sexta-feira, 29 de maio de 2009

Selecção: Convocados para a Albânia e Estónia

Luís Boa Morte, Moreira e Zé Castro são as grandes novidades na lista de convocados de Carlos Queiroz. Portugal defronta a Albânia no dia 6 de Junho (qualificação para o Mundial'2010) e a Estónia no dia 10 do mesmo mês (particular).
O seleccionador nacional convocou 24 jogadores, com dois regressos e uma estreia absoluta. Moreira (Benfica) completa um leque de quatro guarda-redes, precisamente os mesmos que estiveram no estágio da selecção B, nos últimos três dias. Luís Boa Morte, extremo do West Ham, também regressa para reforçar o leque de opções nos flancos do ataque.
Zé Castro, central do Deportivo da Corunha, faz a sua estreia absoluta na selecção principal. Por outro lado, destacam-se as ausências de nomes como Quim, Fernando Meira, Ricardo Quaresma ou Hélder Postiga. Hugo Almeida e Edinho são os pontas-de-lança na lista de Queiroz.
Lista de convocados:
Guarda-Redes: Beto (Leixões) Daniel Fernandes (Bochum) Eduardo (Sp. Braga) Moreira (Benfica)

Defesas: Bosingwa (Chelsea) Bruno Alves (F.C. Porto) Gonçalo Brandão (Siena) José Castro (Deportivo) Miguel (Valência) Pepe (Real Madrid) Ricardo Carvalho (Chelsea) Rolando (F.C. Porto)

Médios: Deco (Chelsea) Duda (Málaga) Eliseu (Málaga) João Moutinho (Sporting) Raúl Meireles (F.C. Porto) Tiago (Juventus)
Avançados: Boa Morte (West Ham) Cristiano Ronaldo (Manchester Utd) Edinho (AEK) Hugo Almeida (Werder Bremen) Nani (Manchester Utd) Simão Sabrosa (Atlético de Madrid).

VAI DAR QUE FALAR: Sandro

Sandro Ranieri Guimarães Cordeiro é uma das grandes promessas do Internacional de Porto Alegre, e actual capitão da selecção canarinha de sub-20. Proveniente das camadas jovens do 'Colorado', o jovem 'volante' integrou a equipa principal em 2008. Devido aos problemas de saúde dos 'concorrentes' Edinho e Maycon, fez os seus primeiros jogos no Brasileirão 2008, tendo ainda participado na Copa Sul-Americana do mesmo ano, na qual o Internacional saiu vencedor. Com a saída de Edinho para o Lecce, Sandro agarrou a titularidade, contribuíndo para a conquista do Campeonato Gaúcho 2009. Sandro, Walter e Taison constituem o trio das novas coqueluches do Beira-Rio.


Ficha Técnica



Nome: Sandro Ranieri Guimarães Cordeiro
Data de nascimento: 15/03/1989 - 20 anos
Naturalidade: Riachinho, Brasil
Altura: 1.87m
Peso: 75kg
Posição: Médio-Defensivo
Clube: Internacional

Melhores marcadores em Portugal no século XXI

O avançado brasileiro Liedson, do Sporting, é o maior goleador do campeonato português no século XXI, com 98 golos marcados em 172 jogos, deixando o segundo melhor, Simão Sabrosa, a 22 de distância.
Além dos 98 golos marcados no campeonato português, Liedson soma mais 20 nas competições europeias, mais 15 na Taça de Portugal e mais oito na Taça da Liga, o que perfaz um total de 141 golos em 215 jogos em provas oficiais.
No segundo lugar do pódio dos melhores marcadores deste século está Simão Sabrosa, que marcou 76 golos no campeonato em 196 jogos com a camisola do Benfica, marca tanto mais notável quanto o actual jogador do Atlético de Madrid é um extremo.
O terceiro é o ponta-de-lança do Benfica Nuno Gomes, que marcou 68 golos desde o início deste século em 194 jogos com a camisola do Benfica. O actual capitão 'encarnado' vai já na sua 10.ª época de águia ao peito.
No 'top-5' dos melhores marcadores do campeonato português deste século posicionam-se o brasileiro Derlei, com 68 golos em 179 jogos por União de Leiria, FC Porto e Sporting, e o argentino Lisandro López, com 48 golos em 106 jogos pelo FC Porto.
Logo a seguir, ambos com 47 golos, estão o camaronês Meyong, que disputou 141 jogos por Vitória de Setúbal, Belenenses e Sporting de Braga, e Zé Manel, que alinhou em 245 jogos por Paços de Ferreira, Boavista, Sporting de Braga e Leixões.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Muito 'Barça' para tão pouco Manchester

O Barcelona sagrou-se ontem campeão europeu pela terceira vez no historial, ao vencer em Roma o Manchester United, de Cristiano Ronaldo, por 2-0. Messi ganhou o duelo particular com o internacional português e melhor jogador do Mundo. O argentino, que foi o melhor marcador da prova com 9 golos, marcou o segundo tento dos catalões, de cabeça. O primeiro tinha surgido na 1ª parte, pelo camaronês Samuel Eto´o.
Ronaldo não esteve nos seus melhores dias, apesar de muito rematador e impotente para virar o rumo dos acontecimentos, ainda viu um cartão amarelo.
Com esta conquista, o 'Barça' de Guardiola fez história no futebol espanhol, ao ser a primeira equipa a conseguir o 'triplete', vencendo na mesma temporada o Campeonato, a Taça de Espanha e a Liga dos Campeões.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Selecção Nacional inicia estágio de observação

Carlos Queiroz vai observar 23 jogadores que habitualmente não são convocados, durante um estágio que começa hoje e prolongar-se-à até sexta-feira. Entre os atletas chamados, destaque para os regressos de Moreira, Postiga e Boa Morte, e para as estreias de Byschoff e Sílvio. Pepe, afastado dos relvados devido à agressão que protagonizou frente ao Getafe, mereceu um voto de confiança do seleccionador: «O facto de ele estar aqui é um voto de confiança. Temos a convicção de que ele merece a oportunidade de mostrar a todos que o que se passou não foi mais do que um mero incidente». Miguel Lopes, futuro reforço do FC Porto, falha o estágio devido a lesão. Os treinos vão ter lugar no Estádio do Restelo.

Duelo de imperadores em Roma

Faltam poucas horas para o início do jogo do ano. Barcelona e Manchester United disputam no Estádio Olímpico de Roma a conquista da Liga dos Campeões 2008/2009. As atenções vão estar focadas no duelo Cristiano Ronaldo vs Lionel Messi, os dois melhores futebolistas da actualidade. O suiço Massimo Busacca, que até já foi abençoado pelo Papa, vai ser o árbitro da partida, com pontapé de saída marcado para as 19.45, hora portuguesa.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Futuro de Quaresma pode passar por Génova

Ricardo Quaresma pode estar a caminho do Génova, envolvido na transferência de Diego Milito e Thiago Motta para Milão. O presidente Enrico Preziosi adiantou que há acordo com o Inter e só falta mesmo o sim do jogador português. Depois de uma época para esquecer ao serviço do Inter e do Chelsea, o 'mustang' parece estar fora das contas de José Mourinho.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mourinho renova e afasta-se do Real

O Inter de Milão anunciou esta tarde a progorração do vínculo de José Mourinho por mais uma temporada, acabando com os rumores que davam conta da ida de 'Il Speciale' para Madrid. O treinador português viu melhoradas as suas condições salariais, e tem agora contrato até ao final da época 2011/2012.

Benfica anuncia continuidade de Quique

O Benfica colocou um ponto final (ou terá sido apenas uma vírgula?) na especulação em torno da rescisão com Quique Flores. Os encarnados enviaram hoje um comunicado à CMVM informando que não decorrem quaisquer negociações visando a interrupção do contrato com o técnico espanhol, e que a próxima época está já a ser preparada com o aval do actual treinador.

Comunicado:

1) A SL Benfica SAD e o Sr. Enrique Sanchez Flores celebraram e mantêm em vigor um contrato de trabalho válido até ao final da época desportiva2009/2010;

2) A SL Benfica SAD e o Sr. Enrique Sanchez Flores têm estado a debater as condições relativas à preparação da nova época desportiva;

3) A SL Benfica SAD não tem intenção de avançar com qualquer rescisão unilateral do actual contrato;

4) Não existem negociações em curso relacionadas com o contrato em vigor.

Ligas Sagres e Vitalis - Ponto Final

Está a chegar ao fim mais uma época futebolística em Portugal, faltando apenas a final da Taça de Portugal para começar a 'silly season'. Na Liga Sagres, o Nacional assegurou o quarto lugar mesmo perdendo com o Sporting (3-1), pois o Braga não conseguiu levar os três pontos do Dragão (1-1). Na luta pela manutenção, saiu a fava a Trofense e Belenenses, que perderam diante de Paços de Ferreira (1-0) e Benfica (3-1), respectivamente.



A União de Leiria acompanha o Olhanense na subida ao primeiro escalão, depois de ter vencido em Aveiro o Beira-Mar e ter beneficiado da derrota do Santa Clara diante do Feirense. Boavista, que continua em queda livre, e Gondomar foram relegados para a 2ª divisão, enquanto que Fátima e Chaves regressam à Liga Vitalis.

FC Porto esgota bilhetes para o Jamor

O FC Porto já esgotou os bilhetes para a final da Taça de Portugal, troféu que irá disputar com o Paços de Ferreira, no dia 31 de Maio, próximo domingo, pelas 17:00.
A procura durante esta segunda-feira foi bastante intensa, acabando por se vender num ápice os cerca de 13.000 bilhetes que haviam sido disponibilizados aos portistas.

sábado, 23 de maio de 2009

Um exemplo a seguir

A venda de Ramires ao Benfica nem levantou grandes 'ondas' junto dos adeptos do Cruzeiro, que já estavam mais ou menos preparados para ver partir um dos seus craques, mas mesmo assim, o presidente do clube brasileiro, Zezé Perella, decidiu escrever uma carta dirigida à 'torcida' cruzeirense, onde explica os detalhes do negócio e alguns pormenores da sua gestão (muito boa, por sinal) à frente do emblema mineiro.
Uma missiva que vale a pena ler na íntegra e que, além de demostrar bem o porquê de o Cruzeiro ser dos clubes mais vitoriosos da América do Sul, é também um bom exemplo, a vários níveis, para alguns dirigentes do futebol português.

Carta de Zezé Perella aos adeptos do Cruzeiro:

«Caro adepto,

tomar a decisão de vender o médio Ramires não foi uma tarefa nada fácil. Durante um ano, o Cruzeiro recebeu dezenas de sondagens de clubes da Europa e do Japão para negociar o jogador. Na reabertura do mercado europeu da temporada de 2008/2009, o Lokomotiv, da Rússia, chegou a fazer uma proposta igualmente de 7,5 milhões de euros, mas Ramires entendeu que ainda não era o momento de pensar numa transferência. A vontade do atleta foi respeitada e fizemos um planeamento para ter o nosso craque em toda a Libertadores deste ano.

Há algumas semanas, outros clubes voltaram a procurar o Cruzeiro com o mesmo interesse, mas apenas o Benfica, de Portugal, veio a Belo Horizonte com uma proposta oficial. Na última terça-feira, iniciámos as conversas e chegamos à definição dos números. Faltava apenas o acerto do jogador com o clube português, o que aconteceu na quarta-feira à noite. Ramires e seus representantes também concluíram as conversas com o Benfica e entenderam que era a melhor opção para o jogador no momento.
Durante cinco dias, aguardei também a proposta que o CSKA, da Rússia, ficou de enviar para o Brasil, mas isso não se concretizou. Ao aceitar agora vender os direitos de Ramires por 7,5 milhões de euros, aproximadamente 22 milhões de reais (o Cruzeiro fez um acordo com o Joinville e ficou com 80% da transferência – cerca de 17 milhões de reais), levei ainda em consideração a serenidade que um presidente precisa ter à frente do clube. Manter os nossos compromissos em dia, salários sem atrasos e contas equilibradas tem sido nos últimos anos o segredo do Cruzeiro para a conquista de tantos títulos.
Mas em 2009, todos os clubes de futebol acabaram afectados pela crise económica mundial. Os adeptos têm acompanhado bem de perto a nossa dificuldade em conseguir um patrocinador 'master', o que nos levou a uma queda sensível nas receitas. Neste ano, 600 mil reais deixaram de entrar nos cofres do clube em cada mês.
Por outro lado, não medimos esforços em reforçar a equipa visando a disputa de várias competições. Comprámos o passe do avançado Wellington Paulista e do médio Fabrício, um ídolo dos adeptos. Para termos o 'gladiador' Kléber a vestir as nossas cores, abrimos mão de receber quase 12 milhões de reais na transferência do avançado Guilherme para o Dínamo de Kiev e renovámos o contrato do guarda-redes Fábio, outro antigo desejo dos adeptos. Altos investimentos foram feitos, mas precisamos pagar essa factura. Como todos, também gostaria de continuar a ver o 'guerreiro' Ramires eternamente no Cruzeiro, mas como qualquer gestor, tenho de pensar primeiro em administrar o clube com responsabilidade.
Nesta altura, optar por esperar mais alguns dias, semanas, meses e até temporadas para negociar um jogador com os valores milionários que obtivemos na transferência de Ramires para o Benfica, poderia representar um erro. Cabe ao presidente tomar as decisões e entendi que, perante o cenário mundial, o Cruzeiro estava a agir correctamente.
Nos últimos anos, o futebol tornou-se um desporto caro, repleto de estrelas e investimentos milionários. Para sobreviver com equipas em condições de lutar por títulos e manter os craques, só temos duas saídas: gerar receitas e mostrar competência na busca e formação de promessas. Diversos exemplos já demos nesse sentido e muitas vezes chegámos a ser incompreendidos. Em 2007, decidimos apostar num jovem, de apenas 19 anos, desconhecido, que jogava numa equipa da terceira divisão, acreditando que ele era uma grande promessa. Ao anunciar a sua contratação, sofremos uma enxurrada de críticas. O nome dele? Ramires Santos do Nascimento.
Um abraço
Zezé Perrella»

sexta-feira, 22 de maio de 2009

VAI DAR QUE FALAR: Pablo Sarabia

Pablo Sarabia é uma das pérolas do Real Madrid. Com 17 anos apenas, é cobiçado por vários emblemas, nomeadamente o Arsenal de Arsene Wenger. Descoberto pelos merengues num clubes dos arredores de Madrid, cedo integrou as selecções jovens espanholas. Em 2007, os 'gunners' tentarem resgatá-lo do Real, mas os pais do míudo não viram com bons olhos uma mudança do filho para Londres. Ao contrário dos compratiotas Fran Mérida e Fabregas, Pablo resistiu à tentação e 'explodiu' na cantera 'blanca'. Actualmente brilha nos juvenis do Real e nos sub-17 espanhóis. Sarabia é possuidor de um excelente pé esquerdo e actua preferencialmente a extremo, fazendo uso da sua velocidade e técnica. O Real Madrid C e o Real Madrid Castilla constituirão os próximos passos do jovem promissor, que dentro de um ou dois anos brilhará ao mais alto nível.

Ficha Técnica



Nome: Pablo Sarabia Garcia
Data de nascimento: 11/05/1992 - 17 anos
Naturalidade: Madrid, Espanha
Posição: Extremo
Clube: Real Madrid

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Scolari sondado por Milan e Juventus

Luiz Felipe Scolari, despedido do Chelsea no passado mês de Fevereiro, pode estar muito perto de rumar a Itália. Jorge Mendes, representante do 'sargentão', já confirmou o interesse do AC Milan e da Juventus no treinador brasileiro. Fenerbahce, Wolfsburgo e Bunyodokor (Uzbequistão) também estão na corrida pela contratação do ex-seleccionador nacional.

Queiroz pensa em convocar Kevin Gameiro

Carlos Queiroz está de olho no avançado do Lorient Kevin Gameiro. De acordo com a imprensa francesa, o seleccionador nacional tenciona convocar o jogador de 22 anos, descendente de portugueses. Curiosamente, Gameiro já representou a selecção gaulesa no Torneio de Toulon em 2007, no qual arrecadou os prémios de melhor jogador e melhor marcador.

Mourinho quer ex-pupilos Mikel e Carvalho

Depois de garantir os serviços dos jogadores do Génova Diego Milito e Thiago Motta para a próxima temporada, José Mourinho pretende assegurar a contratação dos seus ex-pupilos Obi Mikel e Ricardo Carvalho. Segundo o 'Daily Express', o negócio poderá realizar-se por 24 milhões de euros. Recorde-se que foi José Mourinho que lançou ambos os jogadores no Chelsea. Em Espanha, aumentam os rumores da intenção de Florentino Perez em levar Mourinho para o Real Madrid, após a 'nega' de Arsene Wenger.

Shakhtar vence última Taça UEFA

O Shakhtar Donetsk é a primeira e última equipa ucraniana a vencer a Taça UEFA, que para o ano dará lugar à Liga Europa. Embora desfalcado de três pedras fundamentais (Diego, Mertesacker e Hugo Almeida), o Werder Bremen bateu-se bem e vendeu cara a derrota, que surgiu apenas no prolongamento. Três brasileiros marcaram os tentos da final. Luiz Adriano fez o primeiro da noite, mas o Bremen respondeu de imediato, através da marcação de um livre directo de Naldo, que contou com a ajuda do keeper ucraniano. Seria o 'pequeno maestro' de Donetsk, Jadson, a dar o título à sua equipa, marcando o golo decisivo já no decorrer do prolongamento. O Shakhtar Donetsk sucede assim ao Zenit de São Petersburgo.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Messi recusou proposta milionária do Manchester City

Lionel Messi recusou uma proposta milionária do Manchester City, que contemplava um salário astronómico de 10 milhões de euros líquidos por época, durante quatro anos. O dono dos 'citizens', o xeique Mansour bin Zayed al Nhyan, oferecia ao Barcelona o valor da cláusula de rescisão do astro argentino, 150 milhões de euros. Como já seria de esperar, Messi reiterou a sua intenção em permanecer nos campeões espanhóis.

Danny 6 meses de baixa

O português Danny, médio do Zenit de São Petersburgo, vai parar nos próximos seis meses. Trata-se de uma baixa importante também para Carlos Queiroz, que não vai poder contar com o jogador nos últimos jogos de qualificação para o Mundial de 2010. O diário russo Sport-Express dá conta do interesse do Zenit na contratação de Ricardo Quaresma, para ocupar a vaga deixada pelo compatriota.

Benfica: Ramires confirmado por 5 épocas

Apesar de um ataque de última hora do CSKA de Moscovo, o jovem médio brasileiro do Cruzeiro, Ramires, vai alinhar, a partir da próxima temporada, no Benfica.
Segundo consta, o clube da Luz terá chegado, ontem, a acordo com os dois detentores do passe internacional do futebolista – Cruzeiro (70%) e Joinville (30%) -, concluindo assim a aquisição de 50% do passe de Ramires, por 3,250 milhões de euros. Quanto aos restantes 50%, foram adquiridos pelo MSI, fundo representado pelo empresário Giuliano Bertolucci.
O médio criativo, de apenas 22 anos, vai assinar um contrato válido por cinco temporadas, durante as quais receberá entre os 800 mil e um milhão de euros.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Benfica e Porto agitam mercado

A poucas semanas do terminus da época, são já muitas as movimentações no 'circo' das transferências. Benfica e Porto são, como tem sido apanágio nos últimos anos, os clubes que mais tinta fazem correr na imprensa.

Os encarnados já contrataram o defesa-direito Patric e preparam-se para continuar a 'pescar' no mercado brasileiro. Ramires, médio do Cruzeiro, está prestes a tornar-se no segundo reforço das 'águias' para a próxima temporada. Na órbita da Luz estão ainda o artilheiro da Liga Sagres Nené (o presidente do Cruzeiro revelou que o Benfica ofereceu 2 milhões por metade do passe), Chicão (defesa-central goleador do Corinthians) e Maicosuel (médio criativo do Botafogo). Ruben Micael e Alvaro Pereira são também alvos de Rui Costa, sendo que este último aguarda pelo 'sim' do Cluj para viajar para Lisboa. Em sentido inverso poderão estar Katsouranis (tem proposta do Hamburgo) e Luisão (desejado pelo Manchester City). Reyes e Sepsi pretendem envergar a camisola encarnada no próximo ano, cenário que se revela muito difícil de acontecer.

O Porto dificilmente contará com Bruno Alves e Lisandro na próxima época. Jesualdo Ferreira, que continuará no comando dos 'dragões' está de olho no central do Nacional Maicon, que é também disputado pelo Marselha. Segundo um dirigente do Cruzeiro, o Porto oferece 1 milhão de euros pelos 50% do passe que a 'raposa' ainda detém. Angeleri, que já esteve na rota do Dragão no passado defeso, pode ser reforço. O central dos Estudiantes pode até sair a custo zero, caso o clube argentino não accione uma cláusula de opção. João Paulo e Bolatti, emprestados ao Rapid Bucareste e Huracan respectivamente, têm vários clubes interessados nos seus serviços, e podem representar bons encaixes financeiros para os azuis-e-brancos.

Benfica perto de garantir Ramires

Ramires, jogador do Cruzeiro, pode tornar-se brevemente no próximo reforço do Benfica. As negociações entre os clubes estão bem encaminhadas. As águias deverão receber um dos melhores médios do Brasileirão.
Paulo Gonçalves, assessor jurídico dos encarnados, lidera o processo de transferência em Belo Horizonte. Ontem, efectuou várias diligências com responsáveis do emblema brasileiro e alguns parceiros, indispensáveis à conclusão do negócio.
Tudo indica que o dossiê passe pelo estabelecimento de um acordo com uma das empresas de Kia Jooranchian, empresário iraniano com forte presença naquele mercado. Só este cenário parece permitir aspirar aos números pedidos pelo Cruzeiro: perto de sete milhões de euros.
Ramires, de 22 anos, defende o Cruzeiro desde 2007 e foi eleito o melhor médio centro do Campeonato Brasileiro do ano passado no prémio 'Craque do Brasileirão'. O atleta é definido como um elemento versátil, forte na marcação mas também com vocação ofensiva.
Veja aqui algumas das habilidades de Ramires:

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Futebol Internacional: Resumo do fim-de-semana


Inglaterra: Man. United é tri-campeão

Um empate a zeros no sábado com o Arsenal foi o suficiente para o Manchester United revalidar o título. O jogo foi muito táctico, com o United a não arriscar muito na busca do golo sabendo que o empate era o suficiente para os seus objectivos. Mais um título para Cristiano Ronaldo, que se sagrou assim tricampeão inglês, 10 dias antes de ter a possibilidade de revalidar o título europeu. Alex Ferguson conseguiu nova conquista no seu vasto rol de títulos, somando já 11 troféus na Premier League.

Itália: Mourinho dá o tetra ao Inter

Após ter festejado no sábado a conquista do 17.º scudetto, sem ter jogado, dado que o AC Milan 'abdicou' da luta pelo titulo ao perder em Udine, por 2-1, o Inter de Milão fez ontem a festa no Giuseppe Meazza, depois de vencer o Siena por 3-0.
O tetracampeão Luís Figo, tido como jogador talismã da equipa transalpina, dado que ajudou a colocar cobro a um longo jejum de 15 anos, anunciou, entretanto, o fim da sua carreira no final da presente época.

Espanha: Barcelona também festejou

Depois de na semana ter causado uma enorme desilusão ao empatar no Camp Nou, o Villarreal derrotou no sábado o Real Madrid por 3-2 e entregou o campeonato ao Barcelona, que ontem até se pôde dar ao luxo de perder em Maiorca (2-1). A equipa sensação do futebol europeu já apontou 104 (!!) golos no campeonato e confirma agora a excelente temporada realizada com o título espanhol. Pep Guardiola é o homem do momento ao conseguir colocar um Barça em decadência numa máquina de futebol. O Barcelona conquista o seu 19º título espanhol interrompendo uma série de 2 vitórias do Real Madrid.


Liga Sagres: Análise da 29ª Jornada

A vitória do Benfica em Braga foi o grande destaque da 29ª Jornada da Liga. Sabendo aproveitar bem os inúmeros brindes do conjunto arsenalista, os encarnados não tiveram dificuldades de maior para triunfar por 3-1, garantindo desde já a terceira posição.
Já com a sua situação definida, FC Porto e Sporting também venceram nesta ronda.
Na Trofa, os campeões nacionais não relaxaram e bateram o Trofense por 4-1, agudizando ainda mais a situação da equipa de Tulipa, que é última classificada e corre sérios riscos de descer à Liga Vitalis.
Na Madeira, o Sporting venceu o Marítimo por 2-1. Num jogo onde já nada se decidia, ficam para a história mais dois golos de Liedson, que na última ronda vai ainda tentar alcançar o nacionalista Nenê, actual melhor marcador da competição com 19 golos.
No restante da jornada, destaque para a vitória do ‘aflito’ Belenenses sobre o Rio Ave (1-0), num jogo que ficou marcado pela estreia de Rui Jorge no comando técnico dos azuis, e para o triunfo do Nacional sobre o Paços de Ferreira, que praticamente garantiu o 4ºlugar aos comandados do Prof. Manuel Machado.

RESULTADOS: Sp. Braga - Benfica, 1-3; Trofense - FC Porto, 1-4; Marítimo - Sporting, 1-2; Belenenses - Rio Ave, 1-0; Académica - Naval, 3-1; V. Setúbal - Leixões, 0-1; Nacional - P. Ferreira, 2-0; E. Amadora - V. Guimarães, 1-0.

CLASSIFICAÇÃO: 1º. FC Porto, 69 pontos; 2º. Sporting, 63; 3º. Benfica, 56; 4º. Nacional, 52; 5º. Sp. Braga, 49; 6º. Leixões, 42; 7º. Académica, 39; 8º. Marítimo, 37; 9º. V. Guimarães, 35; 10º. E. Amadora, 34; 11º. P. Ferreira, 31; 12º. Naval, 28; 13º. Rio Ave, 27; 14º. V. Setúbal, 25; 15º. Belenenses, 24; 16º. Trofense, 23.

ÚLTIMA JORNADA: Benfica - Belenenses; FC Porto - Sp. Braga; P. Ferreira - Trofense; Sporting - Nacional; Leixões - Marítimo; Naval - V. Setúbal; V. Guimarães - Académica; Rio Ave - E. Amadora.

Parabéns Olhanense!

Uma nota ainda para o Olhanense, que ao fim de 34 anos e sob o comando de Jorge Costa, garantiu este fim-de-semana a subida à Liga Sagres, ao derrotar o Gondomar por 1-0, sagrando-se assim campeão da Liga Vitalis na penúltima jornada. Um golo de Toy, no estádio São Miguel, em Gondomar, recolocou a equipa algarvia no escalão maior do futebol português.
Santa Clara e União de Leiria decidem na última ronda quem acompanha os de Olhão.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Chelsea segue Bruno Alves

Bruno Alves pode ser o próximo português a rumar ao Chelsea. Segundo o 'Daily Star', olheiros dos 'blues' observaram o defesa do Porto em seis partidas. Depois de Jorge Andrade, Ricardo Carvalho e Pepe, Bruno Alves será o próximo central a proporcionar um grande encaixe financeiro para os cofres dos 'dragões'. Arsenal, Barcelona, Inter e Manchester City também já sondaram o português de 27 anos, cuja cláusula de rescisão ronda os 30 milhões de euros.

Clubes devem 634 milhões

Os 32 clubes da Liga e da Honra somam um passivo acumulado de 634 milhões de euros. O tetracampeão FC Porto transporta a sua liderança no relvado também para o campo dos devedores, com a SAD a registar 152,9 milhões de euros de passivo. Não muito longe surgem Benfica e Sporting, com 147,4 e 141 milhões de euros, respectivamente.
As SAD dos três 'grandes' são, assim, responsáveis por cerca de 70 por cento das dívidas nos campeonatos profissionais portugueses, com um total de 441,3 milhões.
Todavia, quando combinados os passivos das SAD e dos clubes, é o Benfica quem obtém o valor mais elevado: 267,4 milhões de euros. O Sporting apresenta um passivo total de 221 milhões, enquanto o FC Porto não vai além dos 162,2.
A Liga principal acarreta um maior número de receitas, mas é também sinónimo de mais dívidas. Os 16 clubes que a disputam somam cerca de 546 milhões de euros em dívidas, ou seja, quase 86 por cento do montante global. No pólo oposto ao dos três grandes está o Paços de Ferreira, cujo resultado financeiro negativo é de 275 mil euros.
Na Honra, a SAD do Boavista lidera com 46 milhões de euros, que ascendem a 90 milhões se somadas as dívidas do clube axadrezado.
As excepções no futebol profissional limitam-se a Olhanense, Feirense, Gondomar e Sporting da Covilhã – os únicos clubes que não têm quaisquer dívidas.

PASSIVO DOS CLUBES

LIGA

Passivo (euros)

FC Porto SAD - 152.900.000
Benfica SAD - 147.400.000
Sporting SAD - 141.000.000
E. Amadora - 18.000.000
V. Guimarães - 15.600.000
V. Setúbal - 13.500.000
Sp. Braga SAD - 12.900.000
Académica - 12.500.000
Belenenses - 8.400.000
Naval - 6.900.000
Marítimo - 5.000.000
Leixões - 4.000.000
Rio Ave - 3.750.000
Trofense - 3.500.000
Nacional - 380.000
Paços de Ferreira - 275.240

Total - 546.005.240

LIGA DE HONRA

Passivo (euros)

Boavista SAD - 46.000.000
Varzim - 12.834.000
Santa Clara - 10.885.000
Beira-Mar - 5.000.000
Estoril-Praia - 4.000.000
Gil Vicente - 3.000.000
União Leiria SAD - 2.000.000
Vizela - 1.958.000
Portimonense - 1.125.000
Oliveirense - 1.000.000
Desportivo das Aves - 900
Freamunde - 12.347,50
Olhanense - 0
Feirense - 0
Gondomar - 0
Sp. Covilhã - 0
Total - 88.714.347,50

quinta-feira, 14 de maio de 2009

VAI DAR QUE FALAR: Paulo Regula

A nova coqueluche do Vitória de Setúbal dá pelo nome de Paulo Regula. O médio criativo começou a carreira nas escolas do Sporting, mas foi no Bonfim que completou a sua formação. Depois de protagonizar uma boa campanha ao serviço dos juniores sadinos, Regula garantiu um lugar na equipa principal. A sua estreia aconteceu a 18 de Janeiro de 2009, na vitória do Setúbal sobre o Nacional para a Taça da Liga. A crítica foi unânime nos elogios ao novo talento natural de Sarilhos Pequenos.

A rescisão do 'concorrente' Mateus abriu-lhe as portas do onze da equipa treinada por Carlos Cardoso. As suas exibições despertaram a atenção de clubes de maior dimensão, nacionais e estrangeiros, com Benfica e Porto à cabeça. Embora a sua clásula de rescisão esteja fixada dos 5 milhões de euros, 400 mil euros serão suficientes para levar Regula dos sadinos, conforme explicou Miguel Veloso, empresário do internacional sub-21: «Obviamente que estamos a falar de números surreais para a realidade do Vitória de Setúbal. Penso que por 400 mil euros o negócio pode fazer-se». Para já, o jovem de 20 anos quer ajudar o seu clube do coração a garantir a manutenção, mas o seu futuro será, com toda a certeza, longe do rio Sado.

Ficha Técnica



Nome: Paulo Roberto Costa Regula
Data de nascimento: 12/03/1989 - 20 anos
Naturalidade: Sarilhos Pequenos, Portugal
Altura: 1.84m
Peso: 71kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: Vitória de Setúbal



Remate de Regula à barra frente ao V. Guimarães

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Luisão afirma que 3º lugar leva Benfica à Champions

Luisão cometeu uma grande gaffe em entrevista ao site brasileiro 'Globo'. Confrontado com a actual situação do Benfica, o central canarinho afirmou: «Acho que vamos conseguir esse terceiro lugar e, desse modo, uma vaga na 'Champions'. Dependemos apenas de nós próprios». O internacional brasileiro mostrou-se ainda encantado com a possibilidade de rumar ao Manchester City: «Até agora não recebi nenhuma proposta ou contacto. Não falo com o meu empresário há alguns dias, mas vou ligar-lhe para saber se há alguma coisa. Para mim é muito interessante. Todos os jogadores sonham em atuar no futebol inglês». Apesar do manifesto interesse do clube inglês, Luisão salientou que «por enquanto, tem contrato com o Benfica, onde também está feliz».

Gerrard eleito o melhor do ano para a imprensa

Steven Gerrard, capitão do Liverpool, foi eleito o melhor jogador do ano em Inglaterra pela Associação de imprensa desportiva britânica. Gerrard sucede ao português Cristiano Ronaldo, que havia sido distinguido nos últimos dois anos. Ryan Giggs e Wayne Rooney ficaram na segunda e terceira posição, respectivamente.

Manuel José é o novo seleccionador de Angola

Manuel José, um dos treinadores portugueses mais laureados, é o novo seleccionador de Angola. Justino Fernandes, presidente da Federação Angolana de Futebol , anunciou que o ainda treinador do Al-Ahly irá assumir o cargo a partir de 1 de Junho, altura em que começará a preparar a selecção angolana para a CAN 2010, que se realizará precisamente em Angola.

Será Possível?

Chama-se Neymar, joga no Santos, e aos 17 anos é já apontado no Brasil como o sucessor de Robinho. Veja do que ele é capaz neste vídeo a todo o vapor...


terça-feira, 12 de maio de 2009

Empresário confirma Diego na Juventus

O brasileiro Diego já é jogador da Juventus. Quem o confirmou foi o seu empresário, Giacomo Petralito, em declarações à revista Kicker. O Werder Bremen, que comprou o médio canarinho ao Porto por seis milhões de euros, vai agora receber cerca de 24.5 milhões. O contrato com a 'vecchia signora' é válido para as próximas cinco temporadas.

Milan Jovanovic imita Mike Tyson

Milan Jovanovic, avançado do Standard de Liège, agrediu um adversário de uma forma deveras original, ou talvez não. Provavelmente o sérvio é fã de Mike Tyson, logo decidiu imitar o norte-americano...


Belenenses: Rui Jorge substitui Jaime Pacheco

A pesada derrota, por 5-0, que o Belenenses sofreu ontem no Restelo diante do Sp. Braga, levou Jaime Pacheco a abandonar o comando técnico da equipa ‘azul', por rescisão amigável.
A decisão foi tomada numa reunião com a administração do clube, logo após o final do encontro com os bracarenses.
«Não havia condições para a sua continuidade. Tivemos uma conversa com a equipa técnica, que decorreu com elevação, e acertámos a rescisão. Nesta fase e até ao final da época vai assumir as funções de treinador o Rui Jorge», revelou o novo presidente do Belenenses, Viana de Carvalho.
O antigo jogador de FC Porto e Sporting estava a treinar os juniores e transita agora para a equipa principal.
Último classificado a duas jornadas do fim da Liga, o emblema da cruz de Cristo dificilmente evitará a despromoção.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Jesus para salvar Benfica do Inferno

O empate caseiro com o Trofense foi a gota de água. Quique Flores tem a porta de saída do Benfica escancarada. Luis Filipe Vieira já anunciou que vai tomar medidas, e o treinador espanhol deverá ser o primeiro a abandonar o barco. Surge, no entanto, um problema: se Quique não sair por vontade própria, o Benfica terá de indemnizá-lo em cerca de 3 milhões de euros... Ecos de Espanha anunciam que Bétis, Atlético de Madrid e Sevilha estão interessados nos seus serviços, mas a última palavra cabe ao técnico.

Por cá, intensificam-se os rumores de que Jorge Jesus poderá ser o eleito de Vieira, para tirar a equipa do 'inferno' que têm sido as últimas temporadas. Depois do excelente trabalho desenvolvido no Belenenses e Braga, Jesus pode finalmente chegar a um 'grande'.