segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

FC Porto e Benfica aplicam chapa '4'

O FC Porto foi ao D. Afonso Henriques vencer o V.Guimarães por 4-1, enquanto o Benfica recebeu e venceu a Académica por 4-0.

Os campeões nacionais entraram em campo na sexta-feira passada e bateram, de forma concludente, um Guimarães muito perdulário na hora da finalização. Numa primeira parte completamente dominada pelos 'dragões', foi com alguma naturalidade que surgiram os golos de Varela (17') e Falcao (32'). Contudo, no último lance da primeira metade e num momento de inspiração de Andrezinho (45'), os da casa conseguiram reduzir a diferença no marcador. Na sequência de um livre à entrada da área portista, o lateral brasileiro colocou a bola no ângulo superior esquerdo da baliza de Hélton e não deu qualquer hipótese de defesa ao guardião forasteiro. Os comandados de Paulo Sérgio vieram com uma nova atitude na etapa complementar, mas o desacerto de Nuno Assis e Targino fez com que os vimaranenses não conseguissem chegar ao empate. E aproveitando a velha máxima do futebol, os 'azuis e brancos' não desperdiçaram a oportunidade de ampliar os números do marcador. Bruno Alves (66') e Rodriguez (67') confirmaram a goleada e uma vitória que, tendo em conta tamanha falta de ponta vitoriana, acabou por ser justa.

À Luz regressaram as boas exibições e as 'chuvas de golos'. Numa perfeita noite de Inverno, onde frio e chuva foram condimentos que não faltaram, o Benfica conseguiu golear uma Académica que disputou o jogo olhos nos olhos até ao fim. Porém, uma noite portentosa de Cardozo e Saviola chegou para derrotar a formação da Briosa. O paraguaio apontou o seu segundo 'hat-trick' desta edição da Liga (6', 54' e 68') e, de permeio, Saviola (32’) proporcionou ao público da Catedral o 'chapéu' necessário para se ‘abrigarem’ da muita água que caía naquele momento. Momento sublime de 'El Conejito' que entrará certamente para a galeria dos melhores do ano. E é desta forma que se resume uma partida bem disputada e bem jogada até aos 75 minutos, altura em que o terreno ficou impraticável para uma modalidade não aquática.

Com esta vitória, os 'encarnados' igualaram o Sp.Braga no topo da classificação. Os minhotos marcaram passo na visita ao Estádio do Mar, após erro incrível do guardião Eduardo. Um golo de Alan (88') salvou a equipa bracarense de averbar uma derrota caricata, já que, aos 33 minutos, Moisés passou a bola ao seu guarda-redes e este falhou o esférico ao tentar batê-lo para a frente, o que resultou num golo fácil para os visitados. Ainda assim, os 'arsenalistas' mantêm o primeiro lugar da tabela classificativa, devido à vantagem que têm no confronto directo com as 'águias'.


O Sporting terá hoje uma deslocação complicada a Setúbal para defrontar o Vitória local. O encontro terá inicio às 20h15 e será transmitido em directo na Sporttv1.

Restantes resultados da jornada 12:

Maritimo vs Olhanense 5-2
Rio Ave vs Belenenses 0-0
Naval vs P.Ferreira 1-0
V.Setúbal vs Sporting (Hoje)
U.Leiria vs Nacional (Hoje)

Classificação:
1º Sp. Braga 12jogos/29pontos
2º Benfica 12/29
3º F.C. Porto 12/26
4º Marítimo 12/19
5º Nacional 11/18
6º Rio Ave 12/16
7º Sporting 11/15
8º Naval 12/14
9º U. Leiria 11/14
10º V. Guimarães 12/13
11º P. Ferreira 12/11
12º Académica 12/10
13º Leixões 12/10
14º Belenenses 12/10
15º Olhanense 12/8
16º V. Setúbal 11/8

3 comentários:

Pinto disse...

O Eduardo tá a arranjar maneira de perder a titularidade na selecção..

peter schmeichel disse...

Parece que o Benfica ainda nao desceu á TERRA...

Anónimo disse...

nem o Sporting, com o facto de pensarem que estão numa curva ascendente.