segunda-feira, 2 de março de 2015

Craques 2ª Liga: Gonçalo Paciência, genes de goleador




«Tal pai, tal filho» ou «Filho de peixe sabe nadar». Estes são dois provérbios que encaixam, na perfeição, em Gonçalo Paciência. Filho de Domingos Paciência, antiga glória do FC Porto e ex-treinador de Sp.Braga, Sporting CP ou Vitória de Setúbal, este jovem craque vem deslumbrando na Segunda Liga, pelo FC Porto B, demonstrando uma boa capacidade de passe, criatividade, assim como um excelente sentido posicional. Além disso, alia-o a velocidade, pelo que faz 'tremer' qualquer defesa quando arranca em direção à baliza. Goza igualmente de enorme classe e de uma poderosa capacidade de finalização, como comprovam os 7 golos apontados pelo conjunto secundário dos 'dragões'. 

Por João Nobre

TALENTO 'MADE IN' FC PORTO

Gonçalo Mendes Paciência nasceu no dia 1 de agosto de 1994 na cidade do Porto e é mais um 'produto' com o selo de qualidade da 'cantera' do Futebol Clube de Porto. 
De resto, o avançado de 20 anos entrou para as camadas jovens dos 'dragões' na longínqua temporada de 2003/2004, e aí se manteve durante seis temporadas seguidas (de 2003/2004 até 2008/2009). Na época 2009/2010, com o intuito de dar rodagem ao jovem prodígio português, o clube 'azul e branco' emprestou o jovem Gonçalo ao modesto Padroense Futebol Clube. 
Coincidência, ou não, nessa passagem pelo clube de Matosinhos, o avançado privou com jovens craques como Kadú ou Frédéric Maciel, que viria a reencontrar no FC Porto anos mais tarde. Aliás, esse empréstimo ao Padroense durou apenas um ano, com os 'dragões' a fazerem Gonçalo regressar à 'casa-mãe' na época seguinte, a fim de não perderem a sua jovem pérola de vista.



CALVÁRIO DAS LESÕES
O avançado foi queimando etapas, mas em 2012 sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho direito que o afastaram dos relvados durante alguns meses. Contudo, regressou no final do ano e partiu para uma reta final de época de sonho, ajudando a equipa de juniores do FC Porto com muitos golos, ao ponto de ser inclusivamente chamado a algumas partidas da Equipa B do FC Porto, ainda que acabasse por não ser utilizado. Tudo corria da melhor forma e o 'prémio' chegou com a convocatória para o estágio da Seleção Nacional Sub-20 para o Mundial de 2013. No entanto, acabou por ter de ser substituído por Ivan Cavaleiro devido a uma recaída na lesão.
Mais uns meses de paragem, com o avançado a voltar em janeiro de 2014, integrando a equipa B do FC Porto, treinada por Luís Castro. De resto, o bom desempenho até final da temporada valeu-lhe inclusivamente a chamada à pré-época com a equipa principal do FC Porto, já sob as ordens de Julen Lopetegui. Contudo, em setembro, em jogo da Seleção de Sub-21, frente à Noruega, Gonçalo voltou a sofrer nova lesão, desta feita no menisco do joelho esquerdo. Chegou a temer-se o pior, mas afinal tudo não passara de um susto e o avançado  regressou aos relvados em novembro.


ESTREIA DE SONHO ENTRE OS 'GRANDES'

Foi acumulando minutos e golos na Equipa B, e as suas boas exibições despertaram novamente o interesse de Lopetegui, que o fez estrear-se pela equipa principal em jogo da Taça da Liga, frente ao Sporting de Braga, a 21 de janeiro. O momento foi, como é lógico, especial para o jovem avançado, que fez questão de demonstrar a sua alegria nas redes sociais.
«Um dia que nunca vou esquecer, um dia em que concretizei um sonho de criança. Obrigado a todos os que me acompanharam nesta caminhada. É, de facto, muito especial vestir esta camisola. Um orgulho ter estado hoje em campo, dia esse em que estiveram bem vincados os valores do Porto. O Futebol Clube do Porto é isto. É esta a fibra de que somos feitos. Obrigado por todas mensagens de apoio. Isto é o Futebol Clube do Porto. 'Realizar um sonho é um bom motivo para abrir a porta para outros que estão para vir!'», escreveu o avançado no Instagram.

Com a moral em alta, e apenas uma semana depois de se ter estreado na equipa principal do FC Porto, o jovem avançado marcou também o seu primeiro golo na estreia no Estádio do Dragão e ainda arrancou o penálti com que Evandro fixou o resultado final (4-1) no jogo também da Taça da Liga, frente à Académica. Gonçalo não podia viver dias mais felizes e não o escondeu, nas declarações no final do jogo. «É um dia especial. Há uma semana estreei-me na equipa principal, agora fiz um golo, na minha estreia no Estádio do Dragão, que foi muito importante depois de a Académica ter reduzido. Mas o mais importante de tudo foi termos conseguido a vitória e a passagem à meia-final da Taça da Liga», afirmou o número '39' dos 'dragões', que festejou o golo como o pai fazia, em jeito de dedicatória.
Desde então, tem intercalado as chamadas à equipa B com a equipa principal, até porque com Jackson como principal concorrente, é difícil conquistar um lugar, mas sempre com a noção de que o melhor ainda estará para vir.

FUTURO GOLEADOR DA SELEÇÃO?
Aos poucos, Gonçalo Paciência tem deixado a sua marca também nas equipas de Portugal, e é apontado por muitos como o futuro goleador que tanto tem faltado à principal Seleção de Portugal. De resto, o seu histórico tem-no confirmado, sendo que, pelos Sub-19, Gonçalo Paciência marcou presença na fase de qualificação para o Campeonato Europeu de Sub-19, disputado no ano de 2013, e agora pela Seleção de Sub-21, o jovem craque luso marcou a sua presença na qualificação para o Campeonato Europeu de Sub-21 deste ano e tudo aponta para que seja um dos nomes a marcar presença na fase final. Se confirmar os predicados, Gonçalo Paciência é mais um jovem craque para dar 'sangue novo' à Seleção Nacional agora orientada pro Fernando Santos. 

A FICHA
Nome: Gonçalo Mendes Paciência 
Idade: 20 anos
Data de Nascimento: 1/08/1994
Local de Nascimento: Porto, Portugal 
Altura: 1,84 m 
Peso: 78 kg 
Clube: FC Porto
TRAJETÓRIA
2003/2009: FC Porto
2009/2010: Padroense (empréstimo)
2010/2015: FC Porto 

EM AÇÃO

Assista aqui a alguns dos pormenores que distinguem Gonçalo Paciência como grande talento do futuro do FC Porto e da Seleção.




Sem comentários: