terça-feira, 31 de março de 2009

Benfica prepara próxima época

A cerca de dois meses do final do campeonato, o Benfica já prepara a próxima temporada. Como é apanágio, são muitos os nomes ventilados para ingressar nos 'encarnados'. O 'canarinho' Patric, defesa-direito de 20 anos comparado a Maicon, está na agenda de Rui Costa para colmatar uma lacuna prioritária. O jovem é internacional sub-20 e joga no São Caetano por empréstimo do grupo 'Energy Sports'. Quem também tem sido referenciado para reforçar a direita das 'águias' é o holandês Biseswar. Em final de contrato com o Feyenoord, o extremo de 21 anos é cobiçado por muitos clubes, com o PSV, Villarreal e Valencia à cabeça.

Para colmatar a saída de Suazo, o Benfica tem vários avançados referenciados. Fabrizio Miccoli, jogador que deixou saudades na Luz, é uma hipótese viável, desde que o Palermo admita negociar. o 'Pequeno bombardeiro' tem mais um ano de contrato mas a sua vontade poderá ser decisiva. Ismael Blanco, argentino do AEK, é outro dos avançados sondados pelo Benfica. O melhor marcador da Liga grega em 2007/08 tem uma cláusula de rescisão a rondar os 3 milhões de euros.

Joan Verdú, médio do Deportivo, também está nas coagitações dos 'encarnados'. O jogador espanhol de 25 anos está em final de contrato e não se vislumbra um acordo para renovar com o emblema galego. Formado nas escolas do Barcelona, Verdú agrada ao compatriota Quique Flores.

Selecção procura golos...

A Selecção Portuguesa tem hoje novo compromisso, 3 dias após o comprometedor empate que nos obriga a todos a fazer uso da famosa 'máquina de calcular'. A equipa das 'quinas' irá defrontarm, às 19.45h, a sua congénere da África do Sul, num jogo de carácter amigável.
Já são 3 os jogos, a contar para a fase de qualificação do Mundial 2010, consecutivos que os comandados de Carlos Queiroz não conseguem marcar qualquer golo. Para evitar o 'pesadelo' de todos os portugueses, a não presença no próximo Mundial, convém que os jogadores portugueses comecem a marcar golos rapidamente e nada melhor que um treino para afinar a pontaria. Este jogo será disputado em Lausanne, Suiça, e servirá para que o seleccionador português faça algumas alterações na equipa, promovendo a estreia de alguns jogadores como internacionais A e o regresso de alguns habituais titulares que ficaram na bancada no último jogo. Carlos Queiroz deverá apresentar o seguinte onze: Eduardo, Nélson, Gonçalo Brandão, Bruno Alves e Ricardo Carvalho, Pepe, Maniche, Deco, Nani, Danny e Edinho. Para Nélson, Gonçalo Brandão e Edinho será a estreia pela 'selecção de todos nós', enquanto que Maniche e Deco regressam ao comando do meio-campo português. Vamos esperar que esta seja a receita necessária para assistirmos a um fenómeno raro nos últimos tempos: golos da Selecção Portuguesa.

Beckham mantém o 'trono'

O inglês David Beckham continua a ser o futebolista mais bem pago a nível mundial, recebendo 32,4 milhões de euros anuais, segundo a lista que a revista 'France Football' vai publicar esta terça-feira. Já o português Cristiano Ronaldo, eleito o melhor jogador de 2008, ocupa 'apenas' o 4.º lugar, com um rendimento de 18,3 milhões de euros.
Na 2.ª posição está o argentino Lionel Messi, com um total de 28,6 milhões de euros, tendo em conta não só os salários mas também outros rendimentos relacionados com a sua actividade de futebolista. O brasileiro Ronaldinho, que era 2.º na lista anterior, desceu para o 3.º lugar, com 19,6 milhões de euros.
Quanto aos treinadores, o brasileiro Luiz Felipe Scolari desalojou o português José Mourinho da liderança, sobretudo devido ao seu despedimento do comando do Chelsea. O antigo selecionador nacional ganhou 12,5 milhões de euros, enquanto o agora técnico do Inter Milão regista rendimentos no valor de 11 milhões de euros.

Futebolistas mais bem pagos:

1. David Beckham (AC Milan), 32,4 milhões de euros
2. Lionel Messi (FC Barcelona), 28,6
3. Ronaldinho (AC Milan), 19,6
4. Cristiano Ronaldo (Manchester United), 18,3
5. Thierry Henry (FC Barcelona), 17
6. Kaká (AC Milan), 15,1
7. Zlatan Ibrahimovic (Inter Milão), 14
8. Wayne Rooney (Manchester United), 13,5
9. Frank Lampard (Chelsea), 13
10. John Terry (Chelsea), 11,7

segunda-feira, 30 de março de 2009

Portugal vs Suécia – O que faltou?

Mais um jogo referente à qualificação para o Mundial de 2010. Mais um empate por parte da Selecção Nacional, desta feita contra a Selecção Sueca, uma das nossas rivais directas.
A vitória era tida como fundamental, e os jogadores entraram em campo demonstrando estarem preparados para cumprir o objectivo. A equipa iniciou o encontro com um ritmo de jogo elevado, mantendo a posse de bola e conseguindo “empurrar” a equipa sueca para o seu próprio meio campo. A qualidade de passe e a construção de jogo foram dois dos principais pontos fortes da “equipa de todos nós”, aos quais se junta o rigor defensivo mantido durante quase todo o encontro.

O que faltou então para se atingir o objectivo final: a vitória e os 3 pontos?


Faltou confiança e determinação no momento de finalizar! Faltou alguma pontaria! Apesar de Portugal ter sido responsável por criar as situações de maior perigo em todo o encontro, a finalização continuou a ser o nosso “calcanhar de Aquiles”!
Analisando a prestação da “equipa das quinas” contra a Suécia, facilmente concluímos que os jogadores portugueses são grandes criativos e construtores de jogo. Contudo, não faz parte da nossa natureza o instinto finalizador, pelo menos na actualidade! Todos os avançados que têm passado, nos últimos tempos, pela Selecção, têm revelado claras dificuldades em encontrar o “caminho para o golo”. Esta constatação é facilmente suportada pelos recentes empates que Portugal tem registado e pela elevada discrepância entre o número de remates efectuados e o número de golos marcados. Estamos perante uma pequena crise que necessita ser trabalhada e estudada pelos responsáveis da Selecção. Se é verdade que “os jogos se ganham a partir da defesa”, também é verdade que “sem golos não há vitórias” e, daqui até ao final da fase de qualificação, Portugal precisa vencer!

Que soluções se podemos apontar?

Bem, em primeiro lugar penso que é necessário procurar trabalhar situações de finalização simples e aproveitar a elevada capacidade de rematar de longe evidenciada por muitos dos jogadores lusos (até porque a zona da segunda linha é muitas vezes “esquecida” pelas defesas adversárias e a nossa qualidade técnica permite a abertura de espaços nessa zona, mesmo perante equipas muito “fechadas”). A insistência no rigor nos exercícios de finalização, durante as sessões de treino, pode também contribuir para aumentar o nosso poder finalizador (se um atleta não facilitar demasiado quando treina, a tendência será para o mesmo acontecer na competição). Para além disso, o treinador deve procurar trabalhar o psicológico dos avançados, de maneira a que não se sintam diminuídos pelos golos falhados ou até demasiado confiantes. O equilíbrio psicológico nesta posição assume-se como um aspecto fundamental!
Quanto à opção de convocar outros avançados ou até jogadores naturalizados portugueses, como é o caso de Liedson, penso que para já a solução não passa por aí. Como se sabe, uma das grandes preocupações que um Seleccionador Nacional deve ter é criar um grupo sólido e unido; um grupo que se conheça e onde existam rotinas. É impossível estabilizar uma selecção e criar uma equipa forte se se alterar constantemente os seus elementos. Por isso, penso que o melhor a fazer, de momento, é investir nos avançados que têm sido convocados: trabalhá-los e tentar inverter a tendência que se tem verificado. Até porque eles já provaram do que são capazes. Se mesmo assim não surgirem resultados, aí sim, deve-se procurar apostar noutros atletas que provem ser capazes de se integrarem no grupo, sejam eles “portugueses nacionais” ou não.
É verdade que, agora, a prioridade são os resultados e o apuramento. Parece não haver tempo para esperar que os avançados convocados se “inspirem”. Contudo, não podemos esquecer que as “pressas” e as constantes mudanças podem comprometer todo o restante trabalho e, até, não conduzir a qualquer mudança. Nesta fase, é fundamental não nos precipitarmos!
Enfim, daquilo que pude observar, e na minha opinião, penso que a Selecção Nacional melhorou significativamente a qualidade de jogo e que apresenta, de momento, um futebol mais sólido e consistente. Os próprios atletas parecem ter percebido novamente o que significa vestir a “camisola das quinas” e começam novamente a mostrar dedicação e empenho. É caso para dizer que “vontade não lhes falta”! O que falta mesmo são golos, mas tal como o resto se resolveu também essa questão (se for bem trabalhada) se resolverá!

Uma “Peladinha” por uma Causa Maior!

O nosso futebol tem estado mergulhado num “mar de polémicas” que em nada contribuem para a dignificação da modalidade ou para o seu desenvolvimento. Enquanto concentramos a nossa atenção nessas “intermináveis confusões”, relegamos para segundo plano acontecimentos únicos nos tempos de hoje e que nos lembram um dos valores essenciais do desporto: a solidariedade. Falo, claro está, do Boavista vs Benfica, disputado na passada sexta-feira, que teve como finalidade recolher fundos para ajudar o centenário clube da Boavista a reerguer-se.
Esta prática, comum antigamente, quando o futebol era movido por mais do que interesses económicos e influências, é actualmente vista como prática singular. O jogo a que se pôde assistir no dia 27 de Março, em cuja origem está Rui Moreira (um adepto do FC do Porto de 52 anos, que preside a Associação Comercial do Porto), juntou o SL Benfica e a PT numa iniciativa onde nada mais importou senão dar uma ajuda a um dos históricos clubes portugueses que, como se sabe foi empurrado para a Liga de Honra na sequência do processo “Apito Dourado”. Nesse “dia de cavalheiros e cortesia”, as rivalidades ficaram de lado e deram lugar a um magnífico espírito de solidariedade e a um jogo animado e bem disputado em campo. No final do encontro, o Boavista vencia o Benfica por uma bola a zero, mas podemos afirmar que ninguém saiu derrotado! De diferentes formas, todos lucraram com esta partida que faz lembrar os bons velhos tempos na primeira divisão e os clássicos encontros entre estes símbolos do futebol nacional!
Enfim, esta é sem dúvida uma iniciativa a repetir. Espero, sinceramente, que mais clubes adiram a esta “onda de solidariedade” e que esta prática volte a fazer parte das tradições futebolísticas nacionais. Afinal, é nestes encontros que sobressai a essência do futebol e o seu verdadeiro espírito.
Resta apenas deixar aqui os meus PARABÉNS à PT, que patrocinou o evento, ao SL Benfica que aceitou apoiar esta causa, ao Boavista que não desistiu, e finalmente, ao Sr. Rui Moreira por ter lançado as bases para que tudo se concretiza-se!

Verdú interessa ao Benfica

Os responsáveis encarnados preparam já a próxima temporada e Joan Verdú, de 25 anos, do Desportivo da Corunha poderá ser um dos reforços desejados por Quique Flores.
O jogador catalão, actualmente a jogar na Galiza, foi formado na 'cantera' do Barcelona e chegou, inclusivamente, a jogar pela equipa principal do clube 'blaugrana' num jogo da Liga dos Campeões contra o Shakthar Donetsk. Verdú tem 25 anos de idade e irá torna-se num jogador livre a 30 de Junho deste ano, por isso, como admitiu o seu empresário, Mágico Diaz, este é um factor que «pode despertar a cobiça de vários clubes nos seus serviços». Quando questionado sobre um potencial interesse do Benfica, o representante do atleta foi peremptório em afirmar: «não vou dizer nada sobre essa noticia. O Benfica, se quiser, que diga alguma coisa». Quanto ao atleta, este afirma querer permanecer na Galiza, dizendo mesmo que gostaria que o seu filho nascesse naquela região (está prestes a ser pai). Joan Verdú está na Corunha há 3 temporadas e é visto como um médio muito talentoso, mas fisicamente é pouco vistoso. Este ano atravessa a melhor época da sua carreira com 26 presenças em jogos oficiais e 5 golos já marcados, levando a que outros emblemas espanhois, como o Valência, também demonstrem interesse em adquirir os seus serviços, dificultando, assim, a vida do clube encarnado.

Assim não vamos lá...

A selecção portuguesa manteve no sábado a tradição de não conseguir vencer a Suécia em território nacional, ao empatar a zero no Estádio do Dragão. Com este resultado, a presença no Mundial'2010 complicou-se ainda mais.
A equipa das quinas dispôs de boas situações para abrir o marcador na primeira parte, nomeadamente por Cristiano Ronaldo (18 minutos), Duda (atirou ao poste aos 24) e Simão Sabrosa (42). Este último não acertou no alvo após uma espectacular jogada de combinação de Portugal. Do lado dos suecos, Majstorovic assustou Eduardo num cabeceamento (28).
No final da primeira parte, Portugal teve uma grande contrariedade. O lateral-direito Bosingwa saiu lesionado, entrando Rolando para o seu lugar. Ricardo Carvalho passou a jogar no lado direito da defesa, fazendo Rolando companhia a Bruno Alves no eixo defensivo.
No segundo tempo, a selecção continuou a rematar muito, mas a verdade é que os jogadores portugueses não conseguiram colocar o esférico dentro da baliza da Suécia. Danny (54), Deco (72 e 75) e Ronaldo (73 e 84) desperdiçaram as principais oportunidades.
Com este resultado no grupo 1, a equipa de Carlos Queiroz contabiliza seis pontos em cinco encontros, ou seja, está a quatro do duo da frente, composto por Dinamarca e Hungria. Referir que Albânia e Suécia têm o mesmo número de pontos de Portugal.
A equipa das quinas alinhou com o seguinte onze: Eduardo; Bosingwa (Rolando, 45), Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Duda; Pepe, Raul Meireles e Tiago (Deco, 61); Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa e Danny (Hugo Almeida, 65).

Classificação..................J.........P
1. DINAMARCA............4.........10
2. HUNGRIA..................5.........10
3. PORTUGAL..............5..........6
4. SUÉCIA......................4..........6
5. ALBÂNIA...................6..........6
6. MALTA.......................6..........1
Próximos jogos:
- 01 de Abril:
Hungria - Malta
Dinamarca - Albânia

- 06 de Junho:
Albânia - Portugal
Suécia - Dinamarca

sexta-feira, 27 de março de 2009

VAI DAR QUE FALAR: Enzo Zidane

O filho do histórico jogador dos bleus, Enzo Zidane, está a provocar uma grande celeuma no país onde o seu pai triunfou. O jovem de 14 anos decidiu que quer defender as cores da selecção espanhola e poderá ser convocado em breve para os sub-15 da nação onde reside desde os seis anos de idade, altura em que Zizou se mudou da Juventus para o Real Madrid.

Zinedine deu o nome de Enzo ao filho em homenagem à lenda uruguaia Enzo Francescoli. O herdeiro do maestro franco-argelino começou a carreira nos escalões jovens dos merengues, onde foi evoluindo e demonstrando capacidades técnicas muito semelhantes às do seu pai. No seu cardápio de dribles consta a famosa 'roleta', finta que o seu progenitor popularizou. Ainda é impossível prever se Enzo terá um futuro ao nível de Zizou, mas estilo e talento não lhe faltam.

Em Abril de 2007, Enzo Zidane brilhou no 'Torneio Internacional do Mediterrâneo', disputado na Catalunha, ajudando o Real a bater o arqui-rival Barcelona na final. Em declarações à imprensa espanhola, o jovem confessou que o pai lhe ensinou alguns movimentos: «Jogo muito em casa com meu pai, que me ensinou alguns truques».

Para gáudio dos espanhóis e desespero dos franceses, o apelido Zidane vai agora passar a figurar nas camisolas rojas... Resta saber se o pequeno Enzo não vai seguir o exemplo de Jordi Cruyff, Diego Maradona Junior ou George Weah Junior...


Ficha Técnica



Nome: Enzo Alan Zidane Fernández
Data de nascimento: 24/03/1995 - 14 anos
Local de nascimento: Bordeaux, França
Nacionalidade: Algeriana, Francesa, Espanhola
Posição: Médio-ofensivo
Clube: Real Madrid




Baba seguido pelo Sporting

O Sporting tem observado Baba. Tal como Soares Franco, presidente do clube leonino, confirmou esta semana, os leões já preparam a próxima temporada e os potenciais reforços estão identificados. O avançado do Marítimo é um deles. A prioridade dos leões é renovar contrato com Liedson (por mais três anos, até 2013) e Derlei (mais um ano), mas a SAD quer precaver-se de eventuais complicações nas negociações com os dois veteranos.
Por isso um olheiro leonino tem visto alguns jogos de Baba e feito relatórios dos jogos do 'madeirense'. Ainda não há contactos nem entre clubes nem com o jogador senegalês, pois o interesse no goleador dos insulares ainda está numa fase embrionária.
Papa Babacar Diawara, mais conhecido por Baba, é senegalês, tem 21 anos (1, 85 metros e 79kg) e tem revelado características idênticas ao avançado Derlei - móvel, aguerrido, com apetência para descair sobre as alas e jogar no sistema de dois avançados. (ideal no losango de Paulo Bento).
É o segundo melhor marcador da Liga com dez golos na época de estreia no futebol português.

Benfica e Boavista disputam jogo de solidariedade

O Boavista recebe, esta noite, o Benfica num jogo de carácter amistoso que terá como propósito ajudar o clube do Bessa. Devido aos muitos compromissos das selecções nacionais, Quique Flores aproveitou para convocar 5 jogadores juniores para este confronto.
Actualmente a militar na Liga Vitalis, os 'axadrezados' atravessam a pior crise financeira da sua história, correndo mesmo o risco de fechar as suas portas. Com o objectivo de evitar isto mesmo, agendou-se este amigável para que os lucros revertessem todos para os cofres do Boavista, tentando evitar a queda de um histórico do futebol português.
O treinador do Benfica, Quique Flores, vai aproveitar a oportunidade para dar maior andamento a alguns jogadores das camadas jovens do clube e convocou 5 atletas para este compromisso, foram eles: Pedro Eugénio, Ivanir Rodrigues, Adriano Silva, Coelho e Rafael. O jogo será às 20.30h e terá transmissão directa na Benfica Tv.





quinta-feira, 26 de março de 2009

AC Milan entra na corrida por Bruno Alves

Bruno Alves, esteio da defensiva do FC Porto e da Selecção Nacional, tem mais um pretendente. O AC Milan é o mais recente 'tubarão' europeu a manifestar interesse na contratação do central, depois de Real Madrid, Barcelona e Inter de Milão. Segundo o Gazzetta dello Sport, Alves é um dos nomes que agradam a Carlo Ancelotti para reforçar a defesa dos rossoneri.

Deco treinou sem limitações

Deco está no bom caminho para poder defrontar a Suécia no próximo sábado. No treino desta manhã, o 'mágico' actuou sem limitações ao lado dos seus companheiros, o que deixa antever que poderá recuperar totalmente da lesão muscular no joelho esquerdo.

Estudo indica que FC Porto está a ganhar adeptos

O sucesso do FC Porto dentro dos relvados traduz-se num aumento de adeptos, conquistados «pela mentalidade ganhadora» dos dragões. Esta é a conclusão do estudo 'O Futebol, As Marcas e Os Adeptos', apresentado ontem na Alfândega do Porto, no âmbito da conferência 'Sports Marketing 09', organizada pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM).
O documento mostra que, à medida que a idade desce, há mais adeptos do FC Porto, clube que consegue ter mais simpatizantes na faixa etária entre os 4 e os 12 anos. Contudo, este valor baixa significativamente nas faixas etárias mais velhas, onde Benfica e Sporting dominam.
Segundo Carlos Liz, autor do estudo, o paradigma da escolha do clube mudou. Antigamente a opção era uma espécie de «exigência dos pais», mas a «criação de um novo modelo familiar» alterou esta situação. «O FC Porto é escolhido pelo mérito. Os outros clubes têm de fazer pela vida para continuarem a merecer a atenção dos adeptos.»

Selecção sub-21 soma e segue...

No segundo jogo disputado no Torneio Internacional da Madeira os jovens sub-21 portugueses voltaram a ganhar. Apesar das ausências de Rui Pedro e do capitão Bruno Pereirinha, os comandados de Rui Caçador não tiveram grandes dificuldades para bater a selecção local.
Após terem iniciado a sua prestação neste torneio com uma vitória (2-0) sobre Cabo-Verde, os jovens jogadores portugueses voltaram a cumprir o seu dever e venceram (1-0) a Selecção da Madeira. Num jogo disputado na Camacha, um golo solitário de Rui Fonte, aos 53 minutos, foi o suficiente para garantir a vitória num jogo onde a maior nota de destaque foi a ausência de Bruno Pereirinha e Rui Pedro. Os dois jogadores não irão jogar mais neste torneio por castigo imposto pelo próprio seleccionador nacional, Rui Caçador, que não achou muita piada à maneira como os dois atletas tentaram bater uma grande penalidade no jogo de estreia. O último jogo da selecção sub-21 no torneio será contra a Finlândia, na próxima sexta-feira, e basta a Portugal um empate para garantir a conquista do torneio.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Pereirinha e Rui Pedro castigados por Queiroz

Os protagonistas do lance 'anedótico' que marcou o encontro de ontem entre as selecções sub-21 de Portugal e Cabo Verde, no Torneio Internacional da Madeira, foram suspensos por Rui Caçador (a pedido do seleccionador Carlos Queiroz, que visionou o jogo pela tv). Bruno Pereirinha e Rui Pedro tentaram apontar uma grande penalidade 'artística', com o jogador do Sporting a passar a bola para o lado, onde surgiria o avançado do Portimonense a finalizar. Um jogador cabo-verdiano adivinhou o lance e cortou a jogada. O capitão luso afirmou que não se tratou de «desprezo» pelo adversário, mas a situação caiu mal no seio dos técnicos da Selecção das Quinas.
.
Mas não foi a primeira vez que se tentou bater um penálti desta forma. A 22 de Outubro de 2005, Thierry Henry e Robert Pires, ao serviço do Arsenal, também tentaram ser originais na marcação de uma grande penaldiade, frente ao Manchester City, quando venciam por apenas 1-0. O resultado final é o que se segue em baixo...
.


Mas os pioneiros deste tipo de grande penalidade foram Johan Cruijff e Jesper Olsen (durante o jogo Ajax vs Helmond) em Dezembro de 1982, que protagonizaram um lance semelhante. Desta feita, e como seria de esperar, com sucesso, ou não tivesse dado origem a imitações:


Taça da Liga: Pedro Silva lidera eleição para melhor jogador

O lateral sportinguista Pedro Silva lidera destacado a votação para o melhor jogador da Carlsberg Cup que decorre no site oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
O jogador diretamente envolvido no lance em que Lucílio Baptista assinalou erradamente penálti contra o Sporting e principal protagonista dos protestos leoninos ainda no relvado, era ontem o preferido dos adeptos com 2.281 votos, seguido pelo companheiro Liedson (1.592) e o benfiquista Aimar (1.175). Pedro Silva recusou ficar com a medalha de finalista da Taça da Liga, atirando-a ao relvado depois de ter impedido que o representante do patrocinador a pendurasse no pescoço, como é habitual.
Na primeira edição da Taça da Liga, o setubalense Cláudio Pitbull foi eleito o melhor jogador do troféu com 3.502 à frente de Carlos Saleiro, do Fátima (3.195) e do então também setubalense Eduardo (1.940).

Sub-21 vencem sem dificuldades...

A Selecção Portuguesa de sub-21 venceu, ontem à tarde, sem grandes dificuldades a Selecção de Cabo Verde (2-0), em jogo a contar para o Torneio Internacional da Madeira. O jogo disputou-se na Choupana, estádio do Nacional da Madeira, e ficou marcado por um episódio, no minimo, pouco convencional.
O jogo estava decidido quando o árbitro, aos 84 minutos, decidiu marcar uma grande penalidade a favor da selecção das 'quinas', por mão na bola de um jogador cabo-verdiano. Chamado para converter o castigo máximo, Bruno Pereirinha decidiu dar um pequeno toque na bola para o lado, esperando o remate do seu colega de equipa, Rui Pedro. O que o capitão da Selecção Nacional não esperava era que os jogadores de Cabo-Verde advinhassem as suas intenções e cortassem a bola antes do remate do seu colega. Por esta altura o resultado já estava em 2-0, a favor de Portugal, mas a 'brincadeira' dos jovens jogadores portugueses não foi muito bem aceite por quem estava a assistir ao jogo, nomeadamente pelo seleccionador nacional, Rui Caçador, que chegou inclusivé a pedir desculpas à selecção africana pelo comportamento dos seus jogadores e afirmou mesmo que situações destas «não voltam a acontecer nas selecções nacionais». Pereirinha já se pronunciou sobre o sucedido e garantiu que a sua intenção nunca foi desprezar a Selecção de Cabo-Verde.
A vitória da Selecção Nacional, ainda assim, não merece qualquer contestação. Os golos de Orlando Sá, aos 15 minutos, e de Fabio Coentrão, aos 49 minutos, decidiram um jogo que esteve sempre controlado pelos jovens jogadores portugueses.

terça-feira, 24 de março de 2009

Bruno Alves desperta cobiça

Real Madrid, Barcelona e agora o Manchester United. A lista de colossos europeus interessados em Bruno Alves começa a crescer e promete agitar o próximo mercado de transferências. Segundo a imprensa inglesa, os 'red devils' – que vão defrontar o FC Porto nos quartos-de-final da 'Champions', a 7 e 15 de Abril – estão atentos à evolução do central portista, de 27 anos, e ponderam avançar com uma proposta.
A recente mudança de empresário parece também contribuir para este cenário. Bruno Alves era representado pelo seu pai, Washington, mas passou a ter Jorge Mendes como agente. As boas relações entre o Manchester United e o empresário português são evidentes, face à influência de Mendes junto de Cristiano Ronaldo, Nani e Anderson.
E nem os 30 milhões de euros definidos como cláusula de rescisão do defesa poderão ser suficientes para intimidar o campeão inglês, que há cerca de ano e meio pagou esse valor aos dragões pelo médio Anderson.
Todavia, a concorrência é de peso e Bruno Alves já assumiu a sua ‘preferência’ pelo Real Madrid, apesar de também ser seguido pelo Barcelona. «Sinto--me honrado por se falar de mim para um clube como o Real Madrid. Estou a trabalhar bem», disse recentemente o internacional português ao jornal espanhol ‘AS’, acrescentando: «É um clube enorme.»
Bruno Alves tem contrato válido com o FC Porto até 2012.

Sporting abandona o barco...

Como consequência directa do sucedido no final da Taça da Liga, o Sporting decidiu abandonar a Direcção da Liga de Clubes.
O presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, veio afirmar que «não ha condições para o Sporting poder participar na Direcção da Liga de Clubes»,porque, segundo o próprio, o contributo do clube «foi desvalorizado». Ainda no seguimento destas afirmações, o representante máximo do clube leonino recomendou «que o Sporting só volte à Direcção da Liga de Clubes quando os três maiores clubes de Portugal aceitarem entrar na Direcção».
Na sequência deste abandono, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Herminio Loureiro, decidiu convocar uma reunião de emergência da Direcção, para as 15 horas de terça-feira, com o intuito de se debater as consequências da renúncia leonina.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Acabou a época para Suazo...

A final da Taça da Liga não trouxe, somente, boas noticias para os encarnados . Apesar de ter vencido o duelo com o Sporting, o Benfica acabou por perder Suazo, por lesão, até ao final da época.
O internacional hondurenho contraiu uma lesão meniscal no joelho esquerdo e a recuperação irá levar vários meses, afastando o avançado do Benfica da competição, pelo menos, até ao final da temporada. A lesão deu-se na sequência de um lance disputado com Anderson Polga, nos intantes finais da partida.
Esta noticia ja mereceu uma reacção por parte do seleccionador hondurenho, Reinaldo Rueda, que acusou o Benfica de «arriscar demasiado». Em declarações ao diário Diez, o treinador vai mesmo mais longe afirmando que «o Benfica apenas pensou em ganhar a Taça». David Suazo fica assim impedido de dar o seu contributo à selecção nos jogos contra Trinidade e Tobago e contra o México, referentes à fase de qualificação para o campeonato do mundo de 2010.

Edinho chamado para a 'Operação Suécia'

Edinho e Oceano são as novidades nos trabalhos de preparação para o jogo decisivo da 'Selecção das Quinas' frente à Suécia. O avançado do AEK de Atenas foi chamado à última hora pelo seleccionador nacional, enquanto que o ex-futebolista do Sporting passou a integrar a equipa técnica comandada por Queiroz.

O primeiro treino do estágio em Óbidos contou apenas com dez jogadores (Eduardo, Beto, Daniel Fernandes, Cristiano Ronaldo, Nani, Hugo Almeida, João Moutinho, Bosingwa, Ricardo Carvalho e Tiago), com os restantes a chegarem a 'conta-gotas' durante o dia de hoje. O embate contra a Suécia está marcado para o próximo sábado, dia 28, no Estádio do Dragão.

E o Jamor ali tão perto...

O FC Porto colocou-se ontem em excelente posição para chegar à final da Taça de Portugal, depois de vencer no Estádio do Dragão, o Estrela da Amadora, por 2-0, em jogo da meia-final da prova.
Num encontro em que a superioridade da equipa da casa nunca esteve em causa, mesmo com Jesualdo Ferreira a fazer descansar alguns habituais titulares, como foi o caso de Hulk, o FC Porto tentou resolver a questão logo nos primeiro minutos, com a uma entrada forte no jogo, a que o Estrela da Amadora, sempre mais recuado, procurou responder com uma defesa concentrada, em que cada jogador amadorense procurava não perder de vista o adversário que tinha de marcar.
No entanto, depois de vários lances de perigo na primeira meia-hora em que não conseguiram concretizar, os dragões acabaram por marcar aos 34 minutos, numa grande penalidade convertida por Lucho Gonzalez, com a sentença quanto ao vencedor da partida a surgir apenas cinco minutos depois, num remate perto da linha de grande área de Raúl Meireles.
A vencer confortavelmente por dois golos de diferença, a equipa da casa geriu o resultado na segunda metade, sempre sem colocar de lado a possibilidade de aumentar o pecúlio. Até porque, da parte do Estrela, faltavam argumentos para colocar à prova as qualidades de Nuno Espírito Santo, que assim teve uma noite tranquila… à espera do jogo da segunda mão, marcado para 22 de Abril.

Benfica vence II Taça da Liga

Mais uma final da Taça da Liga decidida na lotaria dos pontapés da marca de grande penalidade, depois de um empate no fim do tempo regulamentar, com a participação de Lucílio Baptista ao assinalar um penálti inexistente contra o Sporting, que mais uma vez na competição, baqueou nos castigos máximos.
Aos 48 minutos, e após uma excelente jogada de Vukcevic e Caneira, uma recarga de Pereirinha a remate ao poste de Liedson, deu vantagem aos 'leões'.
Aos 73', Lucílio Baptista assinala penálti contra o Sporting, por pretensa mão de Pedro Silva, que viu segundo amarelo e foi expulso. Reyes não perdoa e faz o empate.
Na decisão: Romagoli marca, Tiago defende remate de Aimar, Rochemback permite defesa a Quim, Cardozo não pedoa, Moutinho também não, Katsouranis atira para a bancada, Quim defende tentava de Derlei, David Luiz converte, Quim adivinha remate de Postiga e Carlos Martins deu a taça aos 'encarnados'.

sexta-feira, 20 de março de 2009

VAI DAR QUE FALAR: Sergio Asenjo

O guardião do Valladolid e da selecção sub-21 espanhola é um dos mais promissores futebolistas do país vizinho. Depois de passar pelas camadas jovens da Pucela, estreou-se na equipa principal aos 18 anos de idade, num jogo a contar para a liga espanhola, frente ao Villarreal, a 12 de Dezembro de 2007.

Aproveitando a lesão de Alberto e as fracas prestações de Ludovic Butelle, Asenjo agarrou a titularidade e mostrou credenciais. Sofreu apenas um golo nos primeiros cinco jogos que realizou, feito inédito para um guarda-redes tão jovem. Tais performances levararam o Valladolid a renovar o seu contrato por mais três temporadas, com uma cláusula de rescisão fixada em 5.5 milhões de euros. Uma lesão sofrida num joelho fez com que estivesse três meses afastado dos relvados, mas assim que debelou a lesão, recuperou o seu lugar na baliza dos blanquivioletas.

Sergio Asenjo fez parte da selecção espanhola de sub-17 que ganhou o bronze no Europeu 2006 mas foi no Europeu de sub-19, disputado em 2007, onde saltou para a ribalta: foi o herói da meia-final contra a França, defendendo dois penalties na lotaria final. A Espanha viria a sagrar-se campeã europeia da categoria, batendo a Grécia por 1-0. O titular dos sub-21 rojos está a ser cobiçado por grandes emblemas como o Valência ou o Barcelona.

Ficha Técnica



Nome: Sergio Asenjo Andrés
Data de nascimento: 1989/06/28 - 19 anos
Local de nascimento: Palencia, Espanha
Nacionalidade: Espanhola
Altura: 1.88 m
Posição: Guarda-redes
Clube: Valladolid
-----------------------------------------------------------
Gostaria de ver um jovem jogador da sua preferência na rúbrica 'Vai dar que falar', na próxima edição da Futebolista? Dê-nos as suas sugestões!

Conseguem repetir 2004?

O FC Porto vai ter o Manchester como adversário dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. A primeira mão realiza-se em Old Trafford. O vencedor desta eliminatória vai defrontar ou o Villarreal ou o Arsenal.

Quartos-de-final
Villarreal-Arsenal
Manchester United-FC Porto
Liverpool-Chelsea
Barcelona-Bayern Munique
Os jogos serão disputados a 7 e 8 de Abril e a 14 e 15 do mesmo mês.

Quem muito já resolveu desta vez comprometeu!

Uma crueldade, a eliminação do Sp. Braga às mãos, ou melhor, à cabeça de Hoarau, avançado que entrou para resolver o jogo para o PSG, perto do final (80'). Mas não se pense que o dianteiro francês o conseguiu sozinho. Teve a 'ajuda' de Eduardo, que calculou mal a trajectória de um cruzamento. Um desvio claro numa rota sonhada rumo à final da Taça UEFA, em Istambul.
Esse golo foi um balde de água gelada na 'Pedreira' e uma tremenda injustiça para o Sp. Braga que teve qualidade de jogo, mas nunca foi capaz de a traduzir em golos, porque de oportunidades a equipa de Jesus não se pode queixar. Paulo César atirou à trave, Rentería falhou um golo com a baliza mesmo à mão de semear e depois houve outras jogadas em que faltou definir melhor a fronteira entre ser decisivo ou desastrado. Diga-se que Chantôme e Luyindulla ainda acertaram nos ferros, mas o que foi isso comparado com a lição de bom futebol dos bracarenses, que perdem, mas saem de cabeça erguida da prova? A Taça UEFA ficou mais pobre.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Beto integra convocatória de Queiroz

Beto, guardião do Leixões, é a principal novidade na convocatória de Carlos Queiroz para os jogos com a Suécia e África do Sul. Bosingwa, Ricardo Carvalho, Nélson e Simão voltam aos eleitos. A Selecção das Quinas defronta a congénere da Suécia no próximo dia 28 de Março, no Estádio do Dragão, e viajará depois para Lausanne (Suiça), onde enfrentará a África do Sul, país organzidor do Mundial 2010, a 31 do mesmo mês.

Convocados:

Guarda-Redes: Daniel Fernandes (Bochum), Eduardo (Sp. Braga) e Beto (Leixões)

Defesas: Bruno Alves (FC Porto), Gonçalo Brandão (Siena), Pepe (Real Madrid), Ricardo Carvalho (Chelsea), Nélson (Bétis), Bosingwa (Chelsea) e Rolando (FC Porto)

Médios: Deco (Chelsea), João Moutinho (Sporting), Maniche (Atlético Madrid), Raúl Meireles (FC Porto), Duda (Málaga) e Tiago (Juventus)

Avançados: Danny (Zenit), Simão (Atlético Madrid), Hugo Almeida (Werder Bremen), Nani (Manchester United) e Cristiano Ronaldo (Manchester United)

Braga tenta fazer história

O Sp. Braga precisa de vencer o jogo desta noite para fazer história. Depois do empate em Paris na primeira mão (0-0), Jorge Jesus e seus pupilos vão tentar a qualificação inédita para os quartos-de-final da Taça UEFA. Paul Le Guen, técnico do PSG, afirma que o favoritismo está do lado dos arsenalistas. Por seu turno, Jesus avisa que «o empate sem golos é um resultado perigoso, que deixa a eliminatória em aberto». O árbitro escocês Craig Thomson apitará para o inicio do encontro às 20.30 horas.

Perez quer levar Mourinho, Kaká e Beckham para o Real

Florentino Perez, candidato à sucessão de Ramón Calderon na presidência do Real Madrid, aposta em José Mourinho, Kaká e Beckham como trunfos para voltar ao lugar que já lhe pertenceu. De acordo com o El Mundo Deportivo, o treinador português já foi contactado, e dadas as circunstâncias actuais nos nerazzurri, a mudança para a capital espanhola não é uma miragem. A imprensa internacional adianta ainda que Perez irá apresentar uma proposta de 70 milhões de euros pelo passe de Kaká ao AC Milan. David Beckham é outro dos alvos do candidato, que oferece cerca de 11 milhões de euros ao LA Galaxy para fazer regressar o 'spice boy' ao Real Madrid.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Mourinho tem 100 milhões para reforçar o Inter

Segundo o Daily Mirror, Massimo Moratti vai colocar 100 milhões de euros à disposição de José Mourinho para reforçar a equipa na próxima época. Depois do afastamento precoce dos nerazzurri da Liga dos Campeões, Mourinho quer apostar forte na edição 2009/2010. Drogba, Ricardo Carvalho e Vidic são alguns dos nomes avançados pela imprensa inglesa.

Amaury Bischoff pisca o olho ao Sporting

O internacional sub-21 português Amaury Bischoff, que marcou presença no estágio da Selecção B em Rio Maior, admitiu que «existem dois grandes clubes portugueses interessados na sua contratação». Em final de contrato com o Arsenal, Bischoff deseja permanecer nos 'gunners', mas caso a renovação não se concretize, dá preferência aos 'leões': «Prefiro o Sporting porque é um clube de grande prestigio e pratica um futebol bonito», admitiu o luso-gaulês de 21 anos à imprensa francesa.

terça-feira, 17 de março de 2009

'Levezinho' será português em Setembro

Liedson só poderá reforçar a 'Selecção das Quinas' em Setembro, altura em que se prevê que o seu processo de naturalização esteja concluído. O jogador fará 32 anos em Dezembro de 2009, e caso Queiroz opte pela sua chamada, Liedson ainda poderá ajudar Portugal no Mundial 2010 (se a selecção lusa alcançar a qualificação) e no Euro 2012.

Entretanto, o empresário Gilmar Veloz encontra-se em Lisboa para tratar da renovação do contrato do ponta-de-lança, que termina no final da próxima época. Os 'leões' oferecem mais 3 anos de ligação ao clube, e uma melhoria substancial do salário do 'levezinho'.

Ibrahimovic pondera transferência para o Barça

Zlatan Ibrahimovic, considerado por José Mourinho como o melhor jogador do mundo, poderá estar de malas aviadas para Barcelona. Segundo a Gazzetta dello Sport, o craque sueco acredita que terá mais probabilidades de vencer a Champions League envergando a camisola braugrana. Para Milão poderá seguir Samuel Eto'o, que deseja mudar de ares no final da presente época.

Internacional: FIFA confirma candidatura de Portugal e Espanha

A FIFA confirmou esta terça-feira as 11 candidaturas anunciadas à organização dos Mundiais de 2018 e 2022, entre as quais se encontra o projeto conjunto de Portugal e Espanha, cujo processo de registo foi enviado quinta-feira.
«Estamos muito satisfeitos com o nível fantástico de interesse pela nossa competição de referência, com todos os interessados a entregarem o registo de candidatura. A diversidade e qualidade dos candidatos tornará este processo muito interessante», afirmou o líder da FIFA, Joseph Blatter, através de um comunicado.
Entre os candidatos que tinham formalizado a intenção de concorrer às edições de 2018 ou 2022, a única alteração tem a ver com o facto de Coreia do Sul e Qatar terem registados as respectivas candidaturas apenas para a edição de 2022.
À exceção de Coreia do Sul e Qatar, Portugal/Espanha, Bélgica/Holanda, Austrália, Inglaterra, Indonésia, Japão, México, Rússia e Estados Unidos registaram as respectivas candidaturas para as edições de 2018 e 2022.
A FIFA recordou ainda que o próximo passo neste processo terá lugar em Abril, data em que o organismo distribuirá aos 11 concorrentes o acordo de candidatura, que estipulará em detalhe o conteúdo, os acordos e a informação que deverá ficar incluída no caderno de encargos. O prazo limite para entrega de toda essa documentação está fixado para 11 de Dezembro de 2009.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Super Mário está de volta aos grandes golos

Mário Jardel selou o seu regresso ao Ferroviário da melhor forma, ao marcar um grande golo na vitória da sua equipa frente ao Quixadá, por 2-0, num jogo a contar para o Campeonato Estadual de Fortaleza. O golo do 'Super Mário' fez lembrar um tento marcado com a camisola do Sporting frente ao Paços-de-Ferreira. Descubra as diferenças...


Selecção B concentra-se hoje

O regresso à actividade da Selecção B é um dos temas do dia, esta segunda-feira. O Seleccionador Nacional, Carlos Queiroz, chamou 28 jogadores para um estágio de dois dias, que vai decorrer até amanhã, no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, com o intuito de preparar o particular com a Roménia, agendado para o próximo dia 1 de Abril.
A mais recente inclusão na lista é a do defesa do V. Guimarães, Moreno, na semana em que a equipa vitoriana conseguiu uma vitória na Luz, sobre o Benfica. O grupo compõe-se de 12 jogadores com idade para representar a Selecção de sub-21.

Convocados:

AEK Atenas: Edinho;
Arsenal: Amaury Bischoff;
D.Aves: Ruben Lima;
Bétis: Nelson;
E. Amadora: Nuno A. Coelho, Tengarrinha e Varela;
F.C. Porto: Ventura;
Leixões: Beto e Diogo Valente;
Lens: Marco Ramos;
Málaga: Eliseu;
Nuremberga: José Gonçalves;
Olhanense: Castro, João Gonçalves e Ukra;
Portsmouth: Pelé;
Rio Ave: Candeias, F. Coentrão, M. Lopes e Yazalde;
Santa Clara: André Pinto;
Siena: Gonçalo Brandão;
Sp. Covilhã: Bura;
Trofense: Tiago Pinto;
Varzim: Marafona;
V. Guimarães: Moreno;
V. Setúbal: André Marques.

Portugal deverá ter Deco contra a Suécia

Ao contrário do que foi inicialmente temido (o próprio Guus Hiddink admitiu que não contaria com o português até final da temporada), a lesão sofrida ontem por Deco no jogo com o Manchester City, não deverá impedi-lo de participar nos próximos compromissos da Seleção Nacional, com a Suécia e África do Sul, a 28 e 31 deste mês. Foi o próprio jogador que o confirmou ao jornal 'Record'.
«Espero estar aí para ajudar a Seleção, pois penso que a lesão não será impeditiva. Ainda vou ser reavaliado mas a primeira impressão é que em 3 ou 4 dias estarei a treinar-me sem limitações», disse o internacional português do Chelsea.
«É um problema na parte anterior da coxa esquerda. Uns cinco minutos antes, já tinha sido assistido pelo massagista. Depois, tive um lance em que apoiei mal a perna e senti uma dor, por isso foi preferível sair para não correr riscos desnecessários», acrescentou Deco que sublinhou estar esperançado em defrontar a Suécia no Estádio do Dragão.
«Será um jogo importante e espero estar em condições de dar a minha ajuda à Seleção para irmos ao Mundial de 2010.»

sexta-feira, 13 de março de 2009

VAI DAR QUE FALAR: Davide Santon

'Il Bambino' é a mais recente coqueluche do Inter de Milão. O jovem lançado por José Mourinho agarrou a oportunidade e tem recebido rasgados elogios. O treinador português afirmou que Santon tem potencial para se tornar um Maldini, Zanetti ou um Facchetti, dentro de 10/15 anos.

Nascido em Portomaggiore, Davide começou a carreira no Ravenna, de onde saiu para os nerazzurri aos 14 anos. Inicialmente foi extremo-esquerdo, muito por culpa da sua excelente técnica e capacidade de drible. Com o passar dos anos fixou-se a lateral, podendo actuar quer na direita, quer na esquerda (pode inclusivamente jogar no miolo do terreno). Depois de vencer vários títulos nos escalões jovens do Inter, teve a oportunidade de se estrear pela equipa principal numa partida referente à Taça de Itália, contra a Roma, a 21 de Janeiro de 2009. Quatro dias depois faria a sua estreia na Série A, frente à Sampdória. As suas exibições foram mais do que convicentes, e o jovem de 18 anos demonstrava uma maturidade e serenidade de um futebolista de 30 anos... Na 1ª mão dos oitavos-de-final da Champions League, Davide Santon teve o maior desafio da sua vida: enfrentar e 'parar' o melhor jogador do Mundo, Cristiano Ronaldo. O jovem não se saiu nada mal, e o jogador português teceu elogios ao 'bambino': «Fiquei impressionado com ele, não há dúvida que estamos perante um grande talento».

Presença assídua nas selecções jovens italianas, conta já com duas internacionalizações nos sub-20 e acalenta a curto prazo uma chamada à Squadra Azzurra. Para já, vai acumulando experiência com a benção de José Mourinho.

Ficha Técnica



Nome: Davide Santon
Data de nascimento: 1991/01/02 - 18 anos
Local de nascimento: Portomaggiore, Itália
Nacionalidade: Italiana
Altura: 1.87 m
Peso: 77kg
Posição: Lateral-esquerdo/direito
Clube: Inter
-----------------------------------------------------------
Gostaria de ver um jovem jogador da sua preferência na rúbrica 'Vai dar que falar', na próxima edição da Futebolista? Dê-nos as suas sugestões!

Benfica de olho em Afonso Alves

Afonso Alves está na rota do Benfica, como um dos possíveis alvos a contratar na próxima temporada. O internacional brasileiro, que tem contrato com o Middlesbrough até 2012, é um dos nomes referenciados pelas águias e os contactos exploratórios já terão começado entre as partes intervenientes.
Roberto Tibúrcio, empresário do jogador, esteve em Lisboa nos últimos dias - é possível que se apresente em Inglaterra nas próximas horas - e chegou a falar com os responsáveis benfiquistas, que ficaram a conhecer as condições do 'Boro' para libertar o jogador.
A verdade é que a primeira proposta que chega de Inglaterra não é animadora para os cofres da Luz: 10 milhões de libras (perto de 11 milhões de euros).
O clube da Premier League está a passar por uma situação económica delicada e tenta rentabilizar os seus activos. Afonso Alves custou perto de 18 milhões de euros ao Boro a meio da época passada e, por isso, a sua libertação não vai ser fácil.
Veja aqui alguns golos de Afonso Alves:

Braga de Jesus cumpriu na 'cidade luz'

Personalidade na primeira parte, fortuna na segunda. Com estes argumentos o Sp. Braga saiu de Paris sem estragos e leva percorrido metade do caminho rumo aos quartos-de-final da Taça UEFA. Onde, pelo que ontem se pôde ver, é de facto possível chegar. Têm motivos de sobra para sonhar, os adeptos do clube minhoto. Até porque o Braga não fez um grande jogo. Foi antes uma equipa prudente e conservadora, bem ciente de que estava a jogar frente a um histórico do futebol francês. E nestas fases das competições europeias, o peso das camisolas, a matreirice, numa palavra, a experiência, são factores que contam e muito. Além do mais, este PSG tem pouco a ver com a equipa que na época passada agonizava nos fundos da tabela da Liga gaulesa. Agora segue de cabeça erguida na vice-liderança, a um ponto do inamovível Lyon.
A primeira parte foi o melhor período do Braga. Nessa fase não consentiu espaços ao adversário, manteve-o longe da baliza de Eduardo. E até podia ter marcado, quando Rentería se isolou.
A segunda metade foi mais complicada. O PSG acelerou, cresceu, Rothen atirou uma bola ao poste e Eduardo teve muito mais trabalho. Mais do que os franceses, o tempo também correu e o 0-0 manteve-se. Em Braga terá de haver golos.
Resultados:
W. Bremen-St. Etiènne, 1-0
Marselha-Ajax, 2-1
Dínamo Kiev-Metalist, 1-0
CSKA Moscovo-Shakhtar, 1-0
Hamburgo-Galatasaray, 1-1
PSG-SP. BRAGA, 0-0
Udinese-Zenit, 2-0
Man. City-Aalborg, 2-0

Os jogos da 2.ª mão realizam-se nos dias 18 e 19 de Março.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Continuem a sonhar!

O Sporting de Braga inicia, esta quinta-feira, a sua participação nos oitavos-de-final da Taça UEFA, na visita aos franceses do Paris Saint-Germain, eliminatória em que os minhotos defendem o estatuto de única equipa portuguesa na prova.
O treinador dos bracarenses, Jorge Jesus, diz que a equipa vai tentar ganhar, mas só o desenrolar do jogo pode ditar se é possível vencer.
«Vamos ver se temos capacidade para ganhar ou para trazer um bom resultado de Paris contra uma equipa que é muito forte e favorita a esta eliminatória», afirma Jesus.
O Braga vai ter pela frente um renascido Paris Saint-Germain, que, depois de ter andando nas últimas temporadas a lutar pela permanência na Liga francesa, aparece esta época nos lugares cimeiros da competição e ameaça a hegemonia do heptacampeão Lyon.
Na última ronda, os franceses eliminaram os alemães do Wolfsburgo, equipa que os bracarenses defrontaram na fase de grupos e perderam por 3-2, no Minho.
O encontro está agendado para as 19:15 portuguesas, e será arbitrado pelo italiano Matteo Trefoloni.

Dragão de eleição!

O FC Porto empatou ontem a zero com o Atlético Madrid no Estádio do Dragão e alcançou os quartos-de-final da Liga dos Campeões (2-2 na primeira mão). Num jogo bastante disputado mas com poucas ocasiões de golos, os portistas estiveram mais perto do triunfo…
O primeiro tempo foi equilibrado e parco em ocasiões, com Fernando a ser o protagonista da melhor oportunidade, num remate de fora da área defendido por Leo Franco, um dos melhores em campo, já que, no segundo tempo, evitou pelo menos em três ocasiões o golo dos portistas, que mostraram uma invejável concentração, controlando na perfeição o jogo e não correndo riscos desnecessários.
No segunda parte, Hulk, num canto directo, e Lisandro remataram ao poste, numa clara demonstração de superioridade. A qualificação acaba portanto por ser justa e meritória, já que o FC Porto foi sem dúvida a melhor equipa nesta eliminatória.
De referir ainda que Simão jogou na equipa titular do Atlético e Maniche (que recebeu uma grande ovação, ao contrário de Paulo Assunção, sempre muito vaiado) entrou no decorrer do segundo tempo.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Fernando Meira assina pelo Zenit

Fernando Meira será jogador do Zenit nas próximas três temporadas. O acordo foi confirmado esta tarde por todas as partes envolvidas e assinado em Itália, avança a agência Lusa. O negócio entre o Galatasaray e a equipa russa onde actua Danny cifrou-se nos 6,5 milhões de euros.
Fernando Meira, internacional português por 54 vezes, já jogou no Vit.Guimarães, Felgueiras, Benfica, Estugarda e Galatasaray.

L.Campeões: FC Porto faz mira aos 'quartos'

O FC Porto joga, esta quarta-feira, o acesso aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, na recepção ao Atlético Madrid (19h45), após um promissor empate (2-2) alcançado na capital espanhola, numa ronda marcada pelo duelo Manchester United-Inter de Milão.
No Estádio do Dragão, o tricampeão português apresenta-se em boa posição para ultrapassar, pela primeira vez com Jesualdo Ferreira como treinador, os 'oitavos' da 'Champions', após uma primeira 'mão' em que o FC Porto esteve muito perto de vencer em Madrid.
Contudo, os 'colchoneros', com um contra-ataque 'venenoso', deslocam-se a Portugal motivados pelo empate (1-1) alcançado no terreno do eterno rival Real Madrid, na última jornada da Liga espanhola, e um triunfo (3-2) sobre o Barcelona, no Vincente Calderón.
Em Old Trafford, Manchester United, de Cristiano Ronaldo, e Inter de Milão, de José Mourinho, protagonizam o encontro mais 'quente' desta ronda da Liga milionária, depois do nulo registado na primeira mão.
Nos restantes dois encontros dos oitavos-de-final, o Barcelona recebe o Lyon, após o empate (1-1) conseguido em França, e a Roma está obrigada a bater o Arsenal na capital romana, devido à derrota (1-0) sofrida em Londres.

Mau demais para ser verdade

O Sporting foi ontem afastado da Liga dos Campeões depois de voltar a ser goleado pelo Bayern de Munique, na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, juntando mais sete golos aos cinco sofridos em Lisboa.
A segunda 'humilhação' dos leões frente aos alemães começou logo ao minuto sete, quando Podolski, com um remate fortíssimo, fez o primeiro golo, numa jogada em que o guardião Rui Patrício ficou a olhar para a bola.
Depois de Klose e Lell terem desperdiçado boas oportunidades de golo, Podolski bisou, aproveitando um desentendimento entre Rui Patrício e Polga, que deixaram a bola à mercê do avançado alemão.
O Sporting acabaria por sofrer mais um golo, aos 39 minutos, desta feita através de um auto-golo de Anderson Polga, que falhou por completo o corte e, com a canela, atirou para o fundo da própria baliza.
João Moutinho ainda reduziu a desvantagem, com um grande golo, aos 42 minutos, mas, no minuto seguinte, a defesa do Sporting voltou a desconcentrar-se e Lell assistiu Schweinsteiger, que, sem oposição, fez o quarto tento da sua equupa.
O Bayern de Munique ainda conseguiu marcar mais três golos na segunda parte, primeiro pelo capitão Van Bommel, que, aos 74 minutos, surgiu na área, tirou Polga do caminho e bateu Rui Patrício com facilidade.
Aos 82 minutos, Klose fez o 6-1 na marcação de uma grande penalidade, a punir uma falta de Pedro Silva sobre Muller.
A equipa de Alvalade sofreu o sétimo golo, na sequência de um canto, em que Muller, sem oposição na pequena área, rematou para o fundo da baliza, terminando com o 'pesadelo' leonino.

Outros resultados de ontem:

Liverpool vs Real Madrid - 4-0 (5-0)
Juventus vs Chelsea - 2-2 (2-3)
Panatinaikos vs Villareal - 1-2 (2-3)