terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Barcelona de ouro

A cerimónia da coroação dos melhores intérpretes do desporto-rei de 2011 realizou-se esta segunda-feira, em Zurique, e distinguiu o jogador e o treinador do ano. Os grandes vencedores da noite foram Lionel Messi e Pep Guardiola. Neymar também foi premiado, mas com o golo do ano.

Lionel Messi foi eleito, pela terceira vez consecutiva, melhor jogador do ano (2009, 2010 e 2011), igualando assim Platini, o único jogador - até então - a conseguir vencer o troféu em anos seguidos. Para além do francês, também Cruyff e Van Basten ergueram a distinção em três ocasiões, ainda que não consecutivas. Messi, com 47,88 %  ficou à frente de Cristiano Ronaldo (21,6%) e de Xavi (9,23%)

No capítulo dos treinadores, o grande vencedor foi Pep Guardiola, que sucede a José Mourinho. O técnico que levou o Barcelona à conquista da Liga Espanhola e da 'Champions' superou Alex Ferguson, que ficou na segunda posição, e José Mourinho, que completou o pódio.

Destaque ainda para o facto de Neymar também ter sido distinguido com o prémio Puskas de 2011, o troféu que elege o melhor golo do ano. O golo do internacional brasileiro frente ao Flamengo sobrepôs-se, entre outros, ao tento marcado por Rooney frente ao Manchester City.

Sem comentários: