quinta-feira, 24 de junho de 2010

O REGRESSO AO PASSADO


O primeiro torneio mundial disputado em Àfrica tem sido talvez o menos interessante a nível tactico de que me recordo. Deu-se um retrocesso ao nível de processos e modelos de jogo, tornando o futebol mais previsível e menos atractivo.

No que me diz respeito considero que o recurso da maioria das equipas ao denominado "duplo pivot" é o grande responsável pela perca de dinâmicas, principalmente, ao nível das transições ofensivas.

Senão vejamos: temos um Brasil muito menos espectacular do que me recordo. Assente numa dupla Gilberto Silva/Filipe Melo, é uma equipa fortíssima a nível defensivo que raramente perde posições e arrisca, mas que perde a impresivibilidade do futebol Carioca.

Mas vejamos a Alemanha: embora Schweinsteiger seja um ala adaptado a médio centro, Low adaptou-o e tirou-lhe a essência do seu futebol tornando-o num médio ainda mais posicional que o "tunisino" Khedira. Se excluirmos Ozil desta equipa, a imprevisibilidade fica reduzida a pouco mais que Lukas Podolski.

E que dizer da Inglaterra que alinhou no primeiro jogo com Lampard e Gerard à frente da defesa. Assim tinham o mesmo problema, mas com o acréscimo de perderem o equilibrio a nível defensivo, uma vez que perdiam muitas vezes as suas posição na fase de construção de jogo. Capello percebeu isso e emendou a mão colocando Barry, no entanto eu arriscaria dizer que falta Carrick a esta equipa. Quem sai?? A escolha não é fácil, mas urge mudar para re-equilibrar a equipa.

Potugal, Espanha, Argentina são equipas que fogem ao duplo pivot e apostam num tridente no meio campo que se torna mais próprio para um futebol que se baseia nas transições ofensivas. Estas equipas podem não ganhar, mas dão-nos o que o futebol tem de melhor: nuances tácticas e desdobramentos rápidos.

A ver vamos o que vai prevalecer!!!

5 comentários:

Vitor L disse...

Essa mudança explica-se com a evolução do futebol.. hoje em dia o futebol tornou-se táctico do que bonito.. foi assim que a Itália ganhou o último mundial. neste ja nao teve tanto sorte....

Tiago Vasques disse...

A Holanda tambem joga sem duplo pivot

Elio Rodrigues disse...

Infelizmente achos q vamos levar na boca...

Anónimo disse...

Este mundial tá a ser uma seca e ponto final!

Vilela disse...

Todas as grandes equipas mundiais têm nos sul-americanos os seus principais desequilibradores e por isso, quando é altura de fazer uma selecção, sobretudo europeia, é só carregadores de piano. Não se percebe é o caso do Brasil, que apenas é explicavel pelo facto de o seu seleccionador ser a antitese do Jogo Bonito! Longe vão os tempos é que o Mundial era realmente uma festa do Futebol!