sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Selecção Nacional de Futsal: FINALISTAS Anónimos!

Após uma fase de grupos atribulada, eis que a Nossa Selecção de Futsal “surpreende” e atinge a tão desejada final.

Pela primeira vez, as cores nacionais estarão presentes na final de uma grande competição internacional de Futsal.

Esta importante “marca” vem assim comprovar aquilo que, para muitos, já era uma “verdade indiscutível”: o favoritismo e grande valor da Selecção Portuguesa de Futsal.
Apesar dos contra-tempos iniciais, que levaram, de imediato, a crítica a julgar negativamente o trabalho do grupo, a “Equipa de Todos Nós” conseguiu dar a volta, vencer e “convercer”. Espera-nos agora um encontro díficil frente à actual Campeã Europeia que pode marcar decisivamente a História do Futsal Nacional. História essa que, pelo simples facto de termos atingido a final, já foi alterada.
O adversário é difícil e o seu nome na modalidade é dos maiores. No entanto, “nós” também somos grandes e temos uma equipa carregada de valores. Se não nos deixarmos intimidar e pusermos em campo toda a nossa qualidade, empenho e concentração, acredito que seremos capazes de levar de vencidos “nuestros hermanos”. Afinal, o “NOME” não joga, nem dá vantagem extra no marcador. Assim, temos exactamente as mesma possibilidades de arrecadar o título que o adversário!
É certo que na fase de grupos a Espanha levou a melhor, impondo-nos uma derrota por 6 bolas a uma. Contudo, Portugal entrou a vencer e se tivesse mantido a serenidade e a concentracção necessárias, sobretudo na fase defensiva, poderia mesmo ter obtido outra classificação. Também é verdade que a selecção espanhola fez uma exibição de grande qualidade nesse dia, mas analisando com atenção o encontro percebemos que o resultado atingiu tais proporções porque a Nossa Selecção acabou por se intimidar e “ceder” em zonas proibidas. A meu ver, foi, sobretudo, uma “derrota psicológica”!
Por isso, há que superar esta dificuldade e ACREDITAR qu e somos capazes! Afinal, tal como a Espanha, também “Nós” tivemos de lutar para chegar à final. Também tivemos que vencer duas eliminatórias para poder integrar o lote das duas melhores Selecções da Europa! Somos um adversário tão “temível” quanto eles!
Assim sendo, está nos “nossos” pés! E EU ACREDITO!
De qualquer forma, pelo vosso esforço e pelo facto de serem finalistas Parabéns! Para mim já são Campeões!
FORÇA PORTUGAL! RUMEM AO TÍTULO!

Farías incluído na transferência de Kléber

Ernesto Farías vai fazer o trajecto inverso ao de Kléber, novo reforço dos 'dragões'. O Porto comunicou à CMVM que acordou com o Cruzeiro a transferência do avançado brasileiro por 5.5 milhões mais 75% do passe de Farías, cedido ao emblema mineiro. Apesar das boas prestações do ponta-de-lança argentino (autor de 5 golos na liga), o Porto optou por incluir o goleador no negócio, pois o seu contrato expiraria no próximo ano.

Pedro Mendes reforça 'leões'

Depois de 'perder' Manuel Fernandes para o Inter, o Sporting garante um reforço bastante desejado por Carvalhal. O internacional português Pedro Mendes vai rubricar um contrato válido para as próximas duas épocas e meia, depois de ter brilhado ao serviço do Glasgow Rangers. Os escoceses aceitaram transferir o médio por valores a rondar 1.2 milhões de euros. O director-executivo do Glasgow Rangers, Martin Bain, confirmou à Rádio Renascença que só falta o jogadores acertar alguns detalhes com os 'leões': «O Pedro Mendes vai conversar com o Sporting. Discute, esta tarde, o contrato. Entre os clubes há alguns pormenores para acertar, mas o negócio está, apenas, dependente do acordo com o jogador». O Sporting continua assim a apostar forte no mercado de Inverno, depois das contratações de Mexer, João Pereira e Pongolle. Em cima da mesa continua ainda a hipótese de 'resgatar' o centro-campista André Santos do Leiria.

Egipto e Gana na final

A Taça das Nações Africana já conhece os finalistas da edição 2010. Egipto e Gana derrotaram Argélia e Nigéria, respectivamente, e irão agora disputar o ambicionado título de campeões do continente ‘negro’.

Os 'Faraós' conseguiram finalmente vingar a derrota sofrida diante a Argélia no 'play-off' de apuramento para o Mundial. No duelo entre duas selecções do Norte de África, o Egipto acabou por ser claramente superior (4-0), ainda que equipa argelina tenha terminado o jogo reduzida a oito elementos. Hosni (39' g.p.), Zidan (65'), Abedelshafi (80') e Gedo (90+3') foram os autores dos golos de uma partida em que Halliche (Nacional da Madeira) foi o primeiro elemento a ser expulso.

Na outra semi-final, o Gana venceu a Nigéria (1-0) com muitas dificuldades. Gyan (21') foi um herói de uma partida que valeu à sua selecção a passagem à final da competição, algo que não acontecia há já 18 anos.

Egipto e Gana irão defrontar-se no próximo dia 31 do presente mês para determinarem quem é a melhor selecção africana do momento.

Mercado ao rubro!

O tempo começa a escassear para o encerramento do mercado de Inverno (dia 1 de Fevereiro à meia-noite) e os clubes fazem o típico 'forcing' final na tentativa de reforçar os seus plantéis para a metade decisiva da época. É todos os anos assim e 2010 não é excepção.

Cá por dentro...

O FC Porto parece ter finalmente conquistado um amor antigo. Kléber, avançado de 26 anos do Cruzeiro, parece ter tudo acertado para se mudar para a Invicta já nos próximos dias. O negócio deverá rondar os sete milhões de euros, muito abaixo dos dez iniciais exigidos pela 'Raposa', e o contrato deverá ter uma duração de três a quatro anos.

O Sporting, por seu lado, perdeu definitivamente o concurso por Manuel Fernandes e está agora apostado em fazer regressar o jovem André Santos à casa-mãe. O U.Leiria é que não parece muito disposto a abdicar de uma das suas melhores unidades durante a primeira metade da temporada e exige ser ressarcido - 100 mil euros ao que se sabe - pela perda do atleta antes do tempo previsto. Recorde-se que André Santos está vinculado contratualmente aos 'leões' e apenas está em Leiria a título de empréstimo por uma época.

Para os lados da Luz, Shaffer já sabe qual será o seu próximo destino: o Banfield. O lateral-esquerdo vai ser cedido até ao final do presente ano desportivo, mas, ao que tudo indica, o emblema argentino terá uma opção de compra a rondar os três milhões de euros. Desta forma, está finalmente aberta a vaga no plantel 'encarnado' para a inscrição de Airton, um dos reforços de Janeiro das 'águias'.

Lá por fora...

O Inter de José Mourinho assegurou o empréstimo do médio Manuel Fernandes até ao final da época. O médio formado no Benfica era o principal alvo do Sporting para reforçar o meio-campo, mas os 'nerazzurri' anteciparam-se e mudaram ligeiramente o destino final do jovem luso.

Também por empréstimo, Ricardo Costa, ex-central do FC Porto, irá jogar no Lille durante os próximos seis meses. O clube gaulês conseguiu convencer o Wolfsburgo a abdicar do português - que vinha sendo titular nos últimos tempos - e terá assim um reforço de peso para a sua defesa.

Por último, mas não menos importante, Robinho irá jogar mesmo no Santos até ao final da época. O emblema brasileiro - onde o 'astro' brasileiro se formou - convenceu o Manchester City a ceder um dos activos mais valiosos do seu plantel para que este possa ter mais oportunidades de jogar. O virtuoso extremo 'canarinho' vê assim realizados dois desejos: o de regressar a 'casa' depois de cinco anos na Europa e o de poder jogar com regularidade para garantir o seu lugar na convocatória final de Dunga para a África do Sul.

FUTEBOLISTA DE FEVEREIRO - COMPRA JÁ!!!



Portugal na final do Europeu de Futsal!

A selecção portuguesa de futsal protagonizou um feito histórico, ao chegar pela primeira vez a uma final do campeonato europeu da modalidade. Perante um Azerbeijão com perfume brasileiro, os pulipos de Orlando Duarte rubricaram uma excelente exibição. No entanto, dado o empate a 3 bolas no final do tempo regulamentar, recorreu-se à lotaria das grandes penalidades, onde Portugal foi mais feliz, vencendo por 3-5. Cardinal, João Matos e Pedro Costa apontaram os tentos lusos. A 'selecção das quinas' vai agora reencontrar a selecção espanhola, depois de ter sido goleada por 6-1 na fase de grupos, numa final marcada para amanhã, em Debrecen.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Balboa ruma ao Cartagena

Um dos maiores 'flops' do Benfica na última década, Javier Balboa, vai jogar no Cartagena até ao final da temporada. Contratado por 4 milhões de euros na época transacta, o extremo da Guiné-Equatorial nunca se impôs no clube da Luz, tendo realizado 14 jogos, apenas um como titular. A treinar à parte do plantel principal desde Agosto, Balboa não conseguiu colocação no último defeso, e vê agora uma boa oportunidade de mostrar serviço no 3º classificado da 2ª liga espanhola.

United na final da Taça da Liga

O Manchester United recebeu, ontem à noite, o rival City na segunda mão da meia-final da Taça da Liga Inglesa. Tévez ainda tentou estragar a festa, mas Rooney garantiu a passagem dos 'Red Devils' à final (3-1).

Os comandados de Alex Ferguson tinham obrigatoriamente de anular uma desvantagem de 2-1, verificada no primeiro jogo no terreno dos 'Citizens', e rapidamente se percebeu que a partida seria de sentido único. O City nunca conseguiu impor o seu jogo em Old Trafford e as oportunidades de golo foram-se sucedendo para o United. Contudo, só na segunda parte Paul Scholes (52') conseguiria adiantar os da casa no marcador, com um potente remate à entrada da área. Carrick (70') faria o segundo tento da sua e o jogo estava empatado, já que nesta competição os golos fora só valem a dobrar quando se encontram no prolongamento. E, para equilibrar ainda mais os lados da balança, Carlos Tévez (76') - de forma espectacular - empataria completamente a eliminatória. Porém, já em período de descontos, o inevitável Rooney (90+2') apareceu mais uma vez para decidir, desta feita de cabeça e após mais uma desatenção clamorosa da defesa visitante.

Na final, os de Manchester irão encontrar o surpreendente Aston Villa, que bateu o Blackburn na outra meia-final por 7-4 no conjunto das duas mãos.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Veloso pode sair, Quaresma e Manuel Fernandes podem entrar

O Sporting continua a tentar reforçar o seu plantel antes do fecho da janela de transferências de Inverno. A imprensa italiana adianta que o Inter poderá avançar para a compra de Miguel Veloso, envolvendo o compatriota Ricardo Quaresma no negócio. Manuel Fernandes, médio do Valência, também está na órbita dos 'leões'. O jovem português não é escolha habitual do técnico Unai Emery, e vê com bons olhos um empréstimo ao Sporting, tentando assim apanhar ainda o comboio do Mundial 2010. O elevado salário de 'Manelelé' é o principal entrave à concretização das negociações. De Espanha surgem rumores que poderá haver fumo branco nas próximas horas.

Robinho a um passo do Santos

Chegou a ser dado como certo no Barcelona, mas permaneceu no Manchester City por ser a estrela maior dos 'citizens'. Com a chegada de Mancini, Robinho foi perdendo o estatuto de titular indiscutível, e fez saber que pretende abandonar Inglaterra já em Janeiro. O Santos, clube do coração do craque 'canarinho', perfila-se como o destino mais provável do avançado, embora a imprensa britânica tenha falado num interesse do São Paulo e do Benfica. O Manchester City aceita emprestar Robinho ao 'Peixe' mas, em contrapartida, deseja assegurar opção de compra sobre os jovens talentos Neymar e Paulo Henrique 'Ganso'. No entanto, a recusa de Paulo Henrique em alinhar pelos 'citizens' poderá complicar a transferência, uma vez que o jovem de 20 anos não pretende alinhar pelo clube do milionário Sheik Mansour Bin Zayed: «Prefiro jogar num grande europeu como o Milan, Real Madrid ou Barcelona».

Portugal é semifinalista do Europeu de Futsal

A selecção portuguesa de futsal garantiu ontem a passagem às meias-finais do Europeu 2010 - que se disputa na Hungria - ao golear a congénere da Sérvia (5-1).
Apesar da falta de inspiração demonstrada durante a fase de grupos da competição - empate com a Bielorrússia (5-5) e derrota com Espanha (6-1) - os jogadores lusos parecem finalmente estar dispostos a mostrar todo o seu potencial. Com uma exibição muito segura, a 'equipa das quinas' conseguiu evidenciar uma clara superioridade sobre os seus adversários e os golos de Joel Queirós (13' e 30'), Cardinal (23'), Leitão (34') e Arnaldo (38') são a melhor prova disso mesmo. Bojovic (37') ainda marcou o golo de honra para selecção sérvia, mas a vitória portuguesa foi inquestionável.

Nos restantes jogos - todos decididos na lotaria das grandes penalidades -, destaque para o Rússia vs Espanha que, segundo a imprensa espanhola de hoje, foi o 'roubo do século'. Tudo aconteceu após a conversão daquele que seria o pénalti do apuramento de 'nuestros hermanos' para a fase seguinte do certame. Javi Rodriguez - um dos melhores executantes do mundo - bateu forte e a bola entrou claramente na baliza russa. Contudo, a dupla de arbitragem decidiu que o esférico não havia batido dentro e determinou que se continuasse com a marcação das grandes penalidades, para espanto dos espanhóis que já festejavam a vitória no jogo. A equipa do 'país vizinho' viria a ganhar na mesma a partida, mas esta decisão caricata poderia ter criado uma das maiores injustiças de sempre nesta modalidade. Mas veja você mesmo as imagens...





Nas meias-finais, Portugal irá defrontar o Azerbaijão, que eliminou a Ucrânia, enquanto a Espanha irá defrontar a Rep.Checa, que venceu a Itália de forma surpreendente.

O 'professor' está de regresso!

Manuel Machado está finalmente recuperado dos problemas de saúde que o afastaram, nos últimos dois meses, do activo. Num jogo amigável disputado ontem à noite frente ao Maribor - em benefício do povo haitiano -, o 'professor' já esteve no banco a comandar o Nacional.

O treinador fez questão de agradecer todo o apoio que recebeu durante o tempo que esteve hospitalizado: «Tenho de deixar um agradecimento em vários sentidos: aos colegas da equipa técnica, pelo bom trabalho que realizaram; aos meus jogadores, pelo seu bom desempenho; à Direcção, pela compreensão pelo momento por que passei; à massa associativa e aos muitos colegas de profissão, amigos e anónimos que me enviaram mensagens de rápida recuperação

Em relação ao jogo propriamente dito, os 'alvinegros' acabaram derrotados por 3-1. Os golos dos eslovenos foram apontados por Skolnik (7'), Jelic (18') e Plut (20'), mas Edgar Silva (86') viria a reduzir a desvantagem no marcador.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bicadas de Águia - O ópio do Povo

Quando ficamos muito tempo sem campeonato, o povo aborrece-se, perde motivo de conversa com os amigos “rivais”, deixa de ir ao estádio ou aos cafés, na TV as novelas dominam o horário nobre, enfim, uma pasmaceira...

Mas Portugal é um cantinho especial, enquanto não houve campeonato houve escutas, houve túneis, houve Sá Pinto e pelo meio até houve Taça... Uma animação!

Até quero acreditar que esperámos mais de um ano para ver o vídeo do túnel da Luz da época passada, propositadamente para nos entretermos nesta altura morta da época, quem o publicou agora por certo que pensou o mesmo que eu...

Aliás, o mesmo sentido de oportunidade que deve ter passado pela cabeça de Ruben Micael, o mais recente reforço azul e branco, antes da entrevista que concedeu à Rádio Renascença sobre os supostos incidentes no túnel da Luz após o Benfica 6-1 Nacional.

Entretanto, a Taça da “Cerveja”, como muitos a apelidam de forma depreciativa, está mais um ano a provar que é uma competição válida no panorama competitivo em Portugal, este fim-de-semana assistimos a mais alguns bons espectáculos de futebol enquanto alguns jovens aproveitaram a oportunidade para se mostrar ao grande público (Nuno André Coelho, Miguel Lopes, Orlando Sá, Sérgio Oliveira, Bruno Matias, Romeu Ribeiro, David Caiado, entre outros habituais na Liga Sagres) e estão já marcados mais três grandes embates que prometem bastante emoção, muito público e mais espectáculo!

Que se repita a festa do futebol que vem sendo habitual todos os anos no Algarve por altura da Páscoa, e que os senhores do apito não estraguem a festa...

Genial Sr. Presidente!

Benfica All Stars vs Amigos de Zidane: Ganhou o Haiti!

Foi uma noite de festa no Estádio da Luz. O VII Jogo contra a Pobreza juntou 51.312 pessoas e cerca de 40 futebolistas (no activo e ex-praticantes), aos quais se juntaram o atleta Francis Obikwelu, o actor Ricardo Pereira ou o Dj Martin Solveig. Os lucros resultantes desta iniciativa do Benfica e de Zidane e Ronaldo (representado por Kaká) reverteram a favor das vítimas do terramoto do Haiti. Adeptos de vários clubes e países vibraram com as jogadas de Zidane, Kaká, Figo, Nedved, Thierry Henry e Daniel Alves, entre muitos outros.

Os benfiquistas tiveram oportunidade de voltar a ver antigos jogadores do clube em acção, tais como Miccoli, Katsouranis, Karagounis ou Manuel Fernandes, e ainda 'velhas glórias' como Humberto Coelho, Magnusson, Nené, Chalana, Paneira, Rui Águas ou Poborsky. Eusébio foi homenageado na noite do seu 68º aniversário, e obviamente, Miki Fehér (passaram 6 anos desde a sua trágica morte) e o povo haitiano não foram esquecidos. 3-3 foi o resultado final, com golos de Nuno Gomes (2) e Éder Luis para o Benfica All Star, e Kaká, Robert Pires e Bhutia para os Amigos de Zidane. O célebre árbitro italiano Pierluigi Collina também participou no encontro, apitando na primeira parte.

Benfica All Stars:
Quim, Miguel, Humberto Coelho, Luisão e Dimas; Katsouranis, Paneira, Karagounis, Rui Costa, Nuno Gomes e Miccoli
Jogaram ainda: Neno, Moreira, Abel Xavier, Mozer, Hélder, Miguel Vítor, Chalana, Veloso, Shéu, Poborsky, Cardozo, Ramires, Schwarz, Saviola, Éder Luis, Manuel Fernandes, Abel Silva, Pietra, Valido, Paulo Madeira, Rui Águas, Valdo, Nené e Magnusson
Treinadores: Toni e Jorge Jesus

Amigos de Zidane:
Barthez; Dani Alves, Marquez, Fernando Couto, Jean Sony, Figo, Davids, Zidane, Henry, Kaká e Pauleta
Jogaram ainda: Luciano, Hierro, Olic, Cocu, Hagi, Kluivert, Popescu, Bhutia, Lehmann, Kluivert, Hagi, Le Saux, Radebe, Pires, Laudrup, Dugarry, Nedved, Akwá, Amer, Alfredo Esteves, Obikwelu, Tymoshchuk, Digão, Ricardo Pereira, DJ Martin Solveig
Treinadores: Van Gaal e José Peseiro

Confira os melhores momentos do jogo:




Dérbi na Carlsberg Cup

O Sporting irá receber o Benfica naquela que será a reedição da polémica final da última edição da Taça da Liga.
O sorteio realizado hoje de manhã na sede da Liga determinou que os 'leões' irão receber as 'águias' no próximo dia 10 de Fevereiro. No mesmo dia, o FC Porto irá jogar com a Académica no estádio do Dragão. Ao que tudo indica, os 'verde e brancos' pretendem antecipar o jogo para o dia 9 do mesmo mês, resta agora saber a posição dos 'encarnados' e da Liga em relação a este tema. Isto porque o mês de Fevereiro será terrível para a equipa de Alvalade, mas será também tremendamente apetecível para quem gosta de futebol. Entre Taça de Portugal (dia 3), Taça da Liga (dia 10) e Liga Sagres (28), o Sporting irá disputar dois clássicos (frente ao FC Porto) e um dérbi (frente ao Benfica).

CAN já tem todos os semifinalistas

Argélia, Egipto, Nigéria e Gana são as quatro selecções apuradas para as meias-finais da Taça das Nações Africanas (CAN).
Os jogos dos quartos-de-final foram disputados no domingo e na segunda-feira e determinaram o afastamento da Costa do Marfim, Camarões, Zãmbia e Angola. Os primeiros a entrarem em acção, no último dia 24, foram os 'Palancas Negras' que, apesar das muitas oportunidades de golo, não conseguiram bater a Selecção do Gana (0-1). Ainda no mesmo dia, a favorita Costa do Marfim não evitou a derrota diante da Argélia (3-2), partida que só ficou resolvida após prolongamento. Ontem, no jogo grande desta fase, os 'Leões Indomáveis' foram batidos, através de um 'golo-fantasma', pelos 'Faraós' (3-1). O último jogo dos quartos opôs a Nigéria à Zâmbia, mas as 'Super Águias' acabaram por levar a melhor na lotaria das grandes penalidades.
Assim sendo, os encontros que permitirão encontrar os dois finalistas da edição 2010 da CAN serão disputados no dia 28 e ficaram arranjados da seguinte forma: Gana vs Nigéria (16h) e Argélia vs Egipto (19h30).

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Universo Leonino: Mais Lenha....


Não me quis pronunciar sobre o triste episódio da semana passada antes de ouvir as duas partes envolvidas. Até hoje, só era conhecida a versão dos factos pró-Liedson, hoje conheceu-se a versão de Ricardo Sá pinto, apresentada pelo próprio em conferência de imprensa e através de um comunicado.
Fui, como acredito, a maioria dos Sportinguistas um grande fã de Sá Pinto enquanto jogador, vibrava com cada lance, com cada golo, mas sobretudo pela entrega que Ricardo colocava em cada lance, disputando-o como se se tratasse da última bola da sua vida.
Não era, nem é por acaso que lhe chamam Ricardo coração de leão.É que Sá Pinto sempre foi muito mais coração do que razão.
Não seria portanto muito difícil de prever este desfecho, Sá Pinto já tinha cometido erros desta nomeada enquanto jogador e voltou a repeti-los. Só os génios directivos que gerem o meu clube não perceberam que o que Pedro Barbosa tinha de menos para este cargo, Sá Pinto tinha demais. Urge agora, encontrar um meio termo, alguém que consiga garantir estabilidade.
Não sei dizer quem foi o responsável pelos lamentáveis acontecimentos, se Liedson se Sá Pinto, apenas sei que as notícias não podem sair a esta velocidade para a comunicação social. O Sporting está primeiro e está na hora de todos perceberem isso.
Estranho o silêncio do presidente e o facto de nos últimos anos, apenas uma pessoa ter progredido na hierarquia leonina: Miguel Salema Garção. Desconfio que o provérbio:" Não há duas sem três" se vai sobrepor ao "há terceira é de vez", mas espero que não esteja certo.É que este ano já não falta acontecer mais nada. Bolas, ninguém merece!

Clássico na Taça!

O sorteio dos quartos-de-final da Taça de Portugal, realizado esta manhã, ditou que o FC Porto receberá o Sporting no dia 2 do próximo mês.

A restante ronda disputar-se-á no dia 3 de Fevereiro, mas, devido ao calendário apertado dos 'leões', o clássico irá ser jogado um dia antes.

Aqui fica o sorteio completo dos quartos-de-final:
FC Porto (IL) - Sporting (IL) (2 Fevereiro)
Sp. Braga (IL) - Rio Ave (IL) (3 Fevereiro)
Paços de Ferreira (IL) - Desp. Chaves (IIL) (3 Fevereiro)
Pinhanovense (II) - Naval (IL) (3 Fevereiro)

domingo, 24 de janeiro de 2010

E a Selecção Nacional de FUTSAL?

