sexta-feira, 29 de maio de 2009

Melhores marcadores em Portugal no século XXI

O avançado brasileiro Liedson, do Sporting, é o maior goleador do campeonato português no século XXI, com 98 golos marcados em 172 jogos, deixando o segundo melhor, Simão Sabrosa, a 22 de distância.
Além dos 98 golos marcados no campeonato português, Liedson soma mais 20 nas competições europeias, mais 15 na Taça de Portugal e mais oito na Taça da Liga, o que perfaz um total de 141 golos em 215 jogos em provas oficiais.
No segundo lugar do pódio dos melhores marcadores deste século está Simão Sabrosa, que marcou 76 golos no campeonato em 196 jogos com a camisola do Benfica, marca tanto mais notável quanto o actual jogador do Atlético de Madrid é um extremo.
O terceiro é o ponta-de-lança do Benfica Nuno Gomes, que marcou 68 golos desde o início deste século em 194 jogos com a camisola do Benfica. O actual capitão 'encarnado' vai já na sua 10.ª época de águia ao peito.
No 'top-5' dos melhores marcadores do campeonato português deste século posicionam-se o brasileiro Derlei, com 68 golos em 179 jogos por União de Leiria, FC Porto e Sporting, e o argentino Lisandro López, com 48 golos em 106 jogos pelo FC Porto.
Logo a seguir, ambos com 47 golos, estão o camaronês Meyong, que disputou 141 jogos por Vitória de Setúbal, Belenenses e Sporting de Braga, e Zé Manel, que alinhou em 245 jogos por Paços de Ferreira, Boavista, Sporting de Braga e Leixões.

Sem comentários: