segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Manutenção do Treinador: uma arma para o sucesso!

Cada treinador é caracterizado por certos métodos, princípios e um modelo de jogo. Pode-se mesmo afirmar que não existem dois técnicos iguais. Por esse motivo, a manutenção do "Mister" no clube torna-se um factor essencial para alcançar o sucesso.
Formar um colectivo coeso, consistente e capaz de evoluir, adaptando-se a novas situações e ultrapassando os obstáculos, exige trabalho, dedicação, paciência e tempo. Se mudarmos de treinador assim que a equipa soma um resultado negativo ou no final de cada época, nunca conseguiremos obter um plantel maduro e vencedor. Isto porque, e tal como já foi referido, com a chegada de um novo técnico tudo se altera: as rotinas, a constituição do plantel, a estrutura dos treinos... Para além do espírito de grupo ser abalado. É, por isso, fundamental ser tolerante e paciente em relação ao trabalho do técnico, apoiando-o!
Um exemplo claro do sucesso que pode advir da manutenção do "Mister" é o caso do Manchester United. Sir Alex Ferguson é técnico do clube há cerca de 22 anos, tendo já passado por momentos menos felizes ao seu serviço: chegou ao clube em 1986 e apenas conseguiu conquistar a sua primeira vitória na Premier League em 1992. Apesar da demora em alcançar o topo, a direcção apostou na conservação do Escocês. Boa escolha, tendo em conta os 10 Campeonatos, 5 FA cups, 8 Super Taças de Inglaterra, 2 Taças da Liga, 2 Ligas dos Campeões, 1 Taça das Taças, 1 Super Taça Europeia, 1 Taça Intercontinental e 1 Mundial de Clubes que já levou o Man United a conquistar.
É certo que existem circunstâncias em que a manutenção do treinador não faz sentido, pois acaba por prejudicar a equipa. Importa, por isso, realçar que a ligação entre "Mister" e clube deve ser mantida apenas enquanto o técnico se sentir realizado e satisfeito no seio da equipa, defendendo os seus interesses sempre com a mesma convicção! O importante não é "manter por manter", mas fazê-lo enquanto a colaboração entre ambos os lados se demonstra produtiva!
Enfim, nem o melhor treinador do mundo seria capaz de criar a equipa perfeita em apenas uma época, sem sofrer derrotas ou empates. Falhar faz parte do percurso de qualquer equipa em crescimento. Afinal, é com os erros que se aprende! Acima de tudo, é preciso compreender que o processo "educativo" do plantel não é instantâneo, dando tempo e apoio ao "Mister" para fazer o seu trabalho!

Sem comentários: