O sucesso do FC Porto dentro dos relvados traduz-se num aumento de adeptos, conquistados «pela mentalidade ganhadora» dos dragões. Esta é a conclusão do estudo 'O Futebol, As Marcas e Os Adeptos', apresentado ontem na Alfândega do Porto, no âmbito da conferência 'Sports Marketing 09', organizada pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM).
O documento mostra que, à medida que a idade desce, há mais adeptos do FC Porto, clube que consegue ter mais simpatizantes na faixa etária entre os 4 e os 12 anos. Contudo, este valor baixa significativamente nas faixas etárias mais velhas, onde Benfica e Sporting dominam.
Segundo Carlos Liz, autor do estudo, o paradigma da escolha do clube mudou. Antigamente a opção era uma espécie de «exigência dos pais», mas a «criação de um novo modelo familiar» alterou esta situação. «O FC Porto é escolhido pelo mérito. Os outros clubes têm de fazer pela vida para continuarem a merecer a atenção dos adeptos.»
O documento mostra que, à medida que a idade desce, há mais adeptos do FC Porto, clube que consegue ter mais simpatizantes na faixa etária entre os 4 e os 12 anos. Contudo, este valor baixa significativamente nas faixas etárias mais velhas, onde Benfica e Sporting dominam.
Segundo Carlos Liz, autor do estudo, o paradigma da escolha do clube mudou. Antigamente a opção era uma espécie de «exigência dos pais», mas a «criação de um novo modelo familiar» alterou esta situação. «O FC Porto é escolhido pelo mérito. Os outros clubes têm de fazer pela vida para continuarem a merecer a atenção dos adeptos.»
Sem comentários:
Enviar um comentário