quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

VAI DAR QUE FALAR: Diogo Viana

Diogo Viana é mais um produto da cantera leonina. Chegou ao FC Porto no início da presente época, envolvido na transferência de Hélder Postiga para o Sporting. O jovem algarvio deu-se a conhecer nos infantis do Esperança de Lagos, clube da sua terra natal. A pérola não escapou às garras do 'leão', que o levou para a Academia de Alcochete. O extremo foi brilhando em todas as categorias e foi com naturalidade que envergou a camisola das selecções jovens.

Viana foi uma das figuras de um jogo amigável que o Sporting realizou contra o Manchester United, em juniores, marcando dois golos no 5-2 final. Coincidência ou não, o ala seguia as pisadas de Cristiano Ronaldo, que também brilhou contra os 'red devils' antes de rumar aos... 'red devils'. Mas o caminho do jovem jogador seria o FC Porto, sem ter vestido a camisola da equipa principal dos 'leões'.

Começou por actuar nos juniores dos 'azuis-e-brancos', mas cedo deu nas vistas na Liga Intercalar, o que lhe valeu a chamada aos treinos da equipa principal e a estreia oficial, que aconteceu contra o Vitória de Setúbal, para a Taça da Liga. Diogo Viana realizou uma exibição notável, semeando o pânico na área sadina. O golo da vitória, apontado pelo também promissor Rabiola, surgiu num cruzamento milimétrico dos seus pés. Ontem, actuou alguns minutos na Taça da Liga frente ao Nacional, mas não conseguiu dar nas vistas, porventura devido ao intenso nevoeiro... Há poucos dias, assinou contrato profissional com o Porto para os próximos três anos.

O internacional sub-18 (foi eleito o melhor jogador no XIV Torneio Internacional Cidade de Lisboa) é um extremo que tanto pode jogar na esquerda como na direita, e faz da velocidade e da técnica as suas principais armas. Embora nunca esqueça a importância do Sporting na sua vida, Viana afirma que encontrou no Dragão o que lhe faltava em Alvalade: «O Sporting não joga com extremos e o F.C. Porto joga».

Ficha Técnica

Nome: Diogo Filipe Guerreiro Viana
Data de nascimento: 1990/02/22 - 18 anos
Local de nascimento: Lagos
Nacionalidade: Portuguesa
Altura: 1,73m
Peso: 64 kg
Posição: Extremo direito/esquerdo
Clube: FC Porto

1 comentário:

Anónimo disse...

Este míudo tem tudo para vir a ser um fora de série. Acompanhei-o nos seus tempos de Sporting e vi-o fazer grandes jogos. Infelizmente, como ele próprio reconhece, no Sporting não tria espaço pois o mister Paulo Bento é da opinião que trincos é que fazem falta à equipa. Criatividade não, que isso ainda é capaz de levar as pessoas a gostarem de ver a equipa jogar futebol. Esse senhor não descansou enquanto não 'correu' com o Nani que era dos poucos que desequilibrava e ía fazendo o mesmo com o Vukcevic. É certo que pode ganhar, mas assim não se admire que não tenha lá quase ninguém a ver os jogos. Só vos digo isto: se o puto não fosse mesmo muito bom, acham que o FC Porto o trocava assim pelo Hélder Postiga um internacional A português?
O Pintinho continua a perceber muito de bola... enquanto nós, temos à frente Soares Francos e Pedros Barbosas.Lamentável.

PS - Parabéns pela rubrica!