Decorre desde o passaodo dia 18 de Janeiro, na Hungria, o Campeonato Europeu de Futsal 2010. Este campeonato conta com a participação de 12 Selecções Nacionais, entre as quais a Selecção Portuguesa. Quarta classificada em 2007, ano em que foi anfitriã desta prestigiada competição, a formação lusa é vista por muitos como uma das potenciais vencedoras. Apesar do empate a cinco bolas, na primeira jornada do grupo D, com a Bielorrússia e da dificil tarefa que tem hoje pela frente (o confronto com a Espanha, a bi-campeã europeia), a passagem aos quartos-de-final continua a ser uma forte realidade.
A Selecção Nacional estreou-se em Fevereiro 1987 num torneio organizado pela FIFA, disputado na Corunha. Na altura, perdeu a partida inaugural com Espanha, mas conseguiu vencer os Estados Unidos num dos quatro encontros que se seguiram. A sua estreia em fases finais de um europeu, ococorreu apenas em 1999. Dois empates, um com a Itália e outro com a Bélgica, e uma derrota com a campeã desse ano, a Rússia, foram os resultados obtidos na entrada para o panorama europeu do futsal pela NOSSA Selecção.
Contudo, só em 2000, sob a alçada de Orlando Duarte (o ainda seleccionador nacional), a equipa lusa começou a “fazer estragos”, iniciando a sua caminhada rumo ao sucesso. No campeonato do Mundo disputado nesse ano na Guatemala, Portugal atingiu as meias-finais. Aí sofreu uma derrota por 8 bolas a zero frente ao Brasil e seguiu para o jogo de atribuição do terceiro lugar, frente à Rússia. A vitória nesse encontro valeu-lhe um lugar no pódio mundial da Modalidade.
Desde essa altura, Orlando Duarte levou os Portugueses a duas segundas fases de grupos das fases finais dos Mundiais de 2004 e 2008 e às meias-finais do Campeonato da Europa de 2007, no Porto.
Depois de uma qualificação atribulada, que culminou com uma clara vitória por 8-1 frente à Polónia, a Selecção Nacional enfrenta hoje um teste que pode ser derradeiro, mas que também pode marcar um passo firme rumo à final.
O único aspecto triste nesta “caminhada” é que o GRANDE Portugal vs Espanha desta tarde, que irá certamente marcar decisivamente a participação neste europeu da NOSSA Selecção, não poderá ser acompanhado pela grande maioria dos portugueses. A sua transmissão encontra-se limitada a canais por cabo pagos e, infelizmente, nem todos podem aceder a esse tipo de serviço. É, de facto, uma situação desagradável e até desanimadora, pois um momento competitivo tão importante para o futsal nacional, irá “passar ao lado” dos adeptos, sendo relegado para segundo plano. Enfim, desta forma o nosso futsal terá cada vez mais dificuldade em crescer e impor-se… Desta forma, será cada vez mais complicado alcançar o sucesso, pois o cenário é desmotivador.
Porque é que quando se trata da Selecção de futebol 11 e do Mundial, as televisões nacionais se enchem de apelos e programas sobre o assunto, e quando se trata do europeu de futsal agem como se não houvesse nada para falar?
Porque é que até os deslizes da Selecção AA de Futebol têm mais importancia que o Portugal vs Espanha desta tarde?
É caso para questionar: Vale a pena lutar por levar o nome de Portugal mais longe?
Pelo esforço e garra que os nossos atletas demonstram lá fora, mesmo quando são “ignorados” em Portugal; pela sua vontade de vencer; parece que sim. Eles vêem para além disso, e continuam orgulhosos da bandeira.
Por isso deixo aqui um apelo: o desporto em Portugal não é só Futebol 11, não é só vedetas que querem publicidade e prémios individuais… O desporto em Portugal é muito mais que isso: é futebol, futsal, rugby, hóquei, atletismo, ginástica, basquetebol, voleibol, andebol, ténis, esgrima,judo, natação… Enfim, vamos apoiar o Futsal, a NOSSA Selecção Nacional e ver nela aquilo que milhares de pessoas em todo o mundo já viram: que são verdadeiros campeões! E vamos também conduzir este apoio no futuro para outras modalidades, para outros atletas que lutam contra as adversidades só para representar o país.
Vamos dar valor ao talento Nacional… Ele é muito para além de Mourinho e Cristiano Ronaldo…

FORÇA PORTUGAL! RUMEM AOS QUARTOS DE FINAL!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mercado ao rubro

A pouco mais de uma semana do fim do mercado de Inverno, sucedem-se as transferências em Portugal e nas principais ligas europeias. Confira as movimentações mais recentes.

Mercado Nacional:



Bruno Moraes - Porto - Rio Ave
Nélson Oliveira - Benfica - Rio Ave
Fábio Junior - Campinense - Naval
André Leão - Cluj - Paços de Ferreira
Mustafa - Estrela da Amadora - Belenenses
Marcos António - Auxerre - Belenenses
André Marques - Sporting - Iraklis
David Mendieta - Guimarães - Gondomar
Hugo Gomes - Leiria - Inter Baku

Mercado Internacional:




Salvio - Lanús - Atlético Madrid
Antonio Candreva - Livorno/Udinese - Juventus
Matthew Kilgallon - Sheffield United - Black Cats
Jô - Everton/Manchester City - Galatasaray
Nicolas Lodeiro - Nacional de Montevideu - Ajax
Daniel de Ridder - Wigan - Hapoel Tel Aviv
Danny Simpson - Manchester United - Newcastle
Stefan Scepovic - OFK Belgrado - Sampdória

Chinês Zhang na mira de vários clubes da Liga Sagres

Apesar da sua equipa ter sido afastada da Taça pelo Sporting, o chinês Chengdong Zhang foi o herói da partida, ao apontar um 'hat-trick' em pleno Estádio de Alvalade. O jovem de 20 anos é agora o centro de todas as atenções, e pode sair de Mafra ainda neste mercado de Inverno, dado que já são vários os clubes da Liga Sagres interessados na sua contratação. Zhang chegou ao Mafra no início desta época pela mão de um empresário chinês, numa transferência inserida no protocolo que o clube da II divisão nacional tem com o Liaoning. O avançado vive dias de glória, e já sonha com outros voos: «Qualquer atleta ambiciona chegar ao Sporting, Benfica ou Porto. Fiquei muito surpreendido com a minha exibição em Alvalade. Tive sorte. Isto vai ser muito importante para a minha carreira».

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Bicadas de Águia - Mais 5...

Continue o Benfica a ganhar e a campanha não vai com toda a certeza parar, desta vez o mesmo árbitro que expulsou um jogador do Nacional no estádio do Dragão por protestos, fê-lo a um adversário do Benfica, resultado? Benfica levado ao colo...

Na Madeira existe apenas um lance sobre o qual o árbitro errou, na minha opinião, precipitou-se claramente na ordem que deu a Di Maria para este entrar em campo no lance que originou o penalty do terceiro golo, a bola estava no lado oposto do terreno de jogo e no preciso momento em que Di Maria entra em campo o jogador do Marítimo efectua um passe longo de mudança de flanco, não deixa no entanto de ser uma decisão precipitada do árbitro, que atenção, originou o terceiro golo, não o primeiro nem o segundo!

Gostaria agora de referir 4 temas pouco discutidos na comunicação social, e que não sendo situações ilícitas, pouco contribuem para a transparência da Liga Sagres:

Primeito, o Futebol Clube do Porto emprestou jogadores a um concorrente directo pelo título e continua a fazê-lo na reabertura do mercado, não está na hora de definir regras para este tipo de situações?

Segundo, o Porto contrata um jogador a um clube na jornada anterior a defrontar esse mesmo clube, bem sei que nada há a fazer nesta situação, talvez até não tenha sido inocente o acordo desta transferência apenas após um Sporting vs Nacional, mas na minha humilde opinião seria mais uma situação a rever nas regras da Liga.

Terceiro, ainda não vi uma imagem que comprovasse o golo de Falcão marcado com a mão frente ao Paços de Ferreira, apenas a indignação dos jogadores do Paços e a expectativa de Farias perante a decisão do árbitro em validar ou não o golo, no entanto, acho incrível como nem uma referência a esta hipotética infracção houve na transmissão televisiva da Sport TV...

Para terminar, a minha repulsa pela nova legislação que suspende automaticamente um jogador enquanto aguarda por decisão sobre um processo disciplinar, não faz qualquer sentido, e bem esteve o meu clube em abster-se desta palhaçada...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Porque os melhores (e os piores!) também falham...

Este é um bom exemplo de que também os predestinados, como Ibrahimovic, estão sujeitos ao erro...escandaloso!conteceu neste fim-de-semana na vitória caseira do Barcelona frente ao Sevilha (4-0).



No entanto, existem outros - não tão abençoados como o sueco - que erram também de forma quase ridícula e hipotecam as possibilidades da sua equipa poder atingir algo grandioso. O guarda-redes da Zâmbia, Mweene, decidiu dar o maior frango desta edição da CAN quando a sua equipa vencia (1-0) um dos 'tubarões' africanos, nada mais nada menos que os Camarões. Observe e ria-se à sua vontade...


Ruben Micael quase confirmado no Dragão

O FC Porto deverá mesmo garantir os serviços de um dos melhores jogadores da edição 2009/10 da Liga Sagres.
Ao que tudo indica, Ruben Micael já está no Porto a efectuar os habituais exames médicos e deverá rubricar um contrato válido até 2014. O negócio ainda não foi oficializado por nenhuma das partes envolvidas, mas Saturnino Sousa, assessor de imprensa do clube insular, garantiu à FUTEBOLISTA que «tudo está bem encaminhado» para que Micael venha a ser 'dragão'. Os valores envolvidos deverão rondar os tais cinco milhões de euros exigidos por Rui Alves, presidente do Nacional. O criativo madeirense vê assim realizado o desejo de se mudar para um grande do futebol português e poderá agora lutar por voos mais altos na sua carreira.

Liga Sagres: 16ª jornada

Braga e Benfica aproveitaram o deslize do campeão nacional para se distanciarem na liderança do campeonato. O Sporting continua no caminho das vitórias.

O FC Porto foi o primeiro dos grandes a entrar em campo e voltou a sentir muitas dificuldades em casa, no sábado, diante do P.Ferreira (1-1). Maykon (83') marcou aquele que parecia ser o golo de uma vitória surpreendente dos 'castores' no Dragão, mas Falcao (86') acabaria por fazer o resultado final da partida. O colombiano já havia marcado anteriormente no jogo, mas o golo foi (mal!) anulado pelo árbitro do encontro. Em compensação, o tento que valeria o empate aos portistas foi obtido com a ajuda da mão de 'El Tigre'.

Em Alvalade, os 'leões' continuam a dar seguimento ao seu bom momento actual e Liedson, mesmo vindo de lesão prolongada, voltou a resolver. A vitima desta vez foi o Nacional da Madeira (3-2). Ruben Micael (24’) de cabeça ainda deu vantagem aos insulares, porém, no minuto seguinte, Miguel Veloso (25’) empatou a partida. Na segunda metade entrou em acção um factor desequilibrante: Liedson. O 'Levezinho' marcou por duas vezes (60' e 72') e selou uma vitória justa dos 'verde e brancos' no encontro. Edgar (84’) ainda viria a reduzir a desvantagem, mas os insulares não conseguiram evitar mais uma derrota na competição.

O Sp.Braga foi ao reduto da Académica conquistar um triunfo essencial para a manutenção do primeiro lugar do campeonato (0-2). Duas bolas paradas chegaram para garantir a vitória dos 'arsenalistas' na partida. Meyong (42') na sequência de uma grande penalidade inexistente e Matheus (90') na marcação de um livre directo foram os autores dos golos.

O Benfica está de regresso às goleadas e, desta feita, foi aos Barreiros ‘esmagar’ o Maritimo (0-5). O jogo ficou marcado pelas expulsões de dois jogadores 'verde-rubros', por mais um golo de Saviola e pelo regresso de Cardozo aos golos, um mês após ter feito o gosto ao pé pela última vez. Saviola (29'), Maxi Pereira (35'), Cardozo (45' g.p.), Roberto Sousa (51' auto-golo) e Luisão (70') foram os nomes inscritos numa ficha de jogo que registou ainda as expulsões de Olberdam (31') e Robson (45'). Com esta vitória as 'águias' juntaram-se ao Braga na liderança da tabela e aumentaram para seis pontos a diferença para o FC Porto que é o terceiro classificado.

Restantes resultados da ronda:

Olhanense vs Naval 1-0
V.Guimarães vs V.Setúbal 2-2
Belenenses vs Leixões 1-3
Rio Ave vs U.Leiria 0-2

Classificação:

1º Sp. Braga 16jogos/39pontos
2º Benfica 16/39
3º F.C. Porto 16/33
4º Sporting 16/27
5º Nacional 16/24
6º U. Leiria 16/23
7º V. Guimarães 16/23
8º Rio Ave 16/19
9º Marítimo 16/19
10º P. Ferreira 16/16
11º Académica 16/16
12º Naval 16/15
13º Olhanense 16/14
14º Leixões 16/14
15º V. Setúbal 16/13
16º Belenenses 16/11

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

VAI DAR QUE FALAR: Miroslav Stoch

Aos 20 anos, Miroslav Stoch é uma das grandes promessas do futebol eslovaco. Actualmente a realizar uma excelente época no Twente, emprestado pelo Chelsea, o médio aspira a constar nos 23 eleitos de Vladimír Weiss para o Mundial 2010. Stoch começou a sua carreira nas escolinhas do clube da sua cidade natal, o FC Nitra. Cedo se percebeu o grande potencial do 'baixinho', e aos 15 anos já integrava os treinos da equipa principal. A sua estreia oficial entre os seniores só aconteceu aos 16 anos (a idade mínima exigida), e nessa altura já vários emblemas europeus estavam no seu encalço.

As suas performances ao serviço da selecção sub-17 da Eslováquia aumentaram ainda mais a cobiça, e o Nice seria o primeiro clube a tentar contratá-lo. Depois de ter convencido os franceses durante um período à experiência, eis que apareceu o Chelsea, desviando o jovem talento para Londres. A sua primeira época nos 'blues', ao serviço dos sub-18, foi prometedora, tendo sido o melhor marcador da equipa, com 11 golos. No ano seguinte, o médio ofensivo (que também pode actuar nas alas) actuou nas reservas do Chelsea e a 30 de Novembro de 2008 estreou-se na equipa principal, pela mão de Luiz Felipe Scolari, frente ao Arsenal. Sem espaço para brilhar entre os craques, aceitou o convite do treinador Steve McClaren e rumou ao Twente por empréstimo. Decisão que se revelou acertada, pois Stoch está a ser crucial no excelente desempenho do Twente na liga holandesa, tendo já apontado 10 golos em 26 partidas.

Ficha Técnica



Nome: Miroslav Stoch
Data de nascimento: 19/10/1989 - 20 anos
Local de nascimento: Nitra, Eslováquia
Altura: 1.68m
Posição: Médio/Ala
Clube: Twente (emprestado pelo Chelsea)



quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Brinco de Maradona valeu 25 mil euros

Um brinco de Diego Armando Maradona foi arrebatado por 25 mil euros num leilão realizado hoje em Bolzano, Itália. A jóia havia sido confiscada pelas autoridades devido às dívidas do actual seleccionador da Argentina para com o fisco italiano. O Jornal 'La Republica' adianta que o ex-avançado do Benfica Fabrizio Miccoli e a claque do Nápoles foram alguns dos interessados no brinco. Seria uma mulher a garantir o valioso objecto, pedindo para não ser identificada. Os 25 mil euros serviram para abater parte da dívida de Maradona ao fisco, que já ultrapassa os 37 milhões de euros. A cada dia que passa, esse valor aumenta três mil euros devido aos juros.

Xavi eleito o melhor playmaker do Mundo

A Federação Internacional da História e Estatística do Futebol (IFFHS) elegeu o médio espanhol Xavi como o melhor playmaker do Mundo. O jogador do Barcelona somou 164 pontos, superando os 143 do seu companheiro de equipa Messi, e os 99 do 'merengue' Kaká. Cristiano Ronaldo ficou-se pela 7ª posição, com 41 pontos.

Edinho afinal ruma ao PAOK

Esteve dado como certo no Marítimo, mas as negociações fracassaram na recta final e o destino de Edinho passa pelo PAOK do técnico luso Fernando Santos. Trata-se de um regresso do internacional português à Grécia, onde brilhou ao serviço do AEK. O director desportivo Sérgio Conceição convenceu o Málaga a ceder o avançado por empréstimo, até final da época, com opção de compra cifrada em 1 milhão de euros. Os salário de Edinho serão pagos na totalidade pelo clube de Salónica.

De La Red é dado como inválido

O Real Madrid pretende dar baixa definitiva a Ruben De La Red devido aos problemas cardíacos que têm afectado a carreira do atleta.
De La Red fez toda a sua formação no clube 'merengue', mas foi ao serviço do Getafe - por empréstimo em 2007/08 - que começou a dar nas vistas. Foi automaticamente resgatado pelos responsáveis do Real na época seguinte, mas um azar tremendo havia de lhe bater à porta. Em Outubro de 2008, durante uma partida, o médio sofreu uma síncope - uma perda súbita de consciência devido a uma redução na irrigação de sangue para o cérebro - e, na sequência dos consequentes exames efectuados para identificar qual seria o problema, foi-lhe detectado um problema grave no coração. Desde então o jogador tem estado afastado dos relvados, porém continua na esperança de um eventual regresso à competição. O emblema da capital espanhola é que não está disposto a esperar mais e pretende declará-lo inválido para o desempenho da sua profissão. Isto significará que o seu ordenado milionário passará a uma pensão mensal de 1500 euros.
Os capitães de equipa - Raúl, Casilhas e Guti - já se demonstraram solidários com o futebolista e contra a decisão dos dirigentes 'brancos'. De La Red, por seu lado, segundo o diário espanhol 'Marca', pensa colocar o Real Madrid em tribunal caso o clube tente avançar com este atestado de invalidez.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Egipto segue na frente

Disputaram-se, ontem, os jogos do grupo C da Taça das Nações Africanas (CAN) e o Egipto beneficiou do empate no outro jogo para se isolar na liderança.

Numa partida entre dois favoritos à vitória final, a selecção egípcia acabou por levar a melhor sobre a Nigéria (3-1). Apesar de terem sido as 'Super Águias' a dominar quase sempre o encontro, os 'Faraós' foram mais eficazes e souberam aproveitar da melhor maneira todas as oportunidades que tiveram de golo. Obasi (12') ainda deu vantagem aos nigerianos, mas Motaeb (34') haveria de fazer o empate para os actuais detentores do troféu. Na etapa complementar, Hassan (54') - melhor em campo - e Gedo (85') fizeram o resultado final.

No outro jogo do grupo, Moçambique e Benim acabariam por dividir os pontos em disputa (2-2). Os 'Mambas' - que contam com alguns ex e actuais jogadores do Sporting, como Mexer, Paito e Fumo - conseguiram empatar o jogo depois de estar a perder por dois golos. OMotoyossi (14’) e Khan (20’), na própria baliza, deram vantagem à Selecção do Benim, mas Miro (29’) e Fumo (54’) restabeleceriam o empate final verificado.

Esta partida fica ainda marcada por um daqueles momentos que ficará para a história como um dos mais caricatos desta edição da prova. O guarda-redes moçambicano, Rafael, efectuou uma defesa muito pouco ortodoxa que por muito pouco não dava um golo fácil ao avançado adversário. Só visto…
Para o dia de hoje estão marcados o Camarões vs Gabão (16h) e o Zâmbia vs Tunísia (18h30) a contar para o grupo D da competição.




terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PARTICIPA JÁ!



Ramires e Di Maria na órbita do Inter

O Inter de José Mourinho está no encalço de Ramires e Angel Di María, segundo adianta o jornal italiano 'Corriere dello Sport'. Os dois jogadores do Benfica estão a rubricar uma excelente temporada, e têm presença praticamente garantida no Mundial 2010. Luis Suarez, olheiro dos 'nerazzurri', tem vindo a Portugal para observar in loco os jovens sul-americanos, e o Inter poderá avançar com propostas concretas no final da época.

José Gonçalves e Diego Ângelo na mira do Sporting

José Gonçalves (Hearts) e Diego Ângelo (Naval) têm em comum o facto de terminarem contrato com os respectivos clubes no final da presente temporada e de estarem nas coagitações do Sporting. O internacional sub-21 português tem 24 anos e actua a defesa-esquerdo, podendo também actuar a central. Gonçalves ainda não conversou com o Hearts com vista à renovação do contrato e mostra-se encantado com a possibilidade de representar um 'grande' de Portugal. O defesa-central da Naval, Diego Ângelo, também agrada aos responsáveis dos 'leões'. O brasileiro de 23 anos está no clube da Figueira da Foz desde 2007, e é uma das mais-valias da Liga Sagres. A Naval vê com bons uma negociação imeadiata, de forma a garantir alguma compensação financeira, visto que o jogador estará livre daqui a 5 meses.

Tiago apresentado em Madrid e Sálvio a caminho...

O primeiro reforço de inverno do Atlético Madrid, Tiago, foi hoje apresentado no Vicente Calderón.

O médio português era para ter sido apresentado ontem, mas, devido ao mau tempo que se faz sentir em Itália, acabou por ficar retido no aeroporto. Tiago estará emprestado pela Juventus até ao final da época, mas os 'colchoneros' terão opção de compra do atleta. O ex-bianconero já se mostrou satisfeito pela conclusão do negócio: «Quero responder à confiança que o Atlético Madrid depositou em mim. Há dois anos conversei com Miguel Angel e este ano foi possível vir. Quero jogar no Atlético, na Liga espanhola e dar muitas alegrias aos adeptos deste clube». Assim sendo, o Atlético será o sexto clube no curriculo do futebolista luso, depois de Sp.Braga, Benfica, Lyon, Chelsea e, claro está, Juventus.

No mesmo sentido, o Atlético parece ter garantido a contratação de Eduardo Sálvio. Sálvio é uma futura promessa do futebol argentino e chega a Espanha proveniente do Lanús. O negócio deverá rondar os 8 milhões de euros e o jovem jogador já se mostrou contentíssimo com o desenlace verificado. «Estou a viver o sonho de uma vida. Será óptimo jogar ao lado de jogadores da qualidade de Aguero ou Forlan». 'El Toto', como é conhecido, deverá chegar na sexta-feira a Madrid para efectuar os habituais exames médicos e depois será oficialmente apresentado.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Impossivel? Talvez não...

Em futebol é recorrente vermos o improvável ganhar contornos de realidade, mas recuperar de uma desvantagem de 4-0 verificada até ao minuto 79 não pode ser classificado somente de 'improvável'. Os responsáveis pela proeza foram os jogadores do Mali e os 'anjinhos' que o permitiram foram os atletas angolanos.

A Taça das Nações Africanas (CAN) não poderia desejar um começo mais emocionante do que aquele que se verificou ontem, no estádio 11 de Novembro, no jogo que opôs a Selecção de Angola à do Mali. Os 'Palancas Negras' estiveram em vantagem até ao minuto 79, com golos de Flávio (36' e 42'), Gilberto (67' g.p.) e Manucho (74'), mas Kanouté e companhia conseguiriam dar a volta ao texto ainda antes do final da partida. Keita (79' e 90+3'), Kanouté (88') e Yatabaré (90+4') foram os autores dos golos numa das reviravoltas mais espectaculares da história desta competição.


Veja aqui todos os golos deste jogo impróprio para cardiacos:





Liga Sagres: 15ª jornada

A última jornada da primeira volta do campeonato fica marcada por três vitórias à justa de Benfica, FC Porto e Sporting. Por outro lado, e de forma algo surpreendente, o líder Sp.Braga venceu tranquilamente o Nacional.

Começando pelo topo, o Braga não teve quaisquer dificuldades para bater o Nacional da Madeira (2-0) no jogo de abertura desta jornada. A partida disputou-se na sexta-feira no estádio Axa e ficou resolvida com golos de Vandinho (2') e Leone (54'). Os insulares deixaram uma pálida imagem das suas capacidades e nunca se mostraram suficientemente ameaçadores perante a hegemonia evidenciada pelos bracarenses durante todo o encontro.

O Sporting entrou em acção no sábado ao fim da tarde e teve de suar muito para conseguir bater um Leixões (1-0) inspirado pela exibição do seu guarda-redes. Diego foi o melhor em campo na equipa visitante e por pouco não garantiu um ponto para os de Matosinhos. Contudo, a expulsão de Bruno Gallo (70') viria a condicionar bastante a estratégia dos comandados de José Mota que, na sequência de um canto, acabariam vergados por uma cabeçada vitoriosa de Tonel (84'). Os homens do mar demonstraram sempre um futebol demasiado curto e raras foram as vezes em que ameaçaram a baliza de Rui Patricio. A vitória do conjunto 'verde e branco' acabou por ser o resultado mais justo numa partida de sentido único em Alvalade.

Algumas horas depois, o Benfica tentava quebrar a invencibilidade do Rio Ave, em Vila do Conde (0-1), nesta edição da Liga Sagres. Num jogo intenso, mas com poucas oportunidades de golo, foi Saviola (47’) quem, mais uma vez, resolveu. A grande eficácia demonstrada pelas 'águias' ao longo deste campeonato no que diz respeito a bolas paradas voltou a ditar leis, sendo que, desta feita, foi o jogador mais baixo em campo quem se a agigantou dentro da área. Os vila-condenses nunca conseguiram demonstrar grande acutilância em termos ofensivos e acabaram sempre subjugados pela qualidade de posse de bola dos visitantes.

O FC Porto sentiu muitas dificuldades para levar de vencida, ontem à noite, a equipa da U.Leiria no Dragão (3-2). Os 'azuis e brancos' viram duas vezes anulada a sua vantagem no marcador e, não fosse Helton, poderiam mesmo ter acabado empatados. A expulsão, ridícula note-se, de Djuricic (68') não intimidou a formação visitante que, mesmo em desvantagem numérica, evidenciou sempre uma grande vontade de não sair derrotada da Invicta. Falcao (15' e 83'), Diego Gaúcho (31’), Bruno Alves (37') e Ronny (51') foram os autores dos golos de um encontro que fica marcado pela grande penalidade desperdiçada, pelo mesmo Ronny, já nos descontos. Helton fez uma boa defesa e segurou a vitória para a sua equipa que, desta forma, mantém nos mesmos quatro pontos a diferença para os lideres da liga.

Restantes resultados da jornada e respectiva classificação:

Maritimo vs V.Guimarães 0-1
Olhanense vs P.Ferreira 1-1
Académica vs Naval 2-0
Belenenses vs V.Setúbal (Hoje)

Classificação:

1º Sp. Braga 15jogos/36pontos
2º Benfica 15/36
3º F.C. Porto 15/32
4º Nacional 15/24
5º Sporting 15/24
6º V. Guimarães 15/22
7º U. Leiria 15/20
8º Rio Ave 15/19
9º Marítimo 15/19
10º Académica 15/16
11º Naval 15/15
12º P. Ferreira 15/15
13º Leixões 15/11
14º V. Setúbal 14/11
15º Olhanense 15/11
16º Belenenses 14/10