Mostrar mensagens com a etiqueta Futsal Nacional. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Futsal Nacional. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Jorge Braz divulga lista de 25 Pré-convocados!

Jorge Braz, seleccionador nacional de Futsal, divulgou hoje a lista dos 25 pré-convocados para os 3 jogos da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2012.

Os principais destaques desta lista "provisória" são o regresso de Ricardinho (Nagoya Oceans - único seleccionado a jogar no estrangeiro) e a chamada de 4 guarda-redes, 2 do Sporting (Benedito e Cristiano) e 2 do Benfica (Bebé e Vitor Hugo). A inclusão de Bebé é particularmente relevante visto que este não tem sido opção no Benfica devido a lesão.

Recordo que a fase de qualificação terá lugar entre 24 e 27 de Fevereiro deste ano, em Bielsko-Biala, na Polónia. Portugal integra o Grupo 3, juntamente com a Macedónia (jogo de estreia, dia 24), Bielorrússia (dia 25) e os anfitriões, Polónia (dia 27).

Ganham direito a participar na fase final do Europeu do próximo ano, os vencedores de cada grupo e o segundo melhor classificado dos 6 grupos.

Pré-convocados:

Benfica: Arnaldo Pereira, Euclides Vaz, Gonçalo Alves, Joel Queirós, Mário Carreiras e Vítor Hugo;

Sporting: Cardinal, Cristiano, Jorge Fernandes, João Benedito, João Matos, Leitão, Paulo Martins e Pedro Cary;

Freixieiro: André Gomes, Paulo Gomes, Ricardo Fernandes e Tiago Soares;

Belenenses: Bruno Coelho e Rogério Santos;

Modicus/Sandim: Israel Alves;

Boticas: Davide;

FJ Antunes: Amílcar;

Instituto D. João V: André Sousa;

Nagoya Oceans: Ricardinho.


Boavista surpreende e os "Grandes" seguem em frente!

Belenenses, Benfica e Sporting asseguraram no passado fim de semana a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal de Futsal depois de derrotarem, respectivamente, Boticas, Loures e FARLAB.

Num encontro de primodividionários, o Belenenses venceu por 3 bolas a 2 no terreno do Boticas. Romário (auto-golo), André e Bruno marcaram a favor da equipa visitante, enquanto Estrela e Simas foram os marcadores de serviço para o Boticas.

Já o Benfica goleou por 10-3 o Loures, no Pavilhão da Luz. Gonçalo Alves foi o goleador da partida com 4 golos, seguido por Joel Queirós com 3. Marinho, Diego Sol e Semedo foram os outros marcadores pelo Benfica. Bruno Pires, Couves e Dura facturaram para o Loures.

O Sporting recebeu e venceu o FARLAB, formação de Gondomar, por 11 golos sem resposta. Leitão (3), Djô (2), Cardinal (2), Caio, Marcelinho, Alex e Deo foram os autores dos golos da formação "Leonina".

A surpresa dos oitavos de final foi o Boavista (2ª divisão), que eliminou o primodivisionário Instituto D. João V, após ter marcado o único golo do encontro no prolongamento.

O Boavista junta-se assim aos Leões de Porto Salvo e São João no lote de clubes da segunda divisão que passaram aos Quartos de Final da Taça. Os restantes apurados são Beleneneses, Sporting, Benfica, Fundação Jorge Antunes e o Escola Profissional de Braga (III), que esta eliminatória ficou isento.

Resultados dos oitavos-de-final da Taça de Portugal Futsal:

Benfica (I) - Loures (II), 10-3
Sporting (I) - FARLAB (II), 11-0
Boticas (I) - (+) Belenenses (I), 2-3
São João (II) - Póvoa (II), 6-4
Académica (II) - Fundação Jorge Antunes (I), 8-10 a.p.
Leões Porto Salvo (II) - Inter Vivos (III), 6-1
Boavista (II) - Instituto D. João V (I), 1-0 a.p.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Duplo Embate Ibérico termina Empatado!

Depois de, na passada terça-feira, a Selecção Nacional de Futsal ter empatado a 4 bolas com a congénere espanhola, num jogo de cariz particular disputado em Badajoz, novo empate foi registado no encontro de ontem à noite.

Desta feita, o embate amigável entre ambas as selecções teve lugar em Campo Maior e terminou com um 2-2 no marcador.

Para este encontro, o Seleccionador nacional, Jorge Braz, não contava com Fábio Aguiar. O jogador do Instituto D. João V lesionou-se (fracturou o maleolo tibial direito) numa disputa de bola com Fernandão, no encontro disputado em Badajoz, sendo por isso "baixa" para a partida.

O primeiro golo da noite foi luso e saiu dos pés de Pedro Cary, assistido por Joel Queirós. Contavam-se 11 minutos de jogo.

Aos 16 minutos, Gonçalo Alves ampliou a contagem para 2-0. Vantagem essa que durou apenas um minuto, visto que Álvaro reduziu para os visitantes.

Ainda antes do intervalo (19'), Miguelin selou o 2-2 final, tendo este jogo ficado marcado pelo curioso facto de não terem havido golos no segundo tempo (algo raro).

Importa ainda referir que Arnaldo Pereira e Joel Queirós foram homenageados pela Federação por terem atingido, respectivamente, a 125ª e 100ª internacionalizações.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sporting vs Freixieiro: o emb(p)ate da jornada!

Em jogo a contar para a 16ª jornada do Nacional de Futsal (1ª divisão), Sporting e Freixieiro protagonizaram no Pavilhão Paz e Amizade um entusiasmante jogo de Futsal que acabou por culminar num (raro) empate.

O jogo fica sobretudo marcado pelo empenho e garra de ambas as equipas que mostraram, do princípio ao fim do encontro, vontade de conquistar os 3 pontos e subir na tabela.

Os primeiros a marcar foram os "Leões" pelos pés de Divanei (15'). Bastaram 4' para que Ricardo Fernandes devolvesse a igualdade ao jogo. Igualdade essa que se manteve por pouco tempo, visto que Tiago Soares, aos 24', colocou os visitantes em vantagem. Aos 29', Cardinal empatou o encontro na sequência da marcação de uma grande penalidade, sendo a vantagem conseguida pela equipa da casa, num contra-ataque finalizado por Marcelo Silva por volta do minuto 31.

Quando tudo parecia resolvido para a equipa de Alvalade, André Gomes restabeleceu a igualdade no marcador com um potente remate de fora da área. Isto teve lugar bo último minuto de jogo.

A equipa de Orlando Duarte acabou por ser vítima da máxima "quem não marca, sofre", uma vez que em mais de 40 remates, apenas marcaram 3 golos e mandaram 5 bolas aos postes.

Em relação aos outros candidatos ao título resta dizer que o Benfica empatou a 4 bolas com a Fundação Jorge Antunes, em casa, e que o Belenenses se desloca a Alpendorada na próxima 4ª feira, no jogo que fecha esta jornada.

Resultados da 16.ª jornada:

Benfica, 4-Fundação Jorge Antunes, 4
Sporting, 3-Freixieiro, 3
Inst. D. João V, 2-Rio Ave, 1
Boticas, 4-Vitória dos Olivais, 2
Mogadouro, 1-Fundão, 3
AMSAC, 4-Modicus/Sandim, 6
Alpendorada-Belenenses joga-se na próxima quarta-feira


Classificação:

1. Benfica - 42 pontos/16 jogos
2. Sporting - 39/16
3. Belenenses - 38/15
4. Instituto - 32/16
5. Freixieiro - 28/16
6. Boticas - 27/16
7. Fundão - 26/16
8. Modicus/Sandim - 20/16
9. Fundação J. Antunes - 20/16
10. AMSAC - 16/16
11. Vitória Olivais - 14/16
12. Rio Ave - 11/16
13. Alpendorada - 4/15
14. Mogadouro - 1/16

Ricardinho: Campeão Nacional no Japão!

O Nagoya Oceans sagrou-se, esta jornada, campeão nacional de futsal do Japão, após ter derrotado o Espolada Hokkaido por 3 bolas a 2. Este facto torna-se ainda mais admirável quando se constata que o campeonato nipónico está a 5 jornadas do fim.

Os Nagoya Oceans não contaram com Ricardinho esta jornada, pois está castigado, mas mesmo assim o conjunto campeão nacional foi capaz de conquistar a vitória que lhes permitiu somar 56 pontos. O clube tem assim mais 16 pontos que o Fuchu Athletic (derrotados na última jornada pelo Nagoya), estando portanto o título decidido.

Ricardinho soma assim mais um título na sua época de estreia no Japão (já tinha conquistado a Supertaça), sendo que o Nagoya passa a ser o tetra campeão do seu país.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ricardinho a 2 jogos de se sagrar Campeão Nacional de Futsal no Japão!

Nagoya vs Fuchu: primeiro contra segundo classificados da Liga Japonesa e um jogo que podia deixar os tri-campeões nacionais (Nagoya) a 13 pontos do rival directo, ficando a duas vitórias do tetra-campeonato.

Estes factos até poderiam parecer "irrelevantes" para o adepto português de futsal, mas a verdade é que neste embate de titãs japoneses figura um dos "nossos": Ricardinho, ex-jogador do SL Benfica.

O jogo inicia-se com uma toada bastante táctica: o Nagoya pressiona alto, tentando recuperar a bola nas imediações da baliza adversária; enquanto, o Fuchu, procura contrariar esta estratégia posicionando a sua defesa a meio campo, realizando uma pressão agressiva sobre o portador da bola e apostando na exploração dos contra-ataques.

No primeiro tempo, o Fuchu estava a dar uma boa resposta, impondo um equilibrio tal na partida que apenas permitiu ao Nagoya fazer dois remates, contra mais de dez do adversário. Mesmo com tantas oportunidades de golo, o jogo foi para o intervalo com um "nulo", provando o "porquê" de ser o jogo do título.

Na segunda-parte, o Fuchu, mais uma vez, entrou por cima, tendo voltado a criar perigo através de situações de 1x1 contra o guarda-redes. Perante esta iniciativa do adversário, a equipa do Nagoya baixou a defesa para meio campo, começando a recuperar mais bolas e a ter mais oportunidades para finalizar.

Como quem não marca, sofre, o Nagoya acabou por se adiantar no marcador através de Kaoru, pivot peruano. Este recebe a bola, roda para a baliza e desfere um remate cruzado com a bola a fazer um "túnel" a um defesa. Era um lance indefensável para o guarda-redes do Fuchu.

Este golo permitiu aos tri-campeões tranquilizarem-se, "abandonarem" o pivot e passarem a adoptar o 4x0. Com esta nova estratégia conseguiram criar inúmeras oportunidades nas costas da equipa dos rivais.

Perante a desvantagem e o "crescimento" do adversário, o Fuchu teve de subir as suas linhas. Como consequência deste comportamento táctico, que abriu ainda mais espaços nas costas dos mesmos, o Nagoya consegiu ampliar a vantagem para 2-0. Bruno com um remate fantástico de fora de área, com pé esquerdo, foi o autor do tento.
Posto isto, o 3-0 surge naturalmente por Kogure, após assistência do português Ricardinho.

Ainda houve tempo para mais um golo antes do Fuchu reduzir. Luiz Negão, depois de bater o adversário directo no 1x1, consegue meter a bola entre as pernas do guarda-redes adversário.

O Fuchu ainda conseguiu alcançar o golo de honra na sequência de um lançamento livre (a entrar na "gaveta") mas com alguma responsabilidade para o guardião do Nagoya (mal posicionado).

Finalmente, e para fechar as contas do jogo, Ricardinho, internacional português, fez o 5-1, numa altura em que o Fuchu já apostava no guarda-redes avançado. O português não podia ter dado um final melhor ao encontro, visto que o seu golo conseguiu levantar todo o pavilhão! Após dividir uma bola dentro da área com o adversário e de a levantar, efectua um remate sobre o adversário que o vem marcar e sem ver se a bola entra... Sai a festejar!

O Nagoya soma assim mais 13 pontos que o segundo classificado, o Fuchu, precisando apenas de 2 vitórias (faltam 6 jornadas até ao final) para se tornar tetra-campeão e dar a Ricardinho o título de Campeão Nacional do Japão na sua época de estreia.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Sporting goleia no último jogo do ano!

Goleada. Foi assim que o Sporting terminou o ano de 2010, frente ao Alpendorada, num jogo em atraso referente à 10ª jornada da 1ª Divisão.

Uns expressivos 16-1 contam a história de um jogo onde Cardinal deu espectáculo.
A equipa de Orlando Duarte dominou o encontro desde o primeiro minuto, revelando-se extremamente eficaz no momento da finalização perante um oponente sem argumentos para contrariar a superioridade caseira.

Com este resultado, os "Leões" somam 35 pontos, igualando os vizinhos do Restelo (defrontam esta noite o Modicus-Sandim), ocupando a 3ª posição. O lider continua a ser o Benfica com 38 pontos, sendo que o Belenenses pode igualá-lo esta noite caso vença o Modicus.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Benfica lidera à Condição!

Numa partida em atraso da 10ª jornada, o Benfica venceu esta tarde o Mogadouro, por uns expressivos 7-1, e lidera o Campeonato Nacional à condição, com 38 pontos.

Paulo Fernandes manteve a confiança em Vitor Hugo, na baliza, tendo apostado também em Mário Carreiras para substituir o lesionado César Paulo no cinco inicial.

O Benfica entrou de "rompante" no encontro, com Arnaldo Pereira e Joel Queirós a marcarem dois golos nos primeiros 10'. Dois minutos depois, Davi facturou o 3-0.

Ainda antes do "descanso", Mário Carreiras e Diece estabeleceram o 5-0, que permitia ao Benfica ir para intervalo de "consciência tranquila".

No segundo tempo, os Encarnados abrandaram o ritmo e o treinador benfiquista aproveitou para gerir o esforço da equipa, rodando os jogadores.

Para encerrar a contagem das "Águias", Joel Queiróz e Arnaldo Pereira fizeram o "gosto ao pé" e fixaram o resultado em 7 golos a favor dos visitantes.

A 2' do final, ainda houve tempo para Miguel Castro marcar o tento de honra do Mogadouro, que nesta altura é "lanterna vermelha" no Campeonato.

Recordo que amanhã o Belenenses acerta calendário diante do Modicus-Sandim (que na jornada anterior defrontou o Benfica).

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Benfica "Campeão de Inverno", com Belenenses na perseguição!

O Benfica venceu ontem o Modicus-Sandim por 5 bolas a 0, "conquistando" assim o título de Campeão de Inverno, em igualdade pontual com o vizinho Belenenses.
Os Encarnados somam, após esta vitória, que encerrou a 14ª jornada da 1ª Divisão, 35 pontos, fruto de 10 vitórias e 2 empates.

No pavilhão da Mealhada, Paulo Fernandes apresentou como principal novidade no 5 titular Diece, mantendo Vitor Hugo como guarda-redes principal. Apesar de tudo, foi do banco benfiquista que saiu o homem que havia de iniciar a goleada lisboeta. Arnaldo Pereira, aos 9 e aos 26 minutos, foi o responsável por abrir o marcador e assegurar o 2-0 ao intervalo a favor dos visitantes.

Na segunda parte, o Modicus disputou mais o encontro, tendo criado algumas jogadas de perigo, mas a 5' do final Diego Sol marcou o 3º golo do Benfica. Os nortenhos sentiram o golo e procuraram reagir, mas nos últimos 2', Joel Queirós e Davi sentenciaram o 5-0 final.

Em relação ao Belenenses, os "Azuis do Restelo" venceram na recepção à Fundação por 2-1, enquanto o Sporting se deslocou ao Louriçal para bater o Instituto D. João V por 6-2.

Quer o Belenenses, quer o Sporting, tiveram tarefa complicada, sendo que os segundos até estiveram mesmo a perder. No entanto, conseguiram dar a volta e reforçaram o 3º lugar na classificação geral.

Seguem de seguida os resultados da semana e a tabela de pontuações:

Resultados:

Alpendorada - Vitória dos Olivais, 4-7
Belenenses - Fundação Jorge Antunes, 2-1
Instituto D. João V - Sporting, 2-6
Mogadouro - Freixieiro, 2-7
Boticas - Rio Ave, 5-1
AMSAC - Fundão, 4-5
Benfica - Modicus, 5-0

Classificação:

1. Benfica 13 /35 pontos
2. Belenenses 13 jogos/35
3. Sporting 13 /32
4. Instituto D. João V 14 /26
5. Freixieiro 14 /24
6. Boticas 14 /23
7. Fundão 14 /23
8. MODICUS 12 /16
9. Fundação J. Antunes 14 /16
10. Vitória Olivais 14 /14
11. AMSAC 14 /13
12. Rio Ave 14 /11
13. Alpendorada 13 /4
14. Mogadouro 13 /1

domingo, 28 de novembro de 2010

Benfica segue em frente para a UEFA Final Four!

Já está! 2 das 4 equipas que irão disputar a Final Four de Futsal no próximo ano serão portuguesas!

Depois desta tarde o Sporting ter vencido o El Pozo Murcia por 5-3, num encontro épico, o Benfica goleou e também seguiu em frente na prova rainha do Futsal Europeu!

A equipa da Luz, jogando em casa, não se atemorizou e realizou um exibição de grande nível que se reflecte no resultado: 5-2, foi este o saldo final do encontro frente aos sérvios do Ekonomac.

Diece (que "bisou"), Arnaldo Pereira, Joel Queirós e Diego Sol foram os marcadores da equipa Encarnada, que tem a hipóteses de defender e revalidar o título europeu.

Hoje, pode-se dizer que o Futsal Nacional deu um importante passo rumo ao seu desenvolvimento, começando a rivalizar com a vizinha Espanha, conhecida como a potência europeia da modalidade!

Belenenses Lider à 10ª jornada!

Em fim de semana Europeu para Benfica e Sporting, os "Azuis do Restelo" aproveitaram para assumir provisoriamente a liderança do Campeonato Nacional de Futsal, após derrotarem por 2-1 o Fundão.

O Belenenses soma agora 26 pontos, mais um que o Benfica e três que o Sporting que viram os seus jogos adiados para 21 e 22 de Dezembro, respectivamente, devido à participação na Taça UEFA.

Perante o desaire do Fundão o Instituto D. João V aproveitou para ascender ao quarto lugar, após ter derrotado o Boticas em casa por uns expressivos 5-1.

De seguida, ficam aqui os resultados desta jornada e a respectiva classificação:

Resultados:
Sábado:
Fundão - Belenenses, 1-2
AMSAC - Freixieiro, 4-2
Instituto D. João V - Boticas, 5-1
MODICUS - Vitória Olivais, 4-4
Rio Ave - Fundação Jorge Antunes, 3-0

Terça feira (21 de Dezembro):
Mogadouro – Benfica (18 horas)

Quarta feira (22 de Dezembro):
Sporting - Alpendorada, 16:00

Classificação:
1. Belenenses 26 pontos/ 10 jogos
2. Benfica 25/ 9
3. Sporting 23/ 9
4. Instituto D. João V 17/ 10
5. Fundão 16/ 10
6. Freixieiro 15/ 10
7. Fundação J. Antunes 14/ 11
8. Boticas 14/ 10
9. Vitória Olivais 11/ 10
10. MODICUS 10/ 10
11. AMSAC 10/ 10
12. Rio Ave 9/ 11
13. Alpendorada 4/ 9
14. Mogadouro 1/ 1

domingo, 21 de novembro de 2010

Belenenses e Sporting empatam; Benfica lidera!

Belenenses e Sporting empataram a duas bolas, no jogo “cabeça de cartaz” desta jornada da 1ª divisão de Futsal. Os golos azuis foram apontados por Edilson Araújo e Bruno Bernardo, enquanto que pelo Sporting marcaram João Matos e Cradinal.

Este resultado permite ao conjunto de Alípio Matos manter-se à frente dos Campeões Nacionais. No entanto, não é suficiente para chegar ao primeiro lugar, entregue por enquanto ao Benfica. A equipa da Luz soma mais dois pontos que os rivais de Lisboa , tendo agora o mesmo número de partidas disputadas.

Na próxima jornada (1 de Dezembro), são, contudo, esperadas mais alterações na tabela, com o líder a defrontar o Campeão na Luz, em mais um “Derby” escaldante do campeonato.

Aqui ficam os restantes resultados da jornada e classificações:

Resultados

Terça-feira (16 Nov)

Benfica - Instituto D. João V, 3-0

Sábado (20 Nov):
Alpendorada - Mogadouro, 2-2
Fundação Jorge Antunes - Fundão, 3-2
Vitória Olivais - Rio Ave, 6-2
Boticas - AMSAC, 3-2
Belenenses - Sporting, 2-2

Domingo (21 Nov):
Freixieiro – Modicus, 5-3

Classificação:


1. Benfica 9 jogos / 25 pontos
2. Belenenses 9 / 23
3. Sporting 9 / 23
4. Fundão 9 / 16
5. Freixieiro 9 / 15
6. Instituto D. João V 9 / 14
7. Fundação J. Antunes 10 / 14
8. Boticas 9 / 14
9. Vitória Olivais 9 / 10
10. Modicus 9 / 9
11. AMSAC 9 / 7
12. Rio Ave 10 / 6
13. Alpendorada 9 / 4
14. Mogadouro 9 / 1

domingo, 14 de novembro de 2010

Belenenses e Benfica seguem invictos!

Mais uma jornada, os mesmos lideres no comando da tabela.

No sábado, o Belenenses começou por reforçar o seu estatuto de candidato a Campeão Nacional ao vencer o Mogadouro por 4-2.

Os "Azuis do Restelo" dominaram por completo o encontro, perante um Mogadouro em busca dos primeiros pontos da temporada. Na primeira parte, faltou foi transpor essa superioridade para o marcador. André Gonçalves e Bruno Bernardo marcaram pelo Belenenses, mas o Mogadouro respondeu por Vítor Hugo e Hugo Pereira.

Já no segundo tempo, o dominio da equipa de Belém intensificou-se, empurrando o Mogadouro para a sua metade do terreno. O conjunto de Alípio Matos tornou-se mais rápido e objectivo, voltando à vantagem no jogo pelos pés de André Gonçalves. Aos 32', Edilson Araújo marcou o quarto tento do Belenenses e sentenciou a partida.

Já o Benfica venceu esta tarde, na Luz, o AMSAC por 5-2, mantendo a invencibilidade no Campeonato Nacional.

A equipa de Paulo Fernandes dominou o encontro no primeiro tempo, tendo chegado ao 3-0 com facilidade. Joel Queirós (2) e Davi foram os marcadores de serviço na primeira metade do jogo.

O segundo tempo trouxe equilibrio à partida, com Rúben Furtado a reduzir para a equipa de Santo António de Cavaleiros. Davi bisou e aumentou a vantagem para as àguias. Bruno Barros ainda reduziu para o AMSAC através de uma grande penalidade, mas Diego Sol selou a vitória encarnada.

Enfim, Benfica, Belenenses e Sporting mantém-se invictos nesta edição do Campeonato, partilhando os primeiros lugares.

domingo, 7 de novembro de 2010

Tudo igual no topo da tabela!

Belenenses e Benfica somam e seguem no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Futsal.

O Belenenses bateu o Instituto D. João V por 6-4, enquanto os Encarnados venceram o Boticas por 7-4, mantendo-se ambos na liderança à passagem da 7ª Jornada.
Na perseguição aos lideres segue o actual Campeão Nacional com 19 pontos ( e menos um jogo), depois de ter derrotado o Vitória dos Olivais por 7-2.

Aqui ficam os restantes resultados da jornada e a classificação geral:

Sábado:
Alpendorada - AMSAC, 0-6
Fundação Jorge Antunes - Mogadouro, 5-2
Belenenses - Instituto D. João V, 6-4
Vitória Olivais - Sporting, 2-7
Benfica - Boticas, 7-4
MODICUS -- Fundão, 3-3


Domingo:
Freixieiro - Rio Ave, 5-3

Classificação:
1. Belenenses 7 jogos/19 pontos
2. Benfica 7/19
3. Sporting 6/16
4. Fundão 6/13
5. Freixieiro 7/12
6. Instituto D. João V 7/11
7. Fundação J. Antunes 7/10
8. Boticas 7/8
9. MODICUS 7/8
10. AMSAC 7/7
11. Vitória Olivais 7/7
12. Rio Ave 7/4
13. Alpendorada 7/3
14. Mogadouro 7/0

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sporting soma e segue!

O Sporting bateu ontem o Freixieiro por 7-2 e subiu ao 3º lugar da classificação.

A figura do encontro foi Cardinal, marcador de 4 dos 7 golos dos Leões, para além de um auto-golo a favor do adversário. Divanei, João Matos e Tiago Brito (auto-golo) foram os restantes goleadores para o lado do Sporting. Pelo Freixieiro marcaram Tiago Soares e Cardinal (auto-golo).

Com menos 1 jogo e 13 pontos somados, o Campeão Nacional alcança assim o 3º lugar da classificação, enquanto o Freixieiro mantém a sexta posição com nove pontos.

O regresso da Selecção Feminina!

A Federação Portuguesa de Futebol deverá anunciar ainda esta semana a reactivação da Selecção Feminina de Futsal.

Recordo que a Selecção Nacional não compete desde Abril de 2004, altura em que empatou a 3 bolas com a congénere espanhola.

Neste momento, e tendo em conta a proliferação acentuada de equipa femininas da modalidade nos últimos 6 anos, esta medida revela-se essencial para o acompanhamento do desenvolvimento que a modalidade tem tido no nosso país, criando um espaço adequado ao desenvolvimento e “exibição” das melhores jogadoras nacionais.

O que pode suceder é que a equipa nacional de futebol 11 se ressinta desta medida, uma vez que grande parte das suas atletas são oriundas do futsal. É preciso ter este factor em conta e, para além de reconduzir as atletas do futsal para a sua modalidade, criar condições para que o futebol 11 feminino se desenvolva e torne independente.

À frente da Selecção Nacional Feminina ficará Jorge Braz, acumulando também o cargo de seleccionador masculino.

O regresso da equipa portuguesa coincidirá com a participação numa competição que decorrerá em Espanha e contará com algumas das melhores selecções europeias.

domingo, 31 de outubro de 2010

Taça de Portugal: Favoritos confirmam "Estatuto"!

Realizaram-se este Sábado os jogos da 2ª eliminatória da Taça de Portugal, numa jornada onde todos os favoritos confirmaram o estatuto e seguiram em frente.

Nos jogos que opuseram equipas da primeira divisão, o principal destaque vai para o jogo Fundação Jorge Antunes vs Freixieiro, com o conjunto de Matosinhos a ser derrotado nas grandes penalidades, depois de se ter registado um empate a 4 bolas no final do prolongamento.

Por sua vez, o Mogadouro mantém-se longe do caminho das vitórias, tendo sido derrotado, em casa, pelo Alpendorada por 4-2.

Benfica e Sporting golearam, respectivamente, por 7-1 e 9-2 os Torpedos e o Ericeira e Benfica. Sendo que o Belenenses apenas venceu o Portela por 4-3.

Eis os resultados desta segunda ronda:

Zona Norte
Piratas de Creixomil, 2-Boticas, 5
Macedense, 2-Modicus-Sandim, 4
Esc. Prof. Braga, 6-FC Foz, 5
ABC Nelas, 1-Rio Ave, 5
Monte Pedras, 2-CRECOR, 3
Fundação Jorge Antunes, 4-Freixieiro, 4 (9-8, após gp)
Póvoa Futsal, 6-Lameirinhas, 2
COHAEMATO, 2-Académica, 4 (2-4, após gp)
Futsal Azeméis, 6-Covão Lobo, 2
Paredes, 2-SC Braga, 5
Mogadouro, 2-Alpendorada, 4

Zona Sul
Torpedos, 1-Benfica, 7
Fabril, 1-São João, 5
Vinhais, 5-Quinta dos Lombos, 1
Albufeira, 0-AMSAC, 2
Externato da Benedita, 4-Loures, 6
Amarense, 1-Operário, 1 (5-6, após gp)
Instituto D. João V, 6-Vitória Olivais, 1
Eléctrico, 1-SL Olivais, 5
Ereira e Benfica, 2-Sporting, 9
Vilaverdense1, -Sassoeiros, 6
Portela, 3-Belenenses, 4
Inter Vivos, 7-Sapalense, 5
Ladoeiro, 4-Nacional, 6
Dramático de Cascais, 1-Leões de Porto Salvo, 3

Amanhã
Viseu Futsal-Fundão 16 horas
Ossela-Boavista 17 horas
FARLAB-Junqueira 17 horas


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Taça de Portugal: breve antevisão!

A Taça de Portugal de Futsal está de regresso este fim de semana!

Com vista a superar esta eliminatória, o treinador leonino, Orlando Duarte, convocou para o encontro frente ao Ericeira e Benfica 13 atletas: João Benedito, Cristiano, Gonçalo, Pedro Cary, Caio Japa, Marcelo Silva, Jorge Fernandes, Divanei, João Matos, André Justino, Alex, Leitão e Cardinal.

A principal novidade nesta lista de convocados, é a ausência de Paulo Martins, internacional português que esteve presente no 6º Grand Prix, que decorreu no Brasil. Para além deste jogador, Mário Freitas também continua "fora das contas" de Orlando Duarte.

O jogo entre Ericeira e Benfica e Sporting disputa-se este Sábado, pelas 18h30m, no Pavilhão Escola S. Gonçalo, em Torres Vedras.

Já o Benfica terá pela frente o Torpedos, clube que milita na 2ª divisão.

Arnaldo, ala do Benfica e internacional luso, acredita que o Benfica tem possibilidades de eliminar o seu adversário, carimbando o passaporte para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal: «Esperamos ganhar. Queremos seguir em frente na Taça de Portugal, embora saibamos que vai ser um jogo difícil num campo pequeno. Temos que ter confiança em nós e no que o treinador nos tem passado durante a semana».

Este encontro realiza-se amanhã, dia 30 de Outubro, pelas 16 horas, no Pavilhão do Bairro da Boavista

Por sua vez, importa referir que o Belenenses irá defrontar, amanhã, o Portela.

Finalmente, e olhando para um plano mais discreto do nosso Futsal, a equipa de Mondim de Basto, militante na 3ª divisão, comunicou hoje à Federação Portuguesa de Futebol a sua desistência de todas as provas.

Perante este acontecimento lamentável, o encontro da 2ª eliminatória da Taça de Portugal entre o Mondim e o Chaves Futsal, marcado para amanhã, não se irá realizar, seguindo os transmontanos directamente para a eliminatória seguinte.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Benfica e Sporting conhecem adversários de Elite!

Benfica e Sporting já conhecem os seus grupos para a Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup.

O Benfica, detentor do título, foi o penúltimo clube a sair no sorteio, ficando colocado no Grupo A. Pela frente irá ter os anfitriões Ekonomac Kragujevac, os ucranianos do Time Lviv e os croatas do Nacional Zagreb.

Por sua vez o Sporting, clube organizador, irá receber o ElPozo Murcia, o EP Chrudim, e o Târgu Mures.

Os vencedores da Ronda de Elite, que se irá disputar entre 20 e 28 de Novembro, seguem para a Final Four, que se realizará em Abril sob a alçada de um dos clubes
apurados.

Eis a composição dos grupos:

Group A: Benfica (POR), Ekonomac Kragujevac (SRV), Time Lviv (UCR), Nacional Zagreb (CRO)

Group B: Viz-Sinara Ekaterinburg (RUS), Araz Naxçivan (AZE), Città Di Montesilvano C/5 (ITA), Ararat Nicosia (CHP)

Group C: Kairat Almaty (CAZ), Iberia Star Tbilisi (GEO), Akademia Pniewy (POL), Slov-Matic Bratislava (SVQ)

Group D: ElPozo Murcia (ESP), Sporting (POR), EP Chrudim (RCHE), Târgu Mures (ROM).

domingo, 5 de setembro de 2010

Benfica apresenta-se vitorioso aos sócios!

A equipa sénior de Futsal masculino do Benfica venceu, esta noite, o Vitória dos Olivais por 3-1, num jogo de apresentação aos sócios.

A equipa de Paulo Fernandes entrou em campo com um cinco inicial composto por Bebé, Pedro Costa, Gonçalo Alves, Davi e César Paulo.

Mantendo a qualidade exibicional que tinham vindo a mostrar na pré-temporada, os “Encarnados” procuraram alcançar desde cedo a vantagem no marcador, conseguindo-o por intermédio de Davi.

O Vitória foi apostando em contra-ataques rápidos, para explorar o balanceamento ofensivo do Benfica, conseguindo chegar ao empate. José Daniel foi o autor do único golo da formação visitante.

Na segunda parte, os pupilos de Paulo Fernandes continuaram a ditar o sentido do jogo, criando diversas oportunidades de golo. Numa dessas tentativas, César Paulo conseguiu, finalmente, desfazer o empate, batendo o guarda-redes Nuno Moita.

O Vitória manteve a sua estratégia defensiva, aproveitando as saídas rápidas para o ataque, e isso deu espaço ao Benfica para se instalar no meio campo adversário, continuando a exercer uma elevada pressão ofensiva.

Com um forte remate, Davi carimbou o resultado final!

Até ao final, o conjunto da Luz podia ter ampliado ainda mais o resultado, mas a defesa apertada do Vitória dos Olivais e a falta de alguma eficácia da equipa “Encarnada” não o permitiu.

Sob o olhar atento de Rui Costa e dos adeptos benfiquistas, o Futsal Benfica deixou assim boas indicações, mostrando estar a nascer um projecto sólido e competitivo.