sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

VAI DAR QUE FALAR: Urreta

A maioria dos amantes do desporto-rei já conhece as suas qualidades. Jonathan Urretavizcaya, mais conhecido por Urreta, já está a dar que falar. Formado na cantera do River Plate, do Uruguai, começou a dar nas vistas ao serviço da selecção azul celeste sub-17, durante o Campeonato Sul-Americano de 2007. Os ingleses do Tottenham tentaram contratá-lo no verão de 2007, depois do jovem ter efectuado testes em Londres, mas foi-lhes vetada a licença de trabalho.

Urreta prosseguiu a sua carreira em Montevideo, assinando contrato profissional válido por 5 épocas. Foi chamado à equipa principal do Rivel Plate aos 17 anos, e brilhou a grande nível no Torneio Clausura de 2008, tendo sido titular em 15 jogos (em 16 possíveis) e apontando 9 golos. No jogo crucial da competição entre o River Plate e o Peñarol (jogo que apuraria o campeão), Urretavizcaya foi mais uma vez titular e apontou um dos tentos da sua equipa, que acabaria por perder por 5-3. Foi uma despedida em grande, já que pouco tempo depois assinava pelo Benfica (por cerca de um milhão e meio de euros), que ganhou a corrida ao arqui-rival Porto pela sua contratação.

O jovem uruguaio chegou a Lisboa como um perfeito desconhecido mas as suas exibições nos jogos da pré-época convenceram os adeptos encarnados e o técnico Quique Flores, que rejeitou a hipótese de o emprestar a um clube de menor dimensão. O extremo/avançado de 18 anos já alinhou em 8 partidas pelas 'águias'(3 na Liga e 5 na Taça Uefa), e encontra-se neste momento a brilhar pela sua selecção no campeonato sul-americano de sub-20. Ontem contribuiu para a vitória do Uruguai frente à poderosa Argentina, com um golo de belo efeito. Dotado de uma velocidade e técnica acima da média, Urreta está a ser seguido atentamente por olheiros de vários clubes europeus, com a Fiorentina à cabeça.

Ficha Técnica

Nome: Jonathan Matías Urretaviscaya da Luz
Data de nascimento: 1990/03/19 - 18 anos
Local de nascimento: Montevideo, Uruguai
Nacionalidade: Uruguaia
Altura: 1.76m
Peso: 75kg
Posição: Extremo/Avançado
Clube: Benfica

Veja o golo apontado por Urreta no jogo de ontem frente à Argentina:






5 comentários:

Anónimo disse...

Este é tipo o Di Maria. Só jogam alguma coisa nas selecções.
Atenção que eu acho que até pode vir a ser bom, o problema é que como é hábito e costume, não lhe vão dar nem tempo nem jogos para provar o seu valor. Aliás, o mais provável é que seja emprestado ou vendido no final da época. Isto, claro está, se não for mais um Rodriguez...

cumpts
RS

Anónimo disse...

Este é melhor que o di maria! mas concordo com o RS, não lhe vão dar hipótese no Benfica.. A não ser que venha cá o Francescoli observá-lo :)

Anónimo disse...

Grande Urreta, das melhores descobertas que o slb fez em termos de prospecção!

Anónimo disse...

Claro, deve ser vendido , ja nada me supreende..

Tiago Araújo disse...

http://campeoesfcporto.blogspot.com