quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Guerra Táctica


Sempre que vejo jogar o Braga da era Peseiro, fica a clara sensação de que o treinador pede uma coisa e a equipa, instintivamente, faz outra. A derrota em casa frente ao Paços de Ferreira, esta segunda-feira, é elucidativa de um duelo táctico que afasta, gradualmente, o clube dos objectivos traçados. A luta pelo título esfumou-se, ainda, na primeira volta e o acesso à Champions encontrou uma equipa mais organizada e competente(Paços). O cenário agrava-se com o aumento da distância para quatro pontos. A planificação e reestruturação de uma política de futebol envolve mais do que uma temporada. É necessário uma assimilação de processos por parte de toda a estrutura. Peseiro é um homem de posse, fanático por circulação e adepto da iniciativa de jogo. O problema surge quando a sua filosofia esbarra nas características do plantel, que parece de facto, inadaptado à ideia de assumir jogo e controlar com bola. Depois, é ver Peseiro aos gritos, a pedir mais bola e circulação. A equipa falha redondamente neste tipo de processos(quis assumir jogo contra o Benfica e sofreu 2 golos. Contra o Paços a mesma situação, teve a iniciativa e sofreu 3 golos).
No entanto, sempre que se encontra em desvantagem reage muito bem (esteve a perder por 2-0 com o Benfica e conseguiu reduzir assim como equilibrar o domínio de jogo. Com o Paços perdia por 3-0 e em 10 minutos fez 2 golos e encostou o adversário). Baixa as linhas, junta sectores, concede iniciativa. Quase que os jogadores tomam a decisão de jogar assim. Recupera mais longe mas mais vezes porque a distância entre linhas diminuiu e aqui Custódio, Hugo Viana, Alan e Mossoró já parecem os mesmo de sempre e o Braga a equipa de outros tempos. Recupera rápido e lança imediatamente no espaço vazio, vai de encontro ao ADN do plantel, completamente formatado para o processo de transições rápidas.
Recuar linhas, conceder iniciativa e lançar rápido no espaço vazio ou a imposição de um modelo de posse que obriga a equipa a recuperar mais acima e assumir a iniciativa de jogo?
Falta saber se Peseiro vai dispor de tempo para se impor ou se o Braga já vive, naturalmente, dos três primeiros lugares.


1 comentário:

Anónimo disse...

With havin so much content do you ever run into any issues
of plagorism or copyright infringement? My site has a lot
of unique content I've either written myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up all over the web without my permission. Do you know any solutions to help reduce content from being stolen? I'd certainly appreciate it.
Feel free to visit my website : funtastico. pizza & games in el paso