terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Análise: 19ª jornada da Liga Portuguesa

(Ricardo Quaresma marcou um golo "à Quaresma" frente ao Paços de Fereira.)
A 19ª jornada terminou com a os três grandes a vencerem os seus jogos. Na jornada que antecede o derby Sporting vs Benfica, nenhum dos três clubes da frente desarmou e é enorme agora a expectativa em volta do derby. O Benfica sabe que em caso de vitória praticamente sela o campeonato, enquanto do outro lado o Sporting sabe que em caso de vitória relança completamente a luta pelo título. Na luta pelo quarto lugar, o Vitória de Guimarães não foi além de um empate em Penafiel e vê agora o Braga mais perto que venceu na recepção ao Moreirense. Entre a luta pela Europa, destaque para o Nacional que com estas três vitórias consecutivas reentre na luta pelo 6º lugar. Na fuga à despromoção tudo na mesma, Gil Vicente, Académica e Penafiel empataram os seus jogos. A equipa de Barcelos segue em último com apenas 11 pontos enquanto Académica e Penafiel seguem em 14º e 15º lugar com 13 pontos.

Em alta:
Sporting – Aí está a 6ª vitória consecutiva dos leões no campeonato! A equipa leonina deslocou-se até Arouca onde venceu 3-1 apesar de até ter começado a perder por 1-0. Em semana que antecedia o derby, era importante não perder pontos e o Sporting não facilitou. Este Sporting é a equipa com menos derrotas na Liga e já tem mais 1 ponto que o Sporting de Leonardo Jardim por esta altura.

Outros destaques:
Nacional da Madeira – Nova vitória no campeonato, a 3ª consecutiva na recepção ao Belenenses (2-1). A equipa de Manuel Machado encontrou o caminho dos bons resultados e segue agora na melhor série da época com três jogos consecutivos a vencer.

Desilusão:
Académica – A Briosa não consegue de forma nenhuma encontrar-se com as vitórias. Na recepção ao Marítimo, não foi além de mais empate (1-1) apesar de até ter estado a vencer durante bastante tempo. Apenas com uma vitória na Liga e 10 empates, a Académica terá que conseguir outros resultados para evitar a zona de despromoção.

Negativo:
Gil Vicente – A saída da zona de despromoção esteve por minutos! O Gil Vicente esteve a vencer o Vit. De Setúbal até bem perto do final do jogo, resultado esse que atirava a Académica para último e Penafiel para penúltimo. Mas mais uma vez a equipa gilista não foi capaz de segurar a vantagem e continua como lanterna vermelha do campeonato.


Treinador da jornada:
Marco Silva – Sporting a todo terreno. Marco Silva tem conseguido uma excelente série de resultados mesmo com várias adversidades, sejam elas polémicas do clube, jogadores indisponíveis e até estados do terreno como era o caso do relvado do Arouca. Marco Silva prepara as suas equipas para ganhar e é isso que está a acontecer. A uma semana do derby com o Benfica, o Sporting chega a este jogo com a moral em alta. O treinador leonino é o maior responsável nesta série de resultados pois conseguiu sempre manter os bons resultados mesmo tendo de lidar com situações menos boas.

Jogador da jornada:
Ricardo Quaresma – Finalmente a tão desejada trivela! Esta tem sido uma época bastante atípica para o número 7 dos dragões que tem andando sempre a entrecalar entre o banco e a equipa titular. Ricardo Quaresma tem tentado aproveitar vaga deixada por Brahimi para agarrar a titularidade e neste jogo marcou um daqueles golos como só ele sabe, um golo que ele já procurava à muito. Uma excelente remate em trivela à entrada da área a não dar hipótese o guarda-redes pacense. Veremos agora até que ponto um Ricardo Quaresma mais moralizado conseguirá mostrar-nos tudo aquilo a que nos habituou noutros tempos.


Golo da jornada:
Ricardo Quaresma – FC Porto


Sem comentários: