sábado, 14 de maio de 2011

FC Porto é campeão invicto, Sporting consegue 3º lugar

» FC Porto é campeão sem derrotas
O FC Porto terminou a presente edição da Liga ZON Sagres sem ter conhecido o sabor da derrota, igualando o feito do Benfica em 72/73. Os «dragões» foram à Madeira vencer o Marítimo por 2-0 (Varela e Walter), terminando o Campeonato com 27 vitórias e três empates (84 pontos). 

André Villas Boas tornou-se o primeiro treinador português a ser campeão sem derrotas, conseguindo ainda um feito inédito no futebol nacional: a maior distância pontual de um campeão para o segundo classificado - 21 pontos de vantagem em relação ao Benfica. Os «dragões» conseguiram ainda o melhor ataque (73 golos) e a melhor defesa (-16 golos) da prova, bem comos os dois melhores marcadores da prova: Hulk, com 23 tentos, e Falcao, com 16 - há 35 anos que os dois melhores marcadores da prova não pertenciam à mesma equipa.

O Marítimo terminou o Campeonato no 9º lugar, com 35 pontos.

Sporting conquista 3º lugar em Braga
O Sporting conseguiu «roubar» o 3º lugar da Liga ao Sporting de Braga, graças a um triunfo por 1-0 no Minho - golo de Yannick Djaló, aos 5 minutos. A equipa de Alvalade terminou o Campeonato com 48 pontos, a 36 pontos (!) do FC Porto. Por sua vez, o Sp. Braga encerra a época com 46 pontos. Na próxima época, será o até aqui treinador do Braga Domingos Paciência a tentar levar o Sporting a uma melhor classificação.

Benfica cede empate caseiro frente à U. Leiria (3-3)
Chuva de assobios no último jogo do Benfica esta temporada, em pleno Estádio da Luz. Os encarnados empataram a três golos com a União de Leiria, numa partida onde estiveram a vencer até ao último minuto de jogo. Cardozo abriu o marcador perto do intervalo, mas João Silva fez o 1-1 ainda antes do descanso. Na segunda parte Javi Garcia e Jara aumentaram o placar para 3-1, mas Leandrino (a quinze minutos do fim) e João Silva (no último minuto) devolveram a igualdade ao marcador. 

O Benfica termina a época com 63 pontos, a 21 do FC Porto. Por sua vez, o Leiria termina a época no 10º lugar, com os 35 pontos que o Marítimo, culpa de uma 2º lugar francamente inferior à primeira, onde chegou a estar nos lugares europeus.

Nacional da Madeira confirma Europa em Aveiro
O Nacional da Madeira foi ao terreno do Beira-Mar vencer por 2-0 (Diego Barcellos e Edgar Costa), confirmando o 6º lugar na Liga e o consequente acesso à Liga Europa. Os madeirenses terminam a época com 43 pontos, a um do 5º lugar, enquanto o Beira-Mar conseguiu o objectivo da manutenção na Liga - 13º lugar, com 33 pontos.

Paços de Ferreira goleia em Coimbra (5-1)
Embora tenha falhado o acesso à Liga Europa, o Paços de Ferreira despediu-se da presente edição da Liga com uma goleada por 5-1, frente à Académica, na Briosa. Ao intervalo a equipa pacense já tinha feito os seus 5 tentos (Mário Rondon x2, Ozéia x2 e Pizzi), tendo cabido aos «estudantes» o tento de honra já na segunda parte (Éder). O Paços de Ferreira terminou a Liga no 7º lugar, com 41 pontos (a um ponto da Europa), enquanto a Académica terminou a época na 14ª posição, com 35 pontos (cinco acima da linha de água).

Vitória de Guimarães bate Naval (0-3) e termina em 5º
Já com o acesso à Liga Europa garantido (graças à presença na final da Taça de Portugal), o Vitória de Guimarães foi à Figueira confirmar o 5º lugar na Liga, graças a uma vitória por 3-0 frente à já despromovida Naval. Jorge Ribeiro, por duas vezes, e Edgar fizeram os golos vimaranenses. A equipa minhota fechou a época com 43 pontos (a três do 4º lugar), enquanto a Naval confirmou o último lugar na Liga (23 pontos).

Olhanense e Rio Ave empatam a dois golos
O Rio Ave entrou no terreno do Olhanense com uma ténue esperança em conseguir um lugar europeu, mas não conseguiu mais que um empate a dois golos. Yontcha e Dady marcaram para o Olhanense, cabendo a Yazalde e a João Tomás os golos vilacondenses. O Rio Ave ficou no 8º lugar da Liga, com 38 pontos, e o Olhanense na 12ª posição, com 34 pontos.

Nota ainda para João Tomás, que terminou a época com a distinção de melhor goleador português da prova. O vetereno goleador conseguiu 16 golos, tantos quanto Falcao, mas ficou no 3º lugar da lista de marcadores, por ter mais tempo de jogo que o avançado do FC Porto.

Vitória de Setúbal vence Portimonense (3-1)
Num jogo sem história, o Vitória de Setúbal venceu o Portimonense por 3-1, graças a uma reviravolta no marcador. Pedro Silva colocou a já despromovida equipa de Portimão em vantagem, mas Neca, Pitbull e Michel viraram o resultado. O Vitória de Setúbal conseguiu chegar ao 11º lugar da Liga, com 34 pontos, enquanto o Portimonense termina em 15º, com 25 pontos.

3 comentários:

Norberto disse...

PORTOOOOO! Não se pode comparar o benfica dos anos 70, levado ao colo pelo Salazar, com o futebol atual

Falcao disse...

Foi facil demais...

Samuel disse...

Grande Sporting, afinal acabámos por fazer uma epoca semelhante à do Benfieca hahahah