sábado, 26 de janeiro de 2013

BOLA AO MEIO: Mercado de Inverno





Janeiro tem sido marcado por uma fraca adesão das equipas portuguesas ao mercado. Contudo, todos os clubes procuram neste momento alternativas de qualidade para que possam cumprir os seus objectivos. Na liga portuguesa, o 1º e o 16º estão distanciados com 31 pontos. Para além da diferença pontual também é notória a diferença de qualidades até porque o campeonato português nos últimos anos sofreu um duopólio com Porto e Benfica na linha da frente. 

Faltam 6 dias para o fecho das inscrições e avizinham-se movimentações nesta reabertura de mercado. As saídas têm sido muitas mas as entradas nem por isso. As necessidades são imensas para um tempo que escasseia mas é mesmo o contexto actual que define a relação entre necessidade-possibilidade.

É altura de repensar no modelo estratégico que cada clube implementa. Um bom exemplo disso é o Paços de Ferreira que ainda recentemente foi elogiado em Espanha pela sua gestão desportiva e pela sua política financeira, política essa que foi adjectivada como rigorosa. Comprar barato e vender caro são estas as regras que os mercados ditam, tendo em conta a envolvente económica em que os clubes se encontram.

A Gulf Cup terminou mas o Sul-Americano Sub-20 e a CAN 2013 ainda estão a decorrer. Os clubes podem e devem ter em conta estas competições internacionais para colmatar algumas lacunas dos seus plantéis. Uns já não são para a carteira de grande parte dos clubes portugueses mas existem outros com qualidade e esses ainda são alcançáveis. Paralelamente, o mercado interno é outro a ter em conta e é sobre ele que este artigo irá incidir.
 

Existe qualidade para além dos clubes grandes, é verdade! Com a introdução das equipas B's esta temporada, temos assistido não só à valorização como à afirmação de jovens talentos. Mas existem outros jovens a surgirem e a despertarem o interesse dos mais curiosos. Façamos então, uma viagem até à nossa realidade, mais concretamente ao nosso principal campeonato.

Começando por baixo, o Moreirense tem um jogador que tem vindo a encher as medidas de qualquer adepto que siga com mais atenção o nosso campeonato. Trata-se de Nabil Ghilas um avançado de apenas 22 anos. A sua baixa estatura física pode ser um indicador que se revela enganador. 183cm não fazem de Ghilas um jogador franzino, antes pelo contrário. O argelino é dos avançados mais possantes do nosso campeonato mas não é só da força que este jogador é feito. Todos os bons avançados são feitos de golos e Ghilas não é excepção. Em 22 jogos esta temporada já soma 10 golos, um registo impressionante. O avançado natural de Marselha não se limita a fazer golos. Sabe sair da marcação e vir buscar jogo atrás, esta sua acção permite que encare os adversários de frente no um-para-um onde é particularmente forte e faz uso de uma das suas melhores características, a velocidade.




O Beira-Mar viu dois dos seus jovens mais promissores a abandonarem o clube. Sasso de 21 anos é a mais recente contratação do Braga, um central francês que promete vir a ser uma opção válida para o clube Minhoto. Joãozinho, português de 23 anos terá a possibilidade de agarrar o lado esquerdo da defesa do Sporting com a saída de Insúa. Dois jogadores para seguir com atenção. Nesta reabertura de mercado, o clube de Aveiro reforçou-se com Rui Sampaio, um médio-centro de 25 anos e com boa qualidade técnica. Chega por empréstimo do Cagliari e foi precisamente as boas exibições no Beira-Mar que lhe valeram a transferência para Itália.

Agora viajamos até Setúbal, onde Miguel Lourenço tem dado nas vistas. O central de apenas 20 anos já leva 15 jogos nas pernas, depois de na temporada passada ter estado emprestado ao Casa Pia. Um valor seguro para o Vitória de Setúbal.


Do lado do Olhanense, destaque para Nuno Reis e Tiago Targino. Nuno Reis é um central emprestado pelo Sporting com apenas 21 demonstra uma grande maturidade. Depois de alguns problemas físicos Targino encontrou em Olhão um local para se fixar e mostrar que ainda pode dar muito ao nosso futebol.

Na Madeira também há bons valores. João Aurélio de 24 anos tem ganho rotinas a defesa-direito do Nacional mas foi a extremo-direito que começou a dar os primeiros passos no nosso campeonato. O jovem natural de Beja mostra ser um jogador completo e capaz de fazer o corredor direito.
 

Não segue o padrão de idades que já apresentamos até aqui mas Adriano, guarda-redes do Gil Vicente de 29 anos tem demonstrado ser dos melhores guarda-redes do nosso campeonato. Reforçou a ideia que já tinha deixado na época passada.

O Marítimo é uma das equipas mais bem representadas em termos de jovens talentos. Rúben Ferreira, Roberge e David Simão apresentam-se na linha da frente. Rúben é um lateral-esquerdo muito promissor de apenas 22 anos. Incorpora muito bem o ataque madeirense fruto da sua velocidade e técnica. É considerado como um dos jovens com mais potencial do nosso campeonato e isso já lhe valeu uma chamada de Paulo Bento à Selecção. Roberge é um central francês de 25 anos que tem vindo a despertar o interesse de grandes clubes como o Lyon, Sporting e Deportivo devido às suas boas exibições e segurança defensiva. David Simão, por empréstimo do Benfica, tem crescido no Marítimo onde é o organizador de jogo da equipa insular. Tem apenas 22 anos mas já demonstra uma grande maturidade, ficando a faltar-lhe apenas alguma intensidade e rapidez de execução.





Marco Silva, treinador do Estoril, tem sido uma das agradáveis surpresas do nosso campeonato. O técnico português conta com uma formação cheia de qualidade em todos os sectores. Jefferson, Steven Vitória, Gonçalo Santos e Licá são alguns dos jogadores chaves. No primeiro caso falamos de um lateral-esquerdo brasileiro de apenas 24 anos. Forte no um-para-um. Steven Vitória é central, tem 26 anos mas é nas bolas paradas que tem dado nas vistas. O luso-canadiano já leva 6 golos esta época. Gonçalo Santos foi esta semana ligado ao Benfica e isto é fruto das suas exibições. Um médio-defensivo de 26 anos que não se limita a destruir. Licá é um jogador extremamente cobiçado neste mercado de Inverno. O avançado de 24 anos costuma jogar descaído numa das faixas e tem na velocidade, irreverência e técnica as suas maiores virtudes.

Na Académica há três nomes a fixar: Ricardo, Flávio Ferreira e Salim Cissé. Ricardo é um guarda-redes de 30 anos que já viu por duas vezes o seu nome na lista de pré-convocados de Paulo Bento. O guarda-redes natural da Póvoa do Varzim sofreu uma afirmação tardia mas mesmo assim é visto como um dos melhores guarda-redes em Portugal. Flávio Ferreira tem apenas 21 anos e é dos elementos mais preponderantes no sector defensivo, seja a central ou a médio-defensivo. Aos 19 anos já era capitão dos estudantes e até hoje mantém esse estatuto. Um jovem com enorme potencial. Salim Cissé tem 20 anos e é um avançado extremamente rápido, uma característica muito apreciada na forma como a Académica joga. Na sua 2ª época como sénior já leva 8 golos. Muito provavelmente, Cissé não irá proporcionar durante muito mais tempo os adeptos do futebol português com as suas arrancadas.




O Vitória de Guimarães é outra das equipas revelações do nosso campeonato e para tal deve muito ao trabalho de Rui Vitória que tem consigo uma das equipas mais jovens da prova. Paulo Oliveira e Ricardo não fogem à regra com 21 e 19 anos, respectivamente. O central que começou na equipa B ganhou o seu espaço no eixo da defesa e hoje tornou-se numa referência em termos defensivos. O extremo-direito tem sido uma das apostas da equipa vimaranense e tem correspondido na perfeição. Um diamante por lapidar. Existe ainda uma peça-chave neste Vitória, trata-se de Amido Baldé. O ponta-de-lança de 21 anos já esteve com um pé e meio fora do Vitória mas acabou por permanecer e devido à falta de opções tem sido titular onde tem respondido da melhor forma com golos.

Oblak, Filipe Augusto, Del Valle e Bebé são os ‘meninos’ da equipa de Vila do Conde. O guarda-redes esloveno tem ocupado o lugar de número 1 do Rio Ave e tem sido elogiado pelas suas exibições. Filipe Augusto é um médio de transição brasileiro com bons índices de agressividade e boa qualidade técnica. Del Valle é um ponta-de-lança venezuelano de 22 anos que esta época joga no Rio Ave por empréstimo do Auxerre. Bebé tem aqui a oportunidade para relançar a sua carreira e mostrar que tem qualidade para envergar a camisola do Manchester United.


O Paços de Ferreira tem sido a grande revelação deste campeonato. A equipa orientada por Paulo Fonseca demonstra ter uma grande relação com a bola. Um conjunto equilibrado que têm em André Leão, Vítor e Josué os pilares da sua estrutura. André Leão é um trinco português de 27 anos. Bom sentido posicional e leitura de jogo. É o primeiro homem do Paços a iniciar a transição ofensiva. Vítor joga mais adiantado, sendo o maestro desta orquestra bem afinada. O número 6 do Paços é um médio organizador e os seus 29 anos fazem com que este seja o momento ideal para dar o salto. Josué tem apenas 22 anos e apesar de ser médio-ofensivo de origem no Paços tem-se destacado a jogar numa das faixas. Perspectiva-se um excelente futuro a Josué.



Estes são alguns dos jogadores com qualidade no nosso campeonato. Muito deles vivem do anonimato por não pertencerem a uma equipa com maior visibilidade mas isso não lhes tira a qualidade. Nas profundezas do nosso campeonato também há valores a despontar.

O caminho está traçado, exige-se uma maior aposta no mercado nacional por força das circunstâncias económicas dos nossos clubes e por força da qualidade que os nossos atletas possuem.


Sem comentários: