quarta-feira, 30 de junho de 2010
CRESÇA-SE!
Portugal e Espanha protagonizaram na noite de ontem mais um duelo ibérico. A Espanha, campeã europeia em título partia claramente como favorita e acabou por comprová-lo em campo.
Forte em todos os sectores, utilizou uma impressionante troca de bola no centro do terreno e impôs desde logo um ritmo de jogo altíssimo, para o qual convenhamos não estamos preparados. Fazendo alinhar Andrés Iniesta e David Villa nas alas, Del Bosque obtinha vantagem sempre que um ou outro procurava diagonais interiores. Se do lado esquerdo Coentrão foi suportando bem as investidas contrárias, do lado oposto Ricardo Costa esteve em noite desastrada. Se Villa não marcou mais 2/3 golos foi porque Eduardo esteve em noite de verdadeira inspiração.
Sejamos portanto sinceros, "nuestros hermanos" ganharam bem. São melhores e com Queiroz ao leme, continuamos a não ter a capacidade de olhar olhos nos olhos selecções de igual ou maior dimensão.
Procurem-se soluções, tirem-se conclusões e cresça-se! Ou ainda ninguém reparou que com Queiroz ao leme a selecção mais poderosa a quem ganhámos foi a Bósnia? Nem Suécias, nem Dinamarcas sequer. Zero.
Se queremos continuar a ser pequeninos, que continue tudo como está, estamos no bom caminho!
Paulo Fernandes deixa o Futsal Leonino!
É oficial! Paulo Fernandes já não é treinador do futsal Sporting.
Para trás ficam 15 anos a defender as cores do clube de Alvalade. Anos esses que a Instituição recorda com gratidão, como se pode ler no comunicado publicado hoje no site do Sporting (http://www.sporting.pt/futsal.asp):
«O Sporting agradece a forma profissional e empenhada como o técnico representou o nosso clube, ao longo de 15 anos, sempre com uma enorme paixão sportinguista»,
No seguimento das notícias anteriormente postadas, crê-se que Paulo Fernandes sucederá a André Lima no comando técnico do Futsal Benfica.
Para trás ficam 15 anos a defender as cores do clube de Alvalade. Anos esses que a Instituição recorda com gratidão, como se pode ler no comunicado publicado hoje no site do Sporting (http://www.sporting.pt/futsal.asp):
«O Sporting agradece a forma profissional e empenhada como o técnico representou o nosso clube, ao longo de 15 anos, sempre com uma enorme paixão sportinguista»,
No seguimento das notícias anteriormente postadas, crê-se que Paulo Fernandes sucederá a André Lima no comando técnico do Futsal Benfica.
Marcadores:
Campeonato Nacional,
Futsal,
Paulo Fernandes,
Sporting
terça-feira, 29 de junho de 2010
Portugal fora do Mundial
Portugal disse adeus ao Campeonato do Mundo, a formação portuguesa foi derrotada por 1-0, com um golo de David Villa na segunda parte. No entanto, valeu à equipa de Carlos Queiroz o guarda-redes Eduardo (saiu em lágrimas no final), que com um punhado de intervenções, evitou aquilo que seria uma goleada da equipa espanhola, que durante os 90 minutos, foi a única que quis realmente vencer o encontro. Mais remates, maior posse de bola, melhores ocasiões de golo, em tudo a Espanha foi superior em todos os capítulos do encontro. Já perto do fim Ricardo Costa, viu o vermelho directo por uma suposta agressão a Capdevilla. A formação espanhola vai jogar os quartos de final, onde terá pela frente o Paraguai.
Marcadores:
Carlos Queiroz,
David Villa,
Eduardo,
Espanha,
Portugal,
Ricardo Costa
Grandes penalidades apuram Paraguai
O Paraguai está nos quartos de final do Campeonato do Mundo, ao derrotar o Japão. Pela primeira vez desde o início da competição, uma partida foi resolvida nas grandes penalidades. Depois de 120 minutos de poucas oportunidades, e de um futebol que de atractivo nada teve, foi necessário ir para a marca do castigo máximo, para se apurar um vencedor. Aí foi mais feliz o Paraguai, ao terceiro penalti do Japão, Komano acertou na barra e depois no quinto e decisivo pontapé, coube ao benfiquista Cardozo, que havia entrado no prolongamento, rematar para o 5-3 final. Agora a formação sul americana, vai esperar pelo desfecho do Espanha vs Portugal, para saber quem defronta nos quartos de final.
Marcadores:
Espanha,
Mundial 2010,
Oscar Cardozo,
Portugal
Di María sai por 25 milhões
Afinal Di María vai custar 25 milhões de euros aos cofres do Real Madrid, e não os 40 que os dirigentes do Benfica exigiam. No entanto, esse valor pode subir até aos 37 milhões mediante a utilização e a performance desportiva do argentino. Os 'encarnados' anunciaram hoje à CMVM a concretização do negócio, apesar dos 'merengues' já o terem feito ontem. Em declarações à Rádio Onda Cero, o director desportivo do Real, Jorge Valdano, elogiou o craque de 22 anos: «É um jogador com um raio de ação muito grande dentro de campo, que tem todas as condições de um médio e também as de um extremo. Alarga o campo, transborda e, além disso, é muito esforçado e isso ajudará muito ao longo da temporada». Também de saída do Benfica estão os brasileiros Éder Luis e Fellipe Bastos, cedidos por uma época ao Vasco da Gama.
Marcadores:
Benfica,
Di María,
Éder Luis,
Fellipe Bastos,
Jorge Valdano,
Mercado,
Real Madrid
Quim já treina no Braga
Quim regressou à casa-mãe seis anos depois da sua saída para a Luz. O guardião vai ser o substituto de Eduardo, que vai seguramente rumar a um grande da Europa. Aos 34 anos, o internacional português estava livre depois de terminar contrato com o Benfica, e apesar das muitas propostas, preferiu voltar ao Minho para representar o clube onde se estreou como profissional. Para além de Quim, o lateral-direiro brasileiro George Lucas (ex-Santos) também já se treinou no estágio dos 'arsenalistas' no Melgaço.
Marcadores:
Braga,
George Lucas,
Mercado,
Pré-temporada,
Quim
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Brasil derrota Chile a caminho dos Quartos
O Brasil venceu esta noite o Chile por 3-0, seguindo sem problemas para os quartos de final do Mundial. A formação brasileira chegou ao primeiro golo a dez minutos do intervalo, numa boa cabeçada de Juan, após canto de Maicon. Bastou esperar mais três minutos, para Luis Fabiano surgir isolado, fintar Bravo e empurrar para o segundo. Depois do intervalo seria a vez de Robinho fechar o placar, num jogo que o Brasil tornou fácil e resolveu de forma eficaz. Agora o escrete vai bater-se com a Holanda nos quartos de final.
Marcadores:
Brasil,
chile,
Luis Fabiano,
Maicon,
Robinho
Real Madrid contrata Di Maria
Di Maria ja é do Real Madrid, o clube espanhol anunciou esta segunda-feira a contratação do médio do SL Benfica, por seis épocas. A equipa madrilena não referiu no entanto os valores da transferência, mas a imprensa espanhola indica que os encarnados irão receber um valor a rondar os 25 milhões de euros. Já hoje o jogador afirmará que "será lindo jogar ao lado de Ronaldo", e o presidente Luis Filipe Vieira, admitiu ao canal do clube português, que Di Maria poderia sair da Luz nos próximos dias.
Marcadores:
Benfica,
Di María,
Luis Filipe Vieira,
Mercado,
Real Madrid
Holanda também ja está nos Quartos de Final
A Holanda apurou-se esta tarde para os quartos de final do Campeonato do Mundo. A formação holandesa derrotou a Eslováquia por 2-1, aos 18 minutos o regressado Robben, pegou na bola e numa jogada individual rematou sem hipóteses para o fundo da baliza. Na segunda parte os eslovacos podiam ter chegado ao empate, nomeadamente por Vittek, mas Stekelenburg não o permitiu. Acabou por ser a Holanda a fazer o segundo golo, num livre marcado rapidamente, Kuyt passou pelo guardião Mucha, servindo depois Sneider, que só teve de encostar. No entanto o avançado Vittek acabaria mesmo por marcar, já nos descontos na transformação de uma grande penalidade. O jogo acabou logo ali, e agora os holandeses ficam a aguardar pelo Brasil vs Chile de logo mais, para saber quem vão defrontar nos quartos de final.
Marcadores:
Brasil,
chile,
Mundial 2010,
Sneijder
Vukcevic no Olympiakos, Adrien no Maccabi Haifa
O Sporting continua a resolver a situação dos jogadores dispensados por Paulo Sérgio. De acordo com a imprensa grega, Simon Vukcevic já se encontra em Atenas para assinar contrato com Olympiakos. Os helénicos apresentaram uma proposta de empréstimo por uma temporada, com uma cláusula de compra a rondar os 3,5 milhões de euros. Também de saída está Adrien Silva, que vai ser cedido aos israelitas do Maccabi Haifa igualmente por uma época. Na semana passada já haviam saído os campeões de juniores Renato Neto e Nuno Reis, emprestados ao Cercle Brugge.
Marcadores:
Adrien Silva,
Maccabi Haifa,
Mercado,
Nuno Reis,
Olympiakos,
Renato Neto,
Sporting,
Vukcevic
Moreira renova por três épocas
No dia em que o plantel começou oficialmente a época 2010/2011, o Benfica anunciou no seu site a renovação com Moreira, o elemento 'mais antigo' dos quadros do campeão nacional. O guardião de 28 anos não se deixa intimar com a contratação do espanhol Roberto, e promete que vai dar tudo pelo Benfica: «Voltaram a unir-se duas partes que tinham o mesmo interesse. O Benfica confia em mim e eu confio no Benfica. Agora resta-me trabalhar para conseguir os mesmos objetivos».
Marcadores:
Benfica,
Moreira,
Roberto Jiménez
Walter e Kléber a caminho do Dragão
Os avançados brasileiros Walter e Kléber estão muito perto de se tornarem 'dragões'. O primeiro já foi libertado pelo Internacional de Porto Alegre para tratar do seu futuro. Apesar de ter em mãos uma proposta mais vantajosa do Shakhtar Donetsk, Walter dá preferência aos 'azuis-e-brancos', que irão pagar cerca de 3,5 milhões de euros por metade do passe do possante avançado. Um pouco mais complicada está a contratação de Kléber.
O Atlético Mineiro, clube que detém 50% do passe do jogador (a outra metade está dividida entre a empresa Traffic, com 30%, e o representante do atleta), já chegou a acordo com o Porto, mas falta o sim do Marítimo, com quem Kléber tem contrato de empréstimo por mais uma temporada.
Marcadores:
FC Porto,
Kléber Pinheiro,
Mercado,
Walter
domingo, 27 de junho de 2010
Bis de Tevez coloca Argentina nos quartos
A Argentina qualificou-se esta noite para os quartos de final do Campeonato do Mundo, ao vencer o México por 3-1. Carlitos Tevez foi a grande figura do encontro, ao apontar dois golos. Aos 26 minutos o avançado beneficiou de posição irregular, para finalizar de cabeça uma assistência de Messi. Sete minutos depois, foi a vez de Higuain aproveitar uma oferta do defesa mexicano para fazer o 2-0. No segundo tempo surgiu o melhor golo da noite, novamente Tevez, num grande remate de fora da área a bisar no encontro. O melhor que o México conseguiu foi reduzir por Javier Hernandez, a vinte minutos do fim. A formação de Diego Maradona, vai agora defrontar a Alemanha nos quartos de final.
Alemanha aplica 4 na Inglaterra e está nos quartos
A Alemanha goleou a Inglaterra por 4-1, qualificando-se para os quartos de final do Mundial. A formação germânica adiantou-se no marcador aos vinte minutos por Klose, para pouco depois da meia hora aumentar para 2-0, por intermédio de Podolski. A resposta inglesa não se fez esperar, e Upson reduziu para 2-1. A igualdade só não se consomou porque o fiscal de linha, não validou um golo limpo a Lampard, com a bola a entrar meio metro dentro da baliza de Neuer. Na segunda parte a Alemanha entrou mais forte de novo e chegou ao 3-1 num contra ataque concluído por Muller. O avançado do Bayern de Munique fecharia a contagem ao minuto 70' aplicando assim chapa 4, na equipa inglesa, que no segundo tempo claudicou perante uma Alemanha, que fez do contra ataque a sua principal arma.
Marcadores:
Alemanha,
Bayern,
Lampard,
Mundial 2010
sábado, 26 de junho de 2010
Benfica: no topo do futsal feminino!
Taça Nacional de Futsal Feminino. É assim que é conhecido o “Campeonato Nacional” de Futsal para o sexo feminino em Portugal.
De Outubro a Abril, por todo o país, disputam-se os campeonatos distritais. Após esta primeira fase, as equipas campeãs distritais defrontam-se numa fase final de cariz nacional. Hoje, em Vermoim, viveu-se o fim da prova com a 2 ª e decisiva mão da final, que opôs as Campeãs de Lisboa e Braga.
Depois de um empate a 5 golos na primeira mão, na Luz, o conjunto “Encarnado” estava obrigado a vencer no reduto adversário. Perante esta necessidade, Eliane Rosa deu o mote às companheiras e abriu o marcador aos 4’ de jogo. Apesar da vantagem, o Benfica iria pouco depois sofrer um revés com a expulsão de Rita Martins. Esta situação complicou um pouco a vida às “encarnadas”, que ainda assim conseguiram ampliar a vantagem antes do intervalo. Desta feita, o tento foi apontado por Inês Fernandes aos 19’.
O Vermoim não desmoralizou e, em cima do minuto 20, reduziu para 2-1 a desvantagem por Dulce. Na abertura do segundo tempo, ao minuto 27, as nortenhas chegaram ao empate (Ana) e relançaram o jogo.
Ao minuto 30, Sara volta a colocar o Benfica na frente, mas o Vermoim devolveu o equilíbrio ao jogo 6’ depois pelos pés da capitã Ana.
Com uma igualdade de 3 golos no final do tempo regulamentar, o jogo partiu para prolongamento e decidiu-se nas grandes penalidades, onde o Benfica foi mais certeiro.
6-7 nessa fase do encontro ditaram a conquista do título de Campeãs Nacionais pelas “Encarnadas”, que viram a equipa do Vermoim ser vice-campeã pela segunda época consecutiva!
De Outubro a Abril, por todo o país, disputam-se os campeonatos distritais. Após esta primeira fase, as equipas campeãs distritais defrontam-se numa fase final de cariz nacional. Hoje, em Vermoim, viveu-se o fim da prova com a 2 ª e decisiva mão da final, que opôs as Campeãs de Lisboa e Braga.
Depois de um empate a 5 golos na primeira mão, na Luz, o conjunto “Encarnado” estava obrigado a vencer no reduto adversário. Perante esta necessidade, Eliane Rosa deu o mote às companheiras e abriu o marcador aos 4’ de jogo. Apesar da vantagem, o Benfica iria pouco depois sofrer um revés com a expulsão de Rita Martins. Esta situação complicou um pouco a vida às “encarnadas”, que ainda assim conseguiram ampliar a vantagem antes do intervalo. Desta feita, o tento foi apontado por Inês Fernandes aos 19’.
O Vermoim não desmoralizou e, em cima do minuto 20, reduziu para 2-1 a desvantagem por Dulce. Na abertura do segundo tempo, ao minuto 27, as nortenhas chegaram ao empate (Ana) e relançaram o jogo.
Ao minuto 30, Sara volta a colocar o Benfica na frente, mas o Vermoim devolveu o equilíbrio ao jogo 6’ depois pelos pés da capitã Ana.
Com uma igualdade de 3 golos no final do tempo regulamentar, o jogo partiu para prolongamento e decidiu-se nas grandes penalidades, onde o Benfica foi mais certeiro.
6-7 nessa fase do encontro ditaram a conquista do título de Campeãs Nacionais pelas “Encarnadas”, que viram a equipa do Vermoim ser vice-campeã pela segunda época consecutiva!
Marcadores:
Benfica,
Final,
Futsal Feminino,
Taça Nacional,
Vermoim
Gana nos Quartos após horas extras
O Gana está qualificado para os quartos de final do Mundial, ao bater esta noite os E.U.A por 2-1, mas o triunfo só chegou no prolongamento. Saiu na frente a formação africana com um golo de Boateng logo aos cinco minutos. A igualdade chegaria apenas na segunda parte, através de uma grande penalidade convertida por Landon Donovan, e foi deste modo que o encontro chegou ao fim do período regulamentar. No entanto logo no início do prolongamento, o Gana voltou a colocar-se em vantagem, com um golo do melhor marcador da equipa, Asamoah Gyan. Agora o único representante do continente africano, vai disputar os quartos de final, onde terá pela frente o Uruguai.
Marcadores:
Gana,
Mundial 2010
Uruguai já está nos Quartos de Final
O Uruguai é a primeira selecção a apurar-se para os quartos de final do Campeonato do Mundo. A formação sul americana derrotou esta tarde a Coreia do Sul por 2-1, numa partida de chuva intensa, onde brilhou o avançado Luis Suarez, autor dos dois golos. No entanto foi da Coreia a primeira ocasião de golo, num livre directo, com a bola a embater no poste. Na resposta o Uruguai marcou, após cruzamento na direita de Forlan, surgiu Luis Suarez a encostar ao segundo poste. No regresso das cabines a formação asiática foi mais ofensiva, acabando por chegar ao empate por Chung Yong Lee, num cabeceamento, depois de saída em falso de Muslera. Só que a dez minutos do final, Luis Suarez num trabalho individual, fez um remate cruzado, com o esférico a bater no poste e a cair para o fundo das redes, dando a vitória aos uruguaios. Pelo que fez na segunda parte, a Coreia do Sul merecia o prolongamento, mas a eficácia do Uruguai acabou por levar a melhor.
Marcadores:
Coreia do Sul,
Forlan,
Mundial 2010
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Mundial 2010: os Mais e Menos da Primeira Fase
Terminou a fase de grupos do Mundial da África do Sul. A partir deste sábado as coisas começam a doer, chegou a hora do "mata-mata", contudo há que fazer um balanço. As surpresas, factos e curiosidades, as desilusões. Começando pelo fim os grandes fiascos, que foram as participações França e Itália, as duas selecções que tinham disputado a final de 2006, vão para casa, mais cedo do que muitos imaginavam, nunca tal havia acontecido em fases finais. Ambas as formações terminaram no último lugar dos respectivos grupos, nenhuma delas conseguiu vencer um encontro, os franceses além dos maus resultados, tiveram ainda os chamados "casos", já muito badalados. Por outro lado temos as grandes surpresas, desde logo a Eslováquia, que meteu fora os campeões do mundo e o Japão que na última ronda mandou a Dinamarca (que tinha vencido o grupo de Portugal na qualificação para o Mundial), para casa. Para os E.U.A, fica o título dos mais lutadores, foi até ao fim, e pelo futebol praticado mereceram o apuramento. Por fim as estatísticas, Portugal e Uruguai foram as únicas selecções que não sofreram golos, ao contrário da Argélia e Honduras, que não se estrearam. A Coreia do Norte e os Camarões, não somaram qualquer ponto, sendo que os Coreanos foram a pior defesa, com doze golos sofridos. Para Argentina e Portugal ficam os melhores ataques, sete tentos. A equipa de Maradona e a Holanda, podem gabar-se de serem os únicos a ter vencido os três encontros. Destaque ainda para as seis selecções africanas (Costa do Marfim, Nigéria, Argélia, África do Sul, Camarões e Gana), só os últimos conseguiram ficar apurados. Para finalizar das dezasseis equipas agora em prova, o continente americano é o mais representado com sete selecções: Uruguai, México, Argentina, E.U.A, Paraguai, Brasil e Chile. Na Europa, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Portugal, Eslováquia e Espanha. Da Ásia, Japão e Coreia do Sul e por fim o Gana, no continente africano. Venham de lá então esses oitavos de final.
Marcadores:
Alemanha,
Argentina,
Brasil,
chile,
Coreia do Sul,
Costa do Marfim,
Espanha,
França,
Gana,
Mexico,
Mundial 2010,
Nigéria,
Portugal
Espanha e Chile ocupam lugares para os oitavos
A Espanha e o Chile foram as duas últimas selecções, a garantir o apuramento para os oitavos de final. Na última jornada do Grupo H, a formação espanhola derrotou os chilenos por 2-1, com golos de David Villa e Iniesta. Já na segunda parte, o Chile reduziu por intermédio de Millar, numa altura em que jogava com dez elementos, por expulsão de Estrada, aquando do segundo golo espanhol. No outro jogo, a Suíça, precisava apenas de vencer as Honduras para garantir a qualificação, no entanto a formação helvética não foi além de uma igualdade a zero bolas, ficando assim de fora do Mundial. Agora nos oitavos de final, a Espanha vai defrontar Portugal, enquanto o Chile jogará frente ao Brasil.
Marcadores:
Brasil,
chile,
David Villa,
Espanha,
Honduras,
Mundial 2010,
Portugal,
Suiça
Empate apura Brasil e Portugal
Brasil e Portugal seguem em frente no Mundial. As duas selecções do Grupo G, empataram esta tarde a zero, num jogo típico de quem quis apenas jogar para a igualdade. Numa primeira parte marcada por alguns lances de maior dureza de parte a parte, com vários amarelos e com Juan do Brasil a cortar com a mão um lance em que, Cristiano Ronaldo ficaria com a baliza pela frente, poderia ter dado a expulsão ao central brasileiro. Ocasiões de golo só para o Brasil, através de um remate de Nilmar defendido por Eduardo, com a bola a embater no poste. No segundo tempo foi de Portugal a melhor ocasião de golo, com Raul Meireles a permitir uma defesa a Júlio Cesar. No outro jogo do grupo a Costa do Marfim venceu a Coreia do Sul por 3-0, marcaram Toure e Romaric ainda no primeiro tempo, tendo Kalou fechado o marcador já nos últimos minutos. Agora Portugal e Brasil, aguardam pelo desfecho dos jogos do Grupo H, para conhecerem os adversários nos oitavos de final.
Marcadores:
Brasil,
Cristiano Ronaldo,
Nilmar,
Portugal,
Raul Meireles
Benfica contrata Roberto por 8.5 milhões de euros
O Benfica anunciou a contratação do guarda-redes Roberto Jiménez por 8,5 milhões de euros, através de um comunicado enviado à CMVM. O espanhol, que pertencia aos quadros do Atlético de Madrid, assinou contrato para as próxima 5 épocas, e terá um cláusula de rescisão de 20 milhões.
Comunicado:
«A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que chegou a acordo com o Club Atlético de Madrid para a transferência, a título definitivo, da totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Roberto Jimenez Gago por um valor de 8.500.000 de euros».
Veja algumas das melhores defesas de Roberto:
Marcadores:
Benfica,
Mercado,
Roberto Jiménez
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Holanda e Japão seguram apuramento
A Holanda e o Japão garantiram esta noite o apuramento para os oitavos de final do Mundial. Na última jornada do Grupo E, os holandeses consolidaram a liderança, ao baterem os Camarões por 2-1. Na primeira parte Van Persie deu vantagem à formação laranja, no regresso dos balneários, Eto'o de grande penalidade igualou a partida. O golo da vitória surgiu através de Huntelaar a nove seis minutos do fim. No outro encontro, Japão e Dinamarca lutavam pelo segundo posto, levou a melhor a selecção nipónica, graças à marcação soberba de dois livres directos na primeira metade, Hond aos 17' e Endo aos 30. No segundo tempo os dinamarqueses ainda ganharam fôlego, quando Tomasson reduziu na recarga de uma grande penalidade. No entanto a três minutos dos 90', Okazaki concluiu da melhor forma uma grande jogada de Honda. O Japão vai agora medir forças com o Paraguai, enquanto a Holanda irá defrontar a Eslováquia.
Marcadores:
Huntelaar,
Mundial 2010,
Samuel Eto'o
O REGRESSO AO PASSADO
O primeiro torneio mundial disputado em Àfrica tem sido talvez o menos interessante a nível tactico de que me recordo. Deu-se um retrocesso ao nível de processos e modelos de jogo, tornando o futebol mais previsível e menos atractivo.
No que me diz respeito considero que o recurso da maioria das equipas ao denominado "duplo pivot" é o grande responsável pela perca de dinâmicas, principalmente, ao nível das transições ofensivas.
Senão vejamos: temos um Brasil muito menos espectacular do que me recordo. Assente numa dupla Gilberto Silva/Filipe Melo, é uma equipa fortíssima a nível defensivo que raramente perde posições e arrisca, mas que perde a impresivibilidade do futebol Carioca.
Mas vejamos a Alemanha: embora Schweinsteiger seja um ala adaptado a médio centro, Low adaptou-o e tirou-lhe a essência do seu futebol tornando-o num médio ainda mais posicional que o "tunisino" Khedira. Se excluirmos Ozil desta equipa, a imprevisibilidade fica reduzida a pouco mais que Lukas Podolski.
E que dizer da Inglaterra que alinhou no primeiro jogo com Lampard e Gerard à frente da defesa. Assim tinham o mesmo problema, mas com o acréscimo de perderem o equilibrio a nível defensivo, uma vez que perdiam muitas vezes as suas posição na fase de construção de jogo. Capello percebeu isso e emendou a mão colocando Barry, no entanto eu arriscaria dizer que falta Carrick a esta equipa. Quem sai?? A escolha não é fácil, mas urge mudar para re-equilibrar a equipa.
Potugal, Espanha, Argentina são equipas que fogem ao duplo pivot e apostam num tridente no meio campo que se torna mais próprio para um futebol que se baseia nas transições ofensivas. Estas equipas podem não ganhar, mas dão-nos o que o futebol tem de melhor: nuances tácticas e desdobramentos rápidos.
A ver vamos o que vai prevalecer!!!
Marcadores:
Mundial'2010,
Opinião
Paraguai e Eslováquia garantem apuramento
O Paraguai e a Eslováquia estão apurados para os oitavos de final do Campeonato do Mundo. As dua selecções do Grupo F, seguem em frente deixando pelo caminho a Nova Zelândia, mas principalmente a Itália, campeã em título. A equipa sul americana ficou no primeiro lugar, fruto do empate a zero frente aos neozelandeses. Já os eslovacos derrotaram os italianos por 3-2, Vittek foi a figura do encontro ao marcar dois golos, 25' e 73', a Itália reduziu por Di Natale a nove minutos do fim, mas Kopunek, acabado de entrar aumentaria de novo a vantagem. Nos descontos Quagliarella, reduziu para a diferença mínima. Pela primeira vez na história das fases finais dos mundiais, as duas equipas finalistas anteriormente na competição ficam pelo caminho na primeira fase, depois da França, hoje foi a vez da Itália dizer adeus ao Campeonato do Mundo.
Marcadores:
Mundial 2010
Benfica já fez proposta por James Rodríguez
Depois da apresentação de Jara e Gaitán, o Benfica continua a 'pescar' na Argentina. O próximo alvo dá pelo nome de James Rodríguez, extremo-esquerdo de 18 anos que milita no Banfield. Contudo, a concorrência pela pérola colombiana é feroz, com vários emblemas europeus atentos ao jogador. O possível substituto de Di María já confirmou o interesse dos 'encarnados', em declarações ao diário 'Info Región': «Sei que o Benfica está interessado em mim, que vê o meu jogo como sendo muito parecido com o de Di María, mas não irei substituir ninguém. Estou muito contente que eles tenham apontado baterias para mim e oxalá a transferência se concretize».
Confira as qualidades do jovem de 18 anos:
Marcadores:
Banfield,
Benfica,
James Rodríguez,
Mercado
Kieszek pode tornar-se 'dragão'
Pawel Kieszek está em vias de ocupar a vaga deixada por Nuno Espírito Santo no plantel do Porto. O guardião polaco nunca se conseguiu afirmar no Braga, onde viveu sempre à sombra de Eduardo. Se a transferência se confirmar, Kieszek passará pela mesma situação na Invicta, onde será o terceiro guarda-redes dos 'dragões', atrás de Helton e Beto, mas a oportunidade de militar num clube com maior dimensão europeia fala mais alto. A operação não vai envolver quaisquer custos para as finanças dos 'dragões'.
Marcadores:
Braga,
FC Porto,
Kieszek,
Mercado,
Nuno Espírito Santo,
Vitória Setúbal
Tiago vai permanecer no Atlético de Madrid
O internacional português Tiago vai continuar a envergar a camisola 'colchonera' na próxima temporada, depois de Atlético de Madrid e Juventus terem chegado a acordo para a sua transferência. A 'vecchia signora' aceitou baixar o preço do médio, que já havia manifestado a vontade de sair de Itália. De acordo com a imprensa transalpina, os espanhóis vão desembolsar cerca de 5,5 milhões de euros pelo jogador de 29 anos.
Marcadores:
Atlético Madrid,
Juventus,
Mercado,
Tiago
Torsiglieri já está em Lisboa
Marco Torsiglieri, o novo reforço do Sporting, já se encontra em Lisboa e vai ser apresentado às 20 horas. O defesa-central vai realizar os habituais testes médicos e conhecer as instalações do clube. Apesar dos 'leões' não revelarem o montante pago pelo ex-jogador do Vélez Sarsfield, a imprensa argentina avança que o negócio se concretizou por valores a rondar os 3 milhões de euros.
Marcadores:
Mercado,
Sporting,
Torsiglieri
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Alemanha e Gana estão nos oitavos
Alemanha e Gana, são as duas equipas do Grupo D, que seguem para os oitavos de final do Campeonato do Mundo. Os alemães venceram os ganeses por 1-0, com um golo de Ozil ao minuto 60', garantindo assim o primeiro lugar do grupo. Já a formação africana, apesar da derrota beneficiou também do desaire da Sérvia frente à Austrália por 2-1, para ficar na segunda posição. Os australianos estiveram a vencer por 2-0, com golos de Cahill e Holman, os sérvios reduziram por Pantelic a cinco minutos do fim, e caso tivessem igualado o marcador seriam eles os apurados para os oitavos de final, derivado aos golos marcados. Deste modo vamos ter um Estados Unidos frente ao Gana, e um escaldante Alemanha vs Inglaterra.
Marcadores:
Alemanha,
Gana,
Mesut Ozil
E.U.A e Inglaterra seguem para os oitavos
Os Estados Unidos e a Inglaterra, qualificaram-se esta tarde para os oitavos de final do Mundial. As duas formações do Grupo C, venceram Argélia e Eslováquia, respectivamente por 1-0. Aos ingleses um golo de Jermain Defoe na primeira parte, após cruzamento de James Milner, garantiu um apuramento mais difícil do que se esperava à partida. No entanto o dramatismo ficou guardado para Estados Unidos, que numa partida bem disputada, chegaram ao triunfo já para lá dos 90', por intermédio de Landon Donovan. Assim e por via da diferença de golos, a selecção americana termina em primeiro com cinco pontos, os mesmos da Inglaterra, ficando agora a aguardar o desfecho dos jogos do Grupo D, para saber com quem jogam na próxima fase.
Marcadores:
Mundial 2010
Jara e Gaitán já trabalham no Seixal
Jara e Gaitán apresentados hoje
O Benfica já começou a preparar a nova época no centro de estágios do Seixal, mas apenas com os argentinos Franco Jara, Nicolás Gaitán e Pablo Aimar. Os dois reforços sul-americanos vão ser hoje apresentados na Luz, e farão trabalho específico com vista à recuperação da sua condição física, dado que estiverem competição até há bem pouco tempo. Os restantes jogadores apresentar-se-ão no arranque oficial da pré-temporada, a 28 de Junho, com excepção dos 'mundialistas'.
Di María e Coentrão na melhor montra europeia
As excelentes exibições de Fábio Coentrão no Mundial 2010 despoletaram o interesse dos grandes 'tubarões' europeus. Depois de Bayern Munique, Real Madrid e Chelsea, surge agora a Juventus no encalço do jovem benfiquista. Segundo o 'Corriere dello Sport', a 'Vecchia Signora' terá de desembolsar entre 20 a 25 milhões de euros pelo defesa-esquerdo da Selecção das Quinas. Angel Di María, que ainda não mostrou o seu real valor na África do Sul, continua a aguardar pelo entendimento entre Luis Filipe Vieira e Florentino Peréz, mas é quase garantido que 'Angelito' rume ao Real Madrid. Em sentido contrário, o lateral-esquerdo Marcos Alonso, de 19 anos, prepara-se para assinar pelas 'águias'. Quem não terá lugar no plantel é Urreta, que foi emprestado por uma época ao Deportivo da Corunha.
Marcadores:
Benfica,
Di María,
Fabio Coentrão,
Franco Jara,
Gaitán,
Marcos Alonso,
Pablo Aimar,
Pré-temporada,
Urreta
O “Bailado” dos Técnicos no Futsal!
A edição de hoje do jornal “A Bola” afirma que Paulo Fernandes, actual técnico do Futsal Sporting, irá substituir André Lima no comando dos “Encarnados”.
Paulo Fernandes terá recebido uma proposta do Qatar, mas não terá resistido ao convite dirigido pelo Benfica. A ambição da equipa em revalidar o título europeu da UEFA Futsal Cup e conquistar novamente o título de Campeão Nacional parecem ter sido os dois “pontos” que captaram o interesse do treinador português e o fizeram optar por ficar em Portugal.
Ao que parece, no Sporting, o seu lugar será preenchido por Orlando Duarte, ex-seleccionador nacional.
Quanto a André Lima, nos últimos dias teve várias reuniões com a Direcção do Benfica e tornou-se certo que, a partir de 30 de Junho, deixará de ser treinador do Futsal do clube. Ao que parece, o futuro do ainda técnico “Encarnado” passará pela Selecção Nacional, que será “chefiada” por Jorge Braz (antigo adjunto de Orlando Duarte). Lima irá assumir as funções de adjunto da “Equipa das Quinas”.
Apesar destas mudanças, uma coisa é certa, André Lima irá, certamente, deixar muitas saudades ao adeptos “Encarnados” para quem venceu tudo o que havia para ganhar!
Resta desejar “boa sorte” a André, Paulo e Orlando! Esperemos que esta troca de papéis favoreça ainda mais o Futsal Português, cuja história acabou de começar!
Paulo Fernandes terá recebido uma proposta do Qatar, mas não terá resistido ao convite dirigido pelo Benfica. A ambição da equipa em revalidar o título europeu da UEFA Futsal Cup e conquistar novamente o título de Campeão Nacional parecem ter sido os dois “pontos” que captaram o interesse do treinador português e o fizeram optar por ficar em Portugal.
Ao que parece, no Sporting, o seu lugar será preenchido por Orlando Duarte, ex-seleccionador nacional.
Quanto a André Lima, nos últimos dias teve várias reuniões com a Direcção do Benfica e tornou-se certo que, a partir de 30 de Junho, deixará de ser treinador do Futsal do clube. Ao que parece, o futuro do ainda técnico “Encarnado” passará pela Selecção Nacional, que será “chefiada” por Jorge Braz (antigo adjunto de Orlando Duarte). Lima irá assumir as funções de adjunto da “Equipa das Quinas”.
Apesar destas mudanças, uma coisa é certa, André Lima irá, certamente, deixar muitas saudades ao adeptos “Encarnados” para quem venceu tudo o que havia para ganhar!
Resta desejar “boa sorte” a André, Paulo e Orlando! Esperemos que esta troca de papéis favoreça ainda mais o Futsal Português, cuja história acabou de começar!
Marcadores:
André Lima,
Benfica,
Futsal,
Orlando Duarte,
Paulo Fernandes,
Selecção Nacional,
Sporting
terça-feira, 22 de junho de 2010
Marco Torsiglieri a caminho de Alvalade
Marco Torsiglieri defesa central do Vélez Sarsfield, poderá ser o próximo reforço do Sporting. Segundo o sítio oficial do clube argentino, o defesa central de 22 anos chega esta quarta-feira a Lisboa para efectuar os exames médicos, e caso tudo corra sem problemas, o negócio será fechado no final da semana. Torsiglieri tem 1.90 e pode ainda jogar a lateral esquerdo, foi uma das revelações do último Torneio Clausura na Argentina, tendo sido apontado a vários clubes europeus.
Marcadores:
Mercado,
Sporting,
Torsiglieri
Argentina e Coreia do Sul qualificados
A Argentina e a Coreia do Sul do Grupo B, estão apurados para os oitavos de final do Mundial. A formação de Maradona, venceu a Grécia por 2-0 com os golos a serem marcados no último quarto de hora. O primeiro por Demichelis, na sequência de um pontapé de canto, e o segundo por Palermo a um minuto dos 90', após jogada de Messi. Quanto à Coreia do Sul, empatou a duas bolas com a Nigéria, somando quatro pontos, mais um que os gregos. Adiantaram-se os nigerianos com um golo Uche aos doze minutos, mas antes do intervalo Jung Lee restabeleceu a igualdade. Na segunda parte, Park de livre directo deu vantagem aos coreanos, mas Yakubu de grande penalidade, daria nova igualdade ao marcador. Desta forma nos oitavos de final A Argentina vai defrontar o México, segundo classificado do Grupo A, enquanto a Coreia do Sul vai medir forças com o Uruguai.
Marcadores:
Argentina,
Coreia do Sul,
Messi,
Mexico,
Nigéria
Uruguai e México seguem para os oitavos
O Uruguai e o México estão qualificados para os oitavos de final do Campeonato do Mundo. Os uruguaios derrotaram a formação mexicana por 1-0, com um golo de Luis Suarez, a dois minutos do intervalo. Assim o Uruguai fica com o primeiro lugar do Grupo A com sete pontos, mais três que o México e poderá permitir evitar a Argentina na próxima fase.
No outro jogo do Grupo A, França e África do Sul ainda lutavam por o milagre do apuramento, levaram a melhor os Bafana Bafana com um triunfo por 2-1. Aos vinte minutos Khumalo fez o tento inaugural, e se tudo correu mal aos franceses neste Mundial, pior ainda ficou com a expulsão de Gourcuff, seis minutos depois. Já perto do final da primeira parte Mphela fez o 2-0. O melhor que a formação de Domenech conseguiu, foi reduzir por Malouda ao minuto 70'. A França vai para casa com duas derrotas e um empate, um golo marcado, quatro sofridos e com uma série de incidentes que certamente ainda vão dar que falar nos próximos dias.
Marcadores:
França,
Mexico,
Mundial 2010
Souza é reforço do Porto
O médio Souza, ex-Vasco da Gama, vai ser 'dragão' nas próximas cinco temporadas. O Porto pagou cerca de três milhões de euros por 75 por cento do passe do internacional sub-20 brasileiro.
Marcadores:
FC Porto,
Mercado,
Souza,
Vasco da Gama
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Futebol de Formação
Esta semana o Sporting assegurou o tri-campeonato de juniores, nem precisou da vitória sobre o FC Porto por 1-0, pois o Benfica empatou em casa com o Guimarães a 1 golo.
Destes jovens leões já se sabe o destino de Nuno Reis e Renato Neto, foram emprestados ao Cercle de Brugge da primeira divisão Belga, Amido Balde por sua vez vai para o Santa Clara.
Em juvenis o título vai mesmo decidir-se na última jornada no Olival com um escaldante FC Porto vs Sporting, o Sporting lidera com um ponto de vantagem.
Entretanto a UEFA já sorteou a fase final do europeu sub 19 que se disputa em França, Portugal estreia-se a 18 de Julho com a Itália, a 21 joga com a Espanha e a 24 com a Croácia.
No ranking da formação o Sporting muito dificilmente perde o título e o Benfica deixou-se apanhar pelo FC Porto no segundo lugar, falta apenas a última jornada do Nacional de Juvenis e a convocatória para o Europeu de Sub 19:
Destes jovens leões já se sabe o destino de Nuno Reis e Renato Neto, foram emprestados ao Cercle de Brugge da primeira divisão Belga, Amido Balde por sua vez vai para o Santa Clara.
Em juvenis o título vai mesmo decidir-se na última jornada no Olival com um escaldante FC Porto vs Sporting, o Sporting lidera com um ponto de vantagem.
Entretanto a UEFA já sorteou a fase final do europeu sub 19 que se disputa em França, Portugal estreia-se a 18 de Julho com a Itália, a 21 joga com a Espanha e a 24 com a Croácia.
No ranking da formação o Sporting muito dificilmente perde o título e o Benfica deixou-se apanhar pelo FC Porto no segundo lugar, falta apenas a última jornada do Nacional de Juvenis e a convocatória para o Europeu de Sub 19:
Marcadores:
Benfica,
FC Porto,
Futebol jovem,
Sporting,
Vitória Guimarães
Bis de Villa na vitória espanhola
A Espanha bateu as Honduras por 2-0, no jogo que encerrou a segunda jornada do Mundial, a contar para o Grupo H. David Villa foi a figura do encontro ao marcar os dois golos. O primeiro aos 17 minutos num remate cruzado e colocado, já dentro da área, o segundo apareceu aos seis da etapa complementar, desta feita num pontapé que desviou num defesa hondurenho enganando o guardião Valladares. O avançado do Barcelona podia ter feito o hat-trick, não fosse o desperdício de várias oportunidades, a mais flagrante uma grande penalidade rematada para fora, a La Roja vai agora discutir com o Chile a passagem aos oitavos na última jornada.
Marcadores:
Barcelona,
chile,
David Villa,
Espanha,
Honduras,
Mundial 2010
Chile derrota Suiça na luta pela liderança
O Chile venceu esta tarde a Suíça por 1-0, em jogo do Grupo H. Os chilenos beneficiaram da expulsão de Behrami ainda na primeira parte, por uma cotovelada em Vidal, mas só conseguiram chegar ao golo nos últimos quinze minutos da partida. Depois de muitas insistências, e defesas de Benaglio, o cruzamento de Alexis Sanchez, encontrou a cabeça de Mark Gonzalez, que empurrou para o fundo da baliza. A Suíça podia ter chegado ao empate já em cima do minuto 90', mas Derdyok conseguiu atirar para fora um golo praticamente certo. Assim o Chile soma seis pontos, e está mais perto de conseguir a passagem para a próxima fase, o sportinguista Matias Fernandez, viu o cartão amarelo e irá falhar a partida da última jornada frente à Espanha.
Marcadores:
chile,
Matias Fernandez,
Mundial 2010,
Suiça
Que barrigada Portugal!
Portugal goleou por 7-0 a Coreia do Sul, em jogo a contar para o Grupo G do Mundial. Foi uma autêntica barrigada portuguesa servida à hora de almoço, perante uma equipa coreana, que ruiu por completo à medida que os golos foram entrando. O primeiro aos 28 minutos por Raul Meireles, após passe de Tiago. Depois do intervalo vieram mais seis, aos oito minutos Simão fez o 2-0, aos onze Hugo Almeida o terceiro, a concluir de cabeça um bom cruzamento de Fábio Coentrão. Ao quarto de hora de jogo Tiago marcaria o seu primeiro no jogo, e depois já nos últimos dez minutos surgiu o quinto, por intermédio de Liedson, que tinha acabado de entrar, a dois minutos do fim, Ronaldo fez saltar o "Ketchup" e marcou o sexto golo, para no minuto seguinte, Tiago bisar de cabeça, depois de cruzamento de Miguel Veloso. Com esta goleada Portugal deu um passo de gigante rumo aos oitavos de final, podendo mesmo perder a partida com o Brasil, pois será preciso que a Costa do Marfim, aplique a esta Coreia uma goleada idêntica, aquela infringida hoje pelos portugueses.
Marcadores:
Brasil,
Cristiano Ronaldo,
Fabio Coentrão,
Hugo Almeida,
Liedson,
Miguel Veloso,
Mundial 2010,
Portugal,
Raul Meireles,
Simão,
Tiago
'Vuk', Caneira e Pedro Silva dispensados
Simon Vukcevic, Marco Caneira e Pedro Silva não integrarão o plantel do Sporting para a temporada 2010/11, bem como Purovic, ponta de lança que esteve emprestado nas últimas duas temporadas. Em comunicado deixado no site oficial do clube leonino, figura a lista dos 23 jogadores que iniciarão a pré-epoca esta segunda-feira, com destaque para a presença de 5 jovens oriundos da 'cantera'.
Paulo Sérgio está a arrumar a casa. Depois da contratação de Maniche e Evaldo, sendo certo que ainda estão para chegar alguns reforços, o técnico extremocense já disse quais são os jogadores com os quais não conta e nada garante que este número não venha a aumentar nas próximas semanas.
Lista dos 23 jogadores: Rui Patrício, Tiago,Victor Golas, Abel,João Gonçalves, João Pereira, Daniel Carriço, Tonel, Polga, Grimi, Evaldo, Mexer, João Moutinho André Martins, Maniche, Izmailov, Postiga, Pongollle, André Santos, Carlos Saleiro, Yannick Djaló e Wilson Eduardo e William Owuso.
Paulo Sérgio está a arrumar a casa. Depois da contratação de Maniche e Evaldo, sendo certo que ainda estão para chegar alguns reforços, o técnico extremocense já disse quais são os jogadores com os quais não conta e nada garante que este número não venha a aumentar nas próximas semanas.
Lista dos 23 jogadores: Rui Patrício, Tiago,Victor Golas, Abel,João Gonçalves, João Pereira, Daniel Carriço, Tonel, Polga, Grimi, Evaldo, Mexer, João Moutinho André Martins, Maniche, Izmailov, Postiga, Pongollle, André Santos, Carlos Saleiro, Yannick Djaló e Wilson Eduardo e William Owuso.
Marcadores:
Caneira,
Paulo Sérgio,
Pedro Silva,
Sporting,
Vukcevic
Campeonato da Europa: Uma História Repleta de Histórias! (Parte 2)
• 2010: O sonho Português e “tri” Espanhol:
A Hungria foi a nação escolhida pela UEFA para receber a primeira edição do Europeu com 12 equipas na fase final.
Tendo como palco a cidade de Debrecen, a Espanha consagra-se, mais uma vez, campeã europeia, após derrotar na final a congénere portuguesa por 4-2. Apesar do desaire, a Selecção portuguesa acabou por registar a sua melhor classificação de sempre.
Os portugueses, que na fase de grupos haviam perdido por 6-1 com a Espanha, e apesar do susto inicial (aos 53’, Pedro Costa desviou a bola para o seu próprio poste na sequência de uma reposição lateral dos espanhóis), conseguiram assentar o jogo e manterem-se concentrados quando o adversário tinha a posse da bola. Contudo, a saída para o ataque não estava a correr de feição para Portugal e, por esse motivo, uma perda de bola de Pedro Costa (quando tentava partir para o ataque) acabou por permitir a Ortiz fazer o 1-0, quando decorria o minuto9.
O golo espanhol não alterou a toada do encontro, permitindo que o adversário se fosse instalando no seu meio – campo e criado lances de perigo. Perante este cenário, o capitão Javi Rodriguez (que disputava o seu derradeiro jogo pela “Roja”) encarregou-se de facturar o 2 a 0 com um brilhante remate de calcanhar. A Espanha parecia bem lançada para somar mais um título ao seu palmarés.
Orlando Duarte, o então seleccionador nacional, aproveitou o intervalo para livrar a sua equipa do medo de errar e lançar no jogo o emblemático Joel Queirós. A Espanha manteve-se firme, poupando Jorge Amado (guarda-redes) a grandes trabalhos. Aos 29’, Alvaro fez mesmo tremer o poste da baliza de Bebé, com um fortíssimo remate que poderia ter carimbado o 3-0. Apesar disso, a nossa selecção não tremeu e continuou a lutar para manter o jogo em aberto.
Aos 32’, Portugal podia ter chegado ao golo que permitia reacender a esperança. No entanto, o poste e Luís Amado impediram, primeiro Leitão e depois Pedro Costa, de concretizar. A Espanha percebeu o perigo e, o seleccionador espanhol, pediu de imediato um tempo técnico, de maneira a quebrar o ritmo do adversário e evitar uma possível reviravolta. No reatar do encontro, Lin não perdoou um mau passe de Cardinal e ampliou para 3 golos a vantagem da “Roja”. Apesar disso, Portugal não “baixou os braços” e, aos 38 minutos, Gonçalo Alves reduziu com um fantástico remate ao ângulo. Um minuto depois, Joel Queirós volta a facturar e, de repente, o resultado final volta a ser uma verdadeira incógnita! Os portugueses continuaram a dar tudo, mas a experiência “Roja” acabou por “matar” o sonho luso com um golo de Daniel a 22 segundos do apito final.
Resultado Final? 4-2 com vantagem para “Nuestros Hermanos”, que provaram serem a grande potência europeia do Futsal actual. Contudo, este Europeu permitiu ainda perceber que nasceu mais um “gigante” no Futsal europeu: a Selecção Portuguesa!
Marcadores:
Europeu de Futsal 2010,
Futsal,
Selecção Nacional,
UEFa
Futsal Sporting: O dia da Glória Verde e Branca!
O Sporting sagrou-se, este Domingo, Campeão Nacional de Futsal, após ter derrotado o Benfica no 4º jogo da Final. 5-3, após prolongamento, foi o resultado final de uma partida no mínimo escaldante.
Pavilhão cheio para assistir ao jogo de todas as decisões na Luz. O Benfica precisava vencer o rival da segunda circular para forçar a “negra” e levar para o derradeiro encontro a decisão do título. Caso contrário, o Sporting sangrava-se Campeão Nacional. Isto porque, no Jogo 3 da Final, os “leões” levaram de vencidos os “encarnados” (5-3, nas grandes penalidades).
Nesse jogo, após um “nulo” ao intervalo, o Benfica entrou praticamente a vencer na segunda parte: 2 golos de rajada foram feitos por Joel Queirós e César Paulo, respectivamente. Caio, entretanto, reduziu para 2-1, mas, logo de seguida, Pedro Costa repôs a vantagem de dois golos para as “Águias”. O Sporting nunca baixou os braços e, fazendo jus à natureza imprevisível do jogo, conseguiram empatar o encontro. Cardinal e Divanei foram os goleadores da equipa e os responsáveis por forçar o prolongamento. Na etapa complementar, Pedro Costa voltou a pôr o Benfica na frente, mas Cardinal, na conversão de livre, anulou novamente a vantagem. O teimoso 4-4 manteve-se até ao final dos 10’ de prolongamento, relegando a decisão do encontro para as grandes penalidades. Arnaldo, no quarto remate permitiu a defesa de Cristiano. João Matos, no pontapé seguinte confirmou a vitória verde e branca.
A vantagem estava assim do lado Sportinguista, neste 4º encontro! Contudo, isso não se reflectiu no início deste jogo, pois os “Leões” estiveram sempre em desvantagem até ao prolongamento.
O Benfica vencia ao intervalo por 2-1, com golos de Joel Queirós (7’) e Ricardinho (14’). Para o Sporting marcou Café (16’).
Na entrada para o segundo tempo, os “Leões” empataram por intermédio de Alex. Um minuto mais tarde, Davi voltou a colocar o Benfica na frente. Contudo, o “bis” de Alex, voltou a empatar o encontro e empurrou ambas as equipas para o prolongamento.
A 3 segundos do final da segunda parte, Ricardinho, principal figura da equipa da casa, recebeu ordem de expulsão (aparentemente por palavras dirigidas ao juiz da partida). Nesta altura o encontro esteve interrompido durante bastante tempo, devido ao inadmissível comportamentos dos adeptos na bancada, que começaram a arremessar objectos para o interior do campo tendo ferido o guarda-redes Cristiano. A polícia teve mesmo de intervir e “varrer” as zonas em que se encontravam os adeptos mais radicais, quer do Benfica, quer do Sporting. Uma situação simplesmente lamentável!
Os ânimos acabaram por serenar, o jogo reatou e o Sporting chegou à tão ambicionada vantagem pelos pés de Divanei(numa altura em que o Benfica estava reduzido a 4 unidades).
Perto do apito final e quando o Benfica já jogava o “tudo por tudo”, apostando no guarda-redes avançado, Alex fez o 5º tento e fixou o resultado.
O Sporting conquistou assim, merecidamente, o 9º título do seu historial na modalidade.
Antes de terminar, gostava de realçar o grande “fair Play” da equipa “encarnada” no final do encontro, cumprimentando o adversário e mostrando ao público o que é o Desporto! Uma nota de destaque ainda para Bébé que, quando Cristiano necessitou de assistência, não se inibiu de apoiar o colega de profissão. São momentos destes que merecem ser relembrados após uma final: para além da glória dos vencedores, a dignidade dos vencidos!
Para concluir, gostava de deixar um apelo à FPF: por favor tenham mais atenção a esta modalidade e procurem dar aos atletas/treinadores e árbitros as condições que estes necessitam para terem um bom desempenho e corresponderem às expectativas dos adeptos!
Realizar jogos com esta intensidade e importância em dois dias consecutivos e no final de uma temporada, implica um desgaste muito acentuado nos atletas, impedindo-os de jogarem ao seu melhor nível no segundo dia de prova. É verdade que o Futsal dispõe de substituições volantes e que o treinador pode ir gerindo o cansaço dos que estão em campo. Contudo, o jogo é de tal forma exigente que, após um encontro como o de Sábado, mesmo rodando a equipa, existe sempre uma acumulação de fadiga considerável que condiciona o jogo. Isso foi notório na partida de hoje, em especial na equipa Benfiquista.
Para além disso, a ausência de 3º árbitro (árbitro de “banco”) para uma final de campeonato onde, ainda por cima, se defrontaram dois eternos rivais, é outra questão incompreensível! A pressão que foi colocada sobre os árbitros, quer pelas bancadas, quer pelos “bancos”, levou a que, a certa altura, fossem evidentes sinais de desorientação por parte dos juízes da partida. O que era perfeitamente evitável.
Pavilhão cheio para assistir ao jogo de todas as decisões na Luz. O Benfica precisava vencer o rival da segunda circular para forçar a “negra” e levar para o derradeiro encontro a decisão do título. Caso contrário, o Sporting sangrava-se Campeão Nacional. Isto porque, no Jogo 3 da Final, os “leões” levaram de vencidos os “encarnados” (5-3, nas grandes penalidades).
Nesse jogo, após um “nulo” ao intervalo, o Benfica entrou praticamente a vencer na segunda parte: 2 golos de rajada foram feitos por Joel Queirós e César Paulo, respectivamente. Caio, entretanto, reduziu para 2-1, mas, logo de seguida, Pedro Costa repôs a vantagem de dois golos para as “Águias”. O Sporting nunca baixou os braços e, fazendo jus à natureza imprevisível do jogo, conseguiram empatar o encontro. Cardinal e Divanei foram os goleadores da equipa e os responsáveis por forçar o prolongamento. Na etapa complementar, Pedro Costa voltou a pôr o Benfica na frente, mas Cardinal, na conversão de livre, anulou novamente a vantagem. O teimoso 4-4 manteve-se até ao final dos 10’ de prolongamento, relegando a decisão do encontro para as grandes penalidades. Arnaldo, no quarto remate permitiu a defesa de Cristiano. João Matos, no pontapé seguinte confirmou a vitória verde e branca.
A vantagem estava assim do lado Sportinguista, neste 4º encontro! Contudo, isso não se reflectiu no início deste jogo, pois os “Leões” estiveram sempre em desvantagem até ao prolongamento.
O Benfica vencia ao intervalo por 2-1, com golos de Joel Queirós (7’) e Ricardinho (14’). Para o Sporting marcou Café (16’).
Na entrada para o segundo tempo, os “Leões” empataram por intermédio de Alex. Um minuto mais tarde, Davi voltou a colocar o Benfica na frente. Contudo, o “bis” de Alex, voltou a empatar o encontro e empurrou ambas as equipas para o prolongamento.
A 3 segundos do final da segunda parte, Ricardinho, principal figura da equipa da casa, recebeu ordem de expulsão (aparentemente por palavras dirigidas ao juiz da partida). Nesta altura o encontro esteve interrompido durante bastante tempo, devido ao inadmissível comportamentos dos adeptos na bancada, que começaram a arremessar objectos para o interior do campo tendo ferido o guarda-redes Cristiano. A polícia teve mesmo de intervir e “varrer” as zonas em que se encontravam os adeptos mais radicais, quer do Benfica, quer do Sporting. Uma situação simplesmente lamentável!
Os ânimos acabaram por serenar, o jogo reatou e o Sporting chegou à tão ambicionada vantagem pelos pés de Divanei(numa altura em que o Benfica estava reduzido a 4 unidades).
Perto do apito final e quando o Benfica já jogava o “tudo por tudo”, apostando no guarda-redes avançado, Alex fez o 5º tento e fixou o resultado.
O Sporting conquistou assim, merecidamente, o 9º título do seu historial na modalidade.
Antes de terminar, gostava de realçar o grande “fair Play” da equipa “encarnada” no final do encontro, cumprimentando o adversário e mostrando ao público o que é o Desporto! Uma nota de destaque ainda para Bébé que, quando Cristiano necessitou de assistência, não se inibiu de apoiar o colega de profissão. São momentos destes que merecem ser relembrados após uma final: para além da glória dos vencedores, a dignidade dos vencidos!
Para concluir, gostava de deixar um apelo à FPF: por favor tenham mais atenção a esta modalidade e procurem dar aos atletas/treinadores e árbitros as condições que estes necessitam para terem um bom desempenho e corresponderem às expectativas dos adeptos!
Realizar jogos com esta intensidade e importância em dois dias consecutivos e no final de uma temporada, implica um desgaste muito acentuado nos atletas, impedindo-os de jogarem ao seu melhor nível no segundo dia de prova. É verdade que o Futsal dispõe de substituições volantes e que o treinador pode ir gerindo o cansaço dos que estão em campo. Contudo, o jogo é de tal forma exigente que, após um encontro como o de Sábado, mesmo rodando a equipa, existe sempre uma acumulação de fadiga considerável que condiciona o jogo. Isso foi notório na partida de hoje, em especial na equipa Benfiquista.
Para além disso, a ausência de 3º árbitro (árbitro de “banco”) para uma final de campeonato onde, ainda por cima, se defrontaram dois eternos rivais, é outra questão incompreensível! A pressão que foi colocada sobre os árbitros, quer pelas bancadas, quer pelos “bancos”, levou a que, a certa altura, fossem evidentes sinais de desorientação por parte dos juízes da partida. O que era perfeitamente evitável.
Peço, por isso aos responsáveis da FPF, que olhem pelo nosso Futsal!
Esta é uma modalidade com futuro, que tem dado provas que pode levar o nosso país mais longe, mais alto!
Marcadores:
Benfica,
Campeonato Nacional,
Final,
Futsal,
Sporting
domingo, 20 de junho de 2010
Fabiano bisa e qualifica o Brasil
O Brasil está apurado para os oitavos de final do Mundial. A selecção brasileira venceu esta noite a Costa do Marfim por 3-1, em jogo do Grupo B, com Luis Fabiano a marcar dois golos. O primeiro aos 25 minutos de jogo num remate forte, já dentro da área costa marfinense, o segundo logo no recomeço da segunda parte, numa jogada individual, que devia ter sido anulada, pois o avançado dominou a bola com o braço. Pouco depois do quarto de hora seria a vez de Elano fazer o 3-0, tendo a Costa do Marfim reduzido a onze minutos do final, por Drogba. No entanto a partida ficou ainda marcada pelas várias entradas duras dos jogadores africanos, e pela expulsão de Kaká, num lance em que o brasileiro nada fez por o merecer. O Brasil já está apurado, enquanto a Costa do Marfim vê as contas ficarem mais complicadas.
Marcadores:
Brasil,
Costa do Marfim,
Drogba,
Kaká,
Luis Fabiano,
Mundial 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)