quarta-feira, 23 de abril de 2014

O que é feito de… Kerlon

Foquinha. É por esta alcunha que ficou conhecido o jovem brasileiro Kerlon Moura Souza, que ‘desapareceu’ no mundo do futebol. Ficou com esta alcunha por causa da sua conhecida finta – o ‘drible da foca’. Kerlon foi uma das maiores promessas do futebol brasileiro nos últimos anos, mas nunca se impôs na Europa.

Kerlon Moura Souza apareceu no futebol na equipa do Cruzeiro de Belo Horizonte, com apenas 17 anos, onde jogou durante quatro épocas (2005, 2006, 2007, 2008) e onde partilhou o balneário com jogadores como, por exemplo, Artur Moraes, Claudio Maldonado, Geovanni, Alecsandro ou Gérson Magrão. Pela ‘Raposa’, Kerlon jogou, na totalidade, 11 jogos, mas não marcou qualquer golo. Depois de quatro épocas no Brasil, o ‘Foquinha’ despertou a cobiça do Inter de Milão.

Ingresso na Europa
Na temporada 2008/2009, Kerlon chegou a Milão para representar o Inter de Milão, mas o clube milanês decidiu emprestar o jovem brasileiro aos italianos do Chievo Verona, até porque no Inter teve concorrência pesada. Como jogador do Chievo, Kerlon partilhou o balneário com futebolistas como, por exemplo, Stefano Sorrentino, Mario Yepes, Sergio Pellissier ou Erjon Bogdani. Pela equipa do Chievo Verona, Kerlon jogou 4 jogos e não marcou qualquer golo. Na época seguinte iria voltar a ser emprestado.  
Em 2009/2010, Kerlon volta a ser emprestado pelo Inter de Milão, mas desta vez foi cedido ao Ajax de Amesterdão, onde jogou na equipa B holandesa. Foi colega de equipa de jogadores como o brasileiro Zé Eduardo, o holandês Marco Bizot ou o sul-africano Michael Habib, mas não conseguiu mostrar o seu futebol no ‘país das tulipas’, pois sofreu uma grave lesão que o deixou afastado dos relvados. No fim da época 2009/2010, Kerlon regressou a Milão, mas por pouco tempo.

Regresso ao Brasil
Em 2011, Kerlon voltou ao Brasil para representar, ainda por empréstimo dos ‘nerazurri’, o Paraná e o Nacional-MG. Como jogador do Paraná, Kerlon partilhou o balneário com futebolistas como, por exemplo, Javier Méndez, Jefferson Maranhão ou Luan dos Santos. Por outro lado, como jogador do Nacional-MG, Kerlon Moura Souza foi colega de jogadores como Leandrão, Alex Maranhão ou Rogerinho. No ano seguinte, em 2012, Kerlon permaneceu no Nacional-MG, mas voltou a ser pouco utilizado.

À procura da redenção na Ásia
Na época seguinte, Kerlon desvinculou-se do Inter de Milão e rumou até ao Japão, a custo zero, onde representou o Fujieda MYFC, partilhando o balneário com jogadores como Desmond N’Ze, Alan, Yuki Okada ou Shogo Nakatsuru. Na primeira temporada fez três golos e sete assistências nos primeiros oito jogos, e na segudna época ia já com 6 golos em 14 jogos, mas os problemas nos joelhos que desde muito cedo o fustigaram acabaram por forçar a sua saída do clube. Assim, atualmente com 26 anos, Kerlon encontra-se sem clube.



A ficha
Nome: Kerlon Moura Souza   
Idade: 26 anos
Data de Nascimento: 27/01/1988
Local de Nascimento: Ipatinga, Brasil
Altura: 1,67m
Peso: 66 kg
Posição: Médio-Ofensivo
TRAJETÓRIA
2005/08: Cruzeiro
2008/2009: Inter de Milão
2008/2009: Chievo Verona (empréstimo)
2009/2010: Ajax (empréstimo)
2011: Paraná (empréstimo)
2011/12: Nacional-MG (empréstimo)
2012/13: Fujieda MYFC


EM AÇÃO

Recorde aqui a finta que o tornou famoso:


Por João Nobre

Sem comentários: