sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ainda se lembra...de Michel Preud'homme

Depois de na primeira edição desta rubrica termos falado de um grande ponta de lança, hoje dedicamos este espaço a um enorme guarda-redes, que muitas saudades deixou no futebol português, principalmente nos adeptos benfiquistas.


As primeiras defesas

Michel Georges Jean Ghislain Preud'homme, nasceu em Ougree a 24 de Janeiro de 1959, considerado um dos melhores guarda-redes do futebol mundial, chegou ao Standard de Liège com somente dez anos, tendo feito toda a sua formação no clube belga, até chegar à equipa principal decorria o ano de 1977. Quatro anos volvidos foi bicampeão nas épocas 81/82 e 82/83, e desde logo deixou a ideia de que estaríamos na presença de um atleta de futuro internacional. Em 1986, mudou-se para o KV Mechelen, onde um ano volvido ganhou os maiores títulos da sua carreira, a Taça das Taças, ao derrotar na final o Ajax por 1-0, e a Supertaça Europeia, vencendo o outro gigante holandês, PSV por 3-0. Permaneceu no clube até 1994.


A chegada e o fim da carreira no Benfica

Foi em 1994, que Manuel Damásio, presidente do Benfica na altura, o levou para a Luz, onde depressa se tornou um ídolo dos benfiquistas, que mais tarde o apelidariam de Saint Michel. Preud'homme esteve cinco anos em Lisboa e apesar das muitas vitórias conquistadas e derrotas evitadas graças às suas defesas, algumas verdadeiramente incríveis, nunca conseguiu vencer o campeonato, tendo apenas conquistado a Taça de Portugal na época de 1995/1996. Foi no Benfica, que em 1999 Michel Preud'homme disse adeus às balizas e aos relvados, tinha então 40 anos, num amigável frente ao Bayern de Munique, o belga seria substituído pelo argentino Carlos Bossio. Ao todo 80 mil adeptos viram de pé, o guardião dar a volta de honra, sendo ainda hoje recordado como um dos guarda-redes que marcou a história do clube.


A Selecção

Pela Bélgica, conhecida também como os diables rouges, Preud'homme actuou por 58 vezes entre 1979 e 1995, a estreia aconteceu numa partida frente à antiga República Democrática Alemã, e foi no Mundial de 94 nos E.U.A, que o guardião se notabilizou, mesmo com a derrota nos oitavos de final contra a Alemanha, o guardião viu o seu esforço coroado com o troféu de melhor guarda redes da competição.


Reveja algumas das melhores das defesas de Preud'homme






O Treinador

A saída dos relvados abriu as portas há vertente técnica, quando ainda estava no Benfica, na era de Vale e Azevedo, Preud'homme assumiu o cargo de Director de Relações Internacionais, mas em 2000 acabaria por regressar há Bélgica, onde durante sete épocas intercalou o cargo de treinador e Director Desportivo do Standard de Liège. Curiosamente seria no último ano que conquistaria o campeonato belga. Mudou-se depois para o Gent, clube de onde saiu já em 2010, sendo actualmente o técnico do campeão holandês Twente. Ao longo da sua carreira Michel Preud'homme fez um total de 702 jogos, 199 dos quais ao serviço do Benfica, tendo sofrido 184 golos na defesa das redes encarnadas.

3 comentários:

Ruben Silva disse...

Simplesmente o melhor guarda-redes que já vi ao vivo! Eterno!

Flávio Conceição disse...

Meu Deus, que saudades deste homem! Pena foi ter vindo numa altura em que o benfica era um monte de ruínas.. Mas escrevam o que vos digo: ele vai voltar ao benfica em breve, como treinador!

Anónimo disse...

incrivel as ultimas defesas no ultimo video frente ao porto quase defendia tudo!