domingo, 3 de outubro de 2010

Liga ZON Sagres: Olhanense vence Setúbal (3-1) e sobe ao 2º lugar

  Liga ZON Sagres - 7ª Jornada

Olhanense 3 - 1 Vit. Setúbal
(Maurício 10', João Gonçales 36', Jardel 70'; Ricardo Silva 57')
Maurício celebra com Jorge Gonçalves o golo marcado (foto ASF)
Maurício abriu o activo e estreou-se a marcar pelo Olhanense

O Olhanense venceu esta noite, em Olhão, o Vitória de Setúbal por três bolas a uma e assumiu provisoriamente a vice-liderança da Liga ZON Sagres. A equipa orientada por Daúto Fáquira manteve sempre o controlo do jogo, tendo-se inclusive dado ao luxo de falhar uma grande penalidade logo no primeiro minuto de jogo: chamado à conversão, Paulo Sérgio atirou por cima da baliza à guarda de Diego. Apesar do falhanço, o primeiro golo algarvio da partida não tardou. O veterano Maurício abriu o activo aos 10' minutos de jogo, após um pontapé de canto batido por Paulo Sérgio.

Ainda antes do intervalo, aos 36' minutos, o Olhanense viria a ampliar a vantagem, graças a um tento algo fortuito de João Gonçales. O internacional sub-21 rematou de fora da área, a bola ressaltou num defesa e traiu Diego. Na segunda parte a equipa do Sado conseguiu finalmente reagir e reduzir, graças a um cabeceamento certeiro de Ricardo Silva (57'). A formação orientada por Manuel Fernandes tentou chegar ao empate, mas o brasileiro Jardel matou o jogo aos 70' minutos, garantindo três preciosos pontos à turma de Olhão.

O Olhanense reagiu da melhor maneira à derrota sofrida no Dragão e subiu ao 2º lugar, com 12 pontos, embora possa ser ultrapassado já amanhã. O Vitória de Setúbal permanence com 9 pontos e no meio da tabela classificativa (8º lugar).

Pós-Jogo, por João Ruela
Velhos são os trapos! Ricardo Silva já conta com 35 anos, Maurício soma 34, mas ambos facturaram esta noite, mostrando que a experiência é uma mais valia quer na defesa, quer no ataque. Estes dois «dinossauros» do futebol português são os pilares defensivos dos respectivos clubes, demonstrando que os palcos da primeira liga ainda estão ao alcance das suas qualidades. Curiosamente, todos os golos da partida foram apontados por defesas.

Destaque para João Gonçalves, totalista no lado direito da defesa, cuja regularidade poderá abrir-lhe as portas de Alvalade na próxima época, uma vez que esta deverá ser a última época de Abel no Sporting. Além de ser equilibrado defensivamente, Gonçalves é competente nos cruzamentos, apoia bem o ataque e tem «pulmão para todo o corredor». Com 22 anos e a cumprir a terceira época em Olhão, João Gonçalves mostrou ser um valor a ter em conta no futebol português.

Moretto também merece uma referência ao seu bom momento de forma. O brasileiro, outrora mal amado no Benfica, inspira bastante confiança na baliza do Olhanense, tendo inclusive encaixado o primeiro golo em casa apenas nesta jornada. Com 32 anos e após uma experiência falhada na Polónia, Moretto é um dos guarda-redes menos batidos do campeonato e um dos responsáveis pela solidez defensiva da equipa de Olhão.

Do lado do Vitória de Setúbal, continua no ar a incógnita: que se passa com Paulo Regula? O jovem português era tido como craque em 2008, tendo inclusive sido associado ao Benfica, mas agora não é sequer titular na equipa do Setúbal. Manuel Fernandes aposta na experiência de Hugo Leal e de Zé Pedro, deixando o jovem nascido no Sado sem espaço para se afirmar no futebol português. Com apenas duas presenças - e como suplente utilizado - nesta época, Regula tornou-se numa incógnita no futebol português, estando inclusive fora das opções dos sub-21.

A opinião do leitor também conta!
Qual é o principal responsável pelo bom momento do Olhanense? João Gonçalves será um valor seguro para o Sporting na próxima época? Paulo Regula conseguirá afirmar-se esta temporada? Terá faltado a Moretto o «impulso» que o Benfica deu a Roberto? Façam-se ouvir as vossas opiniões!

1 comentário:

Ruben disse...

Concordo que o Joao Gonçalves teria lugar na equipa do sporting. Ultimamente tem-se apostado menos nos jovens, sempre era melhor do que Abeis ou Grimis. O Moretto sempre foi bom guarda-redes, escolheu mal o clube quando foi para o benfica.