sábado, 17 de novembro de 2012

BOLA AO MEIO: Moreirense 0 - 2 Benfica




Paulo Lopes, André Almeida, Luisão, Jardel, Luisinho, Matic, Bruno César, Gaitán, Nolito, Rodrigo e Lima fizeram parte das escolhas iniciais de Jorge Jesus para enfrentarem o Moreirense, em jogo a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Jorge Casquilha optou por um sistema mais defensivo, 5x4x1 com Ricardo Andrade, Paulinho, Diego Gaúcho, Anilton Júnior, Ricardo Fernandes, Nilson, Renatinho, Filipe Gonçalves, Vinicius, Fábio Espinho e Ghilas.

Jesus decidiu fazer algumas poupanças e meter em campo alguns jogadores menos utilizados. Destaque para o regresso do capitão encarnado, Luisão, que voltou aos relvados depois do castigo que lhe foi aplicado.

O Benfica controlou o jogo contra um Moreirense muito bem estruturado defensivamente mas que nunca conseguiu criar oportunidades de golo. Com esta vitória em Moreira de Cónegos, o Benfica apura-se para os oitavos-de-final da competição.

Do lado do Benfica, Matic tem de merecer o seu destaque por tudo o que tem vindo a fazer desde que assumiu o papel de destruidor de jogo, substituindo Javi García. O sérvio já fez esquecer o espanhol. O trinco do Benfica tem vindo a ganhar cada vez mais relevo na estratégia benfiquista. Ocupa os espaços de forma muito inteligente, sabe compensar a subida dos laterais, dobrar os centrais e exerce uma pressão em zonas superiores do terreno face a Javi. A pressão exercida por Matic permite ao Benfica recuperar a bola em zonas mais ofensivas o que faz com que fique mais perto de zonas de finalização.

Por outro lado, há que destacar a afirmação de André Almeida que tanto a trinco como a lateral já mostrou que é uma opção válida e que a passagem pela a Equipa B o fez crescer como jogador. Uma aposta ganha que terá resultados num futuro próximo. Do lado contrário, pode-se destacar a exibição de Fábio Espinho e Ghilas que tem vindo a ser apontado para o Braga caso Éder seja vendido já em Janeiro.

O 1º golo do encontro surge após um canto do lado direita com a bola a sobrar para Matic e o sérvio a rematar para o interior da baliza depois de um desvio de Anilton. Jesus decidiu rodar a frente de ataque ao introduzir Cardozo aos 74 minutos para o lugar de Lima e Ola John aos 76 para substituir Nolito. O jovem holandês trouxe velocidade ao encontro e verticalidade. Pouco depois das substituições deu-se um corte de luz que interrompeu a partida por mais de quinze minutos. Esta quebra de ritmo teve consequências nos minutos finais da partida, onde se viu muito pouco futebol. O Moreirense ainda tentou chegar ao empate através de Wagner e Pablo Olivera que marcou os 2 golos na vitória do Moreirense sobre o Sporting a contar para a Taça mas foi mesmo o Benfica por intermédio de Cardozo que fez o 2º golo da partida após uma jogada na esquerda protagonizada por Gaitán. Pelo meio Pablo Olivera teve nos pés a possibilidade de chegar ao empate mas Paulo Lopes opôs-se e manteve a baliza inviolada.

Um Benfica a meio gás foi o suficiente para derrotar o Moreirense que para trás deixou o Sporting. O Benfica tem agora um teste complicado pela frente ao receber o Celtic num jogo a contar para 5ª jornada da Liga dos Campeões. É imperativo a equipa encarnada vencer se quiser manter a chama viva e pensar num possível apuramento para os oitavos-de-final da liga dos milionários. Quanto ao Moreirense, a equipa de Moreira de Cónegos irá enfrentar um Sporting renovado e com um aumento significativo de confiança devido à vitória frente ao Braga por 1-0.

Sem comentários: