sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Taça Portugal: Braga impõe primeira derrota ao Porto

O Braga vingou a derrota do passado domingo, para o campeonato, ao bater esta noite o Porto por 2-1, garantindo o passaporte para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Vítor Pereira optou por deixar vários titulares de fora (para além da ausência de Hélton, ficaram no banco Danilo, Alex Sandro, Moutinho, Lucho, Varela e Jackson), e o risco acabou por sair caro. No entanto, os 'dragões' colocaram-se em vantagem logo aos 13 minutos, por intermédio de Mangala. O Braga reagiu mas apenas criou perigo na baliza de Fabiano na segunda parte. Depois de um pénalti não assinalado, num lance entre Fernando e Hugo Viana, e de um golo (bem) anulado a Custódio, os 'arsenalistas' chegam ao empate num auto-golo de Danilo, já depois de Castro ter recebido ordem de expulsão. A dez minutos do final, Éder consumou a reviravolta, num potente remate sem hipóteses para Fabiano. Lucho e James ainda estiveram perto de voltar a igualar a contenda, mas o resultado não sofreria mais alterações. O Porto somou a primeira derrota da época, e Vítor Pereira continua sem conseguir atingir os quartos-de-final da Taça de Portugal. Por outro lado, o Braga tem na Taça   uma grande possibilidade de conquistar um título esta temporada. 


Edição de Dezembro - Já nas bancas!



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ronaldo e Mourinho nomeados para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e José Mourinho estão entre os nomeados para a Bola de Ouro FIFA/France Football 2012. O capitão da Seleção das Quinas disputa o troféu com Lionel Messi e Andrés Iniesta, enquanto que o treinador do Real Madrid 'enfrenta' Pep Guardiola e Vicente del Bosque. Ronaldo e Messi figuram igualmente no lote de avançados nomeados para o onze do ano, onde também entram Falcao, Aguero, Ibrahimovic, Neymar e Van Persie, entre outros. A brasileira Marta poderá conquistar o seu 6º título de melhor jogadora do mundo, tendo como concorrentes as norte-americanas Alex Morgan e Abby Wambach. O golo do ano será escolhido entre as obras de arte de Falcao, Neymar e Miroslav Stoch.

Veja os golos candidatos a melhor de 2012:


Los 3 finalistas para el trofeo Puskas por Fichajes

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Rami marca do meio-campo

Rami, defesa-central do Valência, marcou esta noite um golo de bandeira, num remate de trás do meio-campo. A obra de arte aconteceu durante o jogo da 2ª mão da quarta eliminatória da Taça do Rei, diante do Llagostera, que os 'che' venceram por 3-1.

Confira o golaço do defesa francês:


Scolari é o novo selecionador do Brasil

Está confirmado o regresso de 'Felipão' ao comando técnico da seleção brasileira. Apesar de o anúncio ainda não ter sido feito oficialmente, a imprensa brasileira adianta que a CBF já acertou tudo com o antigo selecionador de Portugal e que Luiz Felipe Scolari será amanhã apresentado como o novo técnico da 'canarinha', ao mesmo tempo que Carlos Alberto Parreira assumirá o cago de coordenador técnico. Recorde-se que, apesar das muitas críticas, 'Felipão' levou o Brasil à conquista do Mundial de 2002 e até Romário, o grande ausente dessa seleção campeã do mundo, veio elogiar a medida. «Até que enfim aconteceu (a saída de Mano Menezes), mas infelizmente demorou», escreveu Romário, para defender logo a seguir que o sucessor «tem de ser Scolari». E não é que o 'baixinho' acertou.


Paços e Marítimo empatam no fecho da jornada

No jogo que fechava a jornada 10 do Campeonato Nacional, Paços de Ferreira e Marítimo não foram além de um empate a duas bolas na Mata Real. Os da casa adiantaram-se no marcador à passagem do primeiro quarto de hora, por intermédio de um livre directo apontado por Antunes, mas os madeirenses deram a volta ao resultado. Primeiro através de Rafael Miranda, que aproveitou da melhor forma um cruzamento de David Simão na sequência de um livre aos 25 minutos e já na segunda parte foi o médio emprestado pelo Benfica a consumar a reviravolta no marcador ao minuto 55 através de uma grande penalidade muito discutida, assinalada por Olegário Benquerença. Ainda assim, os 'castores' não baixaram os braçso e a recompensa para os homens de Paulo Fonseca chegou a poucos minutos do fim, fruto de um golaço Luiz Carlos. Com este resultado, os pacenses cimentam o 5º posto, com 15 pontos, ao passo que os 'verde rubros' mantém o 12º lugar na tabela com 10 pontos.

Veja aqui os principais lances da partida:

Schaars só regressa em 2013


O médio holandês do Sporting, Schaars, sofreu uma fractura no 5.º metatarso do pé direito no jogo que opôs os 'leões' ao Moreirense na 2ª feira, o que levou inclusivamente à sua saída prematura da partida. Agora, e de acordo com o boletim clínico divulgado pelo Sporting no seu site oficial, o médio ficou a saber que terá de ser submetido a uma intervenção cirúrgica, sendo que o tempo previsto de paragem é de 10 a 12 semanas. Desta forma, o internacional holandês só estará novamente às ordens do técnico Vercauteren a partir de 2013.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Wolfswinkel e Cardozo cobiçados em Inglaterra


Ricky Van Wolfswinkel e Óscar Cardozo estão na mira de clubes da Premier League. O avançado do Sporting interessa ao Tottenham, que poderá avançar para a sua contratação já em Janeiro. De acordo com o diário inglês Metro, André Villas Boas já tinha tentado contratar o jogador holandês quando estava no Porto. A mesma fonte adianta que os 'Spurs' estão na disposição de oferecer 10 milhões de euros pelo passe do goleador leonino. Quanto a Cardozo, o Liverpool estará, segundo o Daily Express, a seguir o ponta-de-lança do Benfica. Os 'Reds' estão atentos à situação contratual do paraguaio, cujo vínculo expira em 2014.

Jesus é o 14.º treinador mais bem pago do mundo


Jorge Jesus é o 14.º treinador mais bem pago do mundo, de acordo com um estudo elaborado pela  empresa brasileira Pluri Consultoria. O técnico do Benfica aufere quatro milhões de euros brutos por ano, o mesmo que o inglês Harry Redknapp, atual treinador do Queens Park Rangers.
À frente deste ranking surge José Mourinho (15,3 milhões), seguido de Carlo Ancelotti (13,5) e Marcelo Lippi (10).
Refira-se que existe aidna um terceiro português nesta lista: André Villas-Boas. O treinador do Tottenham recebe 4,593 milhões de euros e surge em 13º lugar. 




TOP 30 dos treinadores:


  1. José Mourinho (Real Madrid) 15,3 milhões de euros 
  1. Carlo Ancelotti (PSG) 13,5 
  1. Marcelo Lippi (Guangzhou Evergrande) 10 
  1. Alex Ferguson (Manchester United) 9,4 
  1. Arsène Wenger (Arsenal) 9,3 
  1. Guus Hiddink (Anzhi) 8,3 
  1. Fabio Capello (Rússia) 7,8 
  1. Tito Vilanova (Barcelona) 7 
  1. José Antonio Camacho (China) 5,9 
  1. Roberto Mancini (Manchester City) 5,9 
  1. Frank Rijkaard (Arábia Saudita) 5,3 
  1. Jupp Heynckes (Bayern Munique) 5,2 
  1. André Villas Boas (Tottenham) 4,5 
  1. Jorge Jesus (Benfica) 4 
  1. Harry Redknapp (Queens Park Rangers) 4 
  1. David Moyes (Everton) 3,6 
  1. Manuel Pellegrini (Málaga) 3,6 
  1. Paulo Autuori (Qatar) 3,6 
  1. Abel Braga (Fluminense) 3,5 
  1. Luciano Spaletti (Zenit) 3,3 
  1. Antonio Conte (Juventus) 3 
  1. Cesare Prandelli (Itália) 3 
  1. Vanderlei Luxemburgo (Grémio) 3 
  1. Muricy Ramalho (Santos) 3 
  1. Tite (Corinthians) 3 
  1. Ottmar Hitzfeld (Suíça) 2,6 
  1. Joachim Low (Alemanha) 2,5 
  1. Marcelo Bielsa (Athletic Bilbao) 2,5 
  1. Martin O`Neil (Sunderland) 2,5 
  1. Roy Hodgson (Inglaterra) 2,5


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Moreirense volta a travar Sporting (2-2)

O Sporting voltou a não ser feliz em Moreira de Cónegos. Depois da eliminação na Taça de Portugal, os 'leões' não foram além do empate a duas bolas diante do ex-lanterna vermelha da Liga Zon Sagres. A equipa de Franky Vercauteren entrou a todo o gás, mas o Moreirense foi equilibrando a contenda, chegando ao golo por intermédio de Pablo Olivera, ao minuto 40. Ainda o Sporting se recompunha, quando Ghilas aproveitou a passividade da defesa leonina para fazer o segundo, resultado com que se chegou ao intervalo. Na segunda parte, os 'leões' reagiram e chegaram ao empate em apenas um minuto: aos 64', Xandão marca um excelente golo de cabeça, e praticamente no lance seguinte, o jovem Eric Dier, à ponta-de-lança, empatou a partida. Os pupilos de Vercauteren ganharam ânimo e partiram para a 'remontada', mas o poste (a remate de Viola) e o desacerto dos avançados não permitiu chegar à vitória. Apesar do resultado não ser positivo, o Sporting aproximou-se do Braga, estando agora a seis pontos do terceiro lugar.

Confira os golos da partida:


Porque não o melhor guarda redes do mundo?



 Numa altura em que foram divulgados os nomes dos vinte e três jogadores que vão concorrer ao prémio Fifa de melhor jogador do mundo, é interessante debater se faz ou não sentido existir também um prémio Fifa para o melhor guarda redes do mundo.

 Quer queiramos quer não o guarda redes é uma posição completamente diferente das outras dez, pode estar um jogo inteiro a apanhar frio e a olhar para o ar e numa fração de segundo ter de salvar a equipa com uma grande defesa, ou estar uma partida inteira a ser "bombardeado" sem poder fazer nada (para além de defender os remates); é uma posição que exige um treino próprio (por alguma razão todos os plantéis têm um treinador de guarda redes) e uma leitura diferente do jogo, uma vez que todas as intervenções destes "homens das luvas" têm de primar pela máxima eficácia, sob a pena do mínimo erro poder ditar um golo sofrido.

 Olhando para os nomeados apenas Buffon, Casillas e Neuer figuram na lista, a verdade é que mesmo com excelentes guarda redes a espalhar magia por esses campos fora, esta posição está semrpe condenada a um papel secundário. Se o artista falhar um golo isolado ou uma finta no meio campo ninguém repara, se o guarda redes passa o jogo inteiro a evitar tudo o que é golo mas tem uma falha, esta fica memória de todos e as grandes defesas passam para segundo plano. Quase que podemos afirmar que dos jogadores de campo ficam as lembranças boas, dos guarda redes ficam as lembranças más.

 Infelizmente não o vi atuar, mas Lev Yashin devia mesmo ser um extraterrestre para ser o único guarda redes da história a ser considerado melhor jogador do mundo (neste caso pela France Football). É um crime que Kahn, Buffon ou Casillas nunca tenham tido uma distinção individual a nível mundial, digna da sua classe. Por toda a ingratidão da posição que ocupam estes "guardiões de templos" mereceriam ter um prémio só para eles.

 Se continuarmos como estamos, os anos passarão e os vencedores serão sempre os mesmo...

VÍDEO: Malabarismos de Götze... com uma pastilha

O jovem jogador do Borussia Dortmund é um dos maiores talentos da equipa e uma das grandes promessas da nova geração alemã. E o episódio que mostramos no vídeo abaixo, ocorrido durante os exercícios de aquecimento antes da partida frente ao Ajax, a contar para a Liga dos Campeões, facilmente deixa perceber o porquê de tanta celeuma à volta dele. Será pouco higiénico? Provavelmente... Mas que é de uma grande qualidade técnica, disso não há qualquer margem para dúvidas.

Para ver e rever com atenção:

FC Porto e Benfica: líderes (cada vez mais) isolados

'Dragões' e águias' não vacilam e seguem igualados na frente do campeonato. O FC Porto foi a Braga vencer os 'Guerreiros' do Minho' por 2-0, com os dois golos a serem marcados já nos últimos minutos da partida por intermédio dos colombianos James Rodríguez e Jackson Martínez, o que permitiu aos 'azuis e brancos' voltarem a igualar o Benfica na liderança da liga, depois de as 'águias' terem vencido o Olhanense pelo mesmo resultado (golos de Cardozo e Luisão). Ambos seguem agora com 26 pontos, mais nove do que os seus mais directos perseguidores, que são nesta altura Sp. Braga e Rio Ave, sendo que o Paços de Ferreira, em caso de vitória amanhã sobre o Marítimo, também atinge a marca dos 17 pontos.

Veja aqui o resumo das duas partidas:





Resultados da 10ª jornada:

Beira-Mar       2-2       V. Guimarães            
Benfica           2-0       Olhanense                 
Nacional         1-0       Estoril Praia              
Académica      2-2       Gil Vicente
V. Setúbal       3-5       Rio Ave                    
SC Braga        0-2       FC Porto                   
Moreirense       vs        Sporting: hoje às 20h15
P. Ferreira        vs        Marítimo: 3ª às 20h15



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Benfica acerta renovação de André Almeida


O Benfica anunciou, através de um comunicado no site oficial, a renovação de contrato de André Almeida até 2018. O jovem polivalente tem sido presença habitual nas convocatórias de Jorge Jesus, tendo alinhado em oito partidas da equipa principal - três na Liga dos Campeões. O ex-jogador do Belenenses tem agora uma cláusula de rescisão fixada em 30 milhões de euros. 

Fred eleito 'Craque do Brasileirão'

Apesar de ainda faltarem dois jogos para o final do campeonato brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou hoje os vencedores do Prémio Brasileirão 2012. Fred, melhor marcador da competição, com 19 golos, foi eleito o melhor jogador. Abel Braga, também do campeão Fluminense, foi considerado o melhor treinador. 


Confira os melhores do Brasileirão 2012:


Onze ideal: Diego Cavalieri (Fluminense); Marcos Rocha (Atlético Mineiro), Leonardo Silva (Atlético Mineiro), Réver (Atlético Mineiro) e Carlinhos (Fluminense); Paulinho (Corinthians), Jean (Fluminense), Ronaldinho Gaúcho (Atlético Mineiro) e Lucas (São Paulo); Fred (Fluminense) e Neymar (Santos).

Melhor jogador - Fred (Fluminense)
Melhor treinador - Abel Braga (Fluminense)
Jogador revelação - Bernard (Atlético Mineiro)

VÍDEO: Ronaldo, o fenómeno, adere ao 'Ganggnam Style'


Ronaldo, o 'fenómeno', como ficou conhecido mundialmente, é uma das últimas 'vítimas' da música que está a causar furor em todo o planeta. O antigo avançado 'canarinho' está a participar no programa 'Medida Certa' no Brasil, a fim de perder peso, na sequência do seu problema de tiróide. Assim, esta semana o goleador teve uma aula de dança com as bailarinas do programa 'Domingão do Faustão' e qual foi a banda sonora escolhida? Gangnam Style, do rapper coreano Psy...
O certo é que desde o começo do programa o antigo avançado do Real Madrid já perdeu 8 quilos, pesando agora cerca de...110 kg. 



Eis uma imagem que Ronaldo nunca imaginou certamente vir a fazer:

Equipas portuguesas fora da Liga Europa

A penúltima jornada da fase de grupos da presente edição da Liga Europa foi nefasta para as equipas portuguesas, que ficaram desde já arredadas da possibilidade de continuarem em prova. O Marítimo empatou a uma bola frente ao Newcastle, em Inglaterra, a Académica também recebeu e empatou frente ao Viktoria Plzen pelo mesmo resultado, em Coimbra, sendo que a pior notícia veio da Suíça, onde o Sporting foi derrotado por 3-0. Com esta combinação de resultados, Portugal fica então sem representantes na segunda competição europeia mais importante da UEFA.

Confira em baixo os resumos dos jogos:


Newcastle United 1-1 Maritimo Highlights Europa... por livesportsall




FC Basel 3 - 0 Sporting Lisbon por dtthanhnha



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

VÍDEO: Mexes imita Ibrahimovic

Mexes, defesa central do AC Milan, marcu ontem um golo de sonho frente ao Adnerlecht, a contar para a Liga dos Campeões. Talvez inspirado pelo que Ibrahimovic fez na semana passada frente à Inglaterra, o defesa francês  decidiu aplicar a mesma fórmula e apontou um golo num pontapé de bicicleta de fora da área. Talvez não seja tão espetacular quanto o golo apontado pelo avançado sueco, mas se tivermos em conta que se trata de um defesa central, digamos que o grau de dificuldade é incomparavelmente mais mais elevado.

Ora vejam bem este momento de inspiração do central gaulês:

UNBELIEVABLE! Philippe Mexes’ out-of-this-world... por kofiswag

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Rafael Benítez no Chelsea até final da época

Rafael Benítez é o sucessor de Roberto Di Matteo no comando técnico do Chelsea. O espanhol de 52 anos, que estava sem clube desde que deixou o Inter em 2010, assinou contrato até final da temporada. Os 'blues' acreditam que a experiência de Benítez irá colocar o clube novamente na rota das vitórias: «O dono e a direção do Chelsea acreditam que Benítez tem experiência significativa como treinador ao mais alto nível, que pode ajudar o clube a atingir os objetivos».

Liga dos Campeões: Porto goleia Dínamo Zagreb (3-0)


O Porto recebeu e venceu o Dínamo de Zagreb (3-0) e precisa apenas de um ponto para garantir o primeiro lugar no grupo A. Sem qualquer ponto ou golo na presente Liga dos Campeões, os croatas foram completamente dominados no Estádio do Dragão. No entanto, foi o Dínamo a criar a primeira grande oportunidade do jogo, com Sammir a rematar ao poste ao minuto 13. Pouco depois do sério aviso dos visitantes, Lucho inaugurou o marcador, a passe de João Moutinho. Já na segunda parte, após várias ocasiões desperdiçadas, Moutinho deu tranquilidade aos 'dragões', apontando um belo golo na conversão de um livre direto. Perto do final, o nº 8 dos campeões nacionais voltou a estar em destaque, assistindo de calcanhar Silvestre Varela, que fechou a contagem. O Porto continua em primeiro lugar no grupo, com 13 pontos, mais um que o PSG, que bateu o Dínamo de Kiev por 0-2. Na última jornada, o Porto viaja até Paris, bastando um empate para conservar a liderança. 


Confira os melhores momentos da partida:



VÍDEO: 'Mágico' Iniesta vs Spartak

No jogo de ontem da Liga dos Campeões que opôs o Barcelona ao Spartak de Moscovo, Andrés Iniesta foi protagonista de um momento absolutamente impressionante e revelador da sua qualidade técnica muito acima da média. No fundo, a dar razão àqueles que o elegeram o melhor jogador da Europa no passado mês de agosto.

Para ver e rever com bastante atenção:


Chelsea demite Di Matteo

Di Matteo já não é treinador do Chelsea. O clube inglês confirmou a demissão do técnico italiano na sequência da derrota sofrida ontem pelos 'blues' frente à Juventus por 3-0 e que colocou a equipa inglesa em muito maus lençóis no que à passagem à fase seguinte diz respeito. É que o atual campeão europeu em título até pode vencer os dinamarqueses do Nordsjaelland na última jornada da primeira fase mas se Juventus e Shakhtar Donetsk empatarem, é o Chelsea quem é relegado para a Liga Europa, naquilo que pode significar ser também o primeiro campeão da 'Champions' eliminado na fase de grupos da temporada seguinte. No seu site oficial, o clube emitiu uma nota a afirmar que «as recentes exibições e resultados da equipa não foram suficientemente bons», pelo que a saída de Di Matteo foi a resposta encontrada para tentar dar a volta à situação. De resto, o clube inglês já está no mercado à procura de um sucessor para o italiano, afirmando que o mesmo será apresentado em breve. Recorde-se ainda que na Premier League o Chelsea segue em 3º lugar, atrás de Manchester City e Manchester United, que somam mais três e quatro pontos, respetivamente do que os 'blues'.


terça-feira, 20 de novembro de 2012

'Champions': Benfica vence Celtic, Braga derrotado pelo Cluj

Sortes diferentes para Benfica e Braga na 5ª jornada da Liga dos Campeões. Os 'encarnados' necessitavam da vitória para manter em aberto a passagem aos oitavos-de-final da liga milionária, e perante os seus adeptos, bateram o Celtic por 2-1. O Benfica adiantou-se no marcador logo aos 7 minutos, por intermédio de Ola John. Por volta da meia hora de jogo, Cardozo falhou isolado perante Forster, e na resposta, Samaras repôs a igualdade na partida, aproveitando uma falha de marcação na defesa 'encarnada'. Na segunda parte, os pupilos de Jorge Jesus entraram a todo o gás, instalando-se no meio-campo dos escoceses. Após duas excelentes oportunidades de Lima e Luisão, Garay voltou a colocar o Benfica em vantagem, por volta dos 72 minutos. Até final, Salvio e Cardozo tiveram nos pés o 3-1, e nos últimos segundos, Watt rematou ao lado da baliza de Artur. Com a vitória do Barcelona no reduto do Spartak (1-3), o Benfica continua na luta pelo acesso aos oitavos-de-final, tendo para isso que vencer os catalães - já apurados - em Camp Nou, ou esperar por um desaire caseiro do Celtic frente ao Spartak.



Braga perde na Roménia

Filme de terror na terra do Drácula. O Braga está fora das competições europeias, depois de nova derrota com o Cluj. Frente a uma equipa portuguesa, brilhou um compatriota. Rui Pedro, ex-jogador do Leixões, apontou um 'hat-trick' e uma exibição memorável. Alan ainda deu esperança aos 'arsenalistas', mas no final da primeira parte, o jogo estava praticamente decidido, com 3-1 no marcador e Douglão expulso. A etapa complementar serviu apenas para prolongar o desespero do Braga. 



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Atlético Madrid pensa em Postiga para substituir Falcao

O Atlético Madrid já prepara a inevitável saída de Falcao, muito provavelmente para Inglaterra. De acordo com o diário Marca, o português Hélder Postiga integra a lista de alvos para ocupar o lugar do internacional colombiano. O jogador de 30 anos chegou ao Saragoça no mercado de inverno de 2011, a troco de um milhão de euros. O ex-avançado do Sporting regista 6 golos em 12 partidas na liga espanhola 2012/2013. 





Críticas pouco coerentes



 O jogo desta Quarta Feira entre a seleção portuguesa e o Gabão teve mais polémica que futebol, não por erros de arbitragem ou um resultado escandaloso, simplesmente porque os jogadores portugueses fizeram uma viagem bastante longa para disputarem um encontro de carácter particular contra uma seleção de terceira categoria, "apenas" por dinheiro.

 A semana foi rica nas críticas ao "oportunismo" da FPF, acusada de pensar apenas nas finanças em detrimento dos jogadores e da credibilidade de Portugal enquanto seleção. Resumidamente, os jogadores nacionais fizeram uma viagem de mais de dez mil quilómetros, abandonando os seus clubes, para defrontarem um país sem nenhuma expressão futebolística, num relvado que podia perfeitamente ser comparado a uma horta, empatando 2-2 e deixando a federação com oitocentos mil euros no bolso.

 Acho um absurdo esta crítica gratuita aos responsáveis da nossa seleção, fala-se deste encontro como um negócio em que a FPF quis lucrar oitocentos mil euros como se de uma empresa privada se tratasse, mas todos esquecem que essa grande quantia monetária entrou nos cofres da equipa de todos nós. Quando falamos de camadas jovens, clubes profissionais e amadores,  infra-estruturas futebolísticas, futebol feminino, futsal, futebol de praia, e claro a Seleção A, tudo isto tem custos e apoios que não caem do céu, já que vêm da FPF que obviamente precisa de maximizar e diversificar as receitas - particularmente na conjuntura económica que estamos a viver.

 A Espanha foi "ganhar dinheiro" ao Panamá, a Argentina à Arábia Saudita, tal como o Brasil já tinha feito com o Gabão, são das seleções mais prestigiadas do mundo e aproveitam esse facto para sustentarem as suas finanças. O "efeito Cristiano Ronaldo" ajuda bastante à visibilidade nacional (aliando aos bons resultados e bom futebol que o mundo tem visto de Portugal), põe-nos no patamar da frente e não podemos desperdiçar isso.





sábado, 17 de novembro de 2012

BOLA AO MEIO: Moreirense 0 - 2 Benfica




Paulo Lopes, André Almeida, Luisão, Jardel, Luisinho, Matic, Bruno César, Gaitán, Nolito, Rodrigo e Lima fizeram parte das escolhas iniciais de Jorge Jesus para enfrentarem o Moreirense, em jogo a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Jorge Casquilha optou por um sistema mais defensivo, 5x4x1 com Ricardo Andrade, Paulinho, Diego Gaúcho, Anilton Júnior, Ricardo Fernandes, Nilson, Renatinho, Filipe Gonçalves, Vinicius, Fábio Espinho e Ghilas.

Jesus decidiu fazer algumas poupanças e meter em campo alguns jogadores menos utilizados. Destaque para o regresso do capitão encarnado, Luisão, que voltou aos relvados depois do castigo que lhe foi aplicado.

O Benfica controlou o jogo contra um Moreirense muito bem estruturado defensivamente mas que nunca conseguiu criar oportunidades de golo. Com esta vitória em Moreira de Cónegos, o Benfica apura-se para os oitavos-de-final da competição.

Do lado do Benfica, Matic tem de merecer o seu destaque por tudo o que tem vindo a fazer desde que assumiu o papel de destruidor de jogo, substituindo Javi García. O sérvio já fez esquecer o espanhol. O trinco do Benfica tem vindo a ganhar cada vez mais relevo na estratégia benfiquista. Ocupa os espaços de forma muito inteligente, sabe compensar a subida dos laterais, dobrar os centrais e exerce uma pressão em zonas superiores do terreno face a Javi. A pressão exercida por Matic permite ao Benfica recuperar a bola em zonas mais ofensivas o que faz com que fique mais perto de zonas de finalização.

Por outro lado, há que destacar a afirmação de André Almeida que tanto a trinco como a lateral já mostrou que é uma opção válida e que a passagem pela a Equipa B o fez crescer como jogador. Uma aposta ganha que terá resultados num futuro próximo. Do lado contrário, pode-se destacar a exibição de Fábio Espinho e Ghilas que tem vindo a ser apontado para o Braga caso Éder seja vendido já em Janeiro.

O 1º golo do encontro surge após um canto do lado direita com a bola a sobrar para Matic e o sérvio a rematar para o interior da baliza depois de um desvio de Anilton. Jesus decidiu rodar a frente de ataque ao introduzir Cardozo aos 74 minutos para o lugar de Lima e Ola John aos 76 para substituir Nolito. O jovem holandês trouxe velocidade ao encontro e verticalidade. Pouco depois das substituições deu-se um corte de luz que interrompeu a partida por mais de quinze minutos. Esta quebra de ritmo teve consequências nos minutos finais da partida, onde se viu muito pouco futebol. O Moreirense ainda tentou chegar ao empate através de Wagner e Pablo Olivera que marcou os 2 golos na vitória do Moreirense sobre o Sporting a contar para a Taça mas foi mesmo o Benfica por intermédio de Cardozo que fez o 2º golo da partida após uma jogada na esquerda protagonizada por Gaitán. Pelo meio Pablo Olivera teve nos pés a possibilidade de chegar ao empate mas Paulo Lopes opôs-se e manteve a baliza inviolada.

Um Benfica a meio gás foi o suficiente para derrotar o Moreirense que para trás deixou o Sporting. O Benfica tem agora um teste complicado pela frente ao receber o Celtic num jogo a contar para 5ª jornada da Liga dos Campeões. É imperativo a equipa encarnada vencer se quiser manter a chama viva e pensar num possível apuramento para os oitavos-de-final da liga dos milionários. Quanto ao Moreirense, a equipa de Moreira de Cónegos irá enfrentar um Sporting renovado e com um aumento significativo de confiança devido à vitória frente ao Braga por 1-0.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Taça de Portugal: Benfica e Braga seguem em frente


Benfica e Braga saíram vitoriosos nos respetivos encontros da quarta eliminatória da Taça de Portugal. O regresso de Luisão à competição - depois de cumprir suspensão de dois meses - foi a principal novidade no onze dos 'encarnados', que também contou com a presença de Paulo Lopes. O Benfica foi superior na primeira parte, mas encontrou pela frente uma muralha defensiva de cinco elementos, que foi anulando as iniciativas do adversário. O Moreirense surgiu mais ofensivo na etapa complementar, mas acabaria por sofrer o golo ao minuto 59. Na sequência de um pontapé de canto, Matic remata forte, com a bola a embater em Anilton Junior e a anichar-se nas redes de Eduardo. Os minhotos reagiram e até marcaram, mas  o tento de Filipe Gonçalves seria (bem) anulado por fora-de-jogo. Depois de uma falha de energia que interrompeu a partida cerca de 20 minutos, o Benfica fez o 2-0, por intermédio de Cardozo, após boa jogada de Gaitan. 


Braga não permitiu surpresas

O Braga recebeu e venceu o Pampilhosa, clube da 2ª divisão da zona centro, por 3-1. Aos 20 minutos de jogo, os 'arsenalistas' já venciam por 2-0, mercê dos golos de Hugo Viana e Alan, este último de grande penalidade. Leitão, aos 39', reduziu o marcador e deu esperança ao emblema da Mealhada. Na segunda parte, o Braga dispôs de várias ocasiões para matar o jogo, mas o Pampilhosa soube defender bem e assustar o primodivisionário no contra-ataque. Nos instantes finais, Zé Luís deitou por terra o sonho dos visitantes, apontando um golo que deixou muitas dúvidas (fica a ideia que a bola não ultrapassou a linha de golo). 

VÍDEO: O incrível falhanço de Neymar

Neymar tem uma qualidade muito acima da média, é um jogador com muito potencial, mas de vez em quando também tem os seus momentos 'não'. É certo que no jogo em questão (amigável contra a Colômbia), até apontou um golo, mas isso não invalida o momento 'horrível' que protagonizou. Talvez por excesso de confiança, mas a verdade é que o avançado 'canarinho' foi autor de um falhanço incrível e quase impensável para um jogador que pretende alcançar a bitola de 'melhor do mundo'. Recorda-se do penalti de Sergio Ramos frente ao Bayern de Munique na época passada? Este foi umas quantas vezes pior. Ora veja...


Drogba na Juventus para o ataque à 'Champions'

O avançado costa-marfinense está muito perto de deixar os chineses do Shanghai Shenhua, e pode ser uma das prendas de Natal da Juventus este ano. Drogba tem sentido algumas dificuldades no pais asiático, sobretudo ao nível do pagamento do seu ordenado, e já está no horizonte a rescisão unilateral do contrato que o liga à equipa. Atenta a essa situação está a 'Vecchia Signora' que, de acordo com a imprensa italiana, vê no jogador de 34 anos o reforço ideal para contratar no próximo período de transferências, sobretudo tendo em conta o ataque à Liga dos Campeões. É que o antigo avançado do Chelsea não participou nas competições europeias desta época, pelo que pode ser inscrito na 'Champions' e, esperam os dirigentes e adeptos 'bianconeri', talvez voltar a ser o herói de uma final da 'liga milionária' à semelhança do que sucedeu na última edição.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sporting oferece Carriço para ter Babá

O Sporting procura um avançado que faça concorrência a Ricky Van Wolfswinkel. De acordo com o Diário de Sevilha, os 'leões' estão interessados em Babá, jogador que passou quatro épocas e meia no Marítimo. Segundo a mesma fonte, o Sporting pretende incluir Daniel Carriço num possível negócio, mas os andaluzes não mostram interesse no defesa português. Babá assinou pelo Sevilha em Janeiro de 2012, a troco de 3 milhões de euros. Em 16 jogos na Liga Espanhola, o avançado senegalês soma apenas 3 golos.

VÍDEO: O melhor golo de sempre de 'Ibra'

Que o avançado sueco é um dos melhores jogadores do mundo, disso não há dúvidas. Que é capaz de marcar golos fantásticos, também não. Ainda assim, o tento apontado ontem pela Suécia no amigável frente à Inglaterra deverá seguramente entrar para o topo da lista dos seus melhores golos de sempre. As palavras para o descrever não fariam jus à qualidade do mesmo, pelo que o melhor é assistir ao vídeo e bater palmas de pé...



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Portugal empata com o Gabão (2-2)


Portugal não fez jus à sua reputação e não foi além do empate a duas bolas diante de um frágil Gabão. Com muitas novidades no 'onze', a Seleção das Quinas enfrentou o calor e a humidade, mas também o péssimo estado do relvado. O Gabão adiantou-se no marcador ao minuto 33, através de uma grande penalidade duvidosa, convertida por Madinda. Apenas dois minutos depois, Pizzi restabeleceu a igualdade, novamente da marca dos 9 metros, coroando a sua primeira internacionalização com um golo. Em cima do intervalo, jogada confusa na área de Portugal, com o árbitro a validar um golo fantasma - a bola nem pisa a linha de golo -, mas após consultar o assistente, manda seguir a partida. Na segunda parte, Hugo Almeida opera a reviravolta no resultado, batendo (à segunda) o guarda-redes adversário, após cruzamento de Nélson. No entanto, o Gabão também não demorou a empatar a contenda, novamente de grande penalidade. O árbitro considerou suposta mão de Ricardo Costa na área, e na conversão do castigo máximo, Poko não perdoou, estabelecendo o resultado final. Para a história fica o cachet embolsado pela Federação Portuguesa de Futebol e as estreias de Pizzi e Hélder Barbosa, dado que o empate acaba por ser um prémio justo para os gaboneses.


Confira os tentos do jogo:


VÍDEOS: TOP 10 melhores golos de 2012


Já são conhecidos os 10 golos candidatos ao FIFA Puskas Award, que tem por 'missão' distinguir aquele que terá sido o melhor tento apontado em 2012. Por incrível que pareça, neste ranking que está em votação, não se encontra nenhum golo apontado por Cristiano Ronaldo, mas engloba remates certeiros de jogadores como Messi, Falcao, Neymar, entre outros. E é caso para dizer que aqui o difícil mesmo é escolher...

Para ver e rever vezes sem conta:

1. Ben Arfa (Newcastle) vs Bolton


2. Gaston Maella (Nacional Potosi) vs The Strongest


3. Radamel Falcao (Atlético Madrid) vs América de Cali


4. Olivia Jimenez (México) vs Suíça


5. Lionel Messi (Argentina) vs Brasil


6. Moussa Sow (Fenerbahce) vs Galatasaray


7. Miroslav Stoch (Fenerbahce) vs Genclerbirligi


8. Emmanuel Agyemang-Badu (Gana) vs Guiné


9. Eric Hassli (Vancouver) vs Toronto


10. Neymar (Santos) vs Internacional


terça-feira, 13 de novembro de 2012

CR7 e Mourinho fora dos prémios da Liga Espanhola

Apesar de terem conquistado a La Liga 2011/2012, Cristiano Ronaldo e José Mourinho não constam na lista de premiados da Liga Espanhola de Futebol. Pep Guardiola foi eleito o melhor treinador, enquanto a distinção de melhor avançado e melhor jogador foi entregue a Lionel Messi. Barcelona e Real Madrid dominam, naturalmente, a lista dos galardoados.

Confira a lista dos premiados:

Melhor treinador: Guardiola (Barcelona)
Melhor jogador: Messi (Barcelona) Jogador revelação: Isco (Málaga)
Melhor avançado: Messi (Barcelona)
Melhor médio: Iniesta (Barcelona)
Melhor médio defensivo: Xabi Alonso (Real Madrid)
Melhor defesa: Sergio Ramos (Real Madrid)
Melhor guarda-redes: Casillas (Real Madrid)
Prémio fair play: Puyol (Barcelona)

Bruno César na lista do AC Milan

A equipa da capital italiana está a atravessar uma crise de resultados e pretende inverter a situação com uma ida ao mercado de transferências já no próximo mês de Janeiro. E, de acordo com a imprensa italiana, um dos nomes que fazem parte da lista de possíveis reforços é o de Bruno César, médio do Benfica. Segundo a mesma fonte, estiveram emissários do clube 'rossonero' a observá o internacional 'canarinho' no último jogo da Liga dos Campeões, frente ao Spartak de Moscovo, sendo que o objetivo do clube italiano passa por obter o empréstimo do jogador a troco de um milhão de euros, com uma cláusula de opção de compra de 15 milhões, valor ainda assim abaixo dos 30 que figuram na sua cláusula de rescisão.Recorde-se ainda que além do AC Milan, também já foi ventilado o interesse dos russos do Anzhi, onde pontifica Roberto Carlos,  admirador confesso das qualidades daquele que já foi eleito o melhor '10' do Brasileirão.


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sporting tem um campeão brasileiro no plantel

Lucas Patinho, médio 'canarinho' que milita no Sporting B, é campeão brasileiro 2012. O jogador pertence aos quadros do Fluminense, que se sagrou ontem vencedor do Brasileirão. Patinho atuou alguns minutos na 3ª jornada do campeonato, diante do Santos, tempo suficiente para ganhar a faixa de campeão do Brasil. Em declarações ao site do Sporting, o jovem médio manifestou-se satisfeito pelo primeiro título como profissional: «Estou muito feliz. Este é um título muito importante para a minha carreira. É o meu primeiro título como profissional de futebol, espero que seja o primeiro de muitos e desejo que os próximos sejam portugueses e ao serviço do Sporting».

VÍDEO: Taison imita Van Basten

Taison, avançado brasileiro do Metalist Kharkiv, marcou um golaço no jogo que opôs o emblema ucraniano ao Rosenborg, a contar para a Liga Europa. Até aqui tudo normal, não fosse o golo uma autêntica fotocópia do mítico tento de Marco Van Basten na final do Euro 1988.


Veja as semelhanças entre as duas obras de arte:


A champions a fugir



 A 4ª jornada da Liga dos Campeões teve um sabor agridoce para os benfiquistas, se a vitória sobre o Spartak de Moscovo colocou um sorriso na cara dos adeptos, a vitória do Celtic sobre o Barcelona deixou esse sorriso a meio. As contas são simples de fazer, o Benfica tem de ganhar ao Celtic em casa e ir pontuar (provavelmente vencer) a Camp Nou - apesar de uma derrota com os catalães poder dar na mesma o apuramento, dependendo do resultado do outro jogo.

 A passagem aos oitavos era um dos objectivos prioritários do clube para esta época, depois do sorteio passou a ser ainda mais prioritário, pois a qualidade do plantel exigia um  apuramento atrás do todo poderoso Barcelona. Teoricamente empatar em casa dos escoceses e dos russos e ganhar aos dois na Luz garantia um caminho tranquilo rumo ao 2º lugar do grupo, os jogos com o vice campeão espanhol serviriam para tentar uma surpresa.

 Neste planificação de resultados o Benfica teve dois problemas: derrota em Moscovo e a vitória escocesa sobre o Barcelona, o desaire em Luzhniki era um imprevisto facilmente ultrapassável, mas a derrota catalã no Celtic Park foi um grande murro no estômago. Em cada 10 jogos o Barcelona tem 1 mau, portanto é impossível antever quando a equipa "Blaugrana"  perderá pontos, calhou a fava ao Celtic e inflelizmente para o clube português, não deverá calhar a mais ninguém.

 Na recepção aos "católicos" com mais ou menos dificuldade os homens de Jorge Jesus deverão conseguir a vitória, no jogo da decisão por mais bem preparada (fisica, técnica e tacticamente) que a equipa esteja será muito difícil sair de Camp Nou com pontos, quanto mais com a vitória. Se os astros forem simpáticos com o Benfica, talvez haja uma conjugação de factores que proporcione, pelo menos, o empate nos dois campos (Campo Nou e Celtic Park), dando o tão desejado apuramento às "águias".

 O que aqui se fala não é brincadeira, já que parte da sustentabilidade financeira do clube vem dos milhões da Champions, quer directos, pelos bónus de vitória de apuramento, receita de bilheteira , e transmissões televisivas; quer indirectos, pela valorização dos jogadores e divulgação do nome "Benfica".

VÍDEO: Os 76 golos de Messi em 2012

'La Pulga' bateu mais um recorde na sua carreira. Depois de ter bisado ontem, frente ao Maiorca, na vitória do Barcelona por 4-2, o astro argentino alcançou a impressionante marca de 76 golos ao longo de 2012, superando a marca de 75 tentos de Pelé, que datava de 1958. Ainda assim, este número ainda não lhe valeu a liderança deste ranking, que é detida por Gerd Muller, que em 1972 apontou 85 golos.

Veja ou reveja aqui os 76 tentos da 'pulga':


CR7 dispensado da Seleção

Cristiano Ronaldo foi dispensado do estágio que a Seleção Nacional está a efetuar tendo em vista o embate particular frente ao Gabão, agendado para esta 4ª feira em Libreville. Tal surge na sequência da lesão sofrida pelo avançado português ao serviço do Real Madrid, ontem, na partida frente ao Levante, que obrigou mesmo CR7 a ser substituído ao intervalo. O jogador dos 'merengues' foi alvo de uma cotovelada de Navarro (que escapou impune à sanção disciplinar), que acabou por lhe abrir o sobrolho esquerdo. Pese embora CR7 ainda ter regressado ao relvado e apontado um golo, de acordo com José Mourinho, ao intervalo o craque madeirense começou a sentir tonturas, pelo que se optou pela sua substituição.
Já hoje foi reavaliado pelo departamento médico da seleção Nacional e foi-lhe diagnosticado «um traumatismo crânio-facial com ferida na pálpebra e compromisso ocular», o que aconselha a sua não utilização.

Veja aqui o lance que lesionou o craque português:

Ronaldo seriously injured por goalsarena2012

'Grandes' com pleno de vitórias na 9ª jornada

A 9ª jornada do campeonato nacional fica marcado pelo pleno de vitórias dos denominados três 'grandes'. FC Porto, Benfica e Sporting venceram os seus respetivos embates, com particular destaque para os 'leões' que não só regressaram aos triunfos, algo que já fugia há alguns jogos, como o fizeram logo diante de um teórico candidato ao título, o Sporting de Braga. Van Wolfswinkel foi o herói do jogo ao apontar o tento solitário dos 'verdes e brancos', logo à passagem do minuto 4, tendo respondido da melhor maneira a um cruzamento do estreante Eric Dier, jogador da equipa B que foi adaptado a lateral face às ausências de Pereirinha e Cédric. Na segunda parte os 'arsenalistas' ainda tentaram responder e ameaçaram por diversas vezes a baliza (numa delas chegaram mesmo a marcar, mas foi assinalada infração a Alan), mas Rui Patrício revelou-se uma muralha intransponível até final.



Horas antes, o FC Porto também celebrou a vitória frente à Académica por 2-1, com James e Moutinho a apontarem os tentos dos 'dragões' e Wilson Eduardo a fazer o gosto ao pé pelos 'estudantes'. Apesar do triunfo, a equipa de Vitor Pereira não protagonizou um grande jogo, sobretudo na 1ª parte. Contudo, a Briosa também nunca ameaçou seriamente a baliza de Helton e pese embora a diferença mínima no marcador, o jogo foi menos equilibrado do que o resultado deixa transparecer

>

Pressionado pelo triunfo do FC Porto, o Benfica deslocou-se a Vila do Conde para enfrentar uma das sensações do campeonato, o Rio Ave, e as dificuldades sentidas pelas 'águias' comprovaram que a vitória em Alvalade e o empate caseiro frente ao 'azuis e brancos' não foi por mero acaso. Ainda assim, não conseguiram dar a volta ao golo apontado por Lima, mesmo em cima do intervalo, que valeu nova vitória dos 'encarnados' e a igualdade pontual com o FC Porto na liderança do campeonato.

e>

sábado, 10 de novembro de 2012

TREINADOR(A) DE BANCADA: Outra vez, Peseiro?

Esta semana foi preenchida por cânticos das competições europeias. O F.C. Porto assegurou, na terça-feira, a passagem aos oitavos de final da Champions depois de um (injusto) empate contra o Dínamo de Kiev. Na quarta-feira era a vez de o Braga dar a volta ao resultado de Manchester e do Benfica deixar tudo em campo para conseguir continuar a fazer contas, tal como o Sporting na Liga Europa. E a sorte acabou por estar do lado de pelo menos uma das equipas.
Neste artigo vou falar especificamente daquele que foi o jogo de maior injustiça de entre os jogos de equipas portugueses na liga milionária: o do Braga.

 
A equipa entrou disposta a não baixar a cabeça diante de um Manchester United mundialmente conhecido e de um Sir Alex que impõe respeito por onde passa. Soube atacar e defender como uma só, o que causou diversos problemas à equipa do Manchester, e praticamente não deixou jogar o adversário, que se limitava a conter posse de bola. Após algumas investidas à baliza de De Gea, o Braga lá conseguiu marcar através da marca de grande penalidade (cometida sobre Custódio). O jogo estava controlado e o Braga sonhava e fazia sonhar.
Mas eis que perto dos 80 entra Van Persie que, aproveitando a distracção da equipa minhota, marcou de chapéu e trouxe a igualdade ao resultado. Pouco depois foi a vez do Manchester ter um penalti (mal) assinalado a seu favor, o que pôs a equipa inglesa à frente do resultado. Mas não fossem os dois golos suficientes, a equipa inglesa ainda havia de marcar mais um. Resumidamente, foram os piores 10 minutos para a equipa e adeptos do Braga.
E quem se pode culpar? Como treinador(a) de bancada, culpo o sr. Peseiro. Muito simplesmente porque não soube ler o jogo e ser minimamente inteligente. O Braga estava a ganhar, o ritmo de jogo estava alto (apesar da falha de luz) e os jogadores começavam a sentir as pernas a pesar. Era altura de fazer substituições! Mas por alguma razão que desconheço, o sr. Peseiro decidiu escolher o jogo de Manchester para ver quem era o super-homem da equipa.
O medo de que as mudanças pudessem "partir" a equipa podia ser uma das razões do treinador, mas com um plantel bom e sólido há que arriscar. Mossoró devia ter entrado aos 70, no máximo, seguido de Zé Luís e Hélder Barbosa, mas tudo antes dos 80 minutos. Assim seria possível manter um bom ritmo e, talvez, marcar ainda outro golo. Trocar a equipa aos 80 minutos porque subitamente o adversário marcou um golo só pode dar mal.
 
Há que mudar este tipo de atitudes. José Peseiro é um treinador que gosta de complicar e a esta altura do campeonato é isso que o Braga tem que evitar fazer. Há um sério risco de se perderem os títulos que Peseiro tanto prometeu e anseia.
Aproveito também para dar os meus parabéns a Cardozo pelos dois golos na vitória do Benfica, à Académica por fazer calar o Atlético de Madrid e deixar uma palavra de apreço a um Sporting ainda apagado e ao Marítimo. Bem vistas as contas, Platini deve estar na mesma chateado por haver seis equipas portuguesas nas competições europeias e isso continua a ser motivo para estarmos minimamente contentes.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Liga Europa: Sortes diferentes para as equipas portuguesas


Em noite de Liga Europa, apenas a Académica mostrou ter a lição bem estudada. O Sporting esteve perto de dar um pontapé na crise, mas levou um balde de água fria nos instantes finais. Com várias mexidas no 'onze' titular, os 'leões' voltaram a assinar uma exibição pálida na primeira parte. A expulsão de Schaars, aos  59', não era um bom prenúncio, e só Rui Patrício ia adiando o pesadelo. No entanto, aos 64 minutos, Ricky Van Wolfswinkel colocou o Sporting em vantagem, cabeceando para o fundo das redes após cruzamento de Diego Capel, o melhor elemento dos verde-e-brancos. O Genk reagiu, e 'São Patrício' continuou a brilhar,  mas o internacional português acabaria por estragar a pintura, saindo em falso num cruzamento que daria o empate aos belgas, da autoria de Plet. Momento inglório para o guardião e para o Sporting, que continua sem encontrar o rumo das vitórias. O emblema de Alvalade fica agora dependente de terceiros para atingir a próxima fase da prova.




O Atlético de Madrid deslocou-se a Coimbra com várias ausências de peso, e a Académica soube tirar partido da 'poupança colchonera'. Wilson Eduardo, aos 28 minutos, antecipou-se ao compatriota Sílvio e inaugurou o marcador. Aos 70', o avançado voltaria a fazer o gosto ao pé, convertendo uma grande penalidade e confirmando a vitória da Briosa sobre o campeão em título. A Académica soma agora quatro pontos, menos cinco que Atlético de Madrid e Viktoria Plzen, que lideram o grupo.





O Marítimo continua sem conhecer o sabor da vitória na Liga Europa. Depois do empate caseiro com o Bordéus, os madeirenses foram derrotados na viagem à França, por 1-0. David Bellion foi o autor do golo dos gauleses, que mantém o Marítimo no último lugar do grupo, com apenas 2 pontos. 


VAI DAR QUE FALAR: Sone Aluko


A falência do Glasgosw Rangers levou a que vários jogadores abandonassem o Ibrox Stadium e se vinculassem a outros clubes, como foram o caso de Allan McGregor (Besiktas), Steven Whittaker (Norwich), Steven Naismith (Everton) e Sone Aluko (Hull City). Este último foi dos poucos a sair para uma divisão secundária, o que, de alguma forma, acabou por surpreender quem o vinha a observar ao longo da última época, onde deixou excelentes indicações registando 12 golos e 4 assistências.

Formado nas escolas do Birmingham, Aluko chegou à Escócia por intermédio do Aberdeen, clube pelo qual alinhou ao longo de 4 temporadas, realizando mais de uma centena de jogos na primeira divisão. Com a época 2011/2012 já em decurso, assinou livremente pelo Glasgow Rangers e apesar de só se ter estreado oficialmente à 16ª jornada, a verdade é que o nigeriano (já internacional A) viria a ser uma das peças-chave da formação comandada por Ally McCoist, tendo terminado a temporada como segundo melhor marcador da equipa.

Dono de um excelente pé esquerdo e de uma grande capacidade técnica, Aluko revela-se também um exímio marcador de livres, onde leva já muitos e bons golos ao longo da sua carreira. Rápido e perigoso no um-para-um consegue facilmente esquivar-se dos adversários e surgir em zonas de finalização privilegiadas. Dadas todas estas qualidades, não é de admirar que no Hull City seja um dos jogadores em maior destaque, ajudando a equipa a ocupar, neste momento, os lugares cimeiros da Premiership. Tem, sem dúvida, talento para poder singrar na Premier League, o que acredito que possa vir a acontecer dentro em breve, quer através de uma transferência, quer com uma eventual subida do Hull City.




Ficha Técnica













Nome: Sone Aluko
Data de nascimento: 19/02/1989 (23 anos)
Local de nascimento: Londres - Inglaterra
Altura: 173 cm
Peso: 62 kg
Posição: Avançado
Clube: Hull City
Nº Camisola: 24



AC Milan e Nápoles disputam 'novo Hamsik'


Este promete ser um duelo muito interessante e que irá não só durar algum tempo, como pode vir a conhecer novos intervenientes. O AC Milan e o Nápoles estão atrás daquele que é conhecido como o 'novo  Hamsik', Bartosz Salamon, médio de 21 anos do Brescia. O jovem jogador, de origem polaca, tem sido um dos jogadores em destaque na sua equipa e a maturidade evidenciada em campo tem originado o interesse de vários clubes. Sendo principalmente um médio defensivo, é um jogador com uma grande visão de jogo, capacidade de passe, destacando-se sobremaneira nos lançamentos longos. Além disso, fruto da sua altura, 1,94 metros, é bastante dotado no jogo aéreo, desequilibrando nas bolas paradas. De acordo com a imprensa italiana, os 'rossoneri' estão na linha da frente para assegurar a sua contratação, num negócio que pode ascender aos 5 milhões de euros, mas são cada vez mais os clubes que perguntam por Salamon, o que poderá inflacionar o seu valor. Recorde-se que já no ano passado foi ventilado o interesse do Inter de Milão no jovem jogador, e também do Sporting.

Veja aqui alguns dos seus melhores momentos do médio polaco: