segunda-feira, 12 de março de 2012

Liga ao rubro!

Este final de campeonato promete! Resultados imprevisíveis, muitos golos, reviravoltas no marcador... de tudo um pouco aconteceu ao longo desta jornada, que começou na 6ª feira com a vitória do Marítimo sobre o Feirense por 2-1, conseguida já nos minutos finais, e com os 'rubroverdes' a manterem a toada do excelente campeonato que têm vindo a desenvolver e claro, a colocarem pressão 'extra' ao Sporting na luta pelo 4º lugar. Já no Sábado, Sporting de Braga e União de Leiria defrontaram-se no estádio Axa e os minhotos alcançaram a sua 11ª vitória consecutiva no campeonato, igualando, na altura, o FC Porto na liderança do campeonato e com Lima a assumir-se como o melhor marcador da liga com 17 tentos. 
Os 'dragões' entraram em campo mais tarde, recebendo a Académica, equipa que tinha afastado o FC Porto da Taça de Portugal. Mesmo alertados para o perigo dos 'estudantes' a verdade é que os comandados de Vítor Pereira não realizaram uma boa partida, e como tal, não conseguiram ir além de uma igualdade a um golo, com o tento dos 'azuis e brancos' a ser alcançado já nos descontos, através de uma grande penalidade apontada por Hulk. Com este resultado, o FC Porto manteve a liderança isolada, mas com apenas um ponto de vantagem sobre os 'arsenalistas'. 
Motivação extra portanto para o Benfica que ia à Mata Real defrontar o Paços de Ferreira no Domingo e, consequentemente, com a possibilidade de ficar a apenas um ponto dos 'dragões'. Contudo, os planos iam saindo furados aos 'encarnados' que entraram sem grande 'chama' e disso se aproveitaram os pacenses, que se adiantaram no marcador à passagem do minuto 28, por intermédio de Michel. Chegou o intervalo e pensava-se que as 'águias' entrariam com tudo para dar a volta ao resultado (Jorge Jesus tirou Saviola e Nolito, dando o seu lugar a Gaitán e Nelson Oliveira), mas foram novamente os homens de Henrique Calisto a protagonizar as melhores oportunidades de golo, permitindo então a Artur brilhar a grande altura. Mas quem não marca arrisca-se a sofrer e foi isso que aconteceu. numa arrancada de Nelson Oliveira pelo lado direito, o jovem avançado cruzou para a área onde surgiu Nico Gaitán a facturar. Resultava em pleno a alteração de JJ que viria consumada a reviravolta à passagem do minuto 68, na cobrança de um livre apontado por Bruno César. As 'águias' respiraram assim de alívio, mantendo a pressão para o FC Porto e as aspirações de regressarem à liderança.
Também na noite de ontem. o Sporting manteve a toada positiva do jogo frente a Manchester City e goleou, em casa, o Vitória de Guimarães, com uma mão cheia de golos. Numa partida de praticamente sentido único, os 'leões' parecem agora outros sob o comando de Sá Pinto e inauguraram o marcador aos 21 minutos por intermédio de Wolfswinkel, num lance em que Nilson poderia ter feito um pouco mais. Apesar do domínio leonino, o resultado não se alterou até ao intervalo, mas na segunda parte assistiu-se a um autêntico vendaval de futebol 'verde e branco', com o resultado a avolumar-se. Matias Fernandez fez o segundo aos 50' e Izmailov aos 70, de grande penalidade aumentou para 3-0. O russo, autor de uma grande exibição saiu então aos 79 minutos e para o seu lugar entrou Jeffrén, que tem-se visto muito penalizado pelas lesões. Mas para os que pensavam que o jovem espanhol ia apenas ganhar ritmo de jogo, enganaram-se redondamente. O ex-Barça apontou os dois últimos golos e mostrou que pode ser um 'reforço' de peso para esta recta final da temporada.
Nos restantes jogos, destaque para o empate a 4 golos entre Olhanense e Nacional da Madeira, ao passo que o Beira Mar recebeu e venceu o Gil Vicente por 1-0. Já em Vila do Conde, o Rio Ave bateu o Vitória de Setúbal por 3-0.

Classificação:
1- FC Porto 53 pontos
2 -Benfica 52
3 -SC Braga 52 2
4 -Marítimo 41
5 -Sporting 41
6 -V. Guimarães 32
7 -Olhanense 27
8 -Nacional 26
9 -Rio Ave 24
10 -Gil Vicente 23
11 -Académica 23
12 -P. Ferreira 21
13 -V. Setúbal 20
14 -Beira-Mar 20
15 -Feirense 17
16 -U. Leiria 15



Sem comentários: