domingo, 6 de junho de 2010

A chegada do Futsal à Europa!

Após a integração do Futsal no panorama do Futebol Mundial pela FIFA, em 1988, esta modalidade rapidamente se tornou popular no continente europeu. Na verdade, após o primeiro Mundial em 1989, o número de países praticantes de Futsal no “Velho Continente” aumentou consideravelmente.

Os Primeiros Passos na Europa:

O entusiasmo por este desporto cresceu, um pouco por todo o continente, e reflectiu-se no campo. A UEFA não se manteve alheia a este fenómeno e, em Janeiro de 1996, Córdoba foi o palco do Primeiro Torneio Europeu de Futsal (o “pai” do Campeonato da Europa).

O primeiro encontro de qualificação para este torneio teve lugar a 23 de Outubro de 1995 e opôs as Selecções Ucraniana e Jugoslava. Os Ucranianos acabaram por levar a melhor, tendo o resultado final sido fixado num emocionante 9-5. Para a História entra também o nome do Sergiy Usakovskyy, o marcador do primeiro “tento” da fase de qualificação.

Para além destas duas formações, outras 17 equipas disputaram três grupos de apuramento. Bélgica, Holanda, Rússia, Itália, Ucrânia e a anfitriã Espanha foram as seis Selecções finalistas que marcaram presença em Córdoba, entre os dias 8 e 14 de Janeiro de 1996.

A Fase Final do Primeiro (quase) Europeu:

A “equipa da casa” entrou a vencer no grupo A, tendo derrotado a Bélgica por 2 bolas a 1. Esta última acabaria por conseguir chegar às meias finais após infligir uma derrota por 2-0 à congénere Holandesa. Espanha (que, entretanto, empatou com a Holanda) e Bélgica tornaram-se, assim, os representantes do grupo A, nas “meias” do torneio.

No Grupo B, a Rússia seguiu em frente, mantendo-se invicta (venceu a Ucrânia por 3-2 e a Itália por 5-1). Em segundo lugar no mesmo, ficou a Selecção Italiana, graças a um triunfo por 6-3 sobre os ucranianos.

Os finalistas do torneio acabaram por ser os vencedores de cada grupo: Espanha e Rússia. Os anfitriões afastaram a Itália após uma vitória por 4 bolas a 1. Enquanto que a Rússia eliminou a Bélgica por 6-2.
Na final, o herói do encontro foi Vicente Martinez. O jogador apontou 4 dos 5 golos marcados pelos espanhóis. O resultado final fixou-se em 5-3, com a Espanha a conquistar o primeiro título Europeu no Futsal!

A completar o pódio, no 3º lugar, ficou a Bélgica, após ter derrotado a Itália por 3-2. Ucrânia e Holanda ficaram em 5º e 6º lugares, respectivamente.
O sucesso desta prova, vencida pela Selecção Anfitriã, e o facto destas 6 equipas terem terminado o Mundial (realizado também nesse ano em Espanha) nas oito primeiras posições foram determinantes para que a UEFA decidisse, em Abril de 1997, implementar definitivamente um Campeonato da Europa de Futsal.

Os Torneios de Apuramento: para o Campeonato da Europa

Se ia existir um torneio oficial, era preciso decidir quais as Selecções que seriam apuradas para disputar a fase final. Era preciso uma fase de qualificação! Por esse motivo, em 1996, a UEFA encarregou três federações (Bélgica, Itália e Holanda) de organizarem três torneios de apuramento. Nesta “ronda” de estiveram envolvidas 17 Selecções, sendo que os vencedores, dois dos segundos classificados e o país anfitrião (Espanha), obteriam de imediato o passaporte para a fase final do Europeu. Para além disso, estas seis Selecções ficavam automaticamente apuradas para o Mundial da Modalidade.

O resto da História fica para continuar a contar na próxima semana...

3 comentários:

Ruca disse...

Ver a final da Uefa Futsal Cup este ano foi algo de indiscritivel... Uma competição a trazer de novo para portugal!

João disse...

Grande artigo. até que enfim que se olha mais para o futsal! Parabéns, alexandra!!

Yuri disse...

Well done Alexandra! A maioria das pessoas nao percebe nem liga nada a futsal