sábado, 28 de maio de 2011

Mourinho planeou época do Barcelona em 2008 com Villas Boas

» Mourinho poderia ser culé
E se Mourinho fosse hoje o treinador do Barcelona e nunca tivesse existido a «super equipa» de Guardiola? A questão ficou a pairar na cabeça dos adeptos e seguidores do futebol mundial depois do canal de televisão espanhol TV3 ter revelado que, em 2008, José Mourinho apresentou um plano para o Barcelona, precisamente antes de ter acabado por rumar ao Inter de Milão. Toda a equipa técnica de Mourinho seguiria para Camp Nou - Silvino, Rui Faria e... Villas Boas.

O atual técnico do Real Madrid apresentou à direção catalã uma apresentação "Power Point" com 27 páginas, onde tinha a sua estratégia definida para os «blaugrana»: modelo de jogo 4-3-3, com uma filosofia de jogo atacante. O projeto não enunciava reforços, mas apresenta uma lista de dispensados e indispensáveis detalhada.

Eto'o e Deco eram considerados intocáveis, eles que acabariam por ser dispensados por Guardiola - nome que Mourinho não equacionava para treinador adjunto. Relativamente a Ronaldinho, Mourinho disse que tinha dúvidas se seria «solução ou problema». Sylvinho, Thuram e Ezquerro seriam dispensados de imediato, enquanto Edmilson, Gudjohnsen, Zambrotta e Oleguer eram merecedores de uma análise específica.

A direção do Barcelona acabou por recusar o projeto de Mourinho e optou por Guardiola, com quem acabaria por se tornar aquela que é, para muitos, a melhor equipa de sempre da história do futebol. Resta saber se José Mourinho conseguiria igual feito... ou melhor.

2 comentários:

Falcao disse...

Incrivel.. o que é certo é que o mourinho nunca iria meter o barça a jogar melhor do que faz agora

JS_81 disse...

Não me parece que isto seja verdade