quinta-feira, 21 de março de 2013

Estaremos no Mundial




 Depois de Paulo Bento ter anunciado os convocados para o duplo confronto em que a Portugal jogará cartadas importantes na corrida ao apuramento para 2014, os portugueses voltaram a recordar-se que a sua realidade futebolística não é só Benfica, Porto, Sporting ou Real Madrid; há também uma seleção que representa o seu pais e que está com alguma dificuldades na caminhada para a maior competição futebolística do mundo.

 Não passa pela cabeça de nenhum habitante desta nação a sua seleção não marcar presença no país irmão daqui a pouco mais de um ano, as contas do grupo tiveram uns imprevistos mas a situação está a longe de ser irreversível, e os jogos dos próximos dias serão importantes para reestabelecer a ordem natural de forças do grupo - neste aspeto o confronto com Israel assume uma especial importância, pois trata-se de uma deslocação ao terreno de uma equipa que até agora tem sido um adversário direto pelo apuramento.

 Com a campainha do alarme já ativada não vale a pena fazê-la soar de forma demasiado estridente. Vai ser difícil, mas não impossível, tirar os Russos do comando, e existe um plano B que já foi utilizado nas duas últimas grandes competições. Os vice-campeões de cada grupo (apenas o pior medalha de prata fica de fora) podem-se apurar através de um playoff, e entram na prova com o mesmo status dos primeiros classificados.

 Nós como praticantes de futebol temos muitos problemas a nível de mentalidade, irrita qualquer adepto ver exibições completamente displicentes como a contra a Irlanda do Norte, em que os jogadores nacionais entram em campo com um completo complexo de superioridade resultando em exibições paupérrimas, enquanto o adversário, com um décimo da qualidade, joga os 90 minutos em alta rotação e é premiado por isso. O português não se dá bem a jogar com o favoritismo do seu lado  quando a coisa é (teoricamente) demasiado fácil a concentração desce abruptamente.

 Contudo a moeda também pode ser virada ao contrário aparecendo uma nova perspetiva, em que os elogios são muitos. Depois da descontração costuma vir o "acordar para a vida", e quando acordam os  jogadores não desiludem. Chegado o momento da verdade os nossos representantes ganham asas e é dificil parar esta seleção; basta a partida requerer grande emergência ou mediatismo para os atletas passarem os seus niveis de concentração do 8 para o 80.

 O típico "tuga" tem a mania de deixar as tarefas para a última da hora, mas quando chega a altura de fazê-las, já super pressionado, até alcança resultados positivos. Como um belo retrato do seu povo a nossa seleção sofre das mesmas doenças e virtudes, é por isso que não duvido que esta "equipa de todos nós" estará no Brasil para fazer história 500 anos depois. Nós não fomos feitos para ter bons resultados em apuramentos e amigáveis, os grandes palcos é que seduzem as nossas estrelas.



Sem comentários: