domingo, 1 de julho de 2012

Liga Zon Sagres 2012/2013



Com o fim do europeu os olhos dos portugueses viram se agora para a LIGA ZON SAGRES 2012/2013. Durante está semana que passou e na próxima são várias as equipas regressam ao trabalho, realizando aos habituais exames médicos obrigatórios, seguindo-se depois a pré-temporada onde se afinam e acertam os planteis para a longa batalha dos próximos. Este ano o principal escalão do futebol nacional vai contar com o regresso do Estoril e do Moreirense, a equipa de Moreira de Cónegos já andava há bastante tempo afastada da elite do futebol nacional. Na luta pelo título estão as quatro equipas teoricamente mais fortes onde o FC do Porto defenderá o título perante um Benfica como “fome” de títulos e um Braga que será sempre um candidato não assumido e o Sporting devido a sua história será sempre candidato a erguer o titulo de campeão nacional, embora as ultimas épocas não tenha estado ao nível de uma equipa candidata.

Apesar de estas serem as equipas mais fortes haverá sempre algumas equipas que deixam o ar da sua graça e fazem campeonatos de encher o olho como aconteceu na época anterior com o Marítimo, os insulares apresentaram um bom futebol e uma regularidade que lhe valeram o apuramento para o acesso a Liga Europa e a melhor qualificação de sempre alcançada pelos maritimistas. Aliás será esse um dos objetivos do Marítimo, Vitória de Guimarães e Nacional será uma luta entre estes três clubes ou de outro dos restantes que se intrometa nesta luta. Paços de Ferreira, Académica, Rio Ave e Olhanense serão equipas também em ter em conta para uma eventual luta aos lugares europeus, mas o seu principal objetivo antes de sonharem com um lugar de acesso a Liga Europa será a manutenção.

 Por fim temos Estoril, Vitória de Setúbal, Moreirense, Beira-mar e Gil Vicente serão equipas que o principal e único objetivo será assegurar a manutenção no principal escalão do futebol português o mais rápido possível para poderem fazer um campeonato descansado.

A novidade este ano nos campeonatos nacionais é a inclusão das equipas B na liga Orangina.

A nível transferências tem sido um mercado muito movimentado até entre saídas, entradas e permutas contam-se 35 jogadores que deixam e chegam a Liga Zon Sagres, até ao momento o Sporting de Braga é a equipa com mais movimentações.

Principais transferências (até 30-06-12):

BENFICA:
Entradas: Ola John (Twente), Hugo Vieira (Gil Vicente), Michel e Luisinho (Paços de Ferreira), Derlis Gonzáles, Djaniny (União de Leiria), Melgarejo (regressa depois de empréstimo), Carlos Martins (regressa depois de empréstimo), Paulo Jorge (Feirense), João Faria e Duarte (Varzim), Kardec (regressa depois de empréstimo)
Saída: Eduardo (Istambul BB), Jan Oblak, Roderick Miranda e Diego Lopes (cedidos ao Rio Ave)

FC Porto:
Entradas: Kelvin (regressa depois de empréstimo), Atsu (regressa depois de empréstimo), Fabiano Freitas (Olhanense), Igor Stefanovic (Santa Clara)
Saídas: Cristian Rodriguez (Atlético de Madrid), Guarin (Inter de Milão)

SPORTING:
Entradas: Zakarias Labyad (PSV), Wilson Eduardo (regressa depois de empréstimo), Lucas Patinho (cedido pelo Fluminense) Luís Aguiar (regressa depois de empréstimo), Bojinov (regressa depois de empréstimo)
Saídas: André Santos (Desportivo da Corunha), João Pereira (Valência), Anderson Polga (livre), Tiago (retirou-se)

SPORTING de BRAGA:
Entradas: Éder (Académica), Ismaily (Olhanense), Haas (União de Leiria), Mauro (Gil Vicente) Zé Luís (regressa depois de empréstimo), Cristiano Pereira (Valência), Pedro Cavadas (Boavista), Bérgson (Grémio), Manoel (Penafiel), Florent (Leixões), Leandro Albano (Belenenses), André Pires (Belenenses)
Saídas: Imorou (livre)

Sem comentários: