Porto estreou-se a vencer no primeiro jogo do estágio de pré-época, realizado em Marienfeld, na Alemanha, impondo-se aos amadores do Gutersloh (III Divisão), por 4-1. Apesar da clareza dos números refira-se que foi a equipa alemã a marcar primeiro, por intermédio de Eckel (30). Só perto do intervalo, na sequência de um autogolo dos germânicos (apontado pelo defesa Heinrich), é que os ‘azuis e brancos’ chegaram à igualdade. No entanto, e apesar da ausência de jogadores como Nuno, Bruno Alves, Raul Meireles, Quaresma, Cristian Rodríguez, Guarín e Lisandro, e o lesionado Tarik Sektioui, no segundo tempo os ‘dragões’ subiram de produção e acabaram por marcar três golos por intermédio de Farías (46), Lucho (56) e Lino (64), este último num livre directo irrepreensível. Por último, nota ainda para a alteração táctica exibida na equipa de Jesualdo Ferreira, que decidiu inverter o triângulo do meio-campo, optando por jogar com Bolatti e Tomás Costa mais recuados e ficando as despesas ofensivas a cargo de Lucho.
Eis o onze inicial: Ventura; Fucile, Pedro Emanuel, Rolando e Nelson Benítez; Bolatti, Lucho e Tomás Costa; Candeias, Ernesto Farías e Mariano Gonzalez.

Grimi garantido

Após muitos avanços e recuos, o lateral esquerdo Grimi vai mesmo continuar em Alvalade na próxima temporada. O director-geral do AC Milan confirmou o acerto das negociações com o Sporting para as próximas quatro épocas e o argentino é esperado já neste início de semana em Lisboa para começar rapidamente a trabalhar às ordens de Paulo Bento. Com a contratação de Grimi, Paulo Bento fica agora com o sector defensivo completo, tendo ao seu dispor os oito jogadores que desejava: Abel, Pedro Silva, Polga, Tonel, Daniel Carriço, Caneira, Ronny e Grimi. Contudo, a primeira consequência da chegada do argentino, que em condições normais ocupará a posição de lateral esquerdo, será a passagem de Marco Caneira para a posição de defesa central, relegando Tonel para o banco.

Fábio Coentrão cedido ao Feyenoord

O extremo esquerdo do Benfica foi cedido ao Feyenoord, a título de empréstimo, pelo período de uma temporada. Apesar de ser bastante pretendido pelos mais variados clubes portugueses, os encarnados decidiram acertar o negócio com o clube holandês, uma vez que é uma opção financeiramente mais vantajosa: primeiro, porque ao ser emprestado a um clube estrangeiro os ordenados serão da responsabilidade do Feyenoord, e segundo, caso os holandeses decidam exercer a opção de compra no final do empréstimo sobre o jogador, terão de desembolsar cinco milhões de euros. Recorde-se que o jogador de 20 anos já tinha sido emprestado em Janeiro deste ano ao Nacional da Madeira, onde ficou até final da temporada, antes de regressar à Luz.

Urreta já treina no Seixal

O jovem uruguaio Urreta já se juntou aos seus novos companheiros do Benfica. O jogador marcou presença no treino matinal de ontem, realizado no Seixal e que foi presenciado por 1200 pessoas. No entanto, de início, os espectadores nem deram conta de que marcava ali presença um dos novos reforços, tendo em conta que Jonathan Urretavizcaya não se destaca propriamente pelo seu físico (1,74 m). Contudo, quando Quique Flores apelou ao treino de conjunto, o avançado de 18 anos não hesitou em mostrar que não receia encarar os adversários, insistindo nas fintas, utilizando os dois pés, e mesmo na finalização já começou a evidenciar alguns dos pormenores que fizeram o Benfica mostrar-se interessado no seu concurso.

Jorge Andrade com carreira em risco após nova lesão

O defesa central português lesionou-se novamente de forma bastante grave, desta feita sozinho, num treino da Juventus, que se encontra a realizar a pré-época. Jorge Andrade esticou o pé para apanhar uma bola que surgia perto de si e o joelho esquerdo voltou a ceder. A lesão de Andrade foi inclusivamente divulgada no site oficial da equipa transalpina, onde se podia ler o seguinte: «O jogador Jorge Andrade foi submetido em Turim aos exames necessários e à observação de um especialista ortopédico. O diagnóstico é de recaída na fractura da rótula esquerda anteriormente alvo de tratamento cirúrgico. Torna-se assim necessária uma nova intervenção de osteossíntese, que em princípio será efectuada segunda-feira (hoje), em Lisboa, pela equipa do Prof. [António] Martins. Prevê-se uma recuperação de vários meses», anunciou o clube italiano. Esta será portanto a quarta vez que o internacional português será operado e, aos 30 anos, a Juventus mostra-se apreensiva que esta recaída precipite o final da carreira do central.

sábado, 12 de julho de 2008

Rodriguez: "No Porto a mentalidade passa por ser campeão"

Aquele que protagonizou a transferência mais polémica deste defeso (e dos últimos anos...), falou hoje pela primeira vez à imprensa como jogador do FC Porto. Cristian Rodriguez confessou que "admirava o Porto porque ganhava sempre", e que estava em Milão quando surgiu o primeiro contacto: "Reflecti e assinei em cinco minutos. A decisão foi fácil." O internacional uruguaio explicou os motivos que o levaram a mudar para o arqui-rival do Benfica: "Queria ser campeão e jogar a Liga dos Campeões". O extremo afirmou ainda que nos azuis-e-brancos a mentalidade é totalmente diferente da que se vive no clube da Luz: "Não estou aqui nem há uma semana, mas a verdade é que a mentalidade é diferente e passa por ganhar e ser campeão." Rodriguez não teme o clássico da 2ª jornada do campeonato, onde vai "defender a camisola do Porto o mais possível".

Sporting vence 1º teste da época

O Sporting venceu esta manhã o Atlético do Cacém por 3-0, no primeiro teste da temporada 2008/09. O jogo foi disputado na Academia de Alcochete, que contou com a presença de pouco mais de um milhar de espectadores. Os golos leoninos foram apontados por Fábio Rochemback (17'), Pereirinha (55') e Celsinho (83'). Purovic, que esteve a ser observado por emissários do Anderlecht, foi uma das surpresas no primeiro 11 da época: Tiago; Abel, Carriço, Polga, Ronny; Rochemback, Izmailov, Vukcevic, Romagnoli; Derlei e Purovic.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Quique Flores promete equipa competitiva

O treinador dos encarnados concedeu hoje uma entrevista à TVI, onde esclareceu todas as questões que marcam a actualidade benfiquista. Assegurando que encontrou "o Benfica que esperava", Quique Flores prometeu uma equipa competitiva, capaz de lutar de igual para igual com o campeão FC Porto. Confrontado com a notícia que o Correio da Manhã avançou hoje, o técnico espanhol desmentiu qualquer problema com Rui Costa e Luis Filipe Vieira, sublinhando ter uma relação "muito boa" com os dois. A polémica em redor das funções de Chalana e Diamantino dentro da equipa técnica foi igualmente negada: "Temos muitas atribuições para Chalana e Diamantino, como a organização de campo ou o conhecimento do futebol português. Para mim todos são importantes".

No que diz respeito a jogadores, Quique mostrou-se surpreendido com as notícias que davam conta da dispensa do capitão Nuno Gomes: "Foi uma surpresa quando ouvi. Nunca colocámos o nome de Nuno Gomes na lista de transferências. Sempre contámos com ele." Quanto a Pablo Aimar, o treinador espanhol diz que o argentino "é o reforço que está mais perto de assinar", referindo que Rui Costa está a fazer "um esforço importante". Questionado sobre os jogadores a dispensar, Quique afirmou que ainda é cedo para tomar decisões: "Ainda é cedo. Quero poder vê-los a todos e vamos decidir quem sai dentro de algumas semanas". O novo timoneiro das águias mostrou-se plenamente à vontade perante as câmaras, e garantiu a Manuela Moura Guedes que dançará Sevilhanas e Flamenco se o Benfica vencer o campeonato...

Oficial: Queiroz é o novo Seleccionador Nacional

Foi há instantes confirmado que Carlos Queiroz é o novo Seleccionador Nacional. O técnico português terá um contrato com a duração de quatro anos e será apresentado na quarta-feira, dia 16 de Julho, às 12h30, na sede do organismo que tutela o futebol em Portugal, revelou a FPF. «A Federação Portuguesa de Futebol tem o prazer de anunciar que o Professor Carlos Queiroz é o novo Seleccionador Nacional», revela em comunicado. O mesmo acrescenta ainda que «tal como os técnicos que o antecederam, Queiroz vai ser responsável pela Selecção Nacional – Clube Portugal e todas as outras Selecções jovens, nas quais teve um trajecto particularmente bem sucedido e marcante». Gilberto Madaíl é igualmente citado na mesma comunicação, onde revela que foi a «primeira opção para ocupar o cargo de Seleccionador Nacional». Já Carlos Queiroz aproveitou para afirmar estar «muito orgulhoso e honrado por poder voltar a servir o meu país. É um desafio muito especial e um cargo que qualquer profissional ambiciona. Desde que recebi o primeiro contacto e o Dr. Gilberto Madaíl me apresentou o projecto, mostrei-me receptivo a abraçar este grande desafio», destacando desde já que o primeiro grande objectivo passa pela «qualificação para o Mundial da África do Sul».

Vídeo FUTEBOLISTA da Semana

Lembram-se do programa da SIC denominado 'os Incríveis’ onde apareceram Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo, entre outros. Pois bem, o programa da RTP os ‘Contemporâneos’ decidiu criar uma imitação desses momentos, interpretada brilhantemente por Nuno Lopes, e com a adaptação do nome para 'os Inacreditáveis’. Uma rábula onde também mostra a casa e os amigos dos jogadores, sendo que os tiques de ambos os craques são facilmente identificáveis. De rir e chorar por mais.




Stojkovic dispensado dos trabalhos leoninos

Vladimir Stojkovic foi dispensado dos treinos do Sporting. O sérvio vai representar o seu país nos Jogos Olímpicos de Pequim, e os verde-e-brancos deram carta verde ao guardião para abandonar Alcochete mais cedo. Paulo Bento não conta com Stojkovic, e o Everton afigura-se como o mais forte candidato a garantir os serviços do guarda-redes.

Cristiano Ronaldo pára até Setembro

Cristiano Ronaldo já iniciou os trabalhos de recuperação da operação a que foi sujeito na 2ª feira em Amsterdão para debelar a lesão no tornozelo direito. O craque português tem vindo a realizar tratamentos sob a supervisão do fisioterapeuta da selecção portuguesa, António Gaspar, e é provável que apenas regresse ao treino com bola dentro de seis a oito semanas. A confirmar-se esta paragem, mais o tempo de recuperação necessário para alcançar um nível aceitável, o craque português estará inddisponível para disputar as primeiras jornadas do campeonato (seja o inglês ou o espanhol), além de falhar igualmente os primeiros jogos de Portugal tendo em vista o apuramento para o Mundial de 2010. O primeiro realiza-se a 6 de Setembro, frente a Malta e o segundo é disputado no dia 10 do mesmo mês, em território nacional, frente à Dinamarca. Ainda assim, o jogador mantém a boa disposição em relação à recuperação, como revelou em entrevista à TVI: «Estou muito optimista. Tem corrido bem, tenho feito os tratamentos e não tenho dores». Na mesma entrevista, além de declarar a sua aprovação sobre a possível contratação de Carlos Queiroz para seleccionador, referindo-se ao mesmo como «uma boa solução e uma grande aposta» aproveitou ainda para mostrar a sua concordância com Joseph Blatter, que considerou que Cristiano Ronaldo «deve poder deixar o Manchester para ir para o Real Madrid se é isso que deseja». O responsável máximo da FIFA está contra o que designa de «escravatura moderna» relativa à aquisição e venda de jogadores. A esse propósito, o ainda jogador do Manchester United não se quis alongar muito, mas sempre foi dizendo que concorda «completamente com aquilo que o presidente da FIFA disse», acrescentando que «já sabem aquilo que eu quero, aquilo que eu gostava, mas agora há que esperar para ver».

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Carlos Queiroz será o seleccionador nacional

Depois de intensas negociações, parece já haver fumo branco. Carlos Queiroz, o Manchester United e a FPF chegaram a um entendimento, e o professor irá comandar os destinos da Selecção Portuguesa nos próximos 4 anos. É o regresso de um dos treinadores portugueses com mais credibilidade no futebol mundial, que terá a dificil missão de substituir Luiz Felipe Scolari. Apesar de muito se ter falado do interesse no brasileiro Zico e no argentino Pekerman, a escolha recaíu sobre um técnico luso.

Vídeo FUTEBOLISTA da Semana

O árbitro Sergei Shmolik foi "apanhado" a arbitrar um jogo da liga bielorussa num estado extremamente... alcoólico! O público que assistia à partida notou o comportamento estranho do juiz, principalmente no decorrer na segunda parte. O mais curioso é que Shmolik aguentou o jogo até ao fim, e só no hospital lhe foi diagnosticado excesso de alcool no sangue. A Federação de Futebol da Bielorússia já abriu um inquérito para apurar o sucedido.



Benfica dá 8 milhões por Luis Garcia

O Benfica apresentou uma proposta por Luis Garcia, avançado do Espanhol de Barcelona, mas o clube catalão continua a considerar a proposta demasiado baixa. Os ‘encarnados’ ofereceram 8 milhões pelo passe do espanhol, um valor ainda algo distante dos 12 milhões pedidos pelo Espanhol para libertar o jogador que marcou 13 golos na última edição da liga espanhola, e que desperta bastante o interesse de Quique Flores. Para tentar desbloquear a situação, está prevista uma reunião entre Rui Costa e os dirigentes catalães, ainda que a luta negocial prometa ser bastante dura, uma vez que Luis Garcia tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões. Luis Garcia destaca-se por ser um jogador tipicamente de área, bastante móvel e aguerrido, e muito oportuno. Mede 1,80 metros e conta actualmente 27 anos.

Eis uma compilação de alguns dos seus melhores momentos:




Everton quer Stojkovic e Anderlecht tenta Purovic

A solução para dois ‘problemas’ de Paulo Bento, tendo em vista a próxima temporada, pode estar bem próxima. O Everton pretende assegurar o concurso do guardião Stojkovic e inclusivamente já tem uma proposta na ordem dos 2,5 milhões de euros para apresentar aos responsáveis leoninos. Além do sérvio, também o avançado Purovic suscitou o interesse do Anderlecht, ainda que neste caso o clube belga esteja interessado apenas numa cedência por empréstimo, com opção de compra no final da temporada, numa cláusula que deve rondar entre os 2 e os 3 milhões de euros. Recorde-se que Stojkovic, contratado para substituir Ricardo, possui contrato com os ‘leões’ até 2013 enquanto que Purovic tem ligação ao clube de Alvalade por mais quatro temporadas.