sábado, 18 de junho de 2011

As inaugurações dos estádios dos «três grandes»

Foi em 2003 que FC Porto, Benfica e Sporting inauguraram os seus novos estádios. Desde então, os «três grandes» do futebol europeus já derrotaram vários colossos do futebol europeu nas suas «casas», casos de Manchester United, Inter de Milão e Chelsea. Contudo, o historial de vitórias nos novos recintos começou a escrever-se, precisamente, no dia da inauguração. Mas há mais histórias a contar: o futebol mundial bem pode agradecer a FC Porto e Sporting a inauguração dos seus estádios, pois foi precisamente nessas datas que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo se deram a conhecer ao mundo.





FC Porto venceu Barcelona (2-0) e apadrinhou Messi


O dia 16 de Novembro de 2003 não é apenas recordado pelos adeptos do FC Porto. Na Catalunha, essa data também é memorável: foi nesse dia que Lionel Messi se estreou na equipa principal do Barcelona, em pleno Estádio do Dragão. Contudo, a festa foi azul e branca: o FC Porto venceu por 2-0, com Derlei a apontar o primeiro golo no Dragão, ele que viria a representar, mais tarde, Benfica e Sporting.





O segundo tento portista foi apontado por Hugo Almeida. Curiosamente, Evaldo e Maniche, agora jogadores do Sporting, foram titulares contra o Barcelona. Uma época em cheio para o FC Porto, isto porque terminaria com a conquista da Liga dos Campeões.





Sporting arrasou United (3-1) na noite de Ronaldo... e de Luís Filipe


O dia 6 de Agosto de 2003 ficou marcado na história do Sporting e de Cristiano Ronaldo. Foi após Alex Ferguson ter visto, naquele jogo, o franzinho camisola 28 do Sporting em acção que a vida do agora jogador Real Madrid viria a mudar. Ronaldo esteve endiabrado e, alguns dias depois, estava a ser apresentado em Old Trafford. Mas a noite não foi apenas de Ronaldo.





O português Luís Filipe (sim, o até há pouco tempo mal amado do Benfica) ficou na história do Estádio José Alvalade, pois foi ele que apontou o golo inaugural frente ao Manchester United. Ainda assim, a noite teve outra estrela: João Vieira Pinto bisou ante os «red devils», para delírio dos adeptos leoninos.





Benfica bateu Nacional Montevideo (2-1) com bis de... Nuno Gomes


Ao contrário dos seus rivais, o Benfica optou por convidar uma equipa teoricamente inferior (Nacional Montevideo, do Uruguai) para inaugurar o seu recinto, mas a noite não deixou de ser de festa para os adeptos encarnados. A noite, essa, foi de Nuno Gomes, ele que deixou de ser jogador do Benfica esta semana. O eterno camisola 21 das águias bisou na partida e viria a ser substituído em campo por... Miklos Féher, outro eternizado na Luz, embora por motivos diferentes.





Reveja as inaugurações dos estádios dos «três grandes»:












Nota: A Revista Futebolista gostaria de agradecer ao leitor Tiago Peixoto a disponibilização do vídeo da inauguração do Estádio do Dragão, num jogo que colocou frente a frente o FC Porto e o Barcelona.


3 comentários:

Helio Gomes disse...

As tres inaugurações tiveram casos curiosos, mas foi no dragão que nasceu o melhor jogador de todos os tempos!

Bruno Vaz disse...

Grande Luis Filipe!!!! looool

Anónimo disse...

E o destaque sobre o Bicampeão de Futsal?????