segunda-feira, 31 de março de 2014

Fernando, o herói silencioso


Não marca grandes golos, não faz grandes defesas, não faz fintas de levantar o estádio, mas discretamente, Fernando é, desde alguns anos para cá, um dos alicerces do FC Porto.

Tem um pulmão incrível e corre quilómetros a um ritmo estonteante durante os 90 minutos para estar no sítio certo. Se a equipa adversária ataca pela direita, lá vai ele para a direita encurtar espaço ao portador da bola, prevenir um desposicionamento, criar superioridade numérica ou cortar uma linha de passe. Se a equipa adversária ataca pela esquerda, idem.

Não tem a mesma qualidade técnica que William Carvalho, o dom de organizar a partir de uma posição tão recuada como Matic, ou a agressividade e capacidade no jogo aéreo que Javi García, mas no que concerne às características acima referidas, supera a concorrência.

Chamam-lhe o polvo, porque quando parece que um lance está perdido, a sua agilidade permite-lhe esticar a perna para fazer um corte, como se de um molúsculo se tratasse, a fazer uso do tentáculo.

A sua capacidade física e cultura tática conseguem segurar um meio-campo sozinho como poucos o fazem, por isso, não foi de estranhar que tenham relacionado uma possível saída de Fernando à inversão do triângulo do meio-campo portista esta época. A sua sucessão não implica um substituto, mas sim dois, e para jogar em simultâneo.

Até do ponto de vista técnico, tem crescido nas últimas temporadas, sobretudo com Vítor Pereira, e isso fê-lo estar mais próximo do último terço do terreno.

Silenciosamente, tem sido uma peça imprescindível nos azuis e brancos, mas foi talvez esse silêncio que o afastou do escrete. Agora, tem nacionalidade portuguesa e, isso já chegou aos ouvidos de Paulo Bento.

VÍDEO: Golaço do 'eterno' Riquelme!

O médio argentino pode já não ter o fulgor físico de outros tempos (algo que nunca foi o seu forte), mas a qualidade técnica é algo que nunca abandona os sobre-dotados. E, verdade seja dita, Juan Riquelme é seguramente um dos jogadores mais abençoados nos últimos tempos, no que a esse capítulo diz respeito. Aos 35 anos, o 'maestro' do Boca Juniors continua a destilar classe em campo, e o magnífico golo que apontou frente ao River Plate no fim-de-semana é a prova disso mesmo. 

Para ver e rever:

sábado, 29 de março de 2014

Sorteio? Não, obrigado!


Na sequência de algum descontentamento relativamente às nomeações dos árbitros para determinados jogos, criou-se a ideia de que um sorteio, em detrimento da nomeação, poderia ser a solução.

Diz-se que esta medida poderia trazer mais isenção e transparência ao futebol português. Fico incrédulo.

Partamos da potencial ideia de um sorteio puro, algo que parece posto de parte pela comunidade. Afinal, não se imagina um clássico sem um árbitro internacional, ou um árbitro oriundo de uma categoria inferior apitar uma equipa grande num dos seus primeiros jogos na Liga.

Não havendo um sorteio puro, há um sorteio com condicionantes. E aí, quais seriam os critérios? Árbitros internacionais sempre para os três grandes? Limite de jogos por clube numa época? Intervalo de jornadas sem repetir equipas?

E se assim fosse, quando teriam os não internacionais a oportunidade de apitar em grandes ambientes e adquirir esse tipo de experiência? Sendo sorteio e havendo tais condicionantes, qual seria o cenário para as últimas jornadas, em que por acaso, há um FC Porto – Benfica nesta temporada?

O que fazer para evitar os possíveis erros acima referidos? Introduzir ainda mais condicionantes? Isso seria, no fundo, dar razão às nomeações, que obedecem a critérios, no que concerne ao historial dos juízes com clubes, o pulsar do campeonato e a oportunidade de aqui e ali lançar alguém a realizar um bom trabalho.

Marco Ferreira foi o árbitro do último Benfica – Sporting e realizou um bom trabalho. Já tinha superado com nota positiva o derby de Alvalade em 2012/2013. Não é o nome mais sonante da arbitragem portuguesa, o que poderia lançar algumas dúvidas, mas mostrou enorme competência. Uma boa escolha de Vítor Pereira e companhia, que olharam para o historial dos derbies e dos seus árbitros antes da toma de decisão.

Outra situação que tem merecido contestação é o low-profile concedido a Pedro Proença. Deveria o melhor árbitro do mundo de 2012 e o representante português no Mundial do Brasil ter tido maior protagonismo na primeira volta do campeonato? Há quem diga que sim, e eu entendo, mas também entendo a postura do conselho de arbitragem.

Proença, previsivelmente, irá apitar o FC Porto – Benfica da jornada 30. Quando maio chegar, terá como plano de fundo a sua presença no Mundial, os jogos importantes que apitou na Liga dos Campeões e a frescura de quem não passou por momentos polémicos no presente campeonato. É sem dúvida, com uma imagem forte, que o juiz lisboeta chegará ao Estádio do Dragão.

Ainda assim, convém relembrar os mais esquecidos que PP apitou o Estoril – Sporting, numa jornada em que os leões até perderam a liderança da Liga ZON Sagres.

As nomeações, como se conclui, são escolhas criteriosas, feitas por entidades e pessoas competentes.

Aludindo a uma realidade paralela, pergunto, se passa pela cabeça do público que os convocados para o Mundial, em vez de serem escolhidos por Paulo Bento, fossem sorteados? Mesmo tendo em conta que o sorteio não fosse puro e houvesse condicionantes como o número de jogos realizados ou a equipa que representam, faria sentido?

E se cada onze de Benfica, FC Porto e Sporting pudesse ser sorteado em cada jornada? Os treinadores é que estão lá para escolher os melhores para cada jogo em particular, não é? Os conselhos de arbitragem também.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Vai da que falar: Ricardo Kishna




Ricardo ou Kishna, como soar melhor ao leitor, foi apelidado como o Di Maria holandês. Tal comparação é já um selo de qualidade estampado neste jogador. Nasceu para o futebol no Ado Den Haag , equipa da sua cidade natal tendo ingressado nas prestigiadas escolas do Ajax mais tarde e cumprindo todo o seu processo de formação. Em 2011 assina o seu primeiro contrato profissional que entretanto foi renovado até 2016. Em termos de posicionamento tem sido utilizado regularmente nas alas, apresenta requinte com a bola nos pés, é esquerdino e tem uma capacidade tremenda de recepção. A sua habilidade com a bola são de nível superior conseguindo desenvencilhar-se dos seus adversários com relativa facilidade, é forte fisicamente e tem uma excelente visão de jogo e capacidade de execução. Possui um grande caracter, boa intensidade de jogo e mesmo sendo tão jovem assume a responsabilidade independentemente da posição em que atua pois domina toda a frente de ataque. É regular nas seleções da Holanda desde os sub-15 e aos poucos vai sendo aposta na equipa principal do Ajax. Manchester City, Liverpool e Juventus são alguns exemplos de "tubarões" que observaram e vão sondando este grande jogador.




Nome: Ricardo Kishna
Data de Nascimento: 1995-01-04 (19 anos)
Local de Nascimento: Den Haag, Holanda
Altura: 183 cm
Peso: 76 kg
Posição: Extremo 
Clube: Ajax

Veja alguns momentos deste jogador no vídeo que se segue:





EDIÇÃO DE ABRIL - JÁ NAS BANCAS!!!



quinta-feira, 27 de março de 2014

João Mário, um maestro mais generoso

Foi no Europeu de Sub-19, em 2012, que me apaixonei pelo futebol de João Mário. Cabeça levantada, expressão corporal de craque, capacidade técnica, qualidade de passe e classe, muita classe.

Nessa competição, Portugal não passou da fase de grupos, mas deixou boas indicações. O irmão de Wilson Eduardo era o maestro de uma orquestra de bons intérpretes mas nem sempre sintonizada, onde também pontificavam nomes como Tiago Ilori, André Gomes e Bruma.

Acabado de ser campeão de juniores pelo Sporting, seguiu-se um ano e meio na equipa B dos leões. As características que anteriormente referi mantinham-se, claro, mas a transição formação/profissionalismo não foi um degrau fácil de subir. O médio leonino sentiu dificuldades em se adaptar à intensidade e combatividade de uma II Liga onde todos podem vencer todos e cada lance é disputado como se fosse o último.

Inscrever as suas qualidades no novo ritmo competitivo foi difícil, e como se não bastasse, sobressaiu a sua principal fragilidade, a falta de generosidade no capítulo defensivo. Pressionava pouco, não fazia o dito trabalho invisível, e como apenas talento não basta para alcançar o sucesso, nem nos bês dos verde e brancos se conseguiu impor de pedra e cal.

Falava-se de um empréstimo para a Grécia, onde um antigo treinador seu, Ricardo Sá Pinto, o pretendia. Mas foi outro homem que o conhecia, nem que fosse pelo sportinguismo, que o manteve em Portugal e fê-lo subir um patamar.

José Couceiro pediu-o como reforço de inverno para o seu Vitória de Setúbal, e João Mário não demorou muito tempo a assumir-se como o maestro da equipa, de tal forma que foi eleito recentemente o melhor jovem jogador da Liga ZON Sagres em janeiro e fevereiro.

O futebol mais à flor da relva que se joga no primeiro escalão português favoreceu as suas capacidades, às quais aliou mais rotatividade e a tal generosidade defensiva que lhe faltava. Hoje preocupa-se mais em defender, em fechar os espaços, em saber jogar sem bola, mas manteve a vocação ofensiva.

Quer o Vitória ataque de uma forma mais apoiada e organizada, ou em transições, o jogo tem de passar obrigatoriamente pelos seus pés, confiando na sua qualidade a passar e a transportar a bola, assim como na rapidez de pensamento e tomada de decisão. Se é necessário contemporizar e segurar o esférico, ou fazer de ilusionista para ultrapassar um adversário, também sabe fazê-lo.

Se conseguir aplicar em Alvalade o que tem feito no Bonfim, pode rapidamente tornar-se no patrão do meio-campo do Sporting e ser um candidato a lugar na campanha de Portugal a caminho do Campeonato da Europa de 2016.

E Wilson Eduardo, esse, poderá ser conhecido como o irmão de João Mário.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Inter quer reforçar-se no Chelsea

O Inter de Milão, através do seu novo presidente, Erick Thohir, está a preparar uma pequena revolução no plantel, a fim de dotar o clube 'nerazurri' de maior qualidade para atacar a próxima época com armas que lhe permitam voltar a lutar pelos títulos. Nesse sentido, depois de terem assegurado Vidic ao Manchester United, uma das prioridades já traçadas é a frente de ataque, e com dois alvos já muito bem definidos: nada mais, nada menos do que Eto'o e Torres, avançados do Chelsea.
De acordo com a imprensa inglesa, Thohir quer aproveitar o bom relacionamento de José Mourinho com o clube de Milão para permitir o regresso do avançado camaronês ao Inter e para promover a mudança de Torres, que está longe de conseguir afirmar-se definitivamente nos 'blues' ou de justificar os 58 milhões que custou, além de que esta época soma apenas quatro golos em 23 aparições na Premier League. Além disso, há muito que Mourinho anunciou que pretende contratar Falcao para a próxima época, ou em alternativa, Diego Costa, o que reduz ainda mais o já reduzido espaço de manobra dos dois avançados.

Bayern campeão em tempo recorde!

O Bayern de Munique revalidou o título de campeão da Alemanha! A equipa orientada por Pep Guardiola venceu ontem à noite, fora, o Hertha de Berlim por 3-1, o que lhe garantiu a conquista automática do trofeu quando ainda faltam sete jornadas para o fim do campeonato. 
Toni Kroos foi quem inaugurou o marcador logo aos seis minutos e ao quarto de hora, Mario Götze aumentou a vantagem. Na segunda parte, já depois de a equipa da casa ter reduzido a desvantagem na marcação de uma grande penalidade, Franck Ribéry voltou a aumentar para dois os golos de diferença dos bávaros. Um resultado que não sofreria mais alterações até final e que seria suficiente para a equipa de Pep Guardiola obter mais um recorde, desta feita com a conquista mais rápida de sempre da Bundesliga, superando o feito que já era detido pelo próprio Bayern, alcançado na época passada sob o comando de Jupp Heynckes.
De resto, esta foi a 19ª vitória consecutiva dos bávaros, que estão já numa série impressionante de 52 jogos sem conhecer o sabor da derrota, naquele que é também o seu nono título em catorze possíveis desde o início do milénio.

Veja aqui as imagens do jogo da consagração:




terça-feira, 25 de março de 2014

VÍDEO: O pior auto-golo de sempre?!

O campeonato pernambucano foi palco de um episódio no mínimo, insólito. No 'clássico' que colocou frente a frente o Náutico e o Santa Cruz, o grande protagonista foi Izaldo, defesa lateral do Náutico que fez um auto-golo incrível. À primeira tentativa de cortar a bola, atirou a mesma para a barra e no segundo momento acabou mesmo por enviar o esférico, de cabeça...para dentro da própria baliza. A atuação do lateral foi de tal forma criticada que o treinador acabou mesmo por substituir o jogador ao intervalo. 

Verdadeiramente incrível...

Atenção Benfica: Tudo sobre o AZ Alkmaar

uefa.com
O AZ Alkmaar está longe de fazer um campeonato memorável. Os campeões holandeses de 2008/09 estão atracados ao 7º lugar. No entanto, na Liga Europa as coisas estão a correr bem melhor.

Como vencedores da taça nacional, entraram em competição no Play-Off, onde bateram o Atromitos (3-3) pelo critério dos golos marcados fora. Na fase de grupos, terminaram na liderança do Grupo L, com doze pontos e sem quaisquer derrotas. Atrás ficaram PAOK, Maccabi Haifa e Shakhter. Nas eliminatórias que se seguiram, vantagens curtas sobre Slovan Liberec (2-1) e Anji (1-0) bastaram para seguir em frente.


Modelo de jogo

Dick Advocaat (66 anos) é uma velha raposa do futebol europeu. Foi campeão na Holanda, Escócia e Rússia, e venceu a Taça UEFA com o Zenit. Também orientou seleções como a do seu país, Bélgica, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos.

Está no comando técnico do AZ desde 20 de outubro de 2013, onde dispõe habitualmente a equipa em 4x3x3.

Sem centrais fortes na primeira fase de construção e laterais que se envolvam no ataque, o jogo dos neerlandeses é muito físico. Velocidade, intensidade e agressividade são as principais armas da formação de Alkmaar, sobretudo a meio-campo, o setor mais forte da equipa. Ortíz, Viktor Elm e Gudelj, normalmente o trio de centrocampistas, são muito pressionantes sem bola e rotativos com ela. Os extremos gostam de fletir e criar desequilíbrios em zonas interiores.

Este conjunto dos Países Baixos tem-se mostrado pragmático nesta edição da Liga Europa, já que não marca nem sofre muitos golos. O registo é de 14-8 em doze jogos.


Os habituais titulares

A baliza está entregue ao gigante Esteban Alvarado (193 cm), rápido a sair de entre os postes e com reflexos apurados.

Independentemente de quem jogue, os laterais - Mattias Johannson ou Reijnen na direita, e Simon Poulsen ou Viergever na esquerda – não sobem muito, preocupando-se em dar consistência defensiva.

AZ vs. Anzhi (13.03.2014)
Os centrais - Gouweleeuw, Wuytens ou Viergever - também não têm propriamente como vocação sair a jogar, despachando a bola com pontapé para a frente sem qualquer tipo de cerimónias. Ainda assim, são bastante possantes e difíceis de serem batidos.

Como médio mais recuado, Ortiz é o patrão do meio-campo. É ele quem pauta os ritmos, organiza e distribui o jogo. Como interiores, Gudelj tem como principal característica a intensidade, com e sem o esférico, mas apesar da agressividade, também é sereno e lúcido. Viktor Elm torna o miolo mais musculado e é praticamente imbatível no jogo aéreo, fundamental para ganhar as primeiras bolas.

Dick Advocaat privilegia os movimentos diagonais dos seus extremos, que jogam do lado oposto ao do seu melhor pé. Beerens é indiscutível no lado esquerdo, veloz e dotado de capacidade de drible. Do outro lado, os canhotos Berghuis e Gudmundsson variam a titularidade.

O ataque está entregue a Aron Jóhannsson, norte-americano que deverá enfrentar Portugal no Mundial 2014. Não toca muitas vezes na bola, até parece passar ao lado dos jogos, mas é um dos melhores artilheiros da Eredivisie, estatuto que está longe de ter na Liga Europa.


Historial

Em nove presenças anteriores, o mais longe que o conjunto de Alkmaar alcançou na Taça UEFA/Liga Europa foi o estatuto de finalista vencido, em 1980/81. Na altura, foram derrotados a duas mãos pelo Ipswich Town.

Em 2004/05 esteve perto de igualar o registo, mas caiu aos pés do Sporting nas meias-finais. Miguel Garcia marcou um golo histórico, no último minuto do prolongamento.

Ainda assim, o histórico contra equipas portuguesas é favorável. Em 2006/07 derrotaram o Sp. Braga por 3-0 na fase de grupos, e na temporada seguinte eliminaram o Paços de Ferreira numa ronda preliminar.

O que é feito de… Laurent Robert

Laurent Robert. Um nome que os adeptos do FC Porto nunca esquecerão. Principalmente, o antigo guarda-redes de futebol, Vítor Baía. Aquele livre direto que o francês marcou, em pleno Estádio da Luz, ficará para sempre na retina de todos os adeptos 'azuis e brancos' e ‘encarnados’. De resto, sempre que se fala em Laurent Robert pensa-se logo nesse golo, que acabou por dar a vitória à equipa orientada na altura por Ronald Koeman frente ao rival FC Porto. Mas a sua história é bastante mais longa.

O médio francês iniciou a sua carreira no Montpellier, onde permaneceu cinco épocas até chamar a atenção do Paris Saint-Germain. Na capital francesa ganhou protagonismo, estreou-se pela Seleção principal de França e destacou-se pelos seis golos apontados num jogo frente ao Rosenborg da Liga dos Campeões (vitória por 7-2) em 2000. Como estrela em ascensão que era, Laurent Robert chamou a atenção de vários clubes, sendo que foi o Newcastle a assegurar os seus préstimos por 15 milhões de euros, num contrato de cinco anos. E de facto, foi no Newcastle que o francês atingiu maior sucesso. Em quatro épocas, Laurent Robert jogou, no total, 180 jogos pelos Magpies e marcou 32 golos, tendo sido distinguido como o ‘melhor passador’ da Premier League nas duas primeiras temporadas, com 16 e 15 assistências decisivas, sendo Alan Shearer o seu melhor ‘cliente’. 

No entanto, desentendimentos com o seu treinador (uma constante ao longo da carreira) levaram a que cumprisse o último ano de contrato por empréstimo no Portsmouth, clube que representou antes de chegar então à Luz no mercado de inverno da época 2005/06, assinando um contrato válido por três épocas e meia. É visto como o ‘herdeiro’ de Simão e a verdade é que rapidamente conquistou Koeman, que acabou por apostar no francês em 20 jogos até final da época, tendo apontado 3 golos, um dos quais o famigerado livre ao FC Porto, uma das armas pelas quais ficou conhecido. No entanto, o seu elevado salário e o rendimento aquém do esperado no final da temporada levaram a que fosse dispensado por Fernando Santos na época seguinte. Rumou aos espanhóis do Levante, mas não foi feliz nos ‘granates’, e após uma tentativa de regresso a Inglaterra, desta feita pela ‘mão’ do Derby County, as coisas voltaram a não correr bem, o que levou a que se mudasse para o Canadá.
O francês sempre foi conhecido também pelo seu feitio rebelde


Apresentado em abril de 2008, Robert começou por impressionar e até final da época participou em 17 partidas, o que levou a que os gregos do Larissa o recrutassem para substituir o seu antigo companheiro do Newcastle, Nikos Dabizas. Contudo, as coisas voltaram a não correr de feição e tendo em conta os salários em atraso, rescindiu com o clube em janeiro, passando a treinar com as reservas do Paris Saint-Germain. Ofereceu os seus préstimos gratuitamente ao clube gaulês, mas o técnico Antoine Kombouaré optou por apostar em outros jogadores. Sem clube, Laurent Robert ainda experimentou treinar com o Red Star 93, mas acabou por optar pela despedida dos relvados.
Robert somou 9 internacionalizações pelos 'bleus'

Refira-se ainda que pela Seleção de França, Laurent Robert jogou 9 jogos e marcou apenas 1 golo, mas conquistou, em 2001, a Taça das Confederações, frente ao Japão, numa vitória por 0-1, com o golo a ser marcado por Patrick Vieira.
Atualmente com 38 anos, Laurent Robert tem-se dedicado ao futebol de praia e ao futsal.


A ficha:
Nome: Laurent Robert
Data de nascimento: 21/05/1975
Local de nascimento: Saint-Benoit -  Ilha da Reunião (França)
Altura: 1,76 m
Peso: 69 kg
Trajetória:
1994/99: Montpellier (135 jogos – 21 golos)
1999/01: PSG (82-34)
2001/05: Newcastle (181-32)
2005/06: Portsmouth (17-1)
                Benfica  (20-3)
2006/07: Levante (13-0)
2007/08: Derby County (4-0)
2008: Toronto FC (21-1)
2008/09: Larissa (6-0)
Palmarés:
1 Taça Intertoto (2001)

1 Taça das Confederações (2001)


Recorde alguns dos seus melhores momentos:

O golo que o tornou ‘famoso’ em Portugal:


Por João Nobre

sexta-feira, 21 de março de 2014

Liga Europa: Benfica vs AZ Alkmar e FC Porto vs Sevilha


Depois do sorteio da Liga dos Campeões, foi a vez de se saber quais serão os embates dos quartos-de-final da Liga Europa, onde estariam Benfica e FC Porto, depois de terem confirmado ontem a sua passagem, após eliminarem Tottenham e Nápoles, respetivamente. Assim, ditou a sorte que as 'águias' irão defrontar o AZ Alkmaar, que tinha eliminado o Anzhi, sendo a primeira mão realizada na Holanda. Já os 'dragões' terão pela frente o Sevilha, que 'despachou' o Bétis após grandes penalidades, onde o guardião Beto, ex-FC Porto, foi precisamente o grande herói, sendo que também fazem parte do plantel os portugueses Daniel Carriço e Diogo Figueiras. Os jogos estão agendados para 3 e 10 de abril.

Resultado do sorteio:
AZ Alkmaar - Benfica
Lyon - Juventus
Basileia - Valência
FC Porto - Sevilha

Liga dos Campeões: Sorteio dos quartos-de-final

Já é conhecido o sorteio dos quartos-de-final da presente edição da Liga dos Campeões, sendo o jogo grande da eliminatória, na teoria, aquele que vai opor Bayern de Munique e Manchester United, pairando no ar dos alemães, campeões em título, a reviravolta protagonizada na final de 1999 pelos 'red devils' em tempo de compensação. Já Cristiano Ronaldo terá de levar de vencido o outro finalista do ano passado, o Dortmund, ao passo que José Mourinho terá de superar o Paris Saint-Germain. No outro encontro iremos ter um duelo espanhol, protagonizado pro Barcelona e Atlético de Madrid.

A primeira 'mão' está marcada para os dias 1 e 2 de abril, e o segundo jogo irá ser disputado na semana seguinte, nos dias 8 e 9 de abril. O sorteio das meias-finais será realizado a 12 de abril.

Resultado do sorteio:
Barcelona - Atlético Madrid
Real Madrid - Dortmund
Paris Saint-Germain - Chelsea
Manchester United - Bayern

quinta-feira, 20 de março de 2014

VÍDEO: Golaço de Pirlo vale apuramento!

O estádio da Juventus será o palco da final da Liga Europa deste ano e a verdade é que a 'Vecchia Signora' é uma das principais candidatas a marcar presença no jogo decisivo. E comprovou-o ontem ao vencer no terreno da Fiorentina por 1-0, depois de ter empatado a uma bola na primeira mão, com um golo magistral de Andrea Pirlo aos 72 minutos, na cobrança de um livre directo. É caso para dizer que, com jogadores assim, o difícil mesmo é não vencer...

Não perca esta verdadeira obra de arte:

quarta-feira, 19 de março de 2014

Vai dar que falar: Matthias Ginter





Matthias Ginter, estreou-se no passado dia 05 de Março pela principal Selecção da Alemanha contra o Chile. O reconhecimento merecido para um jogador que passou por todos os escalões de formação e se tem evidenciado no Friburgo. Vencedor nos últimos dois anos do  prémio "Fritz Walter Medal" que destinge os melhores jogadores por categoria, Ginter pode ser usado tanto como defesa central ou como médio e destaca-se em ambas as posições. Começou como médio ao longo da sua formação e só mais tarde começou a desempenhar funções de Defesa Central e com muita eficácia. Forte no jogo aéreo, nas coberturas, agressivo no desarme e com muita facilidade em iniciar o processo de construção. Apresenta uma compostura exemplar e uma maturidade bastante acima da média tendo em conta a sua idade. O Friburgo tem por hábito apostar em jovens e poderá beneficiar a muito breve prazo da venda de Ginter. Arsenal, Manchester United, Dortmund e Bayern Munich já demonstraram interesse, terão agora de abrir os "cordões à bolsa" para poderem contar com este jogador de grande categoria



Nome: Matthias Ginter
Data de Nascimento: 1994-01-19 (20 anos)
Local de Nascimento: Friburgo, Alemanha
Altura: 190 cm
Peso: 85 kg
Posição: Defesa Central
Clube: Friburgo

Veja alguns momentos deste jogador no vídeo que se segue:













sexta-feira, 14 de março de 2014

Liga Europa: Benfica e FC Porto com aproveitamento de 100%

A 1ª mão dos oitavos de final da Liga Europa correu de feição para as equipas portuguesas. O FC Porto foi o primeiro a entrar em campo, para receber os italianos do Nápoles no Dragão, e conseguiu alcançar uma vantagem de 1-0 para o jogo no San Paolo. Jackson Martinez, ao minuto 57, foi o autor do tento dos 'azuis
e brancos', que podiam ter conseguido uma 'almofada' mais confortável caso a equipa de arbitragem não tivesse invalidado, mal, um golo a Carlos Eduardo, ou se Quintero, mesmo à beira do fim, não tivesse tido tanta pontaria que a bola acabou por embater no poste. Ainda assim, este é um resultado positivo para a equipa portista, que demonstrou que a equipa italiana está ao seu alcance.


Veja aqui o resumo da partida:



Mais tarde, em White Hart Lane, o Benfica defrontou o Tottenham e saiu de Inglaterra com uma vitória esclarecedora por 3-1. Os 'encarnados' revelaram-se sempre superiores ao conjunto inglês ao nível do controlo da partida e tiveram em Luisão o seu grande estandarte. Ainda assim, foi Rodrigo quem, à passagem da meia hora inaugurou o marcador, respondendo da melhor forma a uma desmarcação de Amorim. no segundo tempo, o Tottenham entrou mais pressionante, mas foram os 'encarnados' que voltaram a marcar, por Luisão, na sequência de um canto. Os ingleses ainda recuperaram alguma esperança com o golo de Eriksen, num livre superiormente apontado aos 64 minutos, mas a seis minutos do fim, foi novamente o central brasileiro quem fez balançar as redes, num 'míssil' em resposta a defesa de Lloris ao cabeceamento de Garay, uma vez mais num lance de bola parada. Com esta margem, o Benfica encara a segunda mão na Luz com maior tranquilidade, mas longe de poder dizer que a eliminatória está resolvida.


Veja aqui o resumo da partida:


Confira todos os resultados da 1ª mão: Basileia – Salzburgo: 0-0 FC PORTO - Nápoles: 1-0 Ludogorets Razgrad – Valência: 0-3 AZ Alkmaar - Anzhi Makhachkala: 1-0 Juventus – Fiorentina: 1-1 Lyon - Viktoria Plzen: 4-1 Sevilha - Real Betis: 0-2 Tottenham – BENFICA: 1-3

quinta-feira, 13 de março de 2014

Vai dar que falar: Muamer Tankovic





Nascido a 22 de Fevereiro de 1995 em Hageby, Suécia, Tankovic iniciou a sua carreira no IFK Norkopping. Fez toda a sua formação neste clube e em 2011 surge a oportunidade de rumar a Londres pelas mãos do Fulham onde assume a titularidade das equipas de formação. Este ano, porém, depois de ter brilhado na equipa de sub-21 do Fulham com 8 golos em 12 jogos, Felix Magath dá-lhe a oportunidade de treinar e jogar na equipa principal. Pode actuar como avançado ou nas costas de um jogador mais fixo e  possui um bom nível técnico e capacidade de leitura de jogo. É rápido e perspicaz conseguindo aparecer em zonas inesperadas para finalização. Como avançado sai bastante da marcação, procurando jogo mais atrás para ele próprio dar seguimento à jogada ou para servir de apoio à progressão dos companheiros. Tem boa capacidade de desmarcação e colocação de remate e poderá aos poucos ganhar mais protagonismo na principal equipa do Fulham. Recentemente teve a sua primeira chamada à equipa principal da Suécia, frente à Turquia e estreou-se entrando em campo aos 67 minutos de jogo.



Nome: Muamer Tankovic
Data de Nascimento: 1995-02-22 (19 anos)
Local de Nascimento: Hageby, Suécia
Altura: 179 cm
Peso: 74 kg
Posição: Avançado
Clube: Fulham

Veja alguns momentos deste jogador no vídeo que se segue:




quarta-feira, 12 de março de 2014

Villas-Boas a caminho do Zenit

André Villas-Boas deverá ser o próximo treinador do Zenit. De acordo com a imprensa inglesa, o técnico português, que saiu do Tottenham há cerca de três meses, é um dos preferidos para ocupar o lugar deixado vago pelo italiano Spaletti, que foi demitido no início desta semana. Segundo a mesma fonte, desde essa altura que foram iniciadas conversações com Villas-Boas, sendo que neste momento o acordo estará muito próximo de ser alcançado entre as duas partes. Isto numa altura em que o Zenit está no segundo lugar da liga russa, a dois pontos do Lokomotiv de Moscovo, e a uma semana de defrontar o Borussia Dortmund para a Liga dos Campeões, onde terá de recuperar do resultado desfavorável de 4-2 obtido na primeira mão, em São Petersburgo. A confirmar-se, o técnico de 36 anos irá reencontrar Hulk, que orientou no FC Porto, trabalhando igualmente com os compatriotas Danny e Luís Neto.

VÍDEO: O que faz de Ibrahimovic um jogador diferente...

Zlatan Ibrahimovic não para de surpreender. Na sequência de algumas perguntas que lhe foram colocadas através do Twitter, a propósito da sua nova campanha pela Nike, 'Dare to Zlatan', o avançado sueco respondeu ao seu melhor estilo, mostrando o porquê de realmente ser um jogador 'diferente'.

Eis algumas das melhores 'tiradas':
)

Insatisfeito Van Persie pode rumar ao Bayern Munique

Robin Van Persie pode voltar a protagonizar umas das grandes transferências do defeso. O internacional holandês, de 30 anos, está insatisfeito com o seu papel no Manchester United, sobretudo depois da entrada de Moyes, e parece já o ter manifestado aos dirigentes dos 'red devils'. 
Perante isto, não tardaram a surgir clubes interessados nos seus préstimos, sendo que ganha cada vez mais força a possibilidade de o avançado poder rumar ao Bayern de Munique, uma vez que além da admiração de Guardiola, que o gostaria de colocar como apoio a Lewandowski, o treinador do United também já manifestou interesse em contratar Toni Kroos no próximo verão. O médio de 24 anos é seguido há vários meses pelo clube e foi definido como um dos alvos prioritários para o próximo defeso, pelo que o seu passe poderá servir para amortizar a contratação de Van Persie que, recorde-se, custou 30 milhões de euros aos 'red devils' em 2012.
Contudo, a equipa orientada por Pep Guardiola não está sozinha na corrida, com a Juventus a entrar igualmente já em ação ao ponto de, segundo a imprensa italiana, ter já contactado mesmo o empresário do avançado holandês.

ESPECIAL CAMPANHA DE ASSINATURAS!



terça-feira, 11 de março de 2014

Craques 2ª Liga: Éder Díez, o 'homem-golo' do Desp.Chaves

Chegou na época passada ao Desportivo de Chaves, vindo de Espanha, e ainda ajudou a equipa a subir à Segunda Liga. Praticamente, chegou como um desconhecido, mas tornou-se um “herói” para o Desportivo de Chaves. O seu nome é Éder Díez.

Por João Nobre

Esteve na II Divisão B espanhola, ao serviço do Athletic Bilbao B e do Celta de Vigo B, por exemplo, e ingressou no Desportivo de Chaves, na época passada, para ajudar o clube a subir à Segunda Liga – objetivo que foi conseguido. O seu nome é Éder Díez, nasceu em Barakaldo, em Espanha, no dia 15 de Julho de 1987.

INÍCIO NO CD BASKONIA  
Éder Díez começou a sua carreira no mundo do futebol no modesto clube espanhol, CD Baskonia, onde partilhou o balneário com jogadores que viriam a ser muito conhecidos no futuro como, por exemplo, Markel Susaeta, Beñat Etxebarria, Mikel San José, Iñigo Pérez, Ander Iturraspe ou Borja Ekiza. Ao serviço do modesto CD Baskonia, Díez não ganhou nenhum título de renome. Éder Díez permaneceu três épocas no CD Baskonia, nomeadamente 2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008.

CHEGADA A BILBAO


Na época 2007/2008, depois de abandonar o CD Baskonia, Éder Díez viajou para a cidade de Bilbao, no País Basco, para ingressar no Athletic Bilbao, onde jogou na equipa B do clube basco. Na primeira época, na equipa B, do Athletic Bilbao, Éder Díez realizou 12 jogos, mas não marcou qualquer golo para equipa secundária do clube basco. Na temporada seguinte, em 2008/2009, Éder Díez permaneceu na equipa B do Athletic Bilbao onde conseguiu jogar 20 jogos, mas apontou, apenas,1 golo. Na sua passagem por Bilbao, Díez partilhou o balneário da equipa B do Athletic com jogadores como Aitor Ramos, Igor Angulo, Isma López ou Iker Muniain – que começava a despontar no clube basco. No total, Éder Díez jogou 32 jogos, pela equipa B do Athletic Bilbao e marcou 1 golo. Díez teria uma nova aventura em Espanha.

INGRESSO NO SESTAO 
Depois de sair do Athletic Bilbao, Éder Díez ingressou num modesto clube espanhol, o Sestao River Club, na época 2009/2010. Pela equipa do Sestao, Éder Díez jogou 24 jogos e marcou 4 golos. Enquanto permaneceu no Sestao, Díez foi colega de equipa de futebolistas como Gaizka Bergara, Izurza ou Bonilla. Acabou por ficar só uma época no Sestao River Club, mas não ganhou nenhum troféu desportivo que pudesse aparecer no seu palmarés.

O REGRESSO A UMA EQUIPA B 
Depois da experiência no Athletic Bilbao, mais concretamente na equipa B do clube basco, e no Sestao, Éder Díez rumou até à Galiza, para assinar contrato com o Celta de Vigo, onde ingressou na equipa B do clube galego. Na equipa B do Celta de Vigo, Éder Díez foi companheiro de equipa de jogadores como Mikaël Gaffoor, Dyego de Assis, Lévy Madinda ou Ikechi Anya. Pela equipa B do Celta de Vigo, na II Divisão B, Éder Díez jogou 27 jogos e marcou 1 golo para equipa galega. No fim da época 2010/2011, Éder Díez abandonou o Celta de Vigo e rumou a outro clube em Espanha.

PRÓXIMA PARAGEM: LEMONA
Depois de sair do Celta de Vigo, Éder Díez continuou por Espanha, mas decidiu assinar contrato com o clube espanhol Lemona, que militva na 3ª Divisão espanhola. No Lemona, Éder Díez partilhou o balneário e o relvado com futebolistas como Eneko, Unai Calvo, Rebollo ou Urko Vera. Como jogador do Lemona, o avançado espanhol Éder Díez jogou 11 jogos e apontou 2 golos. Ainda na época 2010/2011, Éder Díez terminou a aventura no modesto Lemona.

CHEGADA AO OURENSE E O PRIMEIRO TROFÉU GANHO 
Na temporada 2011/2012, Éder Díez assinou contrato com um novo clube, o Ourense, que militava também na 3ª Divisão espanhola. No Ourense, Éder Díez partilhou o balneário e o relvado com jogadores de futebol como o guarda-redes uruguaio Pato, Germán, Matthew Crowell, Amilton ou Iago Sanginés. Mas o melhor momento de Éder Díez chegou nesta precisa época no Ourense: na temporada 2011/2012, o avançado espanhol acabou por conquistar o título de campeão da 3ª Divisão espanhola, que garantiu a subida à II Divisão B espanhola. A conquista do título de campeão da 3ª Divisão espanhola foi o primeiro momento de alegria de Éder Díez. Depois da permanência no Ourense, Éder Díez teve a sua primeira experiência no estrangeiro.

A PRIMEIRA AVENTURA NO ESTRANGEIRO
Depois de ter contribuído para o título de campeão da 3ª Divisão espanhola com o Ourense, Éder Díez rumou, pela primeira vez, para o estrangeiro. E o clube que ele foi representar foi o Desportivo de Chaves, atualmente na Segunda Liga. Éder Díez chegou ao Desportivo de Chaves com a missão de fazer golos para levar a equipa “nortenha” para a Segunda Liga. Na época de estreia em Portugal, em 2012/2013, Éder Díez jogou 27 jogos e marcou 8 golos, suficientes para conquistar o título de campeão da II Divisão portuguesa pelo Desportivo de Chaves e alcançar a tão desejada subida à Segunda Liga. Na primeira época como jogador “flaviense”, Éder Díez partilhou o balneário com jogadores como Paulo Ribeiro, Ricardo Chaves, Clayton ou Kuca (este último já não está em Chaves, ao contrário dos outros).

Na primeira época como jogador do Desportivo de Chaves, Éder Díez foi treinado por três treinadores. Primeiro foi treinado por Hélder Fontes, depois seguiu-se Pedro Monteiro e depois acabou a época 2012/2013 a ser treinado por João Pinto, treinador que levou o clube à Segunda Liga.

PERMANÊNCIA EM CHAVES E ESTREIA NA SEGUNDA LIGA
Depois de uma boa primeira época no Desportivo de Chaves que culminou com a conquista da II Divisão e a subida à Segunda Liga, Éder Díez permaneceu no Desportivo de Chaves e esta época leva já 20 jogos pela turma “flaviense” e 3 golos apontados, primeiro sob a orientação de João Eusébio, que sucedeu a João Pinto que foi demitido ainda na pré-época, e agora sob a orientação de Quim Machado. Esta época, Éder Díez apresenta alguns números interessantes na segunda passagem pelo Desportivo de Chaves: na Taça de Portugal, o avançado espanhol jogou 2 jogos e apontou 2 golos, na Taça da Liga realizou 4 partidas, mas não marcou nenhum golo e na Segunda Liga, até ao momento, jogou 14 jogos e marcou, apenas, 1 golo. Esta época, a luta pela manutenção na Segunda Liga está nos pés de um avançado espanhol que dá pelo nome de Éder Díez. ■

A FICHA
Nome: Éder Díez Sánchez
Data e Local de Nascimento: 15/07/1987 – Barakaldo, Espanha
Altura: 1,87m   Peso: 81 kg
Posição: Ponta-de-Lança
TRAJETÓRIA
2005/2006: CD Baskonia 
2006/2007: CD Baskonia
2007/2008: CD Baskonia
2007/2008: Athletic Bilbao B
2008/2009: Athletic Bilbao B
2009/2010: Sestao River
2010/2011: Celta de Vigo B
2010/2011: Lemona
2011/2012: Ourense
2012/2013: Desportivo de Chaves
2013/2014: Desportivo de Chaves
PALMARÉS
1 Campeonato da 3ª Divisão espanhola (2011/2012)

1 Campeonato da II Divisão (2012/2013)        


sábado, 8 de março de 2014

Video: Vitor Pereira volta a ação nas conferências de imprensa

O treinador português voltou a estar em destaque na conferência de imprensa após jogo da sua equipa, pedindo respeito pelo seu trabalho.

Ora veja:


quinta-feira, 6 de março de 2014

Vai dar que falar: Marlone


Depois de na época passada ter brilhado ao serviço do Vasco da Gama, Marlone junta-se aos campeões do Brasil no sentido de lutar pelo título do Brasileirão. 

Este jovem, prestes a fazer 22 anos, atua como extremo esquerdo ou médio de características mais ofensivas. É destro, mas utiliza o seu pé esquerdo com a mesma astúcia e quando a bola lhe chega aos pés, todo o jogo ganha nova vida, velocidade e talento. É bastante rápido, com uma técnica muito acima da média, mas o mais importante de tudo é a eficácia com que ultrapassa os seus adversários. Não é um jogador de fazer muitos golos, mas cria bastantes situações de perigo e desequilíbrio nos adversários proporcionando boas situações de finalização à sua equipa. 

O Cruzeiro antecipou-se a toda a concorrência garantido os préstimos deste fantástico jogador que, segundo suas palavras, teve uma proposta para ingressar no Real Madrid B. Verdade ou não, a realidade é que estamos perante um excelente jogador que tem valor suficiente para singrar na Europa.



Nome: Marlone
Data de Nascimento: 1992-04-02 (21 anos)
Local de Nascimento: Augustinóplis, Brasil
Altura: 180 cm
Peso: 78 kg
Posição: Extremo Esquerdo
Clube: Cruzeiro

Veja alguns momentos deste jogador no vídeo que se segue:




quarta-feira, 5 de março de 2014

VÍDEO: Os amigos de Ronaldo e Zidane vs Young Boys

Realizou-se ontem, em Berna, a 11ª edição do Jogo Contra a Pobreza, em que os Amigos de Ronaldo e Zidane venceram os suíços do Young Boys por 8-6, sendo que as receitas deste encontro de solidariedade vão reverter para a reconstrução das Filipinas, atingidas pelo tufão Haiydan no final do ano passado

Nesta partida, arbitrada por Pierluigi Collina, além dos já mencionados Ronaldo e Zidane, compareceram também muitos nomes conhecidos, como Hierro, Djorkaeff, Cannavaro, Maldini, Chapuisat, Hakan Sukur, Vieri, Michel Salgado, Gattuso, Suker, Nedved e os portugueses Nuno Gomes, Figo, Paulo Sousa e Paulo Ferreira.

Veja aqui os principais momentos da partida:

OFICIAL: Paulo Fonseca deixa o FC Porto

Paulo Fonseca já não é treinador do FC Porto. Em comunicado enviado esta manhã à CMVM, os 'azuis e brancos' confirmaram a saída do técnico, adiantando que a função de treinador da equipa 
principal será assumida, interinamente, pelo até então treinador da equipa B, Luís Castro. 

Eis o comunicado oficial do FC Porto:

«COMUNICADO 

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do 
disposto no artigo 248º, nº1 do Código dos Valores Mobiliários, a FUTEBOL CLUBE DO PORTO – 
FUTEBOL, SAD vem informar que, em reunião havida esta manhã acordou com o treinador da 
sua equipa principal de futebol, Senhor Paulo Fonseca, a cessação das suas funções. 

Foi ainda decidido pelo Conselho de Administração que a função de treinador da equipa 
principal de futebol é assumida, interinamente, pelo treinador da equipa B, Senhor Luís Castro. 

O Conselho de Administração 

Porto, 05 de Março de 2014»