quinta-feira, 7 de maio de 2009

“Ronaldo vs Messi” ou “Manchester vs Barcelona”?

Após a qualificação do Manchester United e do Barcelona para a final da Liga dos Campeões, todos aqueles que vivem o futebol ficaram ansiosos por aquilo a que chamam o “duelo” entre Ronaldo e Messi! Alguns chegam mesmo a afirmar que será no dia 27 de Maio, em Roma, que se vai finalmente descobrir quem é o melhor do mundo: CR 7 ou “La Pulga”.
Apesar de curiosa por observar a prestação destes dois craques no “dia de todas as decisões”, creio que o fundamental é que, frente a frente, vão estar duas das melhores equipas da actualidade. Manchester e Barcelona são muito mais para além de Ronaldo e Messi! São dois conjuntos extremamente ricos em talento, mas sobretudo em jogo colectivo. Esta é talvez uma das suas qualidades mais importantes e um dos aspectos que mais valorizo na sua forma de jogar.
Não nos podemos esquecer que o futebol é um jogo de equipa, onde as individualidades devem cooperar e funcionar como uma unidade sólida, trabalhando para alcançar um mesmo objectivo comum. De nada serve a uma equipa contar no seu plantel com o melhor do mundo, se este não colaborar com os colegas e comprometer a concretização dos objectivos globais porque procura unicamente valorizar-se. Daqui se retira que a individualidade nunca se deve sobrepor ao todo, pois tal situação contraria toda a essência do futebol!
Enfim, num momento em que cada vez mais se procura incutir nos jovens jogadores valores desportivos, a opinião pública surge empenhada em alimentar o individualismo, realçando no final de um encontro uma figura e, esquecendo-se, muitas vezes, de destacar o trabalho da equipa em campo. Rotular a final de Roma como um embate final entre Cristiano e Messi é alimentar uma questão que nunca deixará de ser discutida (visto que se baseia em algo subjectivo – a opinião de cada um) e dar ênfase a um ponto que apenas serve para ofuscar aquilo que realmente será a beleza da final: a forma fantástica como o grupo de cada equipa colabora e se apoia dentro do relvado, lutando por erguer a Taça!

5 comentários:

City of Futebol disse...

o ronaldo vai vencer claro..ele e o melhor e sera sempre, até porque desta epoca tteve um lesão e so agora esta a jogar ao seu nivel.... e agora sim e que pode ajudar portugal do sonho ja quase imposivel de ier ao mudial... força portugal. e que contidui assim a revista

nuno bastos disse...

nao ha jogador igual ha messi ele vai ganhar a liga dos campeoes e vai ser o melhor do mundo porque ele ao contrario de ronaldo ajuda a sua selecçao e o seu clube parabens messi es o melhor

Pedro Faria disse...

Bem, vai ser um grande confronto!!
Para mim, quem ganhar a Champions League, Manchester (C. Ronaldo) ou Barcelona (Messi), irá ser o melhor jogador do mundo!!
Eu sou português, e gostaria que fosse o C.Ronaldo, mas vamos ver o que vai acontecer e ah, que ganhe a melhor equipa e o melhor jogador !!

Anónimo disse...

Temos que começar a intrometer o Ibrahimovic nas comparaçoes quando falamos dos melhores jogadores do mundo...O meu sonho é ver os 3 na mma equipa...Ronaldo na esquerda, messi na direita e Zlatan no meio...seria a melhor tripla a tacante de toda a historia do futebol

fabio morais disse...

o Messi é o melhor jogador da actualidade, apesar de não ser tao completo como o C.Ronaldo(refiro-me aos livres) supera (e muito) o internacional português no que toca a velocidade, finta, drible e remate.