terça-feira, 25 de março de 2014

Atenção Benfica: Tudo sobre o AZ Alkmaar

uefa.com
O AZ Alkmaar está longe de fazer um campeonato memorável. Os campeões holandeses de 2008/09 estão atracados ao 7º lugar. No entanto, na Liga Europa as coisas estão a correr bem melhor.

Como vencedores da taça nacional, entraram em competição no Play-Off, onde bateram o Atromitos (3-3) pelo critério dos golos marcados fora. Na fase de grupos, terminaram na liderança do Grupo L, com doze pontos e sem quaisquer derrotas. Atrás ficaram PAOK, Maccabi Haifa e Shakhter. Nas eliminatórias que se seguiram, vantagens curtas sobre Slovan Liberec (2-1) e Anji (1-0) bastaram para seguir em frente.


Modelo de jogo

Dick Advocaat (66 anos) é uma velha raposa do futebol europeu. Foi campeão na Holanda, Escócia e Rússia, e venceu a Taça UEFA com o Zenit. Também orientou seleções como a do seu país, Bélgica, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos.

Está no comando técnico do AZ desde 20 de outubro de 2013, onde dispõe habitualmente a equipa em 4x3x3.

Sem centrais fortes na primeira fase de construção e laterais que se envolvam no ataque, o jogo dos neerlandeses é muito físico. Velocidade, intensidade e agressividade são as principais armas da formação de Alkmaar, sobretudo a meio-campo, o setor mais forte da equipa. Ortíz, Viktor Elm e Gudelj, normalmente o trio de centrocampistas, são muito pressionantes sem bola e rotativos com ela. Os extremos gostam de fletir e criar desequilíbrios em zonas interiores.

Este conjunto dos Países Baixos tem-se mostrado pragmático nesta edição da Liga Europa, já que não marca nem sofre muitos golos. O registo é de 14-8 em doze jogos.


Os habituais titulares

A baliza está entregue ao gigante Esteban Alvarado (193 cm), rápido a sair de entre os postes e com reflexos apurados.

Independentemente de quem jogue, os laterais - Mattias Johannson ou Reijnen na direita, e Simon Poulsen ou Viergever na esquerda – não sobem muito, preocupando-se em dar consistência defensiva.

AZ vs. Anzhi (13.03.2014)
Os centrais - Gouweleeuw, Wuytens ou Viergever - também não têm propriamente como vocação sair a jogar, despachando a bola com pontapé para a frente sem qualquer tipo de cerimónias. Ainda assim, são bastante possantes e difíceis de serem batidos.

Como médio mais recuado, Ortiz é o patrão do meio-campo. É ele quem pauta os ritmos, organiza e distribui o jogo. Como interiores, Gudelj tem como principal característica a intensidade, com e sem o esférico, mas apesar da agressividade, também é sereno e lúcido. Viktor Elm torna o miolo mais musculado e é praticamente imbatível no jogo aéreo, fundamental para ganhar as primeiras bolas.

Dick Advocaat privilegia os movimentos diagonais dos seus extremos, que jogam do lado oposto ao do seu melhor pé. Beerens é indiscutível no lado esquerdo, veloz e dotado de capacidade de drible. Do outro lado, os canhotos Berghuis e Gudmundsson variam a titularidade.

O ataque está entregue a Aron Jóhannsson, norte-americano que deverá enfrentar Portugal no Mundial 2014. Não toca muitas vezes na bola, até parece passar ao lado dos jogos, mas é um dos melhores artilheiros da Eredivisie, estatuto que está longe de ter na Liga Europa.


Historial

Em nove presenças anteriores, o mais longe que o conjunto de Alkmaar alcançou na Taça UEFA/Liga Europa foi o estatuto de finalista vencido, em 1980/81. Na altura, foram derrotados a duas mãos pelo Ipswich Town.

Em 2004/05 esteve perto de igualar o registo, mas caiu aos pés do Sporting nas meias-finais. Miguel Garcia marcou um golo histórico, no último minuto do prolongamento.

Ainda assim, o histórico contra equipas portuguesas é favorável. Em 2006/07 derrotaram o Sp. Braga por 3-0 na fase de grupos, e na temporada seguinte eliminaram o Paços de Ferreira numa ronda preliminar.

Sem comentários